E se a pessoa tóxica, na verdade, for você?

Existem pessoas que iluminam o nosso universo com apenas um sorriso. Existem pessoas inspiradoras que com poucas palavras já proporcionam mudanças intensas na nossa vida. Mas, também existem aquelas pessoas que destroem tudo ao seu redor, tornando tudo obscuro e insuficiente. Como aquele seu ex abusivo, como o chefe que tem prazer em humilhar seus funcionários, como aquela tia que sempre te pergunta quando você vai arrumar um namorado, como o pessimista que vê defeito em tudo, o fofoqueiro que sempre fala mal de todo mundo. Somos rodeados de pessoas tóxicas, isso é rotineiro, o problema acontece quando os mesmos padrões se repetem em nossos relacionamentos com os outros, quando perceber isso você deve começar a considerar que talvez o problema não esteja neles, que talvez a pessoa tóxica, seja você.

Você já se colocou no lugar do outro e analisou suas próprias atitudes para ver se não está sendo uma pessoa tóxica? Poucas vezes paramos para pensar nisto, porque é muito mais fácil apontar o dedo e dizer que a culpa é do outro do que olhar para o nosso próprio umbigo. Parar e pensar nisso é muito importante porque as relações interpessoais dão forma à nossa vida. Em infinitos momentos somos esponjas, absorvemos toda a negatividade e nos tornamos espelhos que refletem comportamentos ruins.

Quais são os sinais que demonstram que sou uma pessoa tóxica? 

Um dos primeiros sinais que demonstram que você é uma pessoa tóxica é o gosto particular por falar mal ou criticar os outros. Pergunte-se:

– Você fala somente das coisas negativas das pessoas e nunca vê o lado positivo?

– Você sempre critica, repara e julga os demais?

– Inventa coisas só para ter algo a dizer?

Por mais que para você possa parecer algo sem importância, os outros o enxergarão como alguém pouco confiável.  Em algum momento, eles perceberão que você critica todo mundo e, se afastará de você. Para solucionar este problema, evite falar dos outros negativamente o tempo todo. Às vezes, é melhor simplesmente não dizer nada do que criar conversas com algo que pode machucar os outros.

Outro dos sinais de que você é uma pessoa tóxica é que você é negativo o tempo todo. Sabemos que nenhuma vida é perfeita e que a todo momento podem surgir motivos para ficarmos tristes ou deprimidos. Mas, se você passar o tempo sendo sarcástico, se queixando de tudo o que lhe acontece ou ficando triste, chegará um momento em que ninguém vai lhe querer por perto. Não estou dizendo que é ruim ter um momento de ânimos baixos. O que acontece é que compartilhar tempo com alguém que nunca vê as coisas positivas termina drenando a energia de quem o cerca. Se você está nesse ponto, é importante analisar ao que isso se deve.

Ficamos completos ao estar rodeados de pessoas que amamos. Porém, exigir muito tempo de quem nos cerca é um sinal de que podemos estar sendo tóxicos naquela relação. É importante se lembrar sempre de que, ainda que essas pessoas sejam parte da sua vida, você não pode ocupar a totalidade da atenção delas. Os relacionamentos interpessoais se tratam de dar e receber tempo, espaço e companhia. O problema é que, se você exige tempo e atenção sempre que quer, mas não está ali para as pessoas que ama, eles sentirão que você só os está usando. Se acreditar que está caindo neste erro, dê-se um minuto para analisar se você está dando tanto o quanto pede àqueles que ama.

Você está sempre magnificando as situações negativas? Uma pessoa fica fazendo drama desgasta os seus relacionamentos, pois causa cansaço e incômodo. De fato, há pessoas que realmente adoram fazer drama com situações como:

– Brigas e discussões o tempo todo;

– Cenas de ciúmes;

– Exagerar os problemas;

Algumas dessas situações lhe parecem normais? Se for assim, pense rapidamente em eliminar estas atitudes ou, pelo menos, mudar gradualmente. Pode ser que ser a rainha ou rei do drama hoje faça muito sucesso, mas isso não só deixa de ser emocionante logo após um tempo, como também faz com que os outros comecem a fugir de você, caso ainda não o tenham feito.

Mentir nunca é uma boa ideia. Se o fizer de forma constante, comece se analisar. Sabemos que em alguns casos não é fácil enfrentar a verdade quando ela implica em alguma dor ou pena, principalmente para alguém a quem amamos muito. Mas, é preciso. As mentiras são prejudiciais e devem ser evitadas, isto é ainda mais importante se só o faz para cobrir algo que você faz de errado. Você deve pensar porque está mentindo e o que tenta resolver.Caso mentir seja uma situação habitual e não tenha um motivo real, procure ajuda, pois não é algo saudável e muito menos normal.

