Como organizar minhas finanças pessoais e fazer sobrar dinheiro?

Como você organiza suas finanças pessoais? Você tem dinheiro no final do mês para comprar todas as coisas que precisa ou deseja? Conseguiu pagar no prazo todos os compromissos do mês, sem precisar pagar apenas o mínimo do cartão de crédito? Conseguiu juntar o dinheiro que precisava para fazer a viagem que sonhou nas suas férias? Se sua resposta foi não para um destes questionamentos, este é o momento para revisar o seu orçamento e identificar o que pode ser melhorado para chegar ao final do ano no azul, sem pagar empréstimos ou juros do cheque especial. Somos preenchidos por sonhos, e no fim das contas, eles não passam de ideias que são esquecidas no papel. O que acontece com todos esses objetivos que planejamos, nos animamos e sonhamos com eles, mas nunca se tornam realidade? Organizar nossa vida financeira é a melhor forma de evitar problemas, dores de cabeça e conseguir o que quer.

Ter a casa própria, comprar um carro, iniciar um curso acadêmico, pagar escola particular para os filhos ou viajar para outro país nas férias, são propósitos que todo mundo anseia. Esses objetivos nos mantêm motivados e felizes em trabalhar, sem eles provavelmente nossas vidas seriam vazias e sem sonhos. Por outro lado, existe um consumismo desenfreado na cultura brasileira. Celulares, carros e roupas deixam de ser itens básicos e passam a demonstrar status na nossa sociedade. As pessoas compram sem planejar e sem um controle financeiro, não pesquisam preços, não calculam juros de parcelamentos e não negociam valores ou prazos, por isso, cerca de 80% da população brasileira possuem contas em atraso. É uma infinidade de problemas que enfrentamos ao longo da nossa vida por não aprender a gerenciar as nossas economias corretamente.

”Ter dinheiro” não depende do salário, tenha a consciência de que economizar dinheiro e investir com qualidade tem muito mais relação com hábitos financeiros saudáveis do que com quanto você recebe por mês. Um exemplo, Maria trabalha em uma empresa e recebe um salário equivalente a dois mil reais, com esse valor, ela consegue pagar seu apartamento, seu carro, sair os finais de semana e viajar uma vez por ano. Alguns meses depois, Maria é promovida no trabalho e passa a ganhar cinco mil reais. Com esse novo salário, ela se muda para um apartamento maior, troca de carro, começa almoçar todos os dias fora de casa e viaja duas vezes por ano. Lembre-se: uma forma eficaz de enriquecer é parar de empobrecer.

Isso acontece constantemente quando alguém recebe um aumento, por mais que sua vida já seja confortável, se seu salário aumentar, com certeza, ele será todo comprometido com novas dividas, mesmo sendo desnecessárias. Para dominar sua vida financeira, é essencial que você viva um degrau abaixo do que você ganha, comprometer todo o seu salário é fazer uma armadilha para si próprio.

Cuidado com as pequenas despesas, um pequeno vazamento afundará um grande navio, sempre que possível, realize compras à vista. Assim evitará o acúmulo de compras e de possíveis juros que podem contribuir para gerar uma dívida de vários meses pra ser paga, impedindo que você possa investir em algo rentável. Outra forma de poupar é evitar o desperdício, reduza o consumo de energia elétrica na sua casa com lâmpadas econômicas, evite usar o ar condicionado todos os dias, ou usar menos a máquina de lavar roupas e o chuveiro, por exemplo. Reduza as despesas de modo inteligente para que o dinheiro possa ser utilizado de outra forma, em um cenário positivo, que o dinheiro gere rendimentos ao invés de juros.

Se você não estiver diante de um ”sim” óbvio, então é um não indiscutível, suponha-se que você encontrou uma blusa, ela tem sua cor favorita, um caimento legal, mas você ficou naquela dúvida, investir ou não? Lembre-se: se fosse uma compra realmente útil, não existiria dúvida. Se existiu, aquilo não vale tanto a pena assim.

Qual o destino do seu dinheiro? Cada pessoa tem um perfil de investidor único, assim como sonhos e objetivos para realizar com o dinheiro que ganha. Se você não tem clareza do que é prioridade pra você, provavelmente verá seu dinheiro evaporar ao longo do mês em gastos supérfluos que você nem se dá conta.

Empresas escondem os bons pacotes, você percebeu que o plano de internet possui um valor muito alto ou que não usa a tv a cabo tanto assim para arcar com todo o custo? Normalmente, empresas não divulgam seus pacotes mais acessíveis, mas eles existem. Ligue e diga que o valor está muito alto e quer cancelar aquele plano, milhões de opções são oferecidas para você continuar sendo cliente.

Crie hábitos realistas, a dieta certa não é aquela que começa toda segunda-feira, mas sim que tem uma meta coerente, nossa vida financeira possui a mesma frequência. De nada adianta acordar amanhã e dizer que vai parar de almoçar fora, que vai começar andar a pé e que só vai comprar roupas usadas. Provavelmente essas promessas não vão durar nem uma semana. Dê um passo de cada vez, sem mudanças bruscas. Por exemplo: se você ainda não tem o hábito de poupar e investir o dinheiro, comece a economizar 1%, 2%, 5% dos seus ganhos. E com o tempo, aumente essa porcentagem. O essencial é criar hábitos e trocar o prazer do consumo imediato, pelo prazer de ver seu dinheiro rendendo.

Preço é o que você paga, valor é o que você leva, essa frase é valiosa para entendermos o conceito de custo x benefício. Se você for ao supermercado, por exemplo, comprar um refrigerante para casa, mostre como o custo benefício de uma garrafa de dois litros é maior do que o de uma lata de 350ml. Faça suas escolhas financeiras baseadas na relação de valor e preço.

Compartilha com a gente: o que você pretende fazer esse ano? Quais são suas metas?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

88 Replies to “Como organizar minhas finanças pessoais e fazer sobrar dinheiro?”

  1. EU sou superrrrrrrr organizada financeiramente, conto cada centavos rs
    bjs

    1. Está certinha, é tão difícil ganhar!

  2. Oi Kaila
    eu sou mt mão aberta, n posso pegar em dinheiro que já penso no que vou gastar! Isso é horrível, eu sei, mas tô mudando…
    Todo ano eu faço rodízio ’10 pessoas pagando 100,00 onde todo mês alguém é contemplado’
    Faço isso pra garantir a festa do Arthur, todo ano!
    Devido a enchente ano passado, perdi mt coisas, e aos poucos é que estou renovando.
    Tenho mts planos mas no momento estou apenas economizando, já dei o pontapé, não é muito mas é o que dá no momento. De grão em grão a galinha enche o papo, né?!
    heheheheheheeheh

    Bjooos

    1. Exato, não sou completamente organizada com o que ganho, eu e meu marido amamos comer fora e acho que é o que mais leva nosso dinheirinho extra. Não é fácil mudar os hábitos de uma vez só, mas buscar pela melhora e pelo planejamento já é o primeiro passo!

  3. Ótimas dicas. Ser rico ou ser pobre acho que vai muito além de dinheiro. Temos que gastar eles bem, com coisas que nos façam felizes para a vida toda 🙂

    1. O erro é que algumas pessoas colocam o dinheiro como prioridade e se esquece dos valores. Esse planejamento serve justamente para a gente ver que ele é algo vago, que não compra o que realmente importa, mesmo que a gente o junte por mil anos. Fico feliz por você ter gostado!

  4. Eu graças a Deus sou super organizada, não gosto meu dinheiro com bobagens, sou mão de vaca kkkk beijos <3
    http://www.blogbelezamake.com

  5. Que dicas valiosas!
    Verão e eu só gasto dinheiro kkkkk
    Preciso economizar.

    1. Fico tão feliz por você ter gostado, Julie! ❤

  6. Eu costumo sempre observar o custo-benefício antes de comprar.
    Que dicas ótimas.
    big beijos

    1. Que bom que gostou Lulu, fico feliz!

  7. eu anoto cada centavo que gasto.. é a melhor forma de controlar as coisas!
    também sempre cuido o valor que tenho no cartão de crédito… nunca deixo ficar muito elevado…
    eu quero comprar uma casa… mas isso não é pra esse ano… pq o salário de professora não me permite isso tão fácil… mas tenho um valor específico que pretendo guardar por mês!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    1. Esse é o primeiro passo, pode demorar, mas guardando um dinheirinho o caminho fica mais fácil! ❤

  8. César Augusto says: Responder

    Nossa quantas dicas ótimas que nunca tinha notado, parabéns pelo excelente post. Pretendo analisar realmente se é necessário comprar algum item daqui pra frente. E meus desejos é que sempre sobre um dinheirinho ao fim do mês para sair ou para viajarmos.

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado! ❤

  9. Esse post é muito real! Se planejar financeiramente parece ser difícil, mas não é. é só ter pulso firme. Eu por exemplo, ano passado recebia 400 por mês de uma bolsa na faculdade. Tinha meses que eu conseguia fazer muita coisa com esses 400 e ainda sobrava. Tinha outras que eu gastava com muita besteira que via depois, não ter necessidade. Esse ano espero ser mais controlada. Até por que quero tirar minha carteira, então, se eu não passar pra vaga de emprego que quero, vou ter que ser beeem controlada pra realizar esse desejo. kkkk, no mais, tô adorando os seus posts. Beijos e abraços.

    1. Fico extremamente feliz por você estar gostando dos posts Thais, pouco se torna muito com planejamento, e tudo se torna nada com desperdício! ❤

  10. Oi, Kaila!
    Menina, até que ultimamente ando dando uma freada nos gastos, mas tem vezes que enfio o pé na jaca mesmo…
    Beijos
    Balaio de Babados

    1. As vezes é inevitável, né?

  11. Meu pai tem esse lance de segurar mais o salário mesmo que ganhe aumento acho que é certo porque uma hora você vai acabar gastando com o que não pode pagar.
    Pam

    1. Exato, e subir um degrau sem ter uma estabilidade ou sem necessidade é vago. Antes ter a vida que a gente leva tranquila, do que gastar e não saber como estaremos amanhã.

  12. Oie,
    Eu sou organizada com o dinheiro e também não sou. rs
    Quando eu estou com pouco dinheiro prefiro não gastar, não compro nada que não posso pagar e odeio dividir, se quero ou preciso de algo mais caro, prefiro juntar e pagar a vista, mesmo que demore mais um pouco.
    Por outro lado, quando estou com dinheiro sou um tanto gastadeira, não consigo guardar por muito tempo, principalmente com produtos para cabelo e comida. haha
    Beeijoo!!

    1. Comida é nossa perdição também, a gente ama comer fora e isso leva muito o nosso dinheirinho extra. Mas antes economizar para tê-lo no bolso e usar com coisas que a gente gosta, do que não ter e sempre fazer mais dividas.

  13. Que post útil! Eu to pensando cada vez mais sobre isso, assisto muito os vídeos da Nath do Me poupe, conhece? Ela fala muito sobre essas coisas e ajuda muito a pensar antes de fazer. Minhas contas estão cada vez melhores, a vida fica muito mais tranquila.

    1. Ainda não conheço Amanda, mais já vou conferir! ❤

  14. Oie
    Adorei o post, ultimamente ando mais organizada com minhas finanças, mas já houve tempo que eu gastava muito com livros.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado! ❤

  15. Dicas super valiosas, ainda mais para essa época de final e início de ano, que acabamos gastando mais. Adorei as dicas!

    xoxo ♥

    Jéssica || Fashion Jacket

    http://www.fashionjacket.com.br

    1. Pois é, fico muito feliz por você ter gostado Jéssica! ❤

  16. Olá Kaila,
    Sou bem organizada com as minhas contas.. e é muito raro eu comprar algo por impulso. Compro só se eu estiver realmente precisando..

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook

    1. As vezes pode parecer ruim não gastar com o que a gente quer, mas vencer esses momentos e ver o quanto aquele dinheiro pode ser aproveitado de uma maneira melhor é muito mais benéfico!

  17. Adorei as dicas. Estou precisando urgentemente organizar as minhas, sou péssima com isso \; Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br

    1. Fico feliz por você ter gostado Mayara!

  18. Adorei esse post Kaila !

    Ainda bem que não sou uma pessoa que gasta a toa… me chamam de mão de vaca kkk, mas eu digo que sou é econômica.

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | O Blog Que Não é Blog – Instagram |

    | Cores das Amigas – Instagram |

    1. E é mesmo Anna. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  19. Silvana Crepaldi says: Responder

    Olá, Kaila.
    Adorei a postagem. Eu não tenho um salário muito alto, mas tenho mais coisas do que meus irmãos que ganham bem mais. Procuro comprar as coisas a vista e sempre guardo dinheiro. Nunca se sabe se acontece alguma coisa hehe.

    Prefácio

    1. Pois é Sil. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  20. Óptimas dicas, é bem verdade que a tendência é quanto mais temos mais gastamos! 🙂 Bom fim de semana.

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Que bom que gostou Inês, fico feliz!

  21. Adorei as dicas Kaila! Eu tento economizar e guardar dinheiro ao máximo, mas a gente sempre gasta um pouquinho aqui, outro ali com besteiras né?! Uma das minhas metas pra 2018 é guardar um pouco de dinheiro pra viajar pelo menos pra cidades do mesmo estado.
    http://www.boas-depapo.blogspot.com

    1. Sim, é inevitável. Se juntássemos esse dinheiro que a gente gasta com coisas vagas, viajaríamos mais, compraríamos a casa própria mais fácil, tudo seria mais simples.

  22. Meu problema está na entrada de dinheiro, ganho muito pouco como autônoma e tudo subiu de preço, minha meta é guardar mais, nem que seja para poupar 10% do que recebo todo mês.
    Gosto de viajar e quero fazer algumas coisas que exigem um foco, foi assim que troquei de celular no ano passado.

    Zíper Chique

    1. Tudo está com um preço absurdo e nosso salário não aumenta nunca, né? Priorize suas contas mais importantes e tente evitar gastos mais supérfluos, por exemplo, ao invés de comer todo fim de semana fora, coma de 15 em 15 dias em um lugar diferente, se seu trabalho fica a poucos metros da sua casa, vá caminhando.. e assim, você guarda esse dinheirinho.

  23. Ótimas dicas, felizmente eu sou controlada e pesquiso mt antes de comprar, além de aproveitar as promoções.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Fico feliz por você ter gostado Anete! ❤

  24. Dicas pra lá de valiosas! Aprendi a duras penas tudo que vc falou, principalmente sobre o quanto mais ganhamos mais gastamos e de forma descontrolada e o que é pior, desnecessária!

    Amei o post!

    Super beijos,
    Neila Bahia – Blog Insanos Dezembros ♥

    1. Pois é, grande parte dos nossos gastos são supérfluos. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  25. Adorei muito as suas dicas.
    Eu sempre sou muito econômica e primo por ver as necessidades daquele momento, antes de sair por aí comprando qualquer besteira ou coisas desnecessárias.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu?

  26. Ótimaaaaas dicas!!!
    Acho que todo mundo quer ser organizado nas finanças e ter sempre um dinheirinho sobrando né não? Hehe 🙂

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. Pois é, acho que é um controle que todo mundo quer ter!

  27. Eu já fui mais descontrolada, mas hoje posso dizer que estou de parabéns.
    Esse ano eu pretendo só continuar fazendo como estou.
    Suas dicas são ótimas.
    bjo

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Dany! ❤

  28. Arrasou nesse post amiga estava mesmo precisando dessas dicas para começar a me organizar nas finanças.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. Fico tão feliz por ter te ajudado e por ter gostado Jana! ❤

  29. Essa das operadoras de telefonia eu sabia, porque aqui em casa temos 1MG e eles dizem que não vendem (mas to precisando de mais megas HAHHA). Adorei o post ♥

    1. E outros lugares são mais acessíveis, sofria com minha internet, a operadora dizia que onde moro só alcançava 4MG, tudo bem. Quando fazíamos o teste da velocidade não dava nem O,5MG. E por ter que pagar telefone para tê-la, tínhamos um gasto de R$ 150,00. Contratamos um pacote de uma empresa da minha cidade e agora estamos com 10MG por R$ 60,00!

  30. Oi! Sou bem controlada com dinheiro, mas quando a questão é livros , já era kkkkk. No mais, compro o essencial e o resto vai para a poupança. Bjos ❤

    Click Literário

    1. Investir em coisas que a gente gosta é essencial, até porque trabalhos, mas precisamos ter conforto, lazer e poder compras as coisas que a gente gosta, desde que seja moderado, sem exageros.

  31. Que dicas maravilhosas! Finanças é realmente complicado!
    Ótimas dicas.
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Gabriele! ❤

  32. Amei suas dicas, queria ser mais regrada com as finanças, mas quanto mais eu quero poupar parece que mais as coisas ficam caras. Mas este é um habito que deve ser todo dia, né? Pra dar certo. Beijos. ♥
    Charme-se

    1. Infelizmente, as coisas aumentam seus preços diariamente, enquanto nossos salários ficam estagnados, né?

  33. Post de utilidade pública! É claro que é difícil poupar na crise, mas ao mesmo tempo esse é o melhor momento para refletir sobre a nossa relação com o dinheiro. Por mais que eu consiga pagar minhas contas em dia, e até ajudo nas despesas da casa, não me sinto confortável com o meu alto nível de gastos. Esse ano quero usar o meu dinheiro para investimentos e poupança. Não só pra construir meu próprio patrimônio mas também motivar outras pessoas a pensarem no futuro e agirem 🙂

    1. Muito obrigada, viu? Fico muito feliz por você ter gostado! ❤

  34. Eu tenho um caderno só para finanças afinal de contas o que os olhos não veem, nosso orçamento mostra e foi através desa rotina de anotar tudo que controlei os gatos e cresci financeiramente.

    http://www.blogbelissima.com.br

    1. Anotar tudo é essencial para ver o rumo que nosso dinheiro está tomando, né? Acho que é uma organização simples e completamente útil!

  35. Curti o post. Esse ano estou me organizando mais financeiramente. Separo o quanto posso gastar e o quanto devo economizar
    os relatos de uma jornalista

    1. Que bom que gostou Bruna, fico feliz!

  36. São ótimas dicas e é muito bom ver no seu blog. Como falei anteriormente.

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Monique! ❤

  37. Tava precisando muito desse texto, Kai!

    mariasabetudo

    1. Fico feliz em ter proporcionado as palavras certas para você!

  38. Amei as dicas, realmente compras a vista ajuda bastante e ainda conseguimos descontos.
    Boa semana!
    Fica com Deus!
    Beijos!

    https://marianafonsecago.blogspot.com.br

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, viu? ❤

  39. Essas dicas são fundamentais para ter uma vida financeira saudável. Realmente não importa o salário, se a gente não tomar cuidado, sempre acabamos em um rombo né?

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    1. Pouco com planejamento é muito. Tudo sem planejamento se torna nada. Fico feliz por você ter gostado, viu?

  40. Adorei as dicas <3 muito bom o post, temos sempre cuidar com o gastos!
    http://www.brunavirginia.com

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, viu? ❤

  41. Kaila sou uma pessoa que gosto de ser organizada na área da financeira, não compro nem mais nem menos, só quando estou precisando daquele produto. Os meus cartões de crédito só compro o essencial. Gostei bastante das suas dicas super valiosas, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Lucimar! ❤

  42. Amei o post Kah, eu gosto muito desse tipo de assunto! Costumo ser bem controlada e organizada quando o assunto é finanças, porque já me dei muito mal com a má administração de cartões sabe? E infelizmente em alguns momentos da vida nós ficamos bons em algo por causa de algumas pancadas que levamos, o que foi o meu caso. Hoje em dia me organizo através de planilhas, penso e repenso antes de comprar alguma coisa, tomo bastante cuidado com as contas fixas, que são mais perigosas do que as esporádicas, entre outros meios para salvar dindin… como os que você falou… Beijokas 😉

    1. Já ficamos entre trancos e barrancos por conta do descontrole e não tem nada pior, acho que uma vida moderada, em todos os aspectos é ter dias tranquilos e nenhuma dor de cabeça.

  43. Oi Kaila, gostei bastante do tema desse post, a frase criar hábitos realistas me deixou aqui pensando sobre minha própria situação, confesso rsrsrs Adorei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado Michele, principalmente por ter te causado essa reflexão! ❤

  44. Tudo é questão de hábito e orgaização, gostei do texto

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    1. Exato! Que bom que gostou, fico muito feliz Paty! 😀

Deixe uma resposta