Método Montessori: conceitos para educar crianças felizes

Navegue pelo sistema de educação convencional e encontre muitas falhas que afetam o desenvolvimento intelectual das crianças e bebês. Por isso, diante da imobilidade da educação tradicional, a busca por uma educação alternativa se ampliou. Maria Montessori é a criadora de um método educacional que foi uma revolução. Tal foi o alcance de suas propostas que seu nome transcendeu sua área de especialização. O método que ela propôs colocava uma ênfase especial na brincadeira, apontando-a como o meio perfeito para o desenvolvimento de várias habilidades e aptidões em crianças. Trata-se de uma educação diferente, mais livre, que se adapta às necessidades e inquietações de cada criança favorecendo tanto o seu aprendizado como sua autonomia.

O método montessori se baseia na crença de que cada criança possa aprender de forma espontânea todas as habilidades que requer para a sua vida adulta. Nas escolas Montessori as crianças aprendem a ler, escrever e a contar de uma forma diferente dos colégios tradicionais deixando que cada aluno descubra esses conhecimentos segundo vão desenvolvendo suas habilidades cognitivas e sem pressão. Não existem castigos, não há competitividade entre as crianças, mas respeito ao desenvolvimento individual. A pedagogia Montessori se aplica em algumas escolas, no entanto, em casa os pais também podem colocar em prática e se beneficiarem dos seus métodos educativos.

Quais são os princípios básicos do método montessori? 

Autoeducação, o principal pilar do método montessoriano é a de que a criança é sempre capaz de aprender sozinha. Por isso, os pais devem nutrir confiança nas capacidades naturais das crianças, proporcionando o ambiente adequado para que elas possam se desenvolver com maior liberdade e consciência de escolha.

Educação como ciência, a educação deve ser encarada como uma ciência baseada na constante observação dos indivíduos e não meramente na implantação de padrões de regras e punições. O foco desse método pedagógico científico deve ser sempre o desenvolvimento da criança.

Educação cósmica, esse princípio está relacionado à importância de fazer com que a criança aprenda a observar a relação existente entre as coisas existentes na natureza. O objetivo é estimular um senso de gratidão e ao mesmo tempo a elaboração de perguntas (feitas pelas próprias crianças) que favoreçam o desejo constante em aprender.

Ambiente preparado, envolve oferecer liberdade, independência e organização. É muito importante que o ambiente “fale” com a criança, seja simples (praticamente minimalista) e contenha objetos interessantes de acordo com a faixa de idade de cada criança.

Criança equilibrada, de acordo com Montessori, toda criança nasce com um guia interior capaz de oferecer todo apoio para o aprendizado em todas as etapas da vida. É fundamental que os adultos busquem conhecer como funciona esse guia interior, fazendo com que as crianças se mantenham emocional e psicologicamente equilibradas.

Quais os ensinamentos da pedagogia montessori para os pais? 

1. Crianças aprendem com aquilo que está a seu redor.

2. Se você critica muito uma criança, ela aprenderá a julgar.

3. Se você elogia uma criança com frequência, ela aprenderá a valorizar.

4. Se a criança é tratada com hostilidade, ela aprenderá a brigar.

5. Se você for justo com a criança, ela aprenderá a ser justa.

6. Se você frequentemente ridicularizar a criança, ela se transformará em uma pessoa tímida.

8. Se você denigre a criança com frequência, ela desenvolverá um sentimento de culpa que não é saudável.

9. Se as ideias da criança são aceitas regularmente, ela aprenderá a se sentir bem consigo mesma.

10. Se você for condescendente com a criança, ela aprenderá a ser paciente.

11. Se você elogia o que a criança faz, ela conquistará autoconfiança.

12. Se a criança vive em uma atmosfera amigável, sentindo-se necessária, aprenderá a encontrar o amor no mundo.

13. Não fale mal de seu filho ou filha, nem quando ele ou ela estiver por perto, nem se estiver longe.

14. Concentre-se em desenvolver o lado bom da criança, de maneira que não sobre espaço para o lado mau.

15. Escute sempre a seu filho e o responda quando ele quiser fazer uma pergunta ou comentário.

 Compartilha com a gente: você já conhecia as vantagens e princípios da educação Montessori?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

46 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *