Mudança de hábitos: o que quero mudar em 2018?

Em nosso estágio evolutivo, somos escravos dos nossos próprios hábitos. Se nós estamos há anos com os mesmos costumes, descontentes com o resultado, então estamos infelizes com a nossa vida. Talvez as coisas pudessem ser diferentes, talvez a gente pudesse mudar, mas insistimos em repetir indefinidamente o mesmo paradigma: um padrão de pensamentos, um padrão de palavras e um padrão de ações. E assim como na natureza nada se perde, tudo se transforma, do mesmo modo em relação aos nossos hábitos – nós não podemos simplesmente abandoná-los, mas precisamos substituir um mau hábito por um bom hábito. Abandonar esses vícios mentais, muitas vezes já exteriorizados em vícios físicos, são essenciais para metamorfosear o modo como a gente age diante de uma ocupação diária, no nosso modo de falar e expressar, em nossas reclamações e palavras negativas. É fácil? Se fosse não estaríamos aqui, mas se a vida não está em seu equilíbrio e queremos estas mudanças, isso exige esforço. Sem esforço nenhum lugar é alcançado.

 

Frequentemente, escutamos pessoas se queixarem de que não têm tempo para apreciar os momentos, buscar pelo autoconhecimento, orar ou meditar, isso exige tempo e elas não têm tempo – mas têm tempo para o futebol ou para novela. Deveríamos proibir o futebol e a novela, então? Não, porém são prioridades. Se o futebol e a novela são insubstituíveis, se vêm antes da oração, do conhecimento ou dos momentos, então está resolvido, isso é uma questão de escolha. Não existem soluções fáceis, truques ou fórmulas mágicas, somos da mesma natureza, naturalmente compartilhamos de problemas muito semelhantes, o que nos diferencia efetivamente uns dos outros é o nosso maior ou menor esforço em resolver tais problemas. Quando observamos um espírito que se destaca por sua bondade ou doação ao próximo, ele não é privilegiado, ele não é um ser especial, ele apenas sabe onde depositar seu tempo, ele realiza boas escolhas. E para seguirmos estes passos, só precisamos de uma coisa: mudar os nossos hábitos.

Mal abria meus olhos e já fracassava o meu dia – que nem sequer havia começado: reclamava do horário, dos afazeres e compromissos, e ao fim do dia, de vinte e quatro horas, apenas segundos foram realmente vividos. No primeiro dia do ano, um cronograma começou ser seguido: horários para acordar, trabalhar, das refeições, para descansar e caminhar. E se acordar após o horário? Tudo bem, o que não vai bem é desperdiçar um dia inteiro, por conta de alguns minutos.

Meu segundo objetivo é saber manter a calma naqueles momentos que a gente se encontra perdido. Perdidos entre incógnitas, o que fazer, se não reagir bem diante as adversidades? Estranho seria se as coisas não fugissem do nosso controle, e se fugiram, o que podemos fazer se não, ficarmos tranquilos e não deixar aquela situação tirar nosso equilíbrio? Escolher nossos pensamentos da mesma forma que escolhemos nossas roupas todos os dias, é saber vestir a vida com nossa frequência, dominar seus pensamentos ou se deixar levar entre problemas que fogem do nosso controle. Qual você escolhe? Escolhi seguir a tranquilidade.

Instantes corriqueiros, desgastantes e de frustração elimina o brilho dos bons momentos, quantas coisas você perdeu por não colocar aquilo como uma prioridade? Quantas vezes a insegurança, o medo ou o cansaço te fizeram perder um instante que não tem volta? Viver ou se esconder? Explorar novos horizontes ou viver no quadrado rotineiro? Ir em um lugar novo ou frequentar aquele que você vai todo fim de semana? Que tal prezar por hábitos novos para combinar com este início de ciclo?

No ano passado, transformei meu guarda-roupa lotado em um armário versátil, e neste novo ciclo, queria conseguir levar esse ideal para todos os fatores que formam minha vida. O minimalismo é a reavaliação das suas prioridades para que possa se desfazer de coisas em excesso que não trazem valor à sua vida. Essa é a única maneira de viver com as coisas que a gente realmente precisa, tornando nossa vida melhor. Organizar os meus horários foi essencial para otimizar o meu dia, equilibrando os compromissos pessoais e profissionais. No ano passado, tudo se interligou e acabou se tornando um nó, impossível de ser desatado, não eramos produtivos no trabalho e em alguns momentos, esquecíamos que tínhamos uma vida fora dele.

Com esse planejamento e compreendendo o que realmente é importante para nós, conseguimos alimentar nossas almas de instantes que realmente importam, sem esquecer que nossas conquistas profissionais são essenciais para tornar tudo possível. Os momentos com a família não são raros, os lazeres são frequentes e a gente pode cuidar mais de si mesmo e de quem está próximo a nós, e estando bem conosco, tudo ao nosso redor flui com essa frequência.

Compartilha com a gente: quais são seus planos para esta nova etapa? O que você está fazendo de diferente para tornar isto possível?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

68 Replies to “Mudança de hábitos: o que quero mudar em 2018?”

  1. ótimo texto! ♥ ano novo é excelente para gente começar a mudar coisas que não estamos tão satisfeitas, né? também estou com alguns planos para esse ano.

    Beijinhos
    n. // http://www.fashionjacket.com.br

    1. Nosso ano só vai ser diferente se os nossos atos forem distintos, e tudo só vai acontecer quando a gente se movimentar. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  2. Concordo com você Kaila, esse ano estou tentando manter a calma em situações turbulentas e se eu conseguir ja é meio caminho andado. Vc me deu uma idéia com relação ao meu guarda roupa, vou da uma revisada nele esse fim de semana, tem tanta coisa desnecessaria lá que eu nem uso, e tanta gente precisando.
    Uma otima semana

    1. Fico tão feliz por ter te causado essa reflexão e por você querer mudar algo a partir da minha escrita, nosso ano se movimenta de acordo com nossas ações, por isso, se queremos mudança, precisamos começar por nós. ❤

  3. o ano novo é um ótimo periodo pra rever algumas coisas e mudar habitos, gostei mt do seu texto, eu tbm quero mudar algumas dessas coisas na minha rotina

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Lívia! ❤

  4. Mudanças de hábitos ás vezes é necessário Kaila, amei a bolsa da Ella Store!
    Beijosss
    http://www.silalmeida.com

    1. Que bom que gostou Sil, fico tão feliz! ❤

  5. Oie
    Adorei o texto, é bom mudar, usar algo diferente, inovar.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    1. Que bom que gostou Nessa, fico feliz! ❤

  6. Essa sapatilha está linda! ^^
    Mudar é sempre bom!

    Beijo.
    Cores do Vício

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Pathy! ❤

  7. Adorei o texto e a reflexão, é sempre importante as resoluções para um ano novo, principalmente se desfazer das coisas em excesso e experimentar coisas novas!
    ♡ ❤ http://www.blogdaju.com.br ❤ ♡
    Beijoos!

    1. Fico tão feliz por você ter gostado Ju! ❤

  8. Acredito que utilizar bem o nosso tempo já deveria ser bom hábito, substituindo a procrastinação. No começo do ano eu também passei a seguir um horário, comecei a separar metas diárias, isso tem me ajudado bastante a sentir que o dia foi satisfatório quando ele termina.
    Gostei do seu texto, ele é motivador 🙂
    Beijo, http://www.apenasleiteepimenta.com.br

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Leslie! ❤

  9. Olá Kaila,
    Esse ano meio que comecei com o pé esquerdo hahaha.. me tiraram do setor que estava trabalhando desde 2014 e me colocaram em um que estou estou aprendendo desde o começo.. mas, fiquei chateada. Então, esse ano já começou ruim vou tentar de tudo para conseguir um trampo em Alphaville. 🙂

    ps: desculpe pelo desabafo..

    A bolsa é muito linda!!

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    1. Pode desabafar sempre que quiser, viu? Sair da zona de conforto nem sempre é ruim, as vezes, é uma oportunidade melhor. De qualquer forma, te desejo toda sorte nessa caminhada! ❤

  10. Adorei o texto como sempre!!
    Blog Entrelinhas

    1. Que bom que gostou, fico feliz! 😀

  11. Estou tentando não empurrar mudanças necessárias com a barriga, preciso dar um ponto final em uma situação profissional, isso tem me consumido muito. São momentos difíceis, mas eu sei que preciso mudar isso. Texto incrível, muito obrigada ♥

    1. Não tenho dúvida que vai conseguir, um passo de cada vez, o importante é não ficar sentado esperando as mudanças acontecerem! Obrigada você, por tornar meu sonho real e por sempre estar aqui. ❤

  12. Oi Kaila
    é preciso se renovar, inovar
    tentar ser melhor e melhorar as coisas em volta
    ainda tô nos planejamentos, mas tenho fé que vou conseguir mudar,me tornar aquela Fernanda que eu vinha adiando!

    Bjooos

    1. E tenho certeza que você vai conseguir!

    1. Obrigado Pedro! 😀

  13. Oi, Kaila!
    Menina, eu tenho que mudar tanta coisa e espero mudar, principalmente no quesito de ter calma.
    Beijos
    Balaio de Babados

    1. Pesquisa sobre, descubra coisas que promovem a calma em momentos turbulentos e tente lutar com isso um dia de cada vez! ❤

  14. sapatilha fofa!!
    Eu quero sempre evoluir, tenho uma listinha de coisas para trabalhar este ano 😉
    bj http://diadebrilho.com

    1. Fico feliz por você ter gostado Wanessa!

  15. É tão bom quando conseguimos otimizar nossos hábitos, seja o cronograma do dia, seja uma limpeza no guarda roupa, me sinto revigorada e capaz de muito mais coisas!

    1. Isso estimula nosso lado produtivo, feliz e de boas energias, né? ❤

  16. Que post mais cheio de amor!
    Confesso que tem muitas coisas que gostaria de mudar esse ano, a maioria já estou colocando em prática. Com foco e dedicação a gente consegue transformar hábitos ruins em bons.
    Seu Blog está uma graça, tô sempre aqui acompanhando, viu? <3
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, viu? ❤

  17. Verdade isso sobre prioridades. Sempre temos tempo para aquilo que priorizamos. Esse ano preciso por em prática isso no minimalismo também.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    1. Espero que você alcance essas metas Mari! ❤

  18. Oi, Kaila! Para esse ano, também quero me livrar de muitos hábitos que me faziam mal no passado e pretendo começar um estilo de vida melhor, aos poucos, que vá me trazer mais benefícios. Tenho várias metas semelhantes às suas, hahah!

    Beijo!
    http://www.controversos.com

    1. Espero que a gente chegue no fim do ano orgulhosas de nossas escolhas, vamos alcançar nossas metas! ❤

  19. Olá Kaila, legal conhecer um pouco mais sobre as suas mudanças de hábito, eu também tenho algumas, mas sinto dificuldade em cumpri-las rsrs, preciso priorizar mais o que é importante e o que me faz sentir bem. Ótimo post!

    bjus

    Ariadne ♥
    http://www.devoltaaoretro.com.br

    1. Sinto muita dificuldade em cumprir as minhas também, mas tento fazer cada dia um pouquinho para alcança-las! ❤

  20. Silvana Crepaldi says: Responder

    Olá, Kaila.
    Ótimo texto para reflexão. As pessoas dizem que não tem tempo para algo como se o dia da outra pessoa tivesse mais horas que o dela. É como você disse, tudo é uma questão de prioridades. Temos que dar lugar para coisas boas e parar de perder tempo com o que não nos leva a nada.

    Prefácio

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado Silvana!

  21. Adorei as suas dicas. Uma das coisas que mudei foi anotar meus compromissos a serem feitos e isso tem me ajudado muito a me organizar.

    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    1. Isso ajuda demais, anoto todos os meus compromissos também. Fico feliz por você ter gostado Lulu.

  22. Que lindo esse texto, trazendo leveza e um novo olhar pras nossas rotinas! Acho que a vida toda eu tenho tentado manter um guarda roupa mais clean, compacto e versátil, não sou muito de acumular, mas acho que isso é um exercício diário, pra manter o foco. Essa coisa de ter muitas regras no dia a dia, já tentei e falhei com sucesso, eu consigo cumprir as metas que coloco, mas setar um horário me deixa meio frustrada porque nunca bato certinho.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    1. Fico feliz por você ter gostado, não coloquei metas impossíveis e se algo não acontecer como esperado, tudo bem, sabe? As vezes, essas regras são responsáveis pelo nosso fracasso. O essencial é viver um dia de cada vez e tentar fazer dele um bom dia.

