Educação infantil: valores que você deve ensinar às crianças

Empatia ou ambição? Qual desses valores você considera mais fácil transmitir aos seus filhos? De certa forma, filhos são como um navio: sua bagagem e parte do que ele é, já vêm com ele. No entanto, seu capitão tem o dever de encaminhá-lo, de mostrar o mundo e o encaixar da melhor forma possível. Se os pais priorizam o ensinamento de valores e virtudes isso sensibiliza a criança, porque é algo universal, é algo que faz parte do ser humano. Dessa maneira, elas entendem que pessoas precisam ter afeto, resiliência, compaixão e solidariedade umas com as outras. Educar uma criança vai além de dar comida, roupa, escola e tudo que ela quer, pois inclui tarefas mais subjetivas como a transmissão de valores, a educação emocional e a preparação para os desafios da vida. Atribuições como essas são tão importantes para o pleno desenvolvimento humano quanto a alimentação, e estão nelas as maiores dificuldades das famílias e dos educadores. Então, o que fazer nessa situação? Será que estou no caminho certo? Será que você está? Perguntas que não têm apenas uma resposta.

Desde seu nascimento a criança aprende a socializar com o mundo que a cerca, através de brincadeiras é possível ensinar as crianças a resolver conflitos e lidar com sentimentos que nem sempre são agradáveis, além de faze-los entender os valores significativos da nossa existência, preparando-os para situações inevitáveis do cotidiano e manifestando seus bons valores. Por meio das brincadeiras a criança consegue entrar em contato com o mundo que está a sua volta, com uma vertente lúdica, associando vivências reais. Os valores a serem trabalhados durante uma brincadeira é ampla:

Tolerância – Que somos diferentes um dos outros todos sabemos, saber respeitar essas diferenças é primordial e, uma brincadeira é o momento ideal para que as crianças conheçam, aceitem e respeitem o outro como ele é e não como quer quer seja.

Honestidade – Ver alguém assumindo e assumir que errou ou diante alguma situação onde seria a chance de trapacear e ela não se concretizar.

Generosidade e solidariedade – No ato de respeitar e demonstrar afeto às pessoas.

Humildade e flexibilidade – Um bom treinamento é na espera da sua vez e aceitação de suas derrotas e perdas.

Grande parte dos brinquedos disponíveis em lojas especializadas são eletrônicos, como celulares, tablet, jogos de computador e DVD’s, incentivando a criança a brincar sozinha. Claro que as crianças podem fazer uso da tecnologia para se divertirem, mas brinquedos educativos precisam fazer parte da vida dos pequenos também. Entendendo a importância desse valor, a Loja Ser Mãe tem como missão trazer uma proposta para as famílias de reforçar os momentos de brincadeiras com seus filhos, por entender que esse convívio familiar agrega valores para o desenvolvimento do bebê e da criança, sendo um grande aliado nesse processo de descoberta e aprendizagem, auxiliando no aprimoramento intelectual, no desenvolvimento cognitivo e na sociabilidade da criança.

Sua visão é ser um canal motivacional, por meio de brinquedos educativos, sendo utilizados como complemento na educação e formação da criança com estimulo de aprendizado de maneira lúdica, para os familiares, pais, mães, tios, dindos, avô, avó, que acreditam que brincar é coisa série, faz bem e faz feliz o pequeno que tanto amamos.

“O maior presente que você pode dar a alguém (seu filho) é o seu tempo, o seu amor e o seu interesse”.

Organização, autoconfiança, liderança, respeito, afeto, empatia, confiança nos outros, criatividade e aprender a superar desafios também são valores dos outros inúmeros que podem ser trabalhados e desenvolvidos nos momentos de brincadeiras.Cabe aos responsáveis acompanharem os acontecimentos e guiar as situações que venham surgir, permitindo que as crianças tenham espaço para aprender de forma saudável e harmoniosa. As brincadeiras podem ser usadas como ferramenta para ensinar às crianças, esteja ela sozinha ou em jogos coletivos, lendo um livro ou brincando de encenar, conforme são estimuladas durante as brincadeiras, as crianças vão conquistando seu espaço e se desenvolvendo de uma forma única.

Me diz, se até nós adultos perdemos a linha ao se deparar com estes brinquedos, quem diria os pequeninhos, não é? Apresente para o seu bebê o melhor que este mundo têm a oferecer, explore agora as opções de brinquedos da Loja Ser Mãe!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

38 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *