Fala sério, o que uma blogueira faz?

Julgam sem conhecer. Julgam sem saber. Julgam porque é mais fácil falar do que se abrir para conhecer o que é novo. Será que as blogueiras conquistaram seu espaço apenas por ficarem deitadas de pijama escrevendo qualquer bobagem, como muitos dizem? Estariam elas aqui apenas para receber produtos? Qual seria o seu propósito? Antes de ser, elas precisaram mergulhar em um mundo desconhecido. Não existe um percurso fixo para ser uma criadora de conteúdo, cada uma constrói seu próprio caminho a partir daquilo que tem a oferecer. Você já parou para pensar que sem os truques de maquiagem da Camila Coelho talvez sua maquiagem não fosse a mesma? Que sem as referências de moda trazidas pela Luisa Accorsi , talvez você não soubesse usar aquela calça pantacourt? Que sem as palavras da Bruna Vieira, aquela tristeza poderia não ter cicatrizado, porque você não recebeu uma palavra amiga? Você já imaginou que sem elas talvez sua vida não tivesse o mesmo brilho, entretenimento e inspiração?

Milhares de pessoas, cada uma com a sua particularidade, tornam suas vidas expostas para poder inspirar a vida de outras pessoas. Elas não pedem nada em troca, apenas recebem gratidão e oportunidades como uma recompensa por sua boa intenção. Um criador de conteúdo não é apenas uma pessoa que fica em casa postando conteúdos aleatórios em uma página na internet. Em um telejornal, por exemplo, o editor geral escolhe abordagens, designa tarefas, informa o que precisa ser feito e administra as ações do grupo para que as pautas do jornal sejam criadas, revisadas e apresentadas durante o programa. Diferentemente do editor geral, que fica no topo dessa cadeia de funções, o blogueiro representa todas essas áreas. Ele é o editor, o pesquisador, revisor, apresentador e mais milhares de funções em um só indivíduo, por isso, tantas buscas para aprender como ser um criador de conteúdo.

Uma plataforma precisa ser escolhida, um layout criado, equipamentos devem ser comprados. Mas, o mais difícil: um criador de conteúdo precisa se conhecer o suficiente para poder transmitir seus aprendizados para outro alguém, sem um diferencial, ele se torna apenas um em um milhão. Infinitas pessoas se arriscam em um mundo que ninguém conhece, em um espaço único que proporciona experiências totalmente diferentes para quem o frequenta.

Suas vidas se transformam em um trabalho sem fim, já que o trabalho é mostrar tudo o que acontece durante o seu dia a dia. Durante o dia, vários stories são feitos no Instagram, um post novo por dia no site, três vídeos semanais no Youtube. Planeja seu cronograma de postagens semanais. O cabelo precisa estar arrumado, as unhas feitas e a maquiagem feita para fotografar e gravar vídeos. Precisa estar com conteúdos novos diariamente. Precisa responder comentários, e-mails e ainda ter tempo de estar com a família. Precisa escrever sobre diferentes assuntos. Precisa cuidar da casa, do marido e de si. Precisa pagar as contas, ir ao banco e entregar trabalhos. Os horários não existem, por fim, trabalham quando acordam, antes de dormir e durante uma festa.

Elas investem em produtos que acabam de ser lançados, para que você não faça um investimento errado. Investem em câmeras boas, editores de vídeos, editores de foto, computador, em roupas para produzir conteúdos. Elas enfrentam a vergonha, os olhares, para lhe inspirar através de uma fotografia. Antes de agir ou de dizer qualquer palavra, elas pensam nas inúmeras pessoas que a acompanham e no que aquilo irá representar. Porque ela escolheu doar o que há de mais bonito em si, em um mundo de ódio gratuito, ela quis fazer a diferença e ser inspiração.

Nenhum trabalho deve ser menosprezado ou comparado, cada um tem seu peso e seu valor. Se todos escolhessem ser professores, advogados ou veterinários, quem seria inspiração, apresentador ou carpinteiro? Cada pessoa guarda dentro de si um dom, todos nasceram com uma missão e no momento certo, cada um saberá qual é o seu percurso. Que nós possamos depositarmos amor e admiração na ação do outro e na nossa própria ação. Que cada um possa respeitar a decisão, profissão ou hobby do outro. Que nós possamos guardar a negatividade em um lugar que a gente nunca encontre, para que o mundo se torne um lugar melhor.

