Liberte-se do lixo emocional e cure a você mesmo

Iniciava-se o dia com uma pintura rosa no céu, que desaparecia dentro de instantes concedendo espaço para um sol brilhante, rodeado de nuvens. Crianças corriam para jogar bola, pular corda ou brincar de amarelinha. Estranhos se cruzavam e diziam bom dia. Não existia essa competição constante, os bens materiais não estavam em primeiro lugar, as pessoas não queriam tirar proveito de tudo, antes de tudo, havia ternura pelo próximo. Por quê nosso mundo ficou tão cinzento? Por quê não temos mais tempo para dizer um simples bom dia ou perguntar ao nosso colega de trabalho se está tudo bem de maneira sincera? Quando essa pergunta é feita realmente nos importamos com a resposta ou é apenas um roteiro de diálogo pronto que utilizamos diariamente? Em nosso armário foi adicionado figurinos que nos oferecem, vivemos como personagens em uma vida que não é nossa. Silenciamos no fundo do peito um eu que muitas vezes nem sabemos que existe. De repente, do nada, um imprevisto, uma palavra mal interpretada, uma situação limite nos faz trombar conosco mesmo, com aquele que foi escondido em meio aos personagens. Guardamos tanta coisa dentro de nós que quando tudo vêm a tona, ofendemos pesadamente quem  amamos, ofendemos a nós mesmos.

Dizem que é importante prezar pelo nosso universo, pelas pessoas ao nosso redor, pelo nosso trabalho, mas ninguém diz o quanto é necessário cuidar da nossa mente. Infelizmente, em nosso interior estão guardados sentimentos e emoções negativas que sem nenhum cuidado se tornam mágoas mumificadas que um dia sairão de nós causando estragos homéricos. Há muitos corações feridos em nossa sociedade, repletos de lixo emocional. Lixo este que nosso coração não sabe como reciclar ou digerir, até porque essa não é a função dele. Quantas pessoas vivem no calabouço de suas emoções, sequestrados e acorrentados por rancores, atormentados por sentimentos de vingança e limitados por terem gastado toda sua energia produtiva e seu potencial com as impurezas que foram acumuladas por décadas, e o pior, sempre se convencendo de que a culpa é de alguém.

O que não verbalizamos vira lixo emocional e um dia vem à tona com força total, completamente desgovernado. Sente-se com quem você ama e tenha boas conversas, francas e calmas. Não se discute relação apenas com namorado/namorada, marido/esposa. Discute-se relação com amigos, parentes, com as  as pessoas importantes que fazem parte da nossa vida. Acumular palavras, emoções e sentimentos desagradáveis, prejudica a saúde mental e às vezes até a física, em casos de somatização. Acumular lixo emocional deteriora as nossas relações, tira a qualidade de vida, nos faz perder de nós mesmos, cria muros invisíveis. Por vezes, nos sentimos travados em relação a um ente querido e nem sabemos o por quê. Aglomeramos tantas palavras no peito que chega um momento em que nem sabemos mais por que aquela relação se perdeu, esfriou,  se encheu de lacunas e silêncios incômodos.

Sejamos generosos conosco, para que possamos olhar para o outro com a mesma atenção e cuidado com que devemos endereçar a nós próprios. Por mais doloroso e cansativo que seja debater os conflitos, este exercício é necessário. É um tratamento preventivo para muitos males da alma. Não segure palavras no peito. Elas apodrecem o melhor das suas emoções e sentimentos. Elas apodrecem você mesmo. Sorria levemente, não com a tristeza de um pássaro que perdeu as asas, mas com a alegria de quem agora infinitamente aprendeu a voar..

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

58 Replies to “Liberte-se do lixo emocional e cure a você mesmo”

  1. Kaila uma maravilhosa reflexão não podemos nunca acumular esse lixo emocional em nós isso não faz bem, Kaila tenha uma boa semana bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Que bom que gostou Lucimar, fico feliz! ❤

  2. Que texto maravilhoso, Kaila! Precisamos mesmo nos livrar do lixo emocional!
    Respondendo ao seu comentário do post dos esmaltes 5Cinco, quem escreveu foi a Dani e não eu. xD

    Beijo!

