Avião, carro ou ônibus: qual o mais econômico para viajar?

Velejamos em um mar limitado de coisas impares: os mesmos assuntos, as mesmas roupas, compromissos, comidas, percursos, pessoas e hábitos. Não há nada pior que viver repetidamente, viver na capital e explorar apenas o seu bairro, é igual a nada no fim das contas. Por quê existiria um mundo tão imenso, formado de espaços tão extraordinários que instigam tudo o que já foi visto antes, de pessoas tão distintas, de assuntos tão vastos, se fosse para vivermos sob o mesmo metro quadrado por toda nossa existência? Mário Quintana dizia que viajar é trocar a roupa da alma, e como discordar? Poucos minutos em um lugar novo são suficientes para termos refletido sobre novos assuntos, para querermos explorar uma culinária diferente ou uma roupa deixada no nosso armário. Mudam-se os horizontes e nossa maneira de enxergar e valorizar o mundo.

Quando o assunto é viagem, há quem prefira a rapidez e praticidade de um avião, e outros que não trocam a estrada por nada, considerando o caminho percorrido como parte importante do passeio. Há ainda quem tenha fobia de avião e escolha viajar de ônibus, por exemplo. Preferências à parte, qual será a forma mais viável de viajar? De avião, carro ou ônibus? Essa resposta depende somente dos seus planos. Além da distância e do número de viajantes, são diversos os fatores a se considerar.

Apesar de normalmente mais caras, as passagens aéreas ainda podem ser bastante vantajosas em algumas situações. Veja alguns casos em que pode valer a pena viajar de avião:

Longas distâncias, se os planos para as férias forem viagens intercontinentais ou de longas distâncias, fazer o percurso de carro ou de ônibus não é uma opção. Para amenizar os altos custos, opte por comprar as passagens com antecedência e tente programar suas viagens em épocas mais baratas ou durante a semana.

Viajar sozinho, quem for viajar sozinho para médias ou longas distâncias também pode encontrar vantagem nos preços de passagens aéreas, para saber se esta é a opção mais viável, calcule todos os gastos envolvidos em cada tipo de trajeto. Por exemplo, na viagem de avião, deve-se considerar o custo do translado do aeroporto até o local de hospedagem, que varia muito de acordo com a infraestrutura da cidade.

Promoções de passagens, se uma viagem está em seus planos fique atento as promoções, é possível encontrar passagens com custos menores do que percursos de carro ou ônibus, basta monitorar os sites das companhias aéreas.

Na maioria das vezes, fazer viagens de curta e média distância é mais viável se feita de carro, se tornando ideal para quem ama colocar o pé na estrada, sendo uma excelente opção nas seguintes situações:

Quando se tem necessidade de levar muitas malas e equipamentos, o custo de excesso de bagagem deve ser acrescentado ao da passagem aérea – o que torna viajar de carro ainda mais viável. Se a ideia é levar itens como prancha, caiaque, barracas, entre outros, é também mais seguro que eles cheguem ao destino em bom estado, diminuindo o gasto com eventuais avarias.

Planos de ir para vários destinos, se você é o tipo de pessoa que planeja as férias com múltiplos destinos, o melhor é ir percorrendo as distâncias de carro.

Para quem viaja em grandes grupos, famílias e amigos que viajam juntos também encontram vantagens em fazer o trajeto de carro. Dividindo os custos em três ou quatro passageiros, o valor total fica menor do que comprar várias passagens de avião ou de ônibus.

Mas, caso as contas com combustível fiquem altas e as passagens aéreas inviáveis, saiba que você ainda tem uma opção: o ônibus. Veja alguns casos em que pode valer a pena viajar de ônibus:

Conforto e tranquilidade, eles cobrem praticamente os mesmos destinos onde você pode chegar de carro, mas com mais conforto e tranquilidade.

Para quem não tem carro, vai sozinho ou em grandes grupos, alugar um carro para viajar aumenta excessivamente os custos de uma viagem, se tornando na maioria das vezes, inviável. Nem sempre os custos com o automóvel, gasolina e pedágio compensam se você for viajar sozinho. E caso for viajar em um grande grupo, fretar um ônibus ou van são uma excelente opção.