Se você não se identificou com os sinais citados, mas conhece alguém que é assim, apenas se afaste. Evite estar perto daqueles que fazem mal e tente não ser como eles. Afinal, a pessoa que é assim sofre. É importante aprender a deixar ir: tudo que quer ir, tudo que não acrescenta, tudo que nos faz mal, tudo que nos atrasa, tudo que nos tira a paz.

Compartilha com a gente: você se identificou com algum dos sinais listados acima?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

98 Replies to “E se a pessoa tóxica, na verdade, for você?”

  1. Que texto maravilhoso. Super reflexivo, ótimos conselhos!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Gabriele! ❤

  2. A tua escrita sem duvida que é maravilhosa, adorei a forma como escreves.
    Acho que se à alguem que nos está a “fazer mal” devemo-nos afastar por mais que gostamos dela, nunca vai resultar.
    Beijinhos <3
    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    1. Não sabe como fico feliz em ler isso, obrigada Andreia! ❤

  3. Ainda bem que eu não sou uma dessas pessoas. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

  4. Excelente post! Acho que muita gente devia fazer esta reflexão.

    Beijinhos,
    Yellow Rain

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Catarina! ❤

  5. Nossa, é sempre bom ficarmos atentos a nossas atitudes pra não nos transformarmos naquilo que mais odiamos. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://www.paisagemdejanela.com

  6. Como sempre ótimos textos para refletir!
    Adorei!
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal
    Instagram

    1. Muito obrigada Tatiana, fico feliz por você ter gostado! ❤

  7. Bem difícil já cuidar da própria vida , kkkkkk imagina parar pra ficar falando dos outros , vou precisar de mais tempo se fosse o caso kkkk

    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    1. hahahahhahaha. ❤

  8. Ótimo texto! A gente começa lê e já começa a fazer uma autoavaliação!
    Beijos!

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Priscilla! ❤

  9. Perfeito Kaila! Sempre bom ficar atento às nossas próprias atitudes, ninguém quer ser uma pessoa tóxica (imagino!). Um beijo :*

    1. Que bom que gostou Camila, fico muito feliz! ❤

  10. Olá Kaila tudo bem???

    Adorei o texto!!! É necessário estar sempre atento para não nos tornarmos uma pessoa tóxica…

    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.com/

    1. Oi Debora, tudo bem e você? Fico imensamente feliz por você ter gostado! ❤

  11. Oie
    Adorei o texto reflexivo, bom para pensar em nossas atitudes.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Nessa! ❤

  12. Que post incrível!
    Me fez pensar em como eu posso estar sendo tóxica em alguns dos meus relacionamentos e em como eu posso mudar isso 🙂

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Thai! ❤

  13. Realmente devemos sempre nos policiar para não nós tornarmos aquele tipo de pessoa que pelo qual não gostaríamos de ter por por perto(ou sermos tóxicas).
    Ótimo texto.

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    1. Que bom que gostou Rafaela, fico muito feliz! ❤

  14. Olá Kaila, gostei muito dessa reflexão, vez ou outra devemos analisar nossas atitudes com próximo, para não sermos uma pessoa tóxica.

    bjs

    Ariadne ♥
    https://www.devoltaaoretro.com.br

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Ariadne! ❤

  15. Oie Kaila =)

    Acho que todo mundo é um pouco tóxico, se não com os outros mas consigo próprio. Infelizmente nos acostumamos a usar mascarás e muitas vezes por medo acabamos por nos deixar levar pelos pensamentos negativos.
    É um exercício diário e constante pensar positivo e ter atitudes positivas.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    1. Também acho, Ane. Em algum momento da nossa vida cruzamos um caminho tóxico, não por querer, as vezes a gente nem percebe, mas devemos nos policiar para não irmos para um caminho que não nos agrega em nada e ainda afeta os outros.

  16. ótimo texto para reflexão, as vezes não damos conta de algumas atitudes
    Charme-se

    1. Que bom que gostou Simone, fico muito feliz! ❤

  17. Silvana Almeida Souza says: Responder

    Que ótima reflexão Kaila, eu estou sempre analisando minhas atitudes ser tóxica é algo que não quero ser mesmo!
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Sil! ❤

  18. Kaila, mais um texto maravilhoso e bem reflexivo!
    http://www.achatadebatom.com

    1. Muito obrigada Cristiana, fico feliz por você ter gostado! ❤

  19. Esse post está incrível e bastante reflexivo.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Juliana! ❤

  20. Ainda bem que eu não sou esse tipo de pessoa. Além de fazer para mim mesma, estaria fazendo mal para os outros e isso é uma coisa que está fora de cogitação.
    Adoro seus textos!