    1. Que bom que gostou Pathy, fico feliz!

  3. Eu precisava muito ler essa postagem. Estou guardando muito sentimento que vem me fazendo mal. Preciso mudar isso. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://www.paisagemdejanela.com

    1. Fico feliz em ter te levado as palavras certas, no momento que você precisava, viu? ❤

  4. Que reflexão incrível!
    Ótima para começar a semana 🙂

    1. Que bom que gostou Juju, fico feliz! ❤

  5. Olá Kaila
    Texto perfeito!
    Fiquei impressionada com o parágrafo que diz: o que não verbalizamos vira lixo emocional e um dia volta a tona desgovernado.
    Confesso que nunca pensei nisso dessa maneira, quantas vezes não queremos expressar nossos sentimentos e deixamos pra lá? Agora vou siiiiim procurar expor mais o que desejo e esse texto me ajudou muito.
    Excelente semana pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Muito obrigada Luli. Sempre guardei tudo para mim e isso me sufocava, é muito ruim ter muito para dizer e sufocar a própria voz!

  6. Oie
    Lindo texto para começar a semana, é importante cuidar do nosso emocional e tirar tudo que não nos faz bem.
    Uma boa semana.
    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    1. Não sabe como fico feliz em saber que você gostou, Nessa!

  7. eu precisava ler isso!
    Obrigada pela reflexão Kaila <3
    bj http://diadebrilho.com

    1. Fico feliz em ter te levado as palavras certas, na hora certa!

  8. Suas mensagens são sempre positivas!
    Adorei todos os conselhos, tem vezes que meu emocional ataca e só tendo muita autoestima e força de vontade para superar.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    1. Muito obrigada, Le. Fico muito feliz em saber que você gostou! ❤

  9. Que texto maravilhoso pra gente acordar pra vida! Ultimamente eu vim percebendo muito a quantidade de lixo emocional que vinha carregando. Às vezes, eu não conseguia ser eu mesma nem nas mínimas coisas e guardava uma mágoa por isso. Mas, graças a Deus, estou me curando e melhorando a cada dia. E é libertador!

    Abraços!

    http://www.lysonjeada.com.br

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Lysia. Tem coisas que não são simples de serem feitas, mas são precisas, como essa.

  10. Adorei nossa reflexão.
    Precisamos nos limpar por dentro e por fora sempre, principalmente nossa mente.

    Tenha uma ótima semana.

    Abraços,
    Natalia
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    1. Que bom que gostou Natalia, fico extremamente feliz! ❤

  11. Genteeee que texto maravilhoso é esse? Concordo com você, o que não verbalizamos vira lixo emocional e pode inclusive, fazer com que a gente adoeça no futuro. Gostei demais da sua reflexão, precisamos parar e pensar mais sobre essas questões.
    Beijos,
    #fiquerosa

    https://www.fiquerosablog.com/

    1. Ah Renata, muito obrigada! Não sabe como fico feliz em saber que você gostou.

  12. Reflexão linda, eu fui de guardar muitas coisas no peito e isso as vezes não é bom, colocar para fora, desabafar faz bem as vezes.
    Charme-se

    1. E como é! Fico feliz por você ter gostado, Simone!

  13. Sinceramente, esse texto foi feita para mim! as vezes prefiro guardar tudo do que falar e realmente é triste e dói muito. Adorei!

    1. Palavras sufocadas machuca a alma! Fico feliz por você ter gostado!

  14. Mais um texto lindo por aqui Kaila, você está inspiradíssima esse ano! #AMO

    1. Pode-se dizer que me encontrei nos textos de auto ajuda, haha. Fico feliz por você ter gostado, Camila!

  15. Eu tenho colocado tudo para fora quando algo não vai bem, detesto ficar guardando mágoa e rancor. Faz muito mal
    big beijos

    1. Palavras não ditas viram grandes feridas, né? Sempre bom expressar o que estamos sentindo!

  16. Oi, Kaila, tudo bem?
    Que texto gostoso de ler… para refletir… Quanto lixo emocional guardamos dentro de nós mesmos e só nos damos conta quando explodimos, hein?
    Realmente, quando perguntamos “tudo bem?” a gente quer mesmo que o outro diga o que está realmente acontecendo na vida dele? Porque a gente fica esperando como resposta um “tudo bem” também, morrendo de medo que o outro venha desabafar o que tanto o incomoda. Na vida líquida, não nos permitimos tempo para nós e nem para os outros, porque “tudo” parece nos roubar, é uma pressa que muitas vezes não é pra nada. Permitimos que outras coisas nos roube de nós mesmos.
    Quando não nos importamos com o Universo, com os outros, com a natureza, é porque não estamos nem aí para nós mesmos. Quando não nos respeitamos, não temos como respeitar o outro.
    Acumular lixo emocional é nos apodrecer dia-a-dia. Gosto de textos reflexivos.