Compartilha com a gente: com qual profissão você mais se identifica?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

68 Replies to “Fala sério, o que uma blogueira faz?”

  1. Que textãaaao, já tô batendo palmas aqui, fiquei emocionada, confesso. Estou iniciante ainda nesse ramo de blogs, atualmente faço faculdade e a vida é totalmente assim, temos que investir em produtos que as vezes são gastos desnecessários, ou temos que sacrificar um tempo precioso pra poder escrever e postar conteúdo em dia para as pessoas. Eu amo esse meio de internet e me identifico bastante, espero um dia tornar isso a minha profissão.

    1. Ah Camila, não sabe como fico feliz por você ter gostado. ❤

  2. Eu adoooro esse mundinho. Entrei e me mantive, pois realmente gosto disso. ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

  3. Desde que comecei nesse mundo do blog fiquei apaixonada pelo esse universo, gosto muito de ser blogueira, e como você disse que cada um possa respeitar a decisão de cada um, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Donas de blogs só permanecem aqui por amor, é um trabalho e tanto e o pior, sem reconhecimento.

  4. Que texto lindo! E eu super concordo.
    Infelizmente tem pessoas que entram pra esse nosso meio, só para tirar vantagem da parte boa. E são elas que trazem a má fama das “blogueirinhas”. Falo isso porque já vi pessoalmente, pessoas que se dizem blogueiras e que tem todo um trabalho mais ou menos apenas pra ganhar mimos e seguidores nas redes sociais.
    Não fazem com amor e por gostar :/

    1. Com pesquisas simples é possível encontrar muitos destes sites, infelizmente quem faz por amor é raro Isa. De qualquer forma, todos aqueles que fazem algo por bem são retribuídos e, aqueles que fazem apenas por benefício próprio recebem sua fatura.

  5. Ser blogueira dá trabalho e requer conhecimento, estudo e muito empenho.
    Acho que esse trecho resume bem o que é ser uma blogger “porque ela escolheu doar o que há de mais bonito em si, em um mundo de ódio gratuito, ela quis fazer a diferença e ser inspiração” amei ♥

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Váh! ❤

  6. Perfeito Kaila! Por um mundo com menos negatividade e julgamentos vazios. Belíssimo texto!

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Camila! ❤

  7. Olá Kaila,
    Entrei nesse mundo em 2008, mas antes disso mantive diversos blogs com amigas para escrever o que gostávamos. Elas gostavam de escrever sobre literatura e eu sempre mantive o meu gosto por moda. Hoje, com 10 anos de blog e uma bagagem de parceiros fieis posso dizer que prefiro criar conteúdos para o blog ao invés de apenas postar por postar no instagram.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    1. Muitas pessoas não sabem o valor e a grandiosidade de um site, até elas ficarem sem uma dica, sem uma resenha, sem uma palavra amiga. Criar conteúdo vai além, é uma doação para melhor o universo de alguém nem que seja por um minuto, e isso vale tanto..

  8. Amei o texto, o mundo dos blogs é imenso e muito complexo e é extremamente necessário que todos saibam respeitar as pessoas que nele fazem morada.

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Vacieni! ❤

  9. Oi Kaila
    eu sou bem por fora, tenho um blog mas n me considero blogueira
    hehehehehee
    falo isso pq n estudo, n pesquiso tantooooo, n invisto realmente em alguma coisa
    eu escrevo sobre o que gosto e me interesso mas n trabalho com isso

    deve ser duríssimo ser verdadeiramente uma blogueira…

    **uma vez falei que tinha um blog e a primeira coisa que ouvi foi:
    ué, mas vc n trabalha? usa seu tempo livre p essas bobagens?
    Afffff, fiquei p*** da vida! E hj poucas pessoas do meu dia a dia é que sabem do blog

    Bjoooos

    1. Realmente Fe, isso acontece com tanta frequência. Sempre que digo que trabalho com o blog todos ficam espantados e as perguntas sempre são as mesmas, todos acham que fico em casa o dia todo, assistindo televisão e tirando fotos!