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    1. Fico feliz por ler isso Jéssica, escrever não teria a mesma graça se não tivesse vocês comigo! ❤

  21. Eu tenho pavor de gente que só sabe falar mal de alguma coisa ou de outras pessoas. Já tive que me afastar para não conviver com pessoas tão pessimistas e que nada me acrescenta.
    Bjus!

    galerafashion.com

  22. ainda bem que não me identifico com essas características.
    Sou super do bem <3
    bj http://www.diadebrilho.com

  23. Antes de analisarmos os outros temos que estar sempre nos analisando. As vezes é difícil nos policiarmos sobre certas manias, todo mundo tem as suas, mas sempre é bom nos esforçarmos, e isso serve não só para relacionamentos, mas também na hora de julgar até pessoas que pouco conhecemos. Não sou de fazer ciúmes nem nada dessas coisas, mas sei que posso melhorar em várias outras também.

    1. Exatamente, Monique. ❤

  24. Oi, Kaila!
    Tem momentos que somos tóxicos sem querer. O importante é saber quando isso acontece para não se repetir.
    Beijos
    Balaio de Babados

  25. Já fui muito mais reclamona do que sou hoje sabia? Nunca é tarde para mudar.
    big beijos

    http://www.luluonthesky.com

    1. Nunca mesmo, Lulu.

  26. Conheço tantas pessoas assim, que são tóxicas para elas mesmas, são negativas, não têm amor próprio e alimentam-se da sua própria vitimização.

    MRS. MARGOT

    1. É tão comum ter pessoas assim ao nosso redor ou nós mesmos agirmos dessa forma de vez em quando.

  27. Ótimo texto de reflexão, as vezes temos que olhar nosso interior para achar as respostas certas.
    Achamos que o mundo está errado, mas na verdade não enxergamos que o erro está dentro de nós.
    Bjinhos,
    http://www.prosaamiga.com.br

    1. Que bom que gostou, fico muito feliz! ❤

  28. Miria Caetano says: Responder

    Oi, Kaila
    Acho que é interessante a gente admitir pra si mesmo que podemos sim ser a pessoa tóxica na vida de alguém. Eu sou e infelizmente apesar de saber que isso faz mal a pessoas a minha volta, é algo que ainda preciso trabalhar porque é mais difícil de controlar. Mas o primeiro passo é ver que somos um problema e tentar mudar isso.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    1. Identificar o problema é essencial para soluciona-lo. Você já deu o primeiro passo! ❤

  29. Ótimo post!
    É fácil falar que os outros são tóxicos, mas a gente se perceber é bem mais complicado.
    Eu sempre peço a Deus pra guiar meu coração e não ser uma pessoa tóxica, porque muitas vezes não é intencional.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Váh! ❤

  30. sabia que ja pensei bastante nisso, por isso tento sempre melhorar, ser minha melhor versao, pra nao ser essa pessoa toxica de quem eu quero distancia

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  31. Eu adorei sua postagem, de verdade.
    Eu me considero tóxica comigo mesma, porque sempre estou me autocriticando e julgando, é um horror. Sempre tento combater e ser mais positiva, mas na maioria das vezes não dá.
    Agora com as pessoas, eu não sou tóxica não… Ainda bem. 🙂
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Le. O primeiro passo é identificar os momentos que você está sendo tóxica, seja consigo ou com os outros. Tente mudar, aos pouquinhos esses hábitos são eliminados da sua vida! ❤

  32. Muitas vezes a pessoa não quer assumir que é ela próprio é tóxico e tenta colocar em cima ddo outro, excelente a reflexão para refletir, Kaila bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Que bom que gostou Lucimar, fico muito feliz! ❤

  33. Eu sou o contrário de falar mal ou criticar os outros, sempre fico falando bem até demais e as pessoas ficam “Deixa de ser babaca, tal pessoa é isso ou aquilo” e eu fico tipo “Cara, essa pessoa nunca fez nada de mal pra mim, não tenho que falar mal”. Eu tento é controlar isso de exigir que a pessoa tenha mais tempo pra mim e etc. Não tem nada pior que ciúmes né? Acho que mentira e ciúmes são as piores coisas. Me identifiquei só nessa parte de exigir da pessoa tempo pra mim, hahaha! Mas to tentando controlar isso já.

  34. que texto!!! que tapa!!! que sapatiaadaaaaa

    amo suas reflexões

    https://dosedeestrela.blogspot.com/

    1. Adorei seu comentário, Samanta. Obrigada! ❤

  35. Um texto maravilhoso com uma excelente reflexão.

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  36. Oi, Kaila!
    Acho que todo mundo é tóxico uma vez ou outra. Temos que perceber quando isso acontece para que eles não se repitam. Eu sou uma pessoa que sempre paro para pensar nisso, pois é tudo o que não quero ser.
    Beijinhos.

  37. Que texto maravilhoso, menina você é maravilhosa. Realmente concordo com a mana acima acho que todo mundo pelo menos 1 vez na vida já foi tóxico. Infelizmente! Tento sempre ser o melhor que posso.
    Beijos

    http://www.estiilocarol.com

    1. Muito obrigada, Amanda. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  38. eu já pensei tanto nisso, estou sempre me analisando para não ser essa pessoa. tenho medo de ser e, quer saber, já devo ter sido. ninguém é perfeito.
    importante é tentar não repetir os erros do passado.
    mais um maravilhoso texto Kaila!

    Bjukas!
    Unhas&Tudo ♥

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Gigi! ❤

    1. Que bom que gostou Jana, fico muito feliz! ❤

  39. Thais Pereira Terra says: Responder

    Eu já fui uma pessoa muito tóxica e a algum tempo venho tentando melhorar. As vezes me pego tendo atitudes tóxicas, porém sempre tento me centrar novamente. A cada dia a gente vai tentando melhorar mais esse lado.

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    1. Identificar os seus comportamentos e perceber quão tóxicos eles são já é o primeiro passo! ❤

  40. Deve ser difícil pra pessoas se auto analisar e perceber que ela ta sendo tóxica.
    Que bom que eu sei que não sou . rs

    1. É complexo, muitas pessoas não aceitam que os problemas estejam nelas. Mas, é importante se auto observar!

  41. Tenho uma amiga que não sabe mas ela é muito tóxica, ela não para de falar mal das pessoas a volta dela e ela me da agonia. Acredito não ser uma pessoa tóxica, tenho sim dias pessimistas mas acho que isso todo mundo tem. Ótimo post, será que fica muito na cara se eu mandar esse post para ela? hahaha
    Um beijo,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com

    1. Já tive uma amiga assim e confesso que tirei um peso de mim quando me afastei. Pessoas assim se auto prejudicam e afetam quem está ao lado delas. Seria aquela indireta bem das diretas, né? hahahahha.

  42. Pelo seu texto, não sou uma pessoa tóxica, que bom! Mas sei que não sou fácild e lidar, kkkkk.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

  43. Olá,
    Me pergunto isso todo dia haha, me analiso e tento melhorar.
    Mas sei que na adolescência eu fui bastante e quando decedi mudar, perdi bastante amizade. Daquelas que só te procuram pra falar mal de alguma coisa. Se libertar é bom.

    até mais,
    Nana – Canto Cultzíneo

    1. E como é, Nana.

  44. Olá Kaila
    Olha esse é um texto que todos deveriam ler!
    E assim que começar a leitura iniciar uma autoavaliação.
    Já fui de reclamar muitoooooo.
    Se chovia, se fazia sol, se tinha muito trânsito, se tinha que dirigir a noite, se tinha que trabalhar até mais tarde.
    E foi aqui no seu blog que aprendi a reclamar menos e agradecer mais.
    Se está sol aproveito para aquecer e se chove sei que não vou precisar regar o meu jardim.
    Sem dúvida os dias são bem mais leves e ganham mais energia positiva.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Você não sabe como meu coração transborda de alegria ao saber disso, Luli. Muito obrigada! Que você esteja sempre disposta a tornar os seus dias melhores. ❤

  45. Bem reflexivo o post. Às vezes nós somos essa pessoa tóxica e nem percebemos o mal que fazemos a nós e aos outros.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    1. Que bom que gostou Emerson, fico muito feliz! 😀

  46. Seus textos são ótimos, Kaila!
    Quantas vezes já fomos tóxicos sem perceber, sem se dar conta até cair a ficha?
    Muito bom e devemos nos policiar sempre para não acabarmos igual à pessoas que não queremos ser.

    Bjinho!

    http://www.etudovaidade.com

    1. Muito obrigada, Di. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  47. AMEI o seu texto, parabéns!
    Sempre fui uma pessoa pessimista, ou, como costumava dizer, ‘precavida’: pensava no pior pois assim a desilusão era menor também, eu já estava mais preparada. Hoje, melhorei muito, não sou o ápice do otimismo, porém consigo enxergar coisas boas até no acontece de ruim. Tudo é aprendizado. O que eu nunca tinha parado para pensar é que, sendo pessimista, poderia ser tóxica para alguém e não só a mim.
    (Só para dar aquela desabafada, identifiquei uma pessoa tóxica e me afastei dela: perante os outros nos poucos minutos de convívio é um amor, mas se relaciona com estes na base do interesse… sem dúvidas, se afastar é o melhor!)

    :***

    Patty
    Blog Cute Nails
    Fanpage Cute Nails
    Instagram

    1. Nem sempre é simples se afastar de alguém tóxico, mas é renovador. Fiquei imensamente feliz por você ter gostado, viu? ❤

  48. Estou sempre me policiando para não cometer atitudes tóxicas, principalmente quando meu humor não está dos melhores

Deixe uma resposta