Tantas vantagens e desvantagens e nenhuma definição concreta sobre o que mais vale a pena viajar. Carro, avião ou ônibus são três opções viáveis, mas o que definirá sua viagem são suas necessidades. Por exemplo, na primeira viagem que fizemos para Porto de Galinhas optar pelo avião foi uma escolha óbvia, que se complementou com o preço do pacote que encontramos em uma agência. Nossa segunda viagem foi para o Paraná e foi feita de ônibus, porém, se tivéssemos ido de carro teríamos chegado quatro horas antes e gastado metade do valor pago na passagem. Então, tudo irá se definir a partir das suas vontades, orçamento e necessidade. Com calma, faça pesquisas, coloque na balança o custo benefício de cada opção até se sentir segura o suficiente para definir qual meio de transporte é o ideal para aquele momento.

Compartilha com a gente: em meio as suas viagens, qual experiência foi mais positiva: de carro, avião ou ônibus?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

74 Replies to “Avião, carro ou ônibus: qual o mais econômico para viajar?”

  1. Olá! Tudo bem???

    Eu costumo viajar de carro e de avião, dificilmente viajo de ônibus! Acho que tudo depende da distância, dos valores e do tempo disponível!!!

    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    1. Oi Debora, tudo bem e você? Realmente, tudo varia de acordo com a necessidade. ❤

  2. As três opções tem seus prós e contras. Eu costumo viajar muito de ônibus, já que não tenho carro, e geralmente meus destinos são cidades do interior, que não possuem aeroporto, então só resta ônibus mesmo kkkkkkkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    1. As viagens de ônibus são bem tranquilas, né? Gosto da opção por não ter preocupação. ❤

  3. Bacana o post Kaila eu sempre penso bastante antes de escolher uma viagem, pra me ir de avião só se for longe ou conseguir um preço muitttttttttttto bom, de ônibus eu vou se for um distância razoável se estou sozinha e cansada porque ai escolhe ir a noite não vejo a viagem, durmo e descanso. Agora carro sempre ganha porque sempre dá pra levar alguém, uso muito o blá blá dai você tem ajuda $$$ e sempre que vou com meu marido gente divide a direção. Todas teem vantagens e desvantagens, depende muito mais do perfil do viajante né. Adorei mesmo. Já deu vontade de viajar hahahaha Beijos querida!
    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado Simone, carro é nossa melhor opção, por ser mais viável e porque não viajamos para longe.

  4. Eu sempre acabo optando mais pelo carro se não é muitoooo longe (até uns 700km), por causa da Zahara (minha dog), como ela sempre vai junto (se ela não pode ir, eu nem vou) eu não curto levar ela no avião ou ounibus pq ela sempre tem que ir em gaiolas e ela pira hahaha.
    Kisses

    1. Nunca levei o Bart para viajar, mas de carro deve ser muito mais confortável! ❤

  5. Ótimas dicas. Para quem não tem muito tempo a perder. O avião é uma ótima opção, e nem é tão caro assim muitas vezes 🙂

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Monique! ❤

  6. até hoje só saí uma vez do meu país, foi para ir passar umas mini férias a madrid (espanha) gostei muito e espero voltar 🙂

    1. Deve ser lindo, tenho vontade de conhecer! ❤

  7. ótimo post, precisamos analisar muito bem o tipo de viagem que vamos fazer para escolger a melhor opção;. Beijos
    Charme-se

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Simone! ❤

  8. Acredito que o ônibus é a pior delas, nunca tive boas experiências. Esse ano tínhamos um destino em mente e fomos atrás de passagens aéreas e fugiram das nossas expectativas, até porque nos mudamos e acabamos gastando muito. Temos que analisar muito bem antes de embarcarmos, mas eu amo a tranquilidade do carro, ir pra onde quiser sem precisar depender de horário e outra pessoa.
    Amei o post.
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    1. Para nós, o carro é o mais viável também! Fico feliz por você ter gostado Ale. ❤

  9. Viajar é super gostoso, mas dá um trabalhão planejar! Aqui em casa sempre optamos por carro pra distâncias pequenas, e pra longas, avião. Pesquisando sempre se acha a melhor opção 😀

    Bom fim de semana 😀
    tipsnconfessions.blogspot.com

    1. Pois é, pesquisar e planejar com calma faz toda a diferença! ❤

  10. Thais Pereira Terra says: Responder

    Bem legal a postagem. Eu nunca viajei de avião, então nem posso dizer nada. Mas já viajei de carro e de ônibus, e pra mim o melhor é carro. Mas já fiz uma viagem longa de carro que preferia ter feito de avião.

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    1. Fico feliz por você ter gostado, Thais! ❤

  11. É verdade Kaila, para grandes distâncias nada melhor do que viajar de avião, né? A gente economiza tempo e pode aproveitar mais o destino final! Beijo, beijo :*

    1. Pois é, o conforto e praticidade é indiscutível!

  12. Para mim acaba dependendo mesmo da distância.. se é perto opto pelo carro, e se é mais longe avião. Tenho experiências boas e ruins nos dois casos rs.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    1. Pois é, a distância influência muito na escolha mesmo.

  13. Ahh adorei as dicas! Acho que tudo depende do lugar escolhido, do tempo da viagem e da estadia! 😉

    beijos!

    http://ludantasmusica.blogspot.com.br

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Lu!

  14. Eu amo viajar de qualquer jeito mas prefiro de avião por ser mais confortável e chegar mais rápido.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

  15. O que menos costumo é viajar de ônibus, mas já optei por esse transporte tbm. Vc citou fobia de avião e lembrei q eu morria de medo de viajar de avião, nunca tinha coragem e cheguei a ir numa psicóloga por causa disso e ela me falou q se eu nunca tinha viajado de avião eu não podia dizer q tinha medo. Aí fiz minha 1ª viagem já nos meus 30 e foi mega tranquila, de lá pra cá tenho preferido o avião, rs.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. O avião proporciona uma viagem mais rápida, sem preocupação e tranquila, né? Prefiro também. ❤

  16. Olá Kaila
    Como sempre um post perfeito!
    Reúne dicas valiosas e uma excelente pesquisa sobre viagens e meios de transporte.
    Concordo que se a distância é longa, avião é a melhor opção. Geralmente de madrugada nos sites das companhias aéreas é possível encontrar bons preços para as passagens.
    Gosto muito de viajar de ônibus, minhas experiências tanto sozinha quanto acompanhada foram muito boas.
    De carro acho bacana, especialmente se não for eu dirigindo, (não ligo de dirigir a noite nas estradas, mas detesto congestionamento nos centros), dá pra levar o Toby, que é bem estressado, parar onde quiser e se quiser, fazer meu próprio horário, além de levar bastante coisa no porta malas hihihi
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, Luli. Minhas opções preferidas são carro e avião também!

  17. Eu amo viajar de avião, a agilidade, o tempo maior para curtir a viagem, além da sensação de estar no céu é tudo de bom. Uma viagem de ônibus, se é a curta distância é tranquilo, mas quando demora mais de 12h já se torna cansativo demais, embora eu também goste pois durmo horrores nos ônibus kkkk, sou dessas! Mas o carro tem muitas vantagens, talvez o único fato ruim é o gasto, mas tu tem comodidade, pode ir no seu tempo, aproveitar o percurso, conhecer até outros lugares no caminho, se precisar voltar antes, pode voltar, se quiser ficar mais do que o planejado também. Eu ainda quero muito fazer uma viagem de carro e poder conhecer as cidades pelo caminho, acho muito legal esse tipo de experiência.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    1. O carro é minha opção coringa, pois meu marido morre de medo de avião, e se o carro for econômico, vale muito a pena!

  18. Oi, Kaila!
    Bem legal seu texto.
    Eu já viajei em todos esses transportes e pra mim o melhor é avião, por uma série de motivos.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da Folia Literária 2018: cinco kits, cinco sortudos.

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, Luiza!

  19. Oi! Nunca andei de avião, tenho curiosidade rsrs. Mas, as viagens de ônibus e carro é só para lugares próximos, longe demais fica cansativo. Bjos ❤

    Click Literário

  20. Quando a viagem é de até 6 hrs eu curto um busão, além disso prefiro avião pois haja costas haha! O bom do ônibus é a vista e conforto, o bom do carro é a liberdade e o bom do avião é o conforto e a rapidez. Mas melhor que tudo isso é viajar hahaha!

    Beijinhos!
    http://www.barbaradoblog.com

    1. Concordo, Bárbara, haha. ❤

  21. As três opções tem suas vantagens e desvantagens. Eu particularmente preferia o avião mesmo morrendo de medo kkkkk a praticidade é outra.
    Beijos
    Vidrinhos & Feminices
    Fanpage
    Instagram

    1. é minha opção preferida também! ❤

  22. Eu confesso que odeio viajar de carro/ônibus.
    Só uso esse meio quando o destino é no mesmo estado em que moro.

    1. Acho que uma viagem de um estado para o outro fica muito cansativo nessas duas opções, o melhor é se programar e optar pelo avião mesmo.