  10. Olá Kaila tudo bem???

    Tenho o blog como um diário que todo mundo pode ler e adoro deixar tudo registrado…

    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.com/

    1. Oi Debora, tudo bem e você? Não tem nada melhor que ver nossa evolução através das nossas palavras! ❤

  11. Adorei o texto e concordo contigo! Quem olha os resultados não imagina o quanto trabalho, tempo, paciência e esforço (e amor!) a gente tem que ter pra que nosso trabalho se desenvolva e ganhe visibilidade. ♥

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    1. Exatamente, Stephanie. Não sabe como fico feliz por você ter gostado! ❤

  12. Amei o post!!! Nao aguento quando as pessoas se referem a mim como alguem que nao trabalha ahahahaha Fico muito irritada!!!
    Beijos

    1. Isso acontece tanto, né? Comigo, quase diariamente, me incomoda bastante também.

  13. Excelente texto Kaila e como sempre escrito com coesão e sensibilidade.
    Está totalmente correta em todos os seus pontos de vista e colocações.
    Meu bloguito que é só hobby já dá um trabalhão, nem imagino como deve ser corrida, atarefada e sacrificada a vida das blogueiras/os.
    E como exige dedicação, empenho, esforço e pesquisa.
    como vc disse é preciso respeitar e admirar a decisão do próximo sempre.
    Ótima semana pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Luli. ❤

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu?

  14. Oi, Kaila
    Foi legal tu trazer essas observações porque muita gente acha que ser blogueira é tão fácil, mas criar conteúdo que inspire outras pessoas é muito difícil, ainda mais porque vemos tantos blogs por aí falando sobre a mesma coisa. Acho que só quem é blogueira realmente entende realmente o que fazemos, e o que queremos mostrar ao fazer isso.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    1. Exatamente, Miria. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  15. Ótima reflexão Kaila.
    Eu curto esse mundo, tanto é que estou a 8 anos 🙂 muita coisa boa aconteceu!
    bjs http://www.diadebrilho.com

    1. Que bom que gostou Wanessa, fico feliz! ❤

  16. Nessas horas é necessário guardar a timidez no bolso! hehehe! ;D

    Amo ser blogueira. E não me importo com quem menospreza essa profissão! Porque a real é que descaso tem em qualquer área. Infelizmente…

    Ótima segunda!

    Beijo! ^^

    1. Exatamente, Amanda. Os comentários existirão independente da profissão!

  17. Mano, que texto FODA! Me identifiquei em cada linha, sério, parabéns!
    Até compartilhei nas minhas redes sociais porque você mandou muito bem! Blogueira é uma profissão em tempo integral e pouca gente reconhece isso. Amei, amei, amei <33
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    1. Ah Renata, muito obrigada. Não faz ideia do quanto fico feliz por você ter gostado! ❤

  18. Oi, td bem?
    Mais uma vez, amei seu texto!
    E as pessoas adoram julgar né? Julgam tudo! Nisso elas são boas, af…
    Beijos
    http://www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=m-YdP85GupU&feature=youtu.be

    1. Oi Ana, tudo bem? Acho que julgar é o que as pessoas mais amam fazer, infelizmente. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  19. Thais Pereira Terra says: Responder

    Arrasou no texto! Acho que as pessoas desvalorizam pois não sabem o trabalho que dá, e sempre estão focadas naquelas pessoas que alcançam as maiores posições dentro da profissão. Eu mesma sou blogueira a quase 7 anos e não vivo disso, faço realmente porque gosto. Acho que realmente o mundo está cercado de ódio por aqueles que doam um pouco de seu tempo para fazer o dia de alguém melhor.

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Thais! ❤

  20. É uma profissão nova e as pessoas não conhecem o que as blogueiras fazem. E como não conhecem, falam bobagens. Falta de conhecimento é o mal do mundo.
    Bjus!

    galerafashion.com

    1. Infelizmente, Adriana.

  21. adorei o post! falou tudo! <3
    o pior são as pessoas que falam bobagem e quando precisam de uma referência procuram na mesma pessoa!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    1. Exatamente, Luana. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  22. Juliana Ferreira says: Responder

    Acho um absurdo desprezar a profissão pior de quando é a própria blogueira que desvaloriza, temos que respeitar e valorizar para a profissão ganhar seu reconhecimento justo.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    1. Exatamente, hoje em dia é super comum ver a própria pessoa denegrir a profissão.

  23. Que texto incrível, Kaila! Realmente a profissão de blogueira não é reconhecida. E a maioria gasta tanto tempo pensando no que postar, algo que leve alguma coisa útil para os leitores… É um trabalhão mesmo, e ainda somos menosprezadas.
    Amei seu jeito de ver as coisas!
    http://www.jesialves.com

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Jesi. Muito obrigada! ❤

  24. Tão verdade o que tu dizes, para mim fica bem difícil manter o blogue com qualidade e tendo que trabalhar também, pois o blogue é apenas um hobby para mim! 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Que bom que gostou Inês, fico feliz! ❤

  25. Texto maravilhoso, Kaila! Felizmente comigo nunca ninguém teve reação negativa ao tomarem conhecimento de que sou blogueira, acho que por saberem que isso é um hobby. Mas já li comentários negativos sobre blogueiras famosas, que ganham de tudo e só viajam, não fazendo nada. Fico indignada, tomo a Taci por exemplo, que fica até altas horas trabalhando e enfrentou muita coisa pra chegar onde chegou.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Exatamente, Anete. Blogueiras famosas são as que mais sofrem, leio comentários assim o tempo todo nas mídias delas.

  26. Ninguém sabe o trabalho que dá produzir conteúdo escrito, em vídeo, editar, divulgar, comentar e retribuir visitas.
    Tô me virando nos 30 pra manter blog ativo.
    Big beijos
    http://www.luluonthesky.com

    1. Exatamente, Lulu.

  27. Oi Kaila! Batendo palmas para o seu texto! O pessoal acha que é fácil ser blogueiro, mas não sabem o quanto a gente se dedica, muitas vezes até sem retorno financeiro… Mas o importante é gostar, né?

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Michele! ❤

  28. Adorei o post. Eu sou jornalista, mas desde os 13 anos que amo esse mundo dos blogs, sempre tive um ou outro, embora não levasse adiante. Agora to firme e forte!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    1. Fico feliz por você ter gostado, Mari! ❤

  29. Adorei o texto Kaila. E uma profissao MUITOOOO julgada. Sendo que trabalhamos muitooooo! somos uma agencia de marketing inteira em uma so pessoa 🙂
    Bjs

    http://www.deboradahl.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Debora! ❤

  30. Que texto mais lindo, parece fácil para quem vê de fora, mas a vida de blogueira vai muito além do que todos pensam! Amei!

    Beijo
    😉
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|

    1. Pois é, Gessica. Fico muito feliz por você ter gostado! ❤

  31. Já estou sem palavras para seus posts em amore. Super amei né. Arrasou gata. Xeruh linda

    http://www.kleidenaira.com.br

    1. Muito obrigada, Kleide! ❤

  32. Amei o texto! Estou nesse universo desde 2011, e não me imagino sem postar, sei la faz parte de quem eu sou agora. E é triste saber que tanta pessoa julga, mas não sabe o quão é difícil gerar conteudo! Amei mesmo seu texto, parabéns!

    Beijos <3
    Menina, nem te conto! | @isabellabernardes

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Isabella! ❤

  33. Que texto maravilhoso! Me emocionei com cada palavra, me senti dentro do texto. As pessoas preferem julgar as pessoas mas não se interessam em dar valor o trabalho que ela teve de te dar um poste e um vídeo bonito e de boa qualidade. Gastamos tempo, tentamos fazer o melhor que podemos para fazer um postes ou um vídeo. Existe muitas pessoas que entram nesse meio de blog por dinheiro, de querer ganhar seguidores… Eu tenho meu blog por amor a esse mundo de blogger, sempre foi meu sonho e não vou desistir porque tenho poucos seguidores.

    Beijos!
    Rosa Rourse

    1. Ah Daiane, não sabe como fico feliz por ler isso. Obrigada, fico feliz por você ter se identificado e gostado do texto! ❤

Deixe uma resposta