    Beijo e uma ótima semana =D
    Antonia / Concatenando Ideias
    http://concatenardeideias.blogspot.com.br/

    1. Oi Antonia, tudo bem e você? Não sabe como fico feliz em saber que você gostou, viu? ❤

  17. Ultimamente estou acumulando muito lixo emocional e realmente não está me fazendo bem!! É como você disse, guardar esses rancores fazem tanto mal, vai apodrecendo nossa essência. Achei lindo essa frase Kaila: Sorria levemente, não com a tristeza de um pássaro que perdeu as asas, mas com a alegria de quem agora infinitamente aprendeu a voar..

    1. Que bom que gostou Jaynara, fico tão feliz! ❤

  18. Que coisa mais linda! O mundo seria tão diferente se todos pensassem assim, né? Que sonho! Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br

    1. As pessoas seriam mais leves, seriam ouvidas e amariam mais, a si mesmas e ao próximo. Seria muito diferente! ❤

  19. Que texto lindo. É uma reflexão de como lidamos com sentimentos quando não conseguimos colocar pra fora, infelizmente não é em todas as relações que temos liberdade de falar o que temos guardado e infelizmente isso acaba nos prejudicando demais.

    Beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  20. Que lindo esse texto!! Amei mesmo!! Tenho alguns lixos emocional guardados e não consigo falar, isso realmente nos deixa muito mal e só piora com o tempo, mas estou tentando melhorar e jogar todo esse lixo fora, mas isso é uma tarefa bem difícil, quem sabe um dia eu consiga falar o que eu penso e o que me deixa mal em vez de guardar kkk Amei!!
    Beijoos
    Yanna Karim

    1. Demorei muito para começar expressar o que sinto, mas posso dizer com todas as letras: é libertador demais!

  21. É que é mesmo assim Kaila, se guardamos tudo e vivemos amargurados, um dia em que se perca o controlo pode-se dizer e fazer coisas que não se queria, mas que por se ter acumulado e não libertado logo, tomaram grandes dimensões! Boa semana. 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

  22. Oi, Kaila!
    Hoje mesmo eu estava comentando com uma amiga sobre sentimentos e como eu não consigo externalizar alguns. Não escondo de ninguém que sou uma pessoa bastante rancorosa.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da Folia Literária 2018: cinco kits, cinco sortudos.

    1. Guardei muitas coisas dentro de mim, e isso me sufocava. Palavras não ditas machucam a alma!

  23. Você sempre me trazendo conhecimento em amore. Não sabia sobre esse lixo emocional.Obrigada por falar sobre. Xeruh

    http://www.kleidenaira.com.br

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Kleide! ❤

    1. Muito obrigado Bruno, fico feliz!

  24. Que coisa linda esse texto motivacional, Kaila. Sabe, eu sempre fui dessas de guardar as coisas, mas de uns tempos para cá, tenho tentado não guardar, pelo menos não tanto quanto antigamente. Já cheguei a ter sérios problemas de estresse emocional e até algumas semanas atrás, tive novamente que chegou a virar estresse físico junto.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    1. Expressar os nossos sentimentos e o que estamos sentindo é fundamental para melhorarmos as coisas ao nosso redor, né? Fico feliz por você ter gostado! ❤

  25. Que ótimo texto como sempre Kaila, adorei essa refleção.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. Que bom que gostou Jana, fico feliz!

  26. Oi Kaila, nossa eu adoro seus textos e o tema é ótimo. Realmente às vezes a gente acha que se livrou de um sentimento ruim, mas é guardado como lixo e um dia vem à tona. Só li verdades no seu post! Adorei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    1. Muito obrigada Michele, fico tão feliz em saber disso! ❤

  27. Não é bom mesmo guardar sentimentos ruins dentro da gente, só faz mal pra nós mesmos, adorei a reflexão!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, Mari!

  28. Que texto lindo e profundo, amei!
    Beijinhos da Jacky.
    http://www.estilosaefeminina.com.br/

    1. Que bom que gostou Jacky, fico feliz! ❤

Deixe uma resposta