  23. Tal como tu queria manter a calma, mas infelizmente isso ainda não consigo. Mas de há uns meses para cá que todos os dias arranjo nem que sejam 5 minutos para meditar! 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Essa luta é diária e nem sempre tenho sucesso, viu? Minha personalidade é forte e há muitos momentos que não consigo manter a calma, mas tento sempre buscar pela tranquilidade, paz e pela calma! ❤

  24. Eu estou numa briga comigo mesmo e seu texto fala muito do que ando pensando ultimamente. Preciso mudar algumas coisas, tirar medos de certas coisas, porque percebo que não me sinto bem, que preciso mudar para me senti melhor.
    Obrigada novamente pela postagem minha flor. Xeruh

    http://www.kleidenaira.com.br

    1. Mantenha a calma e busque por uma mudança por vez Kleide, o importante é não se estagnar.

  25. Muito bom o texto amiga adorei!
    Mudanças de hábitos muitas vezes são necessárias.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Jana! ❤

  26. Mudei meus hábitos e já realizei 2 grandes sonhos logo no começo do ano, dá pra acreditar? Mudar os hábitos fez toda diferença pra mim <3

    http://www.mayaravieira.com.br

    1. E fazem May, tanto interiormente como exteriormente. É inacreditável, né? ❤

  27. Uau, quantas mudanças! Só uma coisa que eu queria dizer: Pra ser minimalista não é viver com cores sóbrias tá? Acho que a onda do minimalismo é ótima, mas o que a moda fala que é minimalista não é do estilo de vida que é viver com menos. Enfim, boa sorte nessas suas mudanças!

    1. Eu entendo, e acho que cada um tem um jeito de ver esse estilo minimalista tão popularizado nos dias de hoje. As cores sóbrias são uma identificação minha, do meu estilo, assim como os outros fatores que estão sendo mudados na minha vida. ❤

  28. Uma das minhas mudanças de hábito também são os horários. Se eu acordo atrasada para faculdade por exemplo, eu simplesmente falto, sendo que muitas vezes acordo no máximo 30 minutos atrasada e quantas horas de ula eu tenho? mais de 4 horas, ou seja, desperdício de tempo de aprendizagem sabe? Me livrar de coisas em excesso fiz no inicio de janeiro e me senti mais leve <3 Quero criar o habito da independia, sou filha unica e querendo ou não sempre tem alguém pra fazer algo por mim, o que é péssimo levando em conta que tenho 21 anos 🙁
    Beijos!

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    1. Sou igual você, se algo não saiu como previsto, mesmo podendo fazer, prefiro deixar para lá e é super ruim, porque perdemos muitas coisas mesmo. ❤

  29. Cada ano trás pra gente uma nova oportunidade de fazer tudo diferente, é lindo ver que você esta se esforçando pra mudar seus hábitos, isso mostra coisas positivas sobre você arrasou !!

    1. Muito obrigada Bianca, não sabe como fico feliz por você ter gostado! ❤

  30. Mudar é sempre bom, mas eu sempre tive muito medo de fazer grandes mudanças por causa da minha autoestima. Esse ano já comecei mudando o jeito que eu me vejo, já comecei me amando um pouco mais, me sentindo bem comigo mesma. Acho que esse foi uma ótima linha de partida! Me sinto bem diferente, me sinto mais feliz, com muito mais vontade de fazer as coisas, de querer realmente MUDAR nesse ano novo!
    Beijos da Tha

    1. Começou pela melhor parte, começando pelo autoconhecimento e amor próprio. Começou com o pé direito! ❤

  31. César Augusto says: Responder

    Amei o post, mudei meus hábitos colocando tudo em um cronograma, assim tenho tempo de fazer de tudo um pouco. A bolsa é maravilhosa, amei conhecer a loja.

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, viu? ❤

  32. Esse ano quero tirar o hábito de falar de mais da minha vida, sou muito tagarela e muitas vezes acabo falando coisas que não precisão, que podia ficar só no meu pensamento, acabo machucando as pessoas com as palavras. Esse ano também quero mudar vários hábitos e aprender a ficar calma.

    Beijos!

    1. Tenho esse grande defeito, nem tudo deve ser dito ou contado, porque a gente não sabe o que tem no coração de quem está ouvindo.

  33. É sempre bom mudar, as mudanças fazem a gente evoluir, de uma forma ou de outra!

  34. Ai que texto incrivel <3
    E se encaixa tbm pra gente que trabalha em casa né, tem que ter horarios SIM e criar habitos que sejam proveitosos!

    Beijos,
    Camila

    http://www.sejabelissima.com.br

Deixe uma resposta