  23. Adorei as dicas..eu gosto muito de viajar de caro por causa da liberdade que tenho de parar quando quero, por exemplo.

    Dani Ramos
    https://donaengenhosa.com.br/

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Dani!

  24. Nunca andei de avião, mas já viajei muio de ônibus. Ônibus é cansativo, mas é mais barato. De carro é muito tranquilo, dá pra ir ouvindo as suas músicas altas ou não, fazer as suas próprias paradas no meio do caminho, o tempo é só seu. Se eu tivesse um carro e soubesse dirigir, todo final de semana iria inventar de ir pra algum canto, haha! E faria viagens mais longas (de uma cidade pra outra) nas férias.

    1. Dependendo do carro, compensa até mais que o ônibus, tem uns que são econômicos demais. O caso aqui é outro, temos o carro, mas falta dinheiro e destinos para viajar todo fim de semana mesmo, hahahaha. ❤

  25. Eu sempre amo viajar de avião, me sinto tão leve, tão feliz. Não vejo a hora de viajar de novo.

    http://www.mayaravieira.com.br

  26. Eu acho que depende muito da distância e do tipo de viagem, mas eu amo viajar de trem, principalmente quando tem o wifi, não tem nada melhor haha <3 Acho gostoso ficar vendo as paisagens e pra mim eles sempre parecem mais ventilados que os ônibus.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    1. Nunca andei, mas deve ser uma sensação muito boa mesmo! ❤

    1. Obrigada, Sté! ❤

  27. Nunca viajei de avião, mas o gasto com avião é muito maior se compararmos com carro e ônibus.
    big beijos

    1. Pois é, a diferença de preço é gritante.

  28. Kaila
    Boas dicas, adoro viajar e depende mesmo do destino e do tempo que dispõe. Avião o mais rápido para maiores distâncias, mas de carro e com o namorado é muito legal e se faz excelentes descobertas! O trem aqui na Europa é muito usado , mas para uma distância curta porque é muito incômodo.
    Beijos e uma semana incrível!
    DMulheresInstagramFanpage

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, Sheyla! ❤

  29. Oi Kaila! Eu sempre viajo de ônibus ou de carro, o custo e vantagens/desvantagens com qualquer um desses meios deve ser levado em conta sempre. Beijos!

    1. Sim, tudo deve ser colocado na ponta do lápis. ❤

  30. Avião são as melhores, para lugares distantes. Fora isso, prefiro ônibus, não dirigir em longas viagens

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    1. O conforto e rapidez do avião é incrível, né?

  31. Quando é para lugares mais perto, como de Rio de Janeiro para São Paulo, eu prefiro ônibus, mas quando é mais longe como outro países, é melhor avião, agora eu não recomendo nunca ir de carro, porque pelo preço da gasolina, não vale apena.
    Um beijo grande e muito GORDO
    http://thaissgalbiero.blogspot.com.br/

    1. O preço da gasolina está absurdo mesmo, mas em alguns casos pode até compensar, por exemplo, fomos viajar para a praia de carro, são 1.200km ida e volta da minha cidade e gastamos somente R$ 300,00 com combustível!

  32. Silvana Almeida Souza says: Responder

    Kaila já tive a experiência de viajar de ônibus e de avião dependendo do lugar sendo cidades longes prefiro mesmo avião.
    O bom mesmo é se programar bem antes pra assim ter ideia de quanto vai ficar todas as despesas da viagem!
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

    1. Entre todas as opções, o avião é o mais prático, rápido e confortável, né?

  33. Oi, Kaila! Eu não viajo muito, mas geralmente, quando faço, vou de carro mesmo. Raramente viajo de ônibus, e avião só pra longas distâncias mesmo, haha!

    Beijo!
    http://www.controversos.com

    1. Nossas viagens são assim também, Caroline! ❤

  34. Prefiro carro ou avião!
    Beijinhos

  35. Ótimas dicas minha linda. Adorei. Xeruh!!!

    http://www.kleidenaira.com.br

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Kleide! ❤

Deixe uma resposta