Saiba quais são os principais vilões do relacionamento

Quem é louco o suficiente para querer doar-se a outro alguém? Para fazer questão de ficar, quando se tem o mundo inteiro? Sou louca. Você também é. Todos nós somos. Porque o amor é a pitada de magia que existe no meio do caos. Ama-se o outro pelo modo que ele nos faz sentir, pela sensação que a sua ausência provoca, muito mais pelo que a sua presença é capaz de resolver. Ama-se, quando o outro já não possui mais muita coisa para oferecer. Ama-se, às vezes, sem querer, mas fica, somente quem muito quer e quem luta para isso acontecer. Ama-se porque sem o amor vivemos apenas de metades. Ame-se porque com apenas um toque ele te faz esquecer toda a loucura do mundo. Ame-se porque o amor é crescente, permanente. Mas, apesar de todo afeto, a engrenagem de um relacionamento pode não ser forte o suficiente e emperrar, a não ser que as duas peças principais estejam encaixadas.

Quantos relacionamentos terminam por causa de desajustes que vão se prolongando por tempo demais até que se tornem insustentáveis? Quantos vezes problemas minúsculos já acabaram com amores gigantescos? Desses casais que decidem passar a vida juntos, muitos não conseguem levar o relacionamento por muito tempo. Se você parar agora e analisar quantos casais você conhece que se casaram e se divorciaram, certamente terá que anotar, ou perderá a conta. Mas, porque isso acontece? Quais são os vilões do relacionamento?

Em primeiro lugar, pare e reflita: até que ponto você permite que familiares ou amigos influenciem na sua vida? Relações acabam facilmente por serem invadidas por opiniões alheias, pode ser que no início tal influência não gere nenhum problema, apenas um leve desgaste. Mas, depois de um tempo, você percebe as consequências de não saber uma vida somente a dois. Duas pessoas diferentes, com educações diferentes, já podem ter dificuldades de convivência. Quando há o envolvimento da família ou amigos em assuntos que dizem respeito apenas ao casal, como a educação dos filhos, compra de uma casa, forma como se tratam, não torna apenas o relacionamento tóxico, como gera brigas entre o casal, que podem resultar no fim da união.

Quando se é solteiro, a vida segue um rumo decidido apenas por você, suas preferências, suas escolhas. Mas, quando a vida é divida por duas pessoas esse funcionamento precisa ser repensado. Você não precisa abdicar das suas particularidades e da individualidade, mas precisa ter senso para preservar o seu mundo, o mundo do outro e o mundo dois dois. Imposições, posturas egoístas e a insistente negação da existência do outro em nossas escolhas sempre resultarão em desentendimentos se o movimento não incluir diálogo, troca de opiniões e empatia.

O ciúmes é um sinal de cuidado, de que o outro é essencial e que a perde gera tristeza. O problema surge quando ele ultrapassa os níveis normais e começa a gerar controle excessivo da vida do parceiro. Começa a gerar invasão de privacidade e desconfianças excessivas. Nesses casos o veneno começa a fazer efeito e a relação começa a sofrer.

Confundir intimidade com falta de boas maneiras, com a rotina é natural que a vergonha seja esquecida. Isso é bom, mas com limites.  A comodidade leva os casais a compartilharem demais: acham que se conhecem tanto que não há mais surpresas. E assim aquele mistério, que tempera a relação, fica ameaçado.

Dividir o mesmo teto significa dividir também a pilha de louça para lavar. As brigas envolvendo trabalhos domésticos são cotidianas. Se a trabalhosa compra do mês e os copos fora do lugar andam disparando discussões, então está na hora de distribuir as tarefas de maneira justa. Em um relacionamento não deve existir o conceito de “ajudar em casa”, já que a responsabilidade é igual para os dois. A hora da faxina – ou mesmo a orientação de uma faxineira – deve servir como um exercício de companheirismo, e não virar um cabo de guerra.

 Televisão, jogos eletrônicos e novelas não são inimigos do casamento, desde que não isolem um dos pares. Muita gente mora sob o mesmo teto, mas não compartilha nada. Em função disso, não constroem uma relação.  Com o tempo, a distância entre os dois cresce e o tédio aumenta. Contudo, abrir totalmente mão de fazer o que gosta também não é o caminho. Um bom antídoto é perguntar como foi o dia do outro, escutar e tentar incluir o parceiro no programa, que tal ver a novela, jogar vídeo game ou assistir um jogo de futebol juntos?

Saber valorizar as virtudes da pessoa com quem se relaciona é de extrema importância para manter o astral positivo e o fluxo de parceria e companheirismo do casal. Mentalizar defeitos constantemente e sobrepô-los às virtudes promove exatamente o efeito inverso. Para expressar a valorização é importante a manifestação dos elogios ou agradecimentos, até por pequenos fatos do dia a dia. As vezes a necessidade de combater esse vilão só chega tarde demais e somente com o rompimento da relação é que se sente o valor que tinha o companheiro.

Você tem mania de perfeição, ausência de tolerância e excesso de cobranças? Esses três vilões dos relacionamentos são causa e efeito um do outro. Eles formam um time destrutivo de grande eficiência negativa. Sentir-se perfeito promove a diminuição da tolerância com os defeitos do outro e automaticamente eleva o nível de cobranças. Gerando um clima negativo de reclamações com as mesmas consequências, ou seja, conflitos rotineiros. Todos os seres humanos possuem defeitos e a perfeição é pura ilusão. Observar-se como uma pessoa igualmente imperfeita promove autoconhecimento e facilita a compreensão do outro.

Se você detectou a presença de qualquer um desses vilões no seu relacionamento, filtre as informações e minimize seus efeitos. Tente corrigir as falhas, atentando para evitar os mesmos comportamentos. A reflexão por si só e a percepção do comportamento nocivo já facilita bastante o processo de mudança interior.

Compartilha com a gente: o que afeta um relacionamento na sua opinião?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

54 Replies to “Saiba quais são os principais vilões do relacionamento”

  1. Estar em um relacionamento significa mais pontos para dar errado do que dar certo, já que são duas pessoas com vontades diferentes tentando dar certo, e sim, é possível dar certo, só que precisa de muita paciência
    beijos

    1. Pois é, Tay. Não é nada fácil!

  2. Olá Kaila tudo bem???

    Um relacionamento bom é quando os dois cedem em prol da felicidade do casal!!!

    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.com/

    1. Oi Debora, tudo bem e você? Pois é! ❤

  3. Com esses “vilões”, nenhum relacionamento durará muito tempo.

    Beijo!
    Cores do Vício

    1. Pois é, Pathy.

  4. Nossa que reflexão ein !!! realmente esses são os vilões dos relacionamentos atuais

    http://dosedeestrela.blogspot.com.br

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Samanta! ❤

  5. Oi Kaila, é triste demais quando esses vilões tomam conta de um relacionamento. Tem que existir muita troca e companheirismo para dar certo! Um beijo :*

  6. As pessoas buscam a perfeição dos romance de livros, mas isso não existe na vida real. Mas o amor é bom, apesar de tudo.
    Bjus!

    galerafashion.com

    1. Na vida real é tudo mais difícil, mas sem dúvida vale a pena. Com o amor somos inteiros, não vivemos de metades!

  7. Nossa eu sei bem como é, meus pais balançaram tantas vezes por opiniões de família e amigos.
    Meu pai sempre ouvia a mãe dele que não gosta da minha mãe.
    É bem tenso a relação com ela não é tão boa até hoje. Minha mãe sempre tentou participar das coisas e ta ali pra ela, mas não adianta.

    1. Eu entendo como é difícil, família tem uma influência muito grande somos nós e nem sempre isso é bom.

  8. Em um relacionamento não podemos deixar que outras pessoas venham entrar, mesmo que sejam os familiares, amigos que gostamos, Kaila gostei muito do texto, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Lucimar! ❤

  9. Família se intrometendo sem dúvidas é um dos piores vilões, bem como o ciúmes doentio.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. São coisas que não agregam e que servem apenas para destruir a relação, né?

  10. Oi Kaila =)

    Acredito que o fundamental para um relacionamento dar certo é respeito de ambas as partes. Ninguém é perfeito e nunca vamos encontrar alguém que pense igual a nós, porém quando um casal se respeita tudo flui melhor.

    Adorei o texto!

    Beijos ;***
    Ane Reis. | Blog My Dear Library

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Ane! ❤

  11. Eu amei suas dicas Kai!
    Se tem uma coisa que eu me arrependo muito é de ter deixado as pessoas influenciarem meu relacionamento com coisas negativas. O resultado final foi um término bem triste.
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    1. Infelizmente, a influência das pessoas, principalmente as mais próximas, nem sempre são boas para nós. Precisamos saber filtrar o que é bom e eliminar o que é ruim. Sobretudo, decidir as coisas baseado naquilo que a gente quer e acha que é melhor para nós.

  12. Silvana Crepaldi says: Responder

    Olá, Kaila.
    Gostei bastante dos pontos abordados. Só não concordei na questão do ciúmes. Acho que ciumes é falta de confiança e não tolero hehe.

    Prefácio

    1. Que bom que gostou Silvana, fico muito feliz! ❤

  13. Graças a Deus, Gilmar e eu conversamos muitos, isso ajuda a deixar estas coisas bem longe do nosso relacionamento. No começo foi difícil não me importar com o bla bla bla da minha família, mas hoje sei que é meu relacionamento, então quem sabe sobre ele sou eu.
    Beijos
    Charme-se

    1. Sempre tem um bla bla bla, né? hahaha. Mas, quem tem que decidir o que é melhor somos nós! ❤

  14. Thais Pereira Terra says: Responder

    Realmente tudo o que você colocou aí são vilões nos relacionamentos. Eu acho que ter um relacionamento baseado na conversa é importante para afastar os vilões.

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    1. Sim, saber ouvir o outro e não guardar nada dentro de si é fundamental para uma relação se manter saudável! ❤

  15. Oi,
    Ótimo texto, esses são pontos cruciais para um relacionamento ir para a frente ou não.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Jessica! ❤

  16. Ninguém merece ter esse vilões na vida a dois.
    Gostei muito do post texto ótimo.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Jana! ❤

  17. Excelente texto e que pode ajudar muita gente! 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Inês. Obrigada!

  18. Juliana Ferreira says: Responder

    Da para refletir demais e reajustar lendo esse texto, muito bom.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Juliana! ❤

  19. Você que é casada deve saber muito bem como esses vilões podem atrapalhar o relacionamento.
    As vezes quem está do nosso lado, não enxerga o mundo da forma que nós enxergamos. Aí vem as discussões, alterações da voz, discordância… Olha, ter um relacionamento não é tão fácil como parece.

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    1. Sou casada e trabalho com meu marido em casa, já imaginou, né? Hahahaha. Não é fácil, é uma batalha constante, que vale a pena, mas que requer muito esforço e doação!

  20. Parabéns pelo texto, vale a reflexão. O vilão do relacionamento é você se deixar levar por palpites alheios. Só você e seu parceiro sabem o que é vivido entre 4 paredes, mais ninguém.
    big beijos
    http://www.luluonthesky.com

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Lulu. ❤

  21. Sabe que a parte do compartilhar as coisas é um pouco difícil? Quando você fica o dia todo trabalhando e chega em casa, quer ver novela e ele quer jogar, temos que ter um pouco de individualidade também. O melhor é ter tempo livre e saber dosar os momentos juntos, assim como saber conversar quando pensa que algo não está legal.
    Zíper Chique

    1. Tudo precisa de equilíbrio. Trabalho com meu marido em casa e todo mundo pensa que ficamos juntos, conversando e assistindo televisão o dia todo. E nossa realidade é totalmente distante disso. Ficamos mais separados, mesmo estando no mesmo lugar do que juntos. É preciso saber a hora de conversar, de ouvir um ao outro, de estar juntos, de ter um tempo para si para conseguir manter um relacionamento.

  22. Oi, Kaila!
    Um relacionamento é importante muito o equilíbrio.
    Beijos
    Balaio de Babados

  23. Que texto maravilhoso.
    Ótima reflexão!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    1. Que bom que gostou Gabriele, fico muito feliz! ❤

  24. Mais uma vez super certeira, tem muita razão, especialmente nessa questão da intimidade.. intimidade não justifica faltar com respeito, nunca.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    1. Pois é, Mari!

  25. Cada um é o principal culpado. Precisamos olhar mais para a gente, e saber nos conhecer para conhecer o próximo. Não deixar influenciar pela opinião dos outros e ter flexibilidade na hora das críticas, afinal, ninguém é perfeito..

    1. Exatamente, Monique! ❤

  26. Muitos casais se separam por besteiras. Gostei muito do seu Post.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Emerson!

  27. Em todo relacionamento existem pontos positivos e negativos, acho até que mais negativos que nos fazem querer desistir diversas vezes, mas resta o casal se unir e saber contornar todas as situações. Conseguir resolver e organizar tudo de forma justa e honesta para os dois, relacionamento é uma via de mão dupla.

    Beijos ❤️
    Menina, nem te conto! | @isabellabernardes

    1. Exatamente, Isabella. ❤

Deixe uma resposta