As nove mudanças do namoro para o casamento

Em um dia de inverno, a solidão se cruza com seus pensamentos, te fazendo perceber que o mundo ao seu redor encontrou em alguém motivos para sorrir, enquanto você, continua procurando motivos para acreditar que, se não deu certo com aquele advogado recém-formado, algum publicitário irá aparecer em breve para te tirar o fôlego, mesmo que por questão de dias, até sumir, de novo. Talvez, você tenha apenas azar no amor, azar no jogo, azar até no azar, quem é que sabe? Mas, se em um dia ensolarado, em um instante qualquer, seu coração palpitar diferente, não estranhe, você apenas ganhou um coração para chamar de seu, daqueles que faz o seu mundo, o meu e de todos os cosmos ficarem em câmera lenta. Porque não importa quantas voltas o mundo deu ou dará, em qual momento você está ou o que será, todo caminho possui aquela curva que muda drasticamente uma rota, transformando o monótono em mistério, concebendo sentido para a vida.

Os momentos de solidão faz com que a gente se lembre de como é se sentir sem ninguém, depois a vida se encarrega de colocar pessoas extraordinárias em nosso caminho, fazendo com que a gente entenda que por mais que a jornada é repleta de presença, é na ausência que nossa alma cresce de tamanho. E são desses tamanhos que o nosso amor precisa, e quando ele invade, não existe meio termo ou razão, de maneira simples, ele faz moradia no milimetro mais bonito do nosso corpo. Manifestando-se em instantes singulares, como no dia a dia, no casamento, nos filhos e nas conquistas internas que ambos alcançam. Mas, o que muda do namoro para o casamento?

Saudade de não sentir saudade, namorados não se encontram todos os dias e noites, não se vêem após o trabalho ou quando acordam. Há espaço para sentir falta do outro, ter saudade. Após o casamento, vocês criam uma rotina juntos e todos aqueles momentos que não eram compartilhados entre o casal, serão.

Overdose de companhia, a saudade se despede, assim como o tempo para si. Existe aquele momento em nossa rotina que gostamos de preparar um café na cama para o nosso parceiro ou uma surpresa antes dele chegar do trabalho, outrora, só queremos respirar fundo e ter cinco minutinhos para refletir ou simplesmente deitar em nossa cama e não pensar em nada. Casais que não possuem esse equilíbrio, perdem o tempo para si e se torturam com essa presença intensa do parceiro.

Falta de cuidados com o corpo, ela não usa mais maquiagem, não faz o cabelo e não liga para a depilação, enquanto ele criou barriga e não corta as unhas do pé. Segundo especialistas, homens e mulheres tendem a não se preocupar tanto com a aparência após o casamento.

Sexo rotineiro, após o casamento esqueça aquele intensidade que você já viu em filmes, por mais que você possa transar todos os dias, isso não acontece. Quando você está namorando, se programa para o sexo por estar junto com aquela pessoa naquele dia, mas no casamento não, até porque todos os dias são compostos por vocês, e em alguns, é normal que aconteça um desgaste natural por conta da exaustão do dia a dia.

Obrigações sociais, o casamento promove mudanças drásticas no relacionamento com a família. Se antes você não se sentir na obrigação formal de ir na casa da mãe do namorado, agora que ele mora com você as visitas constantes são inevitáveis, em ambas as partes. As mesmas mudanças acontecem na vida social: o aniversário de um amigo, jantar na casa do chefe ou no casamento de alguém que você não conhece.

Perda da individualidade, ele perde o futebol com os amigos, enquanto ela abre mão do happy hour com as amigas. De repente, as atividades que cada um tinha quando solteiro ficaram de lado para agradar o parceiro. Homens casados se queixam frequentemente que sua mulher acha ruim que ele faça coisas com outras pessoas, enquanto as mulheres reclamam que não têm espaço para viver a vida delas. Um dos desafios da vida conjunta é manter a individualidade mesmo estando casados. Os dois precisam ter esse tempo para fazer coisas que ambos gostam, mesmo que seja juntos, um acompanhando o outro.

Brigas sob o mesmo teto, no namoro você passa os bons momentos juntos com a pessoa e quando acontece uma briga, cada um vai para a sua casa. Mas, e quando o lar é mesmo?

Percebe que o casamento dos filmes não é verdadeiro, chegar em casa saltitante após um longo dia de trabalho pode acontecer, mas não diariamente como nas telinhas, os jantares elaborados não acontecem todos os dias e nem com os dois juntos, no casamento real existe obrigações, deveres e horários, e não apenas compromissos agradáveis, nenhum perrengue, casa organizada e nenhum estresse como nos filmes.

Algumas particularidades só serão vistas quando suas vidas forem compartilhadas, ele nunca acha nada e é sempre desorganizado, ela não aceita opiniões e é sempre teimosa, mas você não vai saber até estarem no sob o mesmo teto.

Compartilha com a gente se você é casada: qual foi a maior diferença na sua opinião? E se você não é, conta para mim, qual mudança mais te aflige quando você pensa na rotina a dois?

