Você deita na cama, mas o sono não vem?

Minha rotina desregulada não é uma turbulência apenas para os meus compromissos, de certa forma ela afeta minha produtividade, disposição e principalmente a qualidade do meu sono. Poderia me classificar como uma pessoa noctívaga, ou seja, que fixou sua rotina na parte da noite. Meu relógio interno liberta minha criatividade, disposição e capacidade de produzir apenas na parte da noite, ao invés de acalmar meu corpo, assistir uma novela ou ler um livro, escrevo textos, respondo e-mails e entrego trabalhos. As ideias que se esconderam durante o dia, resolvem aparecer, a energia fica a todo vapor, a paz e a tranquilidade invadem, sem distrações, planos ou obstáculos, a parte da noite preenche as doze horas que não foram aproveitadas durante a luz do sol. Mas, esse ritmo que parece me complementar, me trouxe consequências. Acordar tarde me faz pular refeições importantes, meu corpo não descansa por completo, o trabalho é priorizado, mas não é suficiente, e minha vida pessoal se torna quase inexistente. Me forçando a recriar os meus horários e os meus hábitos.

Desenvolver novos hábitos é um exercício dial, uma pessoa noctívaga não acorda de um dia para o outro apreciando a luz do dia e querendo produzir naquele horário, assim como, alguém sedentário não levanta amando ir para a academia. Esses costumes são adquiridos com o tempo, com paciência e muita força de vontade. Instalei novos hábitos no meu cotidiano, e colhi uma nova rotina. Para que as coisas pudessem fluir melhor, precisei em primeiro lugar respeitar os horários e as vontades do meu corpo. Em média é preciso dormir cerca de oito a nove horas de sono para estar bem no dia seguinte, e por fim, quem precisa acordar cedo, evidentemente, deve ir para a cama cedo, respeitando estes horários até mesmo nos fins de semana e feriados. Nosso corpo parece se renovar quando respeitamos o seu tempo, me sinto muito melhor ao dormir as onze horas e acordar as oito, do que dormir as duas da manhã e acordar as dez.

Elimine tudo aquilo que perturbe sua noite, cerca de uma hora antes de ir para cama, desligue sua televisão, o computador e aparelho celular. Eles excitam o cérebro, provocando agitação, prejudicando o nosso descanso. Os únicos aparelhos que podem estar ligados no quarto durante o sono são o rádio, para tocar os sons da natureza, ar condicionado ou o ventilador, pois eles produzem ruídos que facilitam o sono. Deite-se na cama somente quando estiver sonolento, antes disso, pode-se ficar recostado na cama ou, de preferência, no sofá, lendo um livro sob uma luz um pouco mais fraca. Procure ler algo que traga paz e tranquilidade e evite livros ou histórias que promovem a tensão e o stress, como noticiários, por exemplo.

Apague as luzes da casa, deixe somente um abajur ligado. De preferência, que ele tenha uma luz laranja, pois ela favorece o sono, conforme indica a cromoterapia. Mas se isso não for possível tente manter as luzes apagadas para que a penumbra facilite o sono. Evite o consumo de alimentos estimulantes, como coca-cola, café, chá preto e guaraná a partir da 5 horas da tarde. Evite ambientes barulhentos, locais com som alto, pessoas falando em tom elevado, perturbam nosso descanso. Distancie-se desses ambientes e prefira sons mais calmos, como um rádio fora da estação, o barulho do ventilador ou de uma máquina de lavar roupas, alguns ruídos acalmam nossa alma e facilita nosso sono. Seu quarto descreve muito sobre o seu descanso, adicione cortinas, uma roupa de cama fofinha e atente-se quanto a temperatura do ambiente. Além disso, aconchegar o seu corpo com roupas leves, confortáveis e apropriadas para uma boa noite de sono podem fazer toda a diferença.

Sempre fui o tipo de pessoa que pegava aquela camiseta surrada no armário e um short qualquer, as vezes, dormia até com um jeans. No outro dia, as marcas das roupas estavam no meu corpo, que não havia descansado como deveria. Após comprar alguns pijamas, valorizei a importância dessas peças. Tomar um banho quentinho, vestir um pijama leve, confortável e sem costuras apertadas, permite que o nosso corpo relaxe, se sinta livre e possa finalmente se entregar para um sono de qualidade.

A Pijamas & Etc nasceu em 2015, com uma missão: proporcionar pijamas bonitos, de alta qualidade e que provoquem conforto e aconchego nas horas de descanso e durante o sono, seja em casa ou fora dela, e que mantenham o recato e descrição nos momentos necessários. De lá para cá, mulheres, homens, crianças e gestantes ganharam uma nova qualidade de sono. E você, vai deixar suas noites sem esse bem-estar?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

93 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *