E se a pessoa tóxica, na verdade, for você?

Existem pessoas que iluminam o nosso universo com apenas um sorriso. Existem pessoas inspiradoras que com poucas palavras já proporcionam mudanças intensas na nossa vida. Mas, também existem aquelas pessoas que destroem tudo ao seu redor, tornando tudo obscuro e insuficiente. Como aquele seu ex abusivo, como o chefe que tem prazer em humilhar seus funcionários, como aquela tia que sempre te pergunta quando você vai arrumar um namorado, como o pessimista que vê defeito em tudo, o fofoqueiro que sempre fala mal de todo mundo. Somos rodeados de pessoas tóxicas, isso é rotineiro, o problema acontece quando os mesmos padrões se repetem em nossos relacionamentos com os outros, quando perceber isso você deve começar a considerar que talvez o problema não esteja neles, que talvez a pessoa tóxica, seja você.

Você já se colocou no lugar do outro e analisou suas próprias atitudes para ver se não está sendo uma pessoa tóxica? Poucas vezes paramos para pensar nisto, porque é muito mais fácil apontar o dedo e dizer que a culpa é do outro do que olhar para o nosso próprio umbigo. Parar e pensar nisso é muito importante porque as relações interpessoais dão forma à nossa vida. Em infinitos momentos somos esponjas, absorvemos toda a negatividade e nos tornamos espelhos que refletem comportamentos ruins.

Quais são os sinais que demonstram que sou uma pessoa tóxica? 

Um dos primeiros sinais que demonstram que você é uma pessoa tóxica é o gosto particular por falar mal ou criticar os outros. Pergunte-se:

– Você fala somente das coisas negativas das pessoas e nunca vê o lado positivo?

– Você sempre critica, repara e julga os demais?

– Inventa coisas só para ter algo a dizer?

Por mais que para você possa parecer algo sem importância, os outros o enxergarão como alguém pouco confiável.  Em algum momento, eles perceberão que você critica todo mundo e, se afastará de você. Para solucionar este problema, evite falar dos outros negativamente o tempo todo. Às vezes, é melhor simplesmente não dizer nada do que criar conversas com algo que pode machucar os outros.

Outro dos sinais de que você é uma pessoa tóxica é que você é negativo o tempo todo. Sabemos que nenhuma vida é perfeita e que a todo momento podem surgir motivos para ficarmos tristes ou deprimidos. Mas, se você passar o tempo sendo sarcástico, se queixando de tudo o que lhe acontece ou ficando triste, chegará um momento em que ninguém vai lhe querer por perto. Não estou dizendo que é ruim ter um momento de ânimos baixos. O que acontece é que compartilhar tempo com alguém que nunca vê as coisas positivas termina drenando a energia de quem o cerca. Se você está nesse ponto, é importante analisar ao que isso se deve.

Ficamos completos ao estar rodeados de pessoas que amamos. Porém, exigir muito tempo de quem nos cerca é um sinal de que podemos estar sendo tóxicos naquela relação. É importante se lembrar sempre de que, ainda que essas pessoas sejam parte da sua vida, você não pode ocupar a totalidade da atenção delas. Os relacionamentos interpessoais se tratam de dar e receber tempo, espaço e companhia. O problema é que, se você exige tempo e atenção sempre que quer, mas não está ali para as pessoas que ama, eles sentirão que você só os está usando. Se acreditar que está caindo neste erro, dê-se um minuto para analisar se você está dando tanto o quanto pede àqueles que ama.

Você está sempre magnificando as situações negativas? Uma pessoa fica fazendo drama desgasta os seus relacionamentos, pois causa cansaço e incômodo. De fato, há pessoas que realmente adoram fazer drama com situações como:

– Brigas e discussões o tempo todo;

– Cenas de ciúmes;

– Exagerar os problemas;

Algumas dessas situações lhe parecem normais? Se for assim, pense rapidamente em eliminar estas atitudes ou, pelo menos, mudar gradualmente. Pode ser que ser a rainha ou rei do drama hoje faça muito sucesso, mas isso não só deixa de ser emocionante logo após um tempo, como também faz com que os outros comecem a fugir de você, caso ainda não o tenham feito.

Mentir nunca é uma boa ideia. Se o fizer de forma constante, comece se analisar. Sabemos que em alguns casos não é fácil enfrentar a verdade quando ela implica em alguma dor ou pena, principalmente para alguém a quem amamos muito. Mas, é preciso. As mentiras são prejudiciais e devem ser evitadas, isto é ainda mais importante se só o faz para cobrir algo que você faz de errado. Você deve pensar porque está mentindo e o que tenta resolver.Caso mentir seja uma situação habitual e não tenha um motivo real, procure ajuda, pois não é algo saudável e muito menos normal.

Se você não se identificou com os sinais citados, mas conhece alguém que é assim, apenas se afaste. Evite estar perto daqueles que fazem mal e tente não ser como eles. Afinal, a pessoa que é assim sofre. É importante aprender a deixar ir: tudo que quer ir, tudo que não acrescenta, tudo que nos faz mal, tudo que nos atrasa, tudo que nos tira a paz.

Compartilha com a gente: você se identificou com algum dos sinais listados acima?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

98 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *