Blogosfera: quanto devo cobrar por um anúncio em meu site?

Estar sempre inspirada para criar conteúdos relevantes, ter criatividade para produzir fotos que combinem entre si para criar um feed harmônico, gravar vários vídeos por semana não é tão simples quanto parece, tão pouco termina apenas porque os conteúdos foram publicados, fora das câmeras é necessário ter profissionalismo para assinar contratados, selecionar serviços e entregar trabalhos. Em meio há tantas particularidades, se encontra sua vida pessoal que é invadida, já que seus conteúdos são criados através de suas experiências. Há quem diga que o trabalho das criadoras de conteúdo são vagos, mas na verdade, eles podem ser nomeados como um verdadeiro desafio, ninguém sabe o que vai acontecer com ele amanhã ou daqui um ano, se irá se expandir ou esquecido, mas todos podem se lembrar de um detalhe: grande parte dos que ficaram permaneceu nele por amor e mais nada. Com trabalho, dedicação e esforço, um espaço virtual pode se tornar um trabalho remunerado, mediante dos anúncios de terceiros diretamente nas páginas do nosso site. Mas, quando do amor surge uma oportunidade, como saber quais trabalhos oferecer e qual preço cobrar?

Existem algumas formas de monetizar um site, a maioria dessas possibilidades vêm de anúncios diretos nas páginas do site. O maior desafio é saber quanto cobrar por anúncio, quanto custa cada espaço e qual o valor daquela exibição. Nem todos os sites conseguem ser remunerados, e os que são precisam redobrar os estudos, a dedicação e aprimorar sempre o seu trabalho. Não há uma fórmula matemática para definir o preço da publicidade em um blog, mas há elementos que podem intervir na hora de definir um valor adequado.

Qual o nicho do seu site? Para profissionalizar o seu site é essencial que você defina o tipo de conteúdo e assuntos que são/serão tratados em seu blog. Essa é a primeira coisa que um anunciante analisa. Isso determinará se o seu nicho é ou não relevante e o quanto seu blog será importante para aquilo. Quanto mais específico e único for o seu site, maior será o seu preço.

Qual o seu público alvo? Pense que o seu público alvo também é o público alvo de uma empresa com seus produtos e serviços. Quando se conhece os leitores, entende-se o que eles querem e o que procuram, baseando-se em estatísticas, pesquisas e resultados de interações. O anunciante quer saber quem vai ver os anúncios, quem vai clicar e até quem vai comprar. Quanto mais específico for o seu público e melhor definido estiver o potencial para se atingir tais pessoas, maior será o interesse de alguém anunciar em suas páginas.

Quais as estatísticas do seu blog? Antes de monetizar o seu site é necessário ter um número expressivo de visitas. Mais significativo que isso é o número expressivo de exibições de página, baixa taxa de rejeição e alto tempo de permanência do visitante. Esses números é que podem reforçar o quanto seu blog pode trazer de retorno para os anunciantes que investirem.

Quais e quantos espaços estão disponíveis para anúncios? Qual a forma de anunciar em seu blog? Os espaços disponíveis e a visibilidade desse espaço é determinante no preço. Os melhores lugares custam mais caro. Cada espaço desse determina um preço diferente, um valor maior ou menor de acordo com o maior potencial ao ser exibido na página do seu blog. Não podemos descartar também que cada layout tem seus espaços privilegiados. Você pode fornecer publieditoriais e banners em seu site.

Antes de definir o valor dos trabalhos oferecidos, lembre-se dos custos e do tempo gasto em cada trabalho. Um trabalho por permuta, por exemplo, exige que você teste o produto, se arrume, fotografe, edite aquelas fotos, escreva os artigos e os entregue para o anunciante. Cada trabalho exige uma dedicação diferente e isto deve ser colocado na ponta do lápis. E agora que já sei tudo isso, quanto devo cobrar pelos anúncios? Depende, não sou eu ou o anunciante que deverá definir os seus valores, tão pouco, deverá se basear nos preços cobrados por outras criadoras de conteúdo, eles devem ser determinados por você. Ninguém além de você pode valorizar o seu trabalho e definir os seus valores. As vezes, seu site tem poucas visitas, mas seu conteúdo influencia, conquista interação e repercussão, tornando seu site mais influente que outros mais populares. Por isso, não se baseie no trabalho de outra criadora de conteúdo ou em seus valores, cada trabalho é impar e só pode ser valorizado por quem o produz.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

62 Replies to “Blogosfera: quanto devo cobrar por um anúncio em meu site?”

  1. Monyque Evelyn says: Responder

    Gostei muito do seu post, de imensa importância!

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, Monyque! ❤

  2. Kaila, que post maravilhoso! com certeza muito útil suas dicas, realmente pensar sempre o que produzir não é tarefa fácil, então é justo cobrar um preço legal pelo trabalho né?!
    Beijos,
    https://elasdizem-blog.blogspot.com.br/

    1. Muito obrigada Luana, fico extremamente feliz por você ter gostado. É justo cobrar um preço legal pelo nosso trabalho, mas é importante que ele seja relevante e digno daquele preço. Colocar um valor alto em um retorno singelo, não é justo. Se você tiver interação, visualizações, conteúdos relevantes e bons retornos para a loja é mais que justo cobrar um preço bom!

  3. Muito boas, excelentes dicas e texto real e não fictício de como é realmente, produzir um conteúdo.

    Beijos e um bom final de semana!
    Blog DMulheresInstagramFanpage

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Sheyla! ❤

  4. Vivo nesse mundo há anos, e sempre vejo esse dilema, o pior de tudo é quando as marcas não dão o valor necessário, querendo fazer parcerias por preços baixíssimos 🙁

    SITE VIENA

    1. Nesse momento, precisamos apenas recusar e valorizar o nosso trabalho.

  5. Adorei as dicas.
    São coisas bem básicas, mas que deixam o blogueiro com muitas dúvidas.

    Tenha um ótimo final de semana.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, Natalia!

  6. Eu adorei as dicas, eu já passei por esse dilema de quanto cobrar por uma publicidade, e, geralmente, eu deixava o anunciante dar o seu preço (o que é meio injusto em alguns casos).
    Com suas informações eu vou começar a fazer melhor o meu preço.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Le. Definir os preços demonstra profissionalismo e o reconhecimento do seu trabalho para o anunciante.

  7. Oi Kaila
    eu sou bem ‘burrinha’ pra essas coisas
    já disse né?! hehehehehehehe
    N sei se saberia um dia dar um preço mas o que eu qria msm era ter parceria com editoras!
    Meu sonho receber livros em casa e resenhá-los ^^

    Bjoooos

    1. Sei que vai conseguir Fê! ❤

  8. Eu estou começando a ter uns números melhores, embora já tivesse época que atingi o dobro de agora. Mas, é difícil achar marca aqui que veja valor em blog em crescimento, eles querem números grandes e nós temos que ir gastando do bolso mesmo para chamar atenção.
    Faz um especial de vantagens em anunciar em blogs em crescimento 😀

    Zíper Chique

    1. Amei sua ideia de post, com certeza irei fazer! ❤

  9. Thais Pereira Terra says: Responder

    Gostei muito da postagem e das dicas! Acho bem difícil essa questão do quanto cobrar.

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    1. Não sabe como fico feliz em saber que você gostou, Thais! ❤

  10. Muito boas as suas informações é sempre bom o blogueiro saber quanto cobrar no seu site, Kaila bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Fico muito feliz em saber que você gostou, Lu! ❤

  11. Que dicas maravilhosas! É sempre bom esclarecer esse assunto que é meio complicado!
    Ótimo poste.
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    1. Que bom que gostou Gabriele, fico feliz!

  12. Ótimo post! Sem dúvida ajudará muita gente.

    Beijo!
    Cores do Vício

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Pathy! ❤

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, Jana!

  13. Ótimo post, Kaila. A verdade é que já me falaram que eu deveria até cobrar a mais do que cobro, mas tenho medo de ser abusiva acredita? É complicado isso de valores.. Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br

    1. Que bom que gostou May, fico feliz! Na blogosfera não existe valores definidos, já vi meninas com um número x cobrarem R$ 500,00 e outras com o mesmo número cobrarem R$ 150,00, então é relativo, o importante é definir um valor que valha a pena para você e para a marca.

  14. Óptimo post para quem pensa em rentabilizar os blogues. 🙂 Bom fim de semana.

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Que bom que gostou Inês, fiquei muito feliz! ❤

  15. São dicas ótimas para pessoas que ainda tem duvidas nisso! Até alguns meses atras, eu tinha uma certa duvida, mas depois eu fui vendo os pontos do meu blog, como os que você citou logo acima, estatistias, publico alvo… E eu cheguei onde eu queria!
    Um beijo grande e muito GORDO
    http://thaissgalbiero.blogspot.com.br/

    1. Que bom que gostou Thais, fico feliz! ❤

  16. Ótimas dicas, é sempre muito difícil calcular o valor do nosso trabalho. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://www.paisagemdejanela.com

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, Paula! ❤

  17. Acredito que tudo tem que ser levando em conta, engajamento, tempo, alcance, divulgação… Gostei das dicas, precisamos valorizar nosso trabalho e cobrar o justo. ♥
    Charme-se

    1. Que bom que gostou Simone, fico extremamente feliz! ❤

  18. Amei!!!

    Estou adorando visitar esse blog maravilhoso, sempre tem posts legais.

    Parabéns!!!

    Posso compartilhar esse post no meu facebook?

    Quero compartilhar com as minhas amigas!

    1. Muito obrigada Rayane. Pode compartilhar sim! ❤

  19. Gostei muito do seu post! É a nossa realidade, mas ver conteúdos assim sempre ajudam, não é mesmo?

    :***

    Patty
    Blog Cute Nails
    Fanpage Cute Nails
    Instagram

    1. Quanto mais informação melhor, não é? Fico feliz por você ter gostado! ❤

  20. Ótimas dicas e pontos muito importantes abordados 🙂

    1. Que bom que gostou, fico feliz! ❤

    1. Fico feliz, Sté! ❤

  21. Seus posts são sempre ótimos
    bjs

    1. Muito obrigada, Carol! ❤

  22. Oi, Kaila!
    Achei interessante você levantar essas questões. Eu mesma nunca nem pensei em cobrar anúncio de nada lá no blog.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da Folia Literária 2018: cinco kits, cinco sortudos.

    1. Há muitas formas de ganhar dinheiro com o nosso site, transformando aquilo que a gente mais ama em um meio de vida. Você proporciona o bem e colhe os frutos disso! Fico feliz por você ter gostado, Lu.

  23. Já vi alguns modelos de cálculos para publipost, mas é preciso levar em conta quantas views você tem por mês no blog para valorizar o seu trabalho.
    big beijos
    http://www.luluonthesky.com

    1. Exato! Já vi alguns cálculos, mas nunca os fiz para definir os valores.

  24. Um post muito bom e informativo. Precisamos saber valorizar o nosso trabalho, que parece fácil, mas não é.
    Bjus!

    galerafashion.com

    1. Não sabe como fico feliz em saber que você gostou, Adriana! ❤

  25. Tammy Cezaretti says: Responder

    Que hino de post do começo ao final, adorei as dicas e com certeza vai nos ajudar muito hahahaha

    Beijos,
    http://www.tammycezaretti.com

    1. Muito obrigada Tammy, fico tão grata em ler comentários como o seu! ❤

  26. Adorei o post. Nunca estipulei um valor de anuncio no meu blog, sempre aceitei as propostas das marcas. Como sempre achei o valor justo e os valores sempre foram próximos de uma proposta de uma marca para outra, acebei não criando a minha própria tabelinha

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Ana! ❤

    1. Que bom que gostou, fico muito feliz Victoria! ❤

  27. Silvana Almeida Souza says: Responder

    Oi Kaila excelente dicas, eu sempre tenho dúvidas de qual valor cobrar pra determinadas empresas!
    Seu post foi muito esclarecedor!
    Beijosss
    http://www.silalmeida.com

    1. Não sabe como fico feliz em saber que você gostou, Sil!

  28. Olá querida Kaila!
    Que postagem incrível e realista!
    Amei as dicas e achei elas bem úteis!

    Tenha uma semana ainda mais abençoada!
    xoxo, Pam!
    https://palomari.blogspot.com/

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, Paloma! ❤

Deixe uma resposta