6 coisas que é melhor manter em segredo

Escutamos infinitos conselhos durante nossa vida, alguns são absorvidos, outros esquecidos por completo, entre eles um ditado comum: contra a inveja, o silêncio. Ninguém precisa saber sobre sua vida, sobre suas conquistas, dos caminhos que pretende seguir, dos tombos, fracassos ou da sua rotina. Você não deve explicação para ninguém. Por qual motivo deveríamos despejar nossos sentimentos mais profundos em textos enormes no Facebook? Essas propagandas pessoais em uma rede social só serve para dizer que aquela vida é melhor do quê a do outro e todos nós sabemos que ninguém é tão feliz como aparenta ser no Facebook. Ninguém é melhor do quê ninguém. Quando alcançava uma conquista uma felicidade intensa tomava conta de mim, distribuía a notícia para as pessoas do meu convívio, por pensar que elas sentiriam a mesma alegria que eu. Mesmo sendo bem seletiva, descobri que a inveja não tem nome ou sobrenome e vêm de quem a gente menos imagina.

O hinduísmo nos ensina uma maneira de nos comportamos diante da vida e um senso de responsabilidade mostrando que o silêncio, na maioria das vezes, é o nosso melhor aliado. Há coisas que é melhor manter em segredo, aspectos sobre as nossas aspirações, realizações e essências que fazem parte da nossa privacidade. O objetivo final destes princípios é orientar o ser humano no caminho da libertação, de forma que os nossos pensamentos, emoções, ações e palavras nos tragam serenidade, um estado de consciência onde tudo está em harmonia. Portanto, é interessante saber quais são as coisas que é melhor manter em segredo, favorecendo esse senso de responsabilidade com nós mesmos e com os outros.

Não dê atenção aos boatos, fofocas ou comentários negativos sobre terceiros e nunca repasse-os, se alguém lhe contar um boato ou soltar um comentário negativo sobre alguém, uma crítica ofensiva sobre o comportamento dos outros, ignore e não repasse para outras pessoas. Seja o muro que contém a negatividade e o insulto sem sentido.

Mantenha em segredo os seus planos, se você tiver um sonho, um objetivo ou projeto pessoal, seja ponderado. Não conte seus planos antes que eles sejam realizados, caminhe calmamente e seja cuidadoso. As vezes, quando contamos um anseio ou objetivo, algumas pessoas ao invés de vibrar com nossa alegria, nos presenteiam com a sua desconfiança ou pior, com as suas críticas. Mantenha suas metas pessoais em segredo!

Mantenha em segredo os momentos em que você foi seu próprio herói, ninguém além de você conhece as batalhas que você já ganhou, as lutas pessoais que superou para provar a si mesmo que era capaz, que merecia o sucesso. Por vezes, o ser humano é forçado a evitar pedras no caminho que só ele entende, uma decepção, uma mentira, uma frustração ou abandono. São histórias feitas de momentos difíceis que nos esculpem, deixam marcas, mas que por sua vez, extraíram o melhor de nós. Essas vitórias devem permanecer em nossa área privada. Quando você as diz em voz alta, elas perdem a transcendência, não são entendidas ou são interpretadas de maneira equívoca, como se nas nossas palavras houvesse alguma arrogância.

Não fale sobre as intimidades da sua família, as privacidades da nossa própria casa, da nossa família ou do relacionamento devem ser mantidas em segredo. Isso tudo pertence apenas a nós mesmos: são legados, situações, dinâmicas e vínculos que não devem ser ditos em voz alta como se alguém soprasse um dente-de-leão ao vento.

O que sua mão direita faz sua mão esquerda não precisa saber, quem nunca ouviu esse ditado não é? Nossas boas ações e atos de nobreza não devem ser espalhados, eles não precisam de espectadores, as boas ações não precisam ser publicadas em cartazes, ela não deixa de ser extraordinária só porque não tem olhares observando. A verdadeira bondade é aquela que não se vê, que é praticada discretamente com atos que se somam, em grandes feitos e nas situações mais anônimas.

Não expresse suas fraquezas e carências, há pessoas que se fixam no que lhes falta, ficam obcecadas com o que não têm e não conseguem ver o quanto elas são afortunadas. Não faça isso. É melhor manter em segredo aquilo que você não possui. Se você não tem um computador da última geração, fique em silêncio, você pode estar com alguém que não pode se dar ao luxo de ter um, por mais simples que seja. Se você não tem um parceiro, não tem a casa dos seus sonhos, não pode viajar nas férias, não se lamente, não reclame tanto como se essa falta fosse a causa da sua infelicidade.Às vezes, lamentamos não ter coisas que não são realmente importantes.

Esses conselhos são rotineiros, todos nós já pensamos ou ouvimos um deles uma vez na vida. Eles descrevem uma arte enriquecedora que é cada vez mais rara no mundo em que vivemos: a reserva, o respeito alheio e a prudência. Não se esqueça: cada ato tem as suas consequências. Então, sejamos mais reflexivos e procuremos entender que o silêncio muitas vezes é o lugar mais adequado para manter certas palavras, certos sonhos e pensamentos. Afinal, um pouquinho de segredo nestes tempos em que tudo se torna um julgamento, uma crítica e uma ofensa, não nos fará mal.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

74 Replies to “6 coisas que é melhor manter em segredo”

  1. Eu mantenho muito em segredo meus planos..rs

    Beijo
    😉
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|

  2. Muito bom,Kaila. Esse de manter em segredo os palnos é realmente um dos mais comuns e verdadeiros né?

    Beijinhos
    n. // http://www.fashionjacket.com.br

    1. Pois é, e as vezes até teimamos e acabamos contando. Mas, o melhor é reservar e esperar tudo acontecer! ❤

  3. Que post ótimo! Eu já prefiro guardar tudo em segredo. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    1. Fico feliz por você ter gostado, Pathy!

  4. Nequeren Reis says: Responder

    Com certeza é com essas 6 dicas que muito se aproveita da sua
    fraqueza e simplicidade por que vc crer nas pessoas de mente suja sem saber,
    obrigado pela visita volte sempre.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    1. Exato, por isso é importante manter essas coisinhas em segredo! ❤

  5. Amei as lições que você descreveu. Muito do motivo de eu ter desanimado do Facebook é por que as pessoas não conseguem medir o “silêncio” que precisam fazer naquela rede social… As vezes acaba virando um show de horrores. Levo o silêncio muito em conta na minha vida. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://www.paisagemdejanela.com

    1. Não entro muito no Facebook por causa disso, é indireta atrás de indireta!

  6. Oi, Kaila!
    Eu sempre tento não contar os planos e projetos da minha vida, mas acabo contando para as pessoas mais próximas pelo simples fato de que tenho dificuldade de guardar para mim. Claro, se for algum segredo de outra pessoa, eu nunca falo. Mas quando o assunto é comigo… Nossa, é muito difícil.
    Suas dicas são ótimas e seria ótimo se eu conseguisse seguir todas!
    Beijinhos.

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Mari! ❤

  7. Olá
    Tudo bem Kaila?
    Menina, estou usando esses passos todos, já passei por tanta coisa resolve pensar mais em Mim.
    E foi a melhor coisa que eu fiz na minha Vida.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    1. Oi Ka, tudo bem e você? Não tem nada melhor, né?

  8. Manter em segredo os planos a gente aprende com a vida né?
    Quando a gente percebe que parar de contar os nossos planos ajudam pra ele se concretizar.
    Porque as pessoas acabam dando opiniões demais e muitas vezes julgando e emanando cargas negativas para nossos planos.
    http://www.pamlepletier.com

    1. Exato, não é simples, mas é necessário. A frequência da nossa vida muda, fica mais tranquila e as coisas fluem melhor.

  9. Nossa, eu achei sensacional esse texto. A gente tem esse mau hábito de sempre falar, se vangloriar, etc etc, e isso realmente só faz diferença para seu próprio ego. Acho que essas coisas são válidas falar (nem todas, mas por exemplo os planos, atos heroicos, bondades) como forma de inspiração, mas tem que ser feito com muita sabedoria.
    beijos.

    1. Muito obrigada Amanda, não sabe como fico feliz por você ter gostado! ❤

  10. Conselhos maravilhosos Kaila

    Confesso que conto muito sobre minhas coisas 🙁
    Vou me policiar mais!

    Bom finde!

    Bjoooos

    1. Que bom que gostou Fê, fico feliz! ❤

  11. Olá! Gostei dessa lista!
    Tem coisas que é melhor não compartilharmos mesmo né. Beijos

    1. Fico feliz por você ter gostado, Aline! ❤

    1. Que bom que gostou, fico feliz! ❤

  12. Este post é excelente!
    Beijinhos

    1. Fico feliz por você ter gostado, Inês! ❤

  13. Eu comecei a repensar bastante sobre isso, antes eu falava tudo, agora prefiro guardar tudo em segredo! <3 beijos
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Tudo flui melhor…

  14. Óptimas dicas que por acaso tento seguir, embora nem sempre o consiga! Bom fim de semana. 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Que bom que gostou Inês, fico feliz! ❤

  15. Oi, Kaila! Confesso que eu adoro falar, então sempre deixo escapar coisas que não devia. Seria melhor se eu conseguisse seguir isso que você falou no texto.

    Beijo!
    http://www.controversos.com

    1. Começa se corrigir quando fizer, guardar algumas coisas para si faz toda a diferença, nossa vida flui de uma maneira mais leve e tranquila..

  16. ótimos conselhos,realmente devem ser seguidos para não atrairmos coisas ruins para nossa vida!

    Beijos :*

    Eu Vou de Esmalte

    1. Fico feliz por você ter gostado, Lais! ❤

  17. Dessa lista, as coisas que considero mais importantes para mim são: não demonstrar as fraquezas e carências – o que é extremamente difícil, ainda mais quando tem muito convívio com pessoas de má intenções (ex.: trabalho), não contar os planos e sonhos – eu aprendi que só devemos contar (não é regra) depois de tudo concluído, pois geralmente as pessoas tem olho gordo pra cima de nós e tentam nos desmotivar, e, por fim, sobre os acontecimentos da família.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    1. Exato, esses dois pontos são bem comuns e difíceis de lidar. Mas, quando nossa vontade de falar é contida, tudo flui melhor!

  18. Gostei de você ter falado nesses pontos que eu costumo sair fazendo sem pensar duas vezes. Vou tentar me policiar um pouco sim porque é muito bom deixar as coisas acontecerem no seu próprio ritmo e contando pra alguém isso quase nunca acontece comigo haha

    Beijos!

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Clarissa! ❤

  19. Kaila que texto simplesmente perfeito!
    Como diz um amigo para os textos sensacionais: onde eu assino embaixo????
    Amei o ítem: ninguém além de vc conhece as batalhas que vc travou, atitude correta do bom guerreiro
    Segredo sobre planos tenho guardado já há um bom tempo e funciona mesmo!
    Excelente fds pra vc e todos aí
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Ah Luli, você é sempre tão gentil. Muito obrigada! Não sabe como fico feliz por você ter gostado! ❤

  20. Graças a Deus eu me preocupo com outras coisas, daí sempre que me contam uma fofoca, fico surpreendida na hora mas logo esqueço, hahaha! Isso de manter em segredo meus planos é onde eu mais peco, porque é exatamente isso que acontece, você falou bem. Isso de manter também quando você é seu próprio herói é muito real. As privacidades da família também devem ficar em casa. Concordo com tudo do post! É até bom deixar um lembrete com cada um desses segredos que devemos guardar para nós mesmos.

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Thami!

  21. Cara, eu amo tanto os seus textos. Escreve um livro de auto ajuda pelo amor! rsrssr Minha mãe sempre me dizia para não contar planos para minhas amigas e pra ninguém! E sempre que contava não dava certo hahaha Mais ainda fico me policiando para não contar as minhas coisas para os outros (e olha que sou mega reservada), as vezes acabo contando meus planos para familiares e as vezes não é legal, ainda que seja do mesmo sangue.
    Beijos linda

    http://www.estiilocarol.com

    1. Ah Amanda, se você soubesse o quanto fico feliz por receber comentários assim, muito obrigada, de verdade! ❤

  22. Com certeza para muitas pessoas falta prudência, às vezes falamos de mais sem necessidade, e no fim isso acaba machucando a nós mesmos. Temos que ser mais reservados e mais felizes 🙂

  23. A vida é bem melhor quando nós guardamos tudo para si. Tudo flui perfeitamente, parece magica.
    http://www.entrefatosblog.blogspot.com.br/

    1. Sim, tudo fica com outra frequência!

  24. As vezes é melhor guardar as coisas pra si mesmo…

    Tem sorteio novo la no blog, te convido a participar! http://www.cobaiaamiga.com/2018/03/resumo-da-semana-sorteio-makes.html

  25. Essas dicas a minha vó já falava, mas é sempre bom lembrar, pois o mundo está cheio de pessoas carregadas e que desejam o mal a outra sem nem ao menos conhecer… afff
    Adorei sua reflexão, Ka!
    Beijo
    Vidrinhos & Feminices
    Fanpage
    Instagram

    1. Que bom que gostou Anne, fico imensamente feliz!

  26. Kaila que post maravilhoso, eu não dou atenção aos botos e mantenho sempre em segredo os meus planos, não gosto de sair por aí falando das minhas coisas para o mundo, Kaila bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Não sabe como fico feliz por saber que você gostou, Lucimar! ❤

  27. Amei suas dicas! Meu planos eu costumo manter em segredo, mas você deu outras dicas ótimas, que eu não havia pensado nisso!
    Beijinhos da Jacky.
    http://www.estilosaefeminina.com.br/
    https://www.youtube.com/jackytompson
    https://www.instagram.com/jackytompson/
    https://www.instagram.com/estilosaefemininablog/

    1. Que bom que gostou, fico muito feliz Jacky! ❤

  28. Oi, Kaila!
    Esse de manter em segredo futuras conquistas minha mãe sempre me aconselhou.
    Beijos
    Balaio de Babados

  29. O ditado eu não conhecia, mas concordo que os planos dão muito mais certo se ninguém souber. O difícil é ficar em silêncio mesmo x)

    Boa semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    1. Pois é, a gente precisa se policiar!

  30. Sempre fui de contar tudo pra todo mundo, tinha a inocência de achar que outras pessoas desejavam o bem que eu desejava para elas, mas com o tempo as máscaras vão caindo e temos que aprender a fechar a boca na marra

    1. Exato, com o tempo a gente vê e a gente aprende!

  31. Silvana Almeida Souza says: Responder

    Muitos de nossos sonhos precisam mesmo ser guardado em segredos e até mesmo particularidades da vida pessoal nem todo mundo que ri pra nós está torcendo pelo nosso sucesso!
    Beijoss
    http://www.silalmeida.com

  32. Que texto maravilhoso! Principalmente a dica do segredo, é bem isso!
    Ótimo poste.
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    1. Que bom que gostou Gabriele, fico feliz!

  33. Olá Kaila tudo bem???

    Manter nossos planos em segredo é a melhor coisa, pois se amanhã não for nada disso caberá só a nós esquecer…

    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    1. Oi Debora, tudo bem e você? Fico feliz por você ter gostado!

  34. Olá Kaila, tudo bem com você?

    Achei muito interessante seu artigo, e concordo com vários pontos, principalmente a parte de guardar os seus planos (não contar pra ninguém), confesso que ainda tenho dificuldade com isso, muitas vezes acabo contando, e é nessas vezes que costuma dar errado -.-.

    Bom obrigada por compartilhar essas informações conosco, vai se de grande ajuda pra muitas pessoas.
    Beijos!!

    1. Oi Stefania, tudo bem e você? Fico extremamente feliz por você ter gostado, viu?

  35. Oi Kaila

    eu preciso fechar mais a boca, vira e mexe solto um plano!
    Fico P da vida cmg msm, mas já contei né?!
    A gente tem que aprender que algumas coisas n devem ser faladas, e as que ‘devem’ ser ditas, nem td mundo pode ouvir…ser seletivo!
    Aos poucos vou aprendendo a guardar segredo das minhas coisas
    hehehehehehe

    Bjooos

    1. Tenho muito azar, sempre que conto algo não acontece mesmo. Quanto mais guardamos as coisas para nós, melhor! ❤

Deixe uma resposta