Cuidados básicos com a pele: no que investir?

Quando cuidamos do nosso bem-estar, florescemos aconchego. Quando cuidamos de nós, manifestamos empatia, resiliência e a auto estima que precisamos para construir dias melhores. Quando cuidamos do nosso eu, manifestamos a vontade de ser aquilo que quisermos ser. Quando isso acontece camuflar as nossas imperfeições parece não ter mais sentido, o novo movimento da beleza rima menos com perfeição e mais com aceitação, sem abrir mão do prazer de se cuidar. Trata-se da ideia da maquiagem com o propósito de divertir, e não de camuflar, e da premissa de que é melhor gastar tempo e dinheiro para cuidar da pele do que escondê-la debaixo de quilos de maquiagem. A preocupação em tratar o rosto, porém, não significa almejar uma pele livre de imperfeições, e sim buscar um aspecto saudável e sem neuras. Já pensou nisso? Você prefere camuflar ao invés de cuidar? Ou cuidar e apenas se divertir?

O cuidado com o corpo não precisa ser necessariamente uma questão de vaidade – pode ser também um assunto de saúde. O ar das metrópoles é extremamente carregado de substâncias que prejudicam a higiene da pele, a aparição de cravos e espinhas, o aumento da oleosidade e estresse oxidativo são alguns dos efeitos que a atmosfera tóxica das capitais atua como causa. Por isso, não é exagero nenhum tomar certos cuidados diários com a pele. Isso te ajudará a manter uma boa aparência e um corpo saudável.

Há duas semanas conheci os produtos dermocosméticos da Ligia Kogos, uma médica dermatologista formada pela UNIFESP. Sua grande experiência em cosméticos formulados resultou no desenvolvimento da linha que leva seu nome, com fórmulas criadas e testadas por ela. A ideia é que um grande número de pessoas, mesmo sem serem seus pacientes, possa utilizar suas fórmulas através de dermocosméticos com ativos de ação cientificamente comprovadas, em altas concentrações. Seus produtos são formulados para que você obtenha resultados rápidos e de forma eficaz.

Há sete anos atrás, quando estava enfrentando minha pré adolescência, vivi a pior fase da minha pele, que foi consumida pelas acnes, cravos e oleosidade excessiva. Depois da turbulência, consegui criar alguns hábitos de cuidados com a pele que cuidam da oleosidade do meu rosto e que evita a aparição de espinhas e cravos. Sendo feita de forma simples, com produtos básicos e completamente acessíveis.

Limpar a pele antes de dormir, antes de ir para a cama é o momento do dia em que a pele está mais suja, naturalmente. Durante o sono acontece a renovação celular.  Esse é o período que o nosso órgão utiliza para se reequilibrar dos “ataques” sofridos pelos estímulos intensos de um dia comum – além de ter a oxigenação aumentada. Se a pele estiver repleta de substâncias nocivas, esse processo de reparação não será tão efetivo. Agora, se ela estiver limpa poderá cumprir com o seu papel tranquilamente. Antes de dormir, lavo meu rosto com um sabonete facial e aplico uma loção adstringente, própria para pele mista ou oleosa da Ligia Kogos. Com uma fragrância cítrica, além de limpar, ele proporciona um frescor maravilhoso para a pele, finalizando nosso dia com chave de ouro.

Lavar o rosto pela manhã, essa limpeza matinal é essencial para preparar a pele para os estímulos que ela sofrerá durante o dia. Prefira sabonetes líquidos, pois os em barra, por conta do contato direto com o ar, ressecam e podem perder suas qualidades. Considere também que existem sabonetes específicos para essa parte do corpo com funções diferentes daqueles que você mantém no box. Aplique o sabonete líquido no rosto por cerca de um minuto para que a pele possa absorver suas propriedades, enxague bem e seque levemente com uma toalha.

Esfoliar a pele, esfoliar é o ato de desprender, soltar, retirar substâncias de alguma superfície. No caso do tratamento estético, a esfoliação remete à remoção de células mortas da pele. Para esse passo, uso o gel esfoliante facial da Ligia Kogos, duas vezes na semana. Com micro partículas, ele se desfaz de forma delicada, sem agredir a pele e é dono de uma fragrância de limão com eucalipto maravilhosa, que floresce aquele ar de limpeza e frescor.

Hidratar o corpo e a face, por conta do clima, da qualidade do ar e outros fatores, a barreira cutânea pode ficar fragilizada, o que facilita, inclusive, a influência de micro organismos nocivos. Portanto, usar produtos hidratantes duas vezes por dia é aconselhável (pode ser antes e depois de dormir) – de preferência após o banho, quando os poros estão mais suscetíveis a uma melhor absorção do produto.

Usar protetor solar, esse é um hábito de extrema importância negligenciado pela grande maioria das pessoas. Os raios solares, quando em contato direto e permanente com a pele, podem provocar o envelhecimento precoce, manchas e até mesmo câncer. Vai dizer que você não sabia disso? Então cuide-se e adquira o hábito de aplicar um filtro solar adequado para o seu organismo todos os dias.

Compartilha com a gente: quais cuidados você tem com a sua pele?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

78 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *