Como dividir tarefas domésticas quando marido e mulher trabalham juntos?
Com o tempo descobri que minhas mãos eram pequenas para conseguir abraçar o mundo inteiro, elas precisavam se interligar com outras para tornar o meu mundo completo e meu infinito maior. Talvez, abraçar o mundo seja exatamente isso: estar unido com aqueles que mais amamos e que estão ligados com nós por algum propósito. Tentei abraçar o mundo sozinha, mas deixei espaços que depois não consegui preencher. Se você estuda, trabalha fora ou os dois, provavelmente você se desdobra para dar conta de todos os afazeres domésticos depois do expediente ou durante os finais de semana. Porém, você já pensou em dividir as tarefas com seu marido ou com outras pessoas que vivem sob o mesmo teto? Dividir essas responsabilidades não sobrecarrega ninguém e permite que sobre tempo para que cada um invista em seus projetos pessoais. Nossas mãos não são suficientes para abraçar o mundo, mas se as unirmos com as de quem compartilha a vida conosco isto se torna possível.
Quando sai de casa ainda estava no terceiro colegial e fazia um curso técnico a noite. Meu marido trabalhava das oito da manhã as cinco e meia da tarde. Todos os dias acordávamos juntos, ele me levava para a aula e ao voltar para casa arrumava o quarto, guardava o que estava fora do lugar e lavava a louça. Quando chegava da aula, almoçava e fazia uma limpeza básica na casa: varria, passava pano quando precisava e tirava o pó. Também deixava todas as refeições do próximo dia prontas, já que não estava em casa na janta, nem no horário de almoço dele. E assim, se finalizava os nossos dias.
Minhas aulas terminaram e consegui ter o dia livre para cuidar das responsabilidades da casa, com isso nossa rotina mudou totalmente. Acordávamos as sete e quinze, fazia o café e ele saia para trabalhar. Durante o dia cuidava da limpeza e das refeições. Como ele trabalhava fora e resolvia todas as coisas externas, como pagar contas e ir ao supermercado, por exemplo, fiquei responsável por cuidar de toda a organização e limpeza da casa.
Atualmente nossa rotina é bem diferente das anteriores, agora trabalhamos juntos. Sem horários fixos e com o trabalho dividido. Acordamos por volta das oito, nove horas da manhã, tomamos nosso café e cada um se dedica ao seu respectivo trabalho profissional. Em dia de faxina, ele tira o pó, limpa as sacadas e passa aspirador. Enquanto eu, lavo os banheiros, troco as roupas de cama, limpo os tapetes e passo pano na casa. Durante a semana, fico responsável pela organização e limpeza da casa, enquanto ele cuida das partes externas: correio, pagar contas, ir ao banco, entre outras coisas, e cuida das necessidades do Bart. Assim, se finaliza nossas rotinas diárias. Mas, nem sempre o trabalho foi divido e coordenado dessa forma, principalmente porque não conseguia aceitar ajuda, pensava que deveria dar conta de tudo e acabei me sobrecarregando. Como conseguimos definir as tarefas de cada um?
Vocês devem sentar com o marido, filhos ou com quem compartilha do mesmo teto que você e ver o que é mais fácil para um e para o outro e, assim, dividirem o trabalho doméstico. Meu maior desafio foi entender que meu marido tinha o tempo dele e fazia as coisas da forma que ele sabia e não como eu queria. Para piorar, não tinha paciência de ensinar e acabava fazendo por ele. Tenha paciência com ele, com seus filhos ou com quem conviva com você e compreenda o ritmo de cada um, o importante é que a pessoa se esforce e esteja aberta para lhe ajudar. Quanto mais você discutir, obrigar e querer que tudo seja feito da força que você quer, menos possibilidades terão de conseguir avançar, por isso veja se está disposta a ter pequenas mudanças.
Se você quer aderir a essa rotina compartilhada, anote esses conselhos preciosos na sua agenda:
Seja menos crítica e tenha mais paciência, grande parte dos homens reclamam que suas esposas são críticas e detalhistas quanto à organização doméstica. É válido lembrar que nós mulheres fomos sempre mais incentivadas a aprender sobre as coisas da casa e os homens não, por isso nem sempre eles tem facilidade com isso. Mas vale a pena ter paciência, ensiná-lo e quando vocês tiverem filhos, fazer o mesmo com as meninas e os meninos também.
Elogie, substitua as críticas pelos elogios. Seu marido fez algo que não estava acostumado a fazer e demonstrou interesse em te ajudar? Elogie! Se você pensar: “não fez mais do que a obrigação” vai estar criando um clima bem pesado para o relacionamento.
Não troque ajuda por sexo ou por qualquer outra coisa, se você fizer uma troca com seu marido do tipo: ”se me ajudar você tem benefícios”, só estará desgastando o relacionamento.
Se ambos trabalham muitas horas fora e gastam tempo com outra atividade como os estudos, a sugestão é contratar uma diarista. Se não for possível, o ideal é estipular um dia da semana para que ambos façam a limpeza juntos – tipo: o dia da faxina!
Todo casal tem a sua própria forma de organizar as tarefas domésticas. Mas, de forma geral, o caminho para que seu marido ou namorado, filhos ou outro alguém ajude naturalmente sem você precisar pedir toda vez é ter paciência, os convide aos poucos para começar a ajudar, reforce positivamente as tentativas deles e os oriente nas atividades que ainda não dominam. Assim, vocês conseguirão, de forma natural e harmônica, tornar a divisão de tarefas algo comum dentro de casa.
Compartilha com a gente: como você organiza os afazeres domésticos do seu lar?
Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!
60 Comentários
Pathy Guarnieri
Lá em casa cada um faz um pouquinho por dia, e faz o que dá, sem definir o que cada um fará.
Beijo.
Cores do Vício
Kaila
Não tem nada melhor que receber ajuda, né? ❤
VANESSA BRUNT
Ka, sua independência que lembra de doar o próprio coração é uma lindeza tão inspiradora e que quebra esses estigmas tristes sobre amor-próprio ser solidão. Quantos alertas maravilhosos que você nos trouxe – como sempre! O que mais adorei é que eles acabam servindo para quaisquer temáticas dentro dessa convivência com quem amamos. Esquecemos tanto de elogiar em meio às correrias ou de, ao invés de berrar, demonstrar um tom de tristeza e calmaria quando algo não sai como o desejado, não é? E é usando esses tons que somos mais ouvidos e ganhamos mais razão. Lindeza de listagem e de história, sua maravilhosa!
http://www.semquases.com
Kaila
Ah Vanessa, muito obrigada. Me sinto tão renovada quando leio comentários tão gentis, obrigada por sempre estar aqui e demonstrar tanto afeto. Gratidão! ❤
Lilian Moraes
Que legal, acho legal essa cumplicidade e trabalhar em conjunto, já se foi o tempo onde só a mulher tinha que cuidar da casa.
Beijos
http://orangelily.com.br/
Kaila
Exatamente, Lilian. Fico feliz por você ter gostado! ❤
Paula Lopes
É realmente super importante dividir bem as coisas sem essa de “isso é trabalho de homem” ou “isso é trabalho de mulher”. Tenho muita sorte pois meu marido me ajuda muito, em qualquer tarefa doméstica e também acredito que o diálogo é a base de tudo. Tenha um ótimo dia, beijos!
Blog Paisagem de Janela
http://www.paisagemdejanela.com
Kaila
Exatamente, já passou da hora desse paradigma sumir.
Luana Souza
Trabalhar em conjunto é sempre a melhor maneira, adorei o post Kaila, muito bacana! <3
beijos
http://www.blogbelezamake.com
Kaila
Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Luana! ❤
Wanessa de Almeida
Dividir as tarefas é ótimo, e ajuda bastante!
gostei das dicas.
bjs http://www.diadebrilho.com
Kaila
Que bom que gostou, fico feliz Wanessa! ❤
Mari Zavisch
Oi, Kaila!
Eu e meu namorado estamos esperando a vida se acertar um pouco mais para podermos morar juntos. Sim, queremos fazer isso antes de casar. Eu espero que a gente se dê bem e que consiga dividir as tarefas assim também. Sem falar que eu sempre levo uma frase que meu pai sempre diz: a casa limpa não é a que mais se limpa e sim a que menos se suja!
Beijinhos.
Kaila
Morei por um ano e meio com meu marido, e depois nos casamos. Acho que quando o casal escuta um ao outro e se coloca no lugar do outro, faz toda a diferença e tudo flui de uma forma bem natural. Amei a frase do seu pai! ❤
Jessica A.
Oi Kaila,
Lá em casa a maioria das tarefas é minha infelizmente. Realmente preciso sentar e dividir um pouco mais das tarefas, pois sempre acabo me sobrecarregando.
Dicas muito valiosas.
Bjs
http://diarioelivros.blogspot.com.br
Kaila
Oi Jessica, fico extremamente feliz por você ter gostado. No começo não é simples, mas depois se torna tão natural. Se você está se sentindo sobrecarregada você deve sim conversar.
Camila Faria
Oi Kaila, também acho SUPER importante dividir as tarefas e jamais deixar alguém sobrecarregado com funções. E, claro, respeitar o tempo e a forma que o outro faz as atividades. É realmente impossível querer controlar tudo. Um beijo!
Kaila
Tudo flui melhor e ninguém fica sobrecarregado, afinal, se todos moram sob o mesmo teto, todos podem ajudar. ❤
Giorse
Lá em casa a gente dividi tudo, mas cada um tem uma responsabilidade, mas sem stress, se der pra fazer, bem senão deu, também!… Fazemos o que podemos, sem cobranças…
Beijos…
>>Blog da Gio<<
Kaila
Por aqui é sem cobranças, meio que já criamos a rotina e não ficamos falando mais nada um pro outro. Ajudamos porque queremos ajudar e não por ser uma obrigação. Dessa forma, tudo flui melhor. ❤
Leidiana Pereira
Amei as dicas Kai!
Eu não sou casada mas, costumo dividir tarefas com minha mãe, todo o final de semana fico para cuidar da casa, e na semana ela faz pequenas limpezas e organizações. 🙂
Beijos. ♥
Diário da Lady
Kaila
Que bom que gostou Le, fico extremamente feliz! ❤
Lala Ismerim
Se tem uma coisa que odeio é tarefa de casa! Socorrooo! hehehehe…
Mas descobri que ando preferindo cozinhar a limpar.
Aqui em casa é tudo dividido e cada um faz a sua parte.
Beijo
Kaila
Nunca gostei de cuidar da casa, até sair da casa dos meus pais, hoje gosto muito. Estamos cuidando das nossas coisinhas, do lugar onde sentimos segurança, conforto e tranquilidade. ❤
Gabriela Dahmer Coitinho
Eu sou assim com minha mãe, não temos paciência, pois eu faço no meu tempo e ela no dela, porém eu faço com perfeccionismo e ela não. Mas nos entendemos, mesmo que aos gritos, kkk.
Beijos,
Gaby Dahmer ♥
Kaila
hahahahahahahha, com a minha mãe era assim também. ❤
Vi Furrati
Ainda bem que aqui em casa não temos qualquer problema para dividir tarefas, é tudo bem natural e ninguém sai sobrecarregado.
Se quiser participar, estou sorteando alguns livros lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/05/sorteio-de-livros.html
Kaila
Não tem nada melhor, né?
Janaína Santos
Como trabalho em casa aqui fica tudo por minha conta, mas faço no meu tempo.
Gostei do post.
Beijos
Jana Makes Esmaltes e Cia
Instagram
Facebook
Kaila
Fico feliz por você ter gostado, Jana! ❤
janaína Santos
Como trabalho em casa fica tudo por minha conta, mas faço no meu tempo.
Gostei do post muito bom.
Beijos
Jana Makes Esmaltes e Cia
Instagram
Facebook
Kaila
Fico feliz por você ter gostado, Jana! ❤
Jéssica
Eu acho super válido essas dicas!
Muitos casais colocam a culpa no cansaço e na falta de tempo para não se ajudarem dentro de casa.
Adorei o post!!!
Um beijo
Jéssica Andrews Blog
Kaila
Que bom que gostou Jéssica, fico muito feliz! ❤
Gabriella
Temos que dividir tudo não é mesmo.
amei o post super util.
http://www.colecionandosaudades.com/2018/05/look.html
Kaila
Fico feliz por você ter gostado, Gabriella! ❤
Dany
Ainda não tenho a experiência de morar junto, mas vou pegando todas essas dicas para mim.
Tudo que é dividido, fica mais fácil.
bjO
Dany
Blog Breshopping da Dany
Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
Kaila
Fico feliz por você ter gostado, Dany! ❤
Jéssica Coelho
Amei as dicas
ja passei por isso e eh dificil dividir no começo!
Beijos!!
Jéssica R. Coelho Blog
Kaila
Que bom que gostou Jéssica, fico feliz! ❤
Thais Pereira Terra
Gostei muito das dicas! Acho que é super importante dividir as tarefas da casa entre as pessoas que vivem nela. Acho que todas devem chegar em um acordo para que tudo fique organizado e limpo, mas que todos façam algo sem sobrecarregar uma pessoa só.
http://www.biigthais.com
Beijoos ;*
Kaila
Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Thais! ❤
Gigi
Sabe q esse é o meu maior desafio aqui em casa.. meu marido não tem a sensibilidade de perceber qdo as coisas estão precisando ser limpas ou arrumadas. E eu acabo ficando um pouco chateada com isso e acabamos brigando bastante por causa disso.
Seguimos tentando nos ajustar um ao outro, mas é o nosso maior desafio desde o inicio. Que bom q vcs se ajustaram logo de inicio!!
Bjukas!
Unhas&Tudo ♥
Kaila
No começo, não dividíamos, já que ele trabalhava e demorou para conseguirmos acertar as diferenças e encontrar um caminho que funcionasse. Senta com seu marido e diga como você se sente sobrecarregada com todos os afazeres e diz o que ele poderia estar fazendo para ajudar. Vai com calma, homens não tem esse costume e esse instinto de cuidar do lar, vai elogiando e trabalhando nisso, que vocês encontrarão o melhor caminho também. ❤
O diário da Inês
Óptimas dicas! 🙂 Aqui em casa para ser mais fácil decidimos contratar uma senhora para vir limpar uma vez por semana.
—
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Kaila
Fico feliz por você ter gostado, Inês! ❤
Thaiane e Thalita
Realmente as tarefas tem que ser divididas para não sobrecarregar ninguém, quando dividimos tarefas sobra mas tempo para passarmos tempo com quem amamos.
Beijos
https://onlyinspirations.blogspot.com.br
Kaila
Exatamente, meninas! ❤
Lulu on the sky
Acho ótimo dividir as tarefas assim não fica pesado pra ninguém
Big beijos
http://www.luluonthesky.com
Kaila
Faz toda diferença! ❤
Juliana Ferreira
Acho incrível dividir, assumo que aqui em casa faço quase tudo, mas o boy me ajuda.
Beijos
https://www.pimentadeacucar.com
Kaila
Se cada um fizer um pouquinho não pesa pra ninguém, né?
Natalia
Adorei as dicas e gostei de ver vocês bem organizados hahaha.
Bart só de olho na foto rs.
Abraços,
Naty
http://www.revelandosentimentos.com.br
Kaila
Fico feliz por você ter gostado, Naty? Esse Bart não pode ver uma câmera que já faz pose, haha.
Luli
Olá Kaila
Que texto lindo!
Siiiiim compartilhar faz toda a diferença.
Como saio às 6 pra trabalhar e volto lá pelas 23 depois das aulas fica difícil ajudar de dia de semana, mesmo assim procuro deixar o café da manhã pronto e lavo/seco/guardo toda a louça do jantar antes de dormir.
E nas manhãs de sábado cuido do jardim e lavo a roupa da semana.
Uma excelente semana pra ti flor
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
Kaila
Nossa Luli, que rotina corrida! Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤
Debora
Olá Kaila tudo bem???
Acho super normal o marido ajudar nas tarefas domésticas, aqui em casa cada uma faz um pouco e assim as coisas ficam mais fáceis!!!
Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/
Kaila
Oi Debora, tudo bem e você? Quando todo mundo ajuda o trabalho fica bem mais fácil! ❤
Simone
Aiii Kaila acho tão ridículo isso de trocar por sexo , parece que tá se vendendo pro cara que é seu companheiro e que irá dividir a vida …. Feio demais, eu no inicio do casamento queria ser a “boa esposa” fazia tudo mas eu trabalho viajando chego em casa só na sexta ficava corrido e estava surtando dai sentamos e dividimos as tarefas ambos trabalhos muito mas conseguimos deixar tudo organizado porque trabalhamos juntos, e quando é algo extra e estamos com preguiças gente brinca de baralho e quem perdeu faz, tipo sexta a noite bebemos um vinho e comemos algo e estamos jogando para se divertir gosto de dormi com tudo limpo dai estamos todos relaxados e brincando e a preguiça reina da ai gente faz se perdeu lava hahahahaha só assim que não dividimos! Beijão
Sempre bons textos para nos ! adoro!
Beijos
http://www.cherryacessorioseafins.com.br
Kaila
Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Simone. Acho isso ridículo, até porque se os dois moram na mesma casa e fazem a bagunça é mais que responsabilidade dos dois limpar. Não precisa de trocas, de chantagem, apenas de conversa. Tudo se encaixa tão bem, né? ❤