Espero que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

66 Replies to “As nove mudanças do namoro para o casamento”

  1. Eu acho que todo relacionamento conjugal passa por muitas fases, as de paixão intensa que nos deixa cega e a que mostra a realidade de cada personalidade e depois agente vai se entendendo o que importa é saber respeitar um ao outro e tentar ver as qualidades ao invés de ver só os defeitos, pois todos nós temos se olharmos com bons olhos veremos, ai vamos conseguir ter uma relação equilibrada!
    Beijoss
    http://www.silalmeida.com

    1. Pois é, o casamento é preenchido por fases, ele nunca está igual, né? Precisamos ter equilíbrio, paciência e principalmente amor para aceitar esses altos e baixos! ❤

  2. Já sou casada há 4 anos, namoro meu esposo já fazem 11! O relacionamento muda, em alguns momentos as coisas “esfriam”, mas o sentimento em si só se fortalece se é verdadeiro e recíproco! <3

    1. Exatamente! ❤

  3. Oi, Kaila!
    Menina, eu acho engraçado como o povo acha que só porque casou, vão virar coelho e fazer sexo adoidado hahahahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    1. Bem assim Lu, hahahahah.

  4. Muito legal seu post Kaila, eu acho que vou ser o tipo de mulher que se arruma sempre, não vou deixar de me maquiar. Pq eu ando em casa maquiada e não vivo sem kkk beijos
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Fico feliz por você ter gostado Lu, somos nós quem moldamos nossa casamento e tudo só muda se a gente deixar, nunca deixei de me arrumar! ❤

  5. OOi Kaila, adorei o post, depois que casamos muitas coisas mudam eu não tenho o costume usar maquiagem todos os dias, mas gosto de estar arrumada .
    Beijos bom final de semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  6. Oi Kaila
    Adorei a reflexão e concordo com você, muitas coisas só serão vistas depois de viver juntos.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    1. Que bom que gostou Nessa, fico muito feliz!

  7. não namoro e nem sou casada, 0 experiência nesse post hahaha
    boas reflexões;
    bj http://diadebrilho.com

    1. Que bom que gostou, fico feliz! ❤

  8. Acho que vou sentir saudade de sentir saudade e o sexo rotineiro me preocupa confesso, não sei como vou lidar só estando no momento pra saber.
    O que não me preocupa é deixar de cuidar de mim, jamais vou deixar de me preocupar com make, cabelo, cuidado sou muito princesinha com essas coisas. rs Claro que não tem como ficar montada todos os dias, mas nos momentos que der vou continuar me cuidando.
    Pam

    1. Quando me mudei, arrumava meu cabelo todos os dias e me maquiava sempre. Depois de um tempo, isso acabou mudando um pouco, pensando na saúde d minha pele, e nos cuidados com meus fios, não seco todos os dias e nem fico o dia todo maquiada, mas nunca deixei essa vaidade acabar e se depender de mim, nem vou. Algumas coisas mudam, mas não terminam – só se a gente deixar. Acho que se cuidar, principalmente depois do casamento é super importante!

  9. Eu não sou casada mas namoro a 11 anos. Não moramos juntos mas trabalhamos juntos, então é quase como se fosse. Já sabemos que quando tivermos nossa casa, terá um canto para cada um, se não a gente não vai se suportar, se ver 24h por dia kkk

    1. Essa foi uma experiência que me surpreendeu bastante, eu e meu marido trabalhamos juntos e ficamos todos os dias juntos, e acredita que hoje é melhor do que quando ele trabalhava fora? Combinamos mais!

  10. Todo relacionamento tem suas fases, né? Eu não sou casada, mas achei super interessante as reflexões e o post!

    Um beijo!
    Hey, Maria! | Fanpage

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado Ray! 😀

  11. Eu ando lendo bastante textos sobre reflexão de casamento. Estou chegando a grande conclusão que não quero me casar nem tão cedo. A cerimonia e a teoria do casamento é linda, mas a prática é mais difícil do que parece ser. Claro que varia de casal para casal, cada história é única. Mas é algo que andam quebrando tantos tabus, o que é bom, assim ninguém se decepciona achando que vai ser um lindo conto de fadas.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    1. Casamento não tem manual de instruções e nem é um mar de rosas, mas vale totalmente a pena! ❤

  12. Oi! Não sou casada, mas realmente dá para perceber as mudanças. Acho normal em qualquer fase da vida, o que não pode mudar é para uma coisa ruim, temos que melhorar sempre. Bjos <3

    Click Literário

    1. Exato, precisamos sempre buscar pelas mudanças positivas! ❤

  13. Ainda não sou casada, mas mal vejo a hora.
    Penso que as mudanças acontecerão, mas faz parte né?
    Gostei do post.
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    1. Sim, mas pode ter certeza de uma coisa: toda mudança, seja ela boa ou ruim, vale a pena! ❤

  14. Não passei por essa experiência, mas acredito que seja bem isso mesmo. Vc escreveu perfeitamente!!

    Super beijos,
    http://www.insanosdezembros.blogspot.com.br

    1. Muito obrigada Neila! 😀

  15. Eu não senti nenhuma dessas mudanças depois que casei hahaha,
    Isso porque nos dois moramos juntos por 8 anos antes de casar 😀
    Então já tinhamos a rotina de casado, só não tinha o papel assinado rs.
    Mas muitas coisas aconteceram mesmo, quando fomos morar juntos pela primeira vez.
    kisses

    1. Sim, citei o casamento, mas isso acontece quando vocês passam a maorar juntos. ❤

  16. Silvana Crepaldi says: Responder

    Olá, Kaila.
    Acredito que muitos casamentos não dão certo porque as pessoas não procuram saber como é o depois e acham que vai ser a mesma coisa. Os dois tem que fazer dar certo abrindo mãos de algumas coisas. É como você disse, vai ser um, mas cada um com sua individualidade.

    Prefácio

    1. Exato Silvana e tudo muda, né? Um casamento não é parecido com o namoro nem de perto.

  17. Mais um post bem acertado e verdadeiro, pois é mesmo assim sim! 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado Inês! ❤

  18. Thais Pereira Terra says: Responder

    Adorei o texto! Eu não sou casada e nem namoro, então não faço a miníma ideia. Mas o que eu penso é que pra chegar a um casamento tem que rolar uma química e uma troca de energia muito boa com a pessoa, e muita conversa!

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    1. É uma decisão que precisa ser pensada, repensada e não pode ter uma vírgula de dúvida, pois tudo muda!

  19. Acho que muita coisa muda sim, e os tópicos são realistas, em maior ou menor intensidade dependendo de cada casal eu acho. Pra mim foi bem tranquilo, comecei namorar nova então foram muuuitos anos de namoro e, antes do casamento, já tínhamos uma “rotina” de casal que tornou essa transição mais leve rsrs.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    1. Tudo depende muito da sintonia do casal, alguns não sentem tanto e outros sofrem muito com esse período de adaptação, né? ❤

  20. Adorei Ka, tó casada tem 4 meses hahhaa e a intensidade aqui ainda continua :X
    mas confesso que a falta de cuidado com o corpo veio assim que trocamos as alianças hahahhaha
    Amei o post até mandei para o meu marido ler!
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    1. Fico tão feliz por você ter gostado Si, não parei de me cuidar, mas não seco o cabelo todos os dias e nem uso maquiagem com tanta frequência, até porque acho que fazer isso acaba danificando demais o cabelo e deixando nossa pele mais feia, então é para o bem também, né? Haha. ❤

  21. Por isso que não tenho vontade alguma de me casar, principalmente pela perda da individualidade, algo que prezo mt. Mas o problema mesmo é se a pessoa se casa achando que nada vai mudar.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Exato, as mudanças são inevitáveis!

  22. Não sei muito o que opinar sobre essas coisas hahahaha, não sei nada sobre isso :/

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

  23. Convivência pode ser uma dádiva ou um monstro em cárcere!
    Prefiro o namoro. E você?

    1. Minha vida mudou muito desde que casei, cresci demais e comecei ver a vida de uma outra forma, gosto muito do relacionamento que construí com meu marido, e por isso prefiro mil vezes minha vida de casada.

  24. Confesso que fico ansiosa por essas transformações, e nem tenho medo sabe? Acho que tá chegando minha hora, rs Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br

    1. Tenho certeza que essa transformação será extremamente positiva na sua vida! ❤

  25. Super concordo! Prefiro namoro também, quando se é bem aproveitado!
    Bjs

    http://www.estiilocarol.com

    1. As duas formas de relacionamento são especiais, né? Hoje, prefiro mil vezes o casamento.

  26. Eu amo a overdose companhia ahah, mas uma coisa chata que está acontecendo é que acabamos parando de nos cuidar um pouco. íamos na academia e agora parece que deixamos a rotina nos consumir, preciso achar um jeito de mudar isso.
    Amei o artigo
    Charme-se

    1. Isso aconteceu e ainda acontece conosco, engordamos muito depois que começamos morar juntos e agora queremos caminhar e melhorar nossa alimentação, vamos ver se a gente consegue! ❤

  27. Oi Kaila! Tudo bem?
    Não sou casada e nem namoro, mas já namorei. Imagino que realmente, da vida de namoros à vida de casamentos devam existir muitas diferenças. Já vi muita gente falando dessa questão da individualidade. Mas, acho que se arrumar certinho, tudo da certo, né?

    Beijão!
    http://www.controversos.com

    1. Oi Caroline, tudo bem e você? Tudo depende do casal, da vibração e sintonia que ambos tem, nenhum casamento é igual, cada relação é única! ❤

  28. Kaila não sou casada mas foi bom ficar sabendo sobre esse assunto que é importante Kaila bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Que bom que gostou Lu, fico feliz! 😀

  29. OI Kaila,
    No momento estou solteira e nunca fui casada, então não posso opinar sobre essas mudanças.
    De qualquer forma é necessário um certo equilíbrio e flexibilidade para que o relacionamento dê certo.

    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    1. Com certeza Lulu! ❤

  30. CARAMBA, você descreveu tudinho hahaha
    Principal: A gente descobre que não é aquele encanto todo que os filmes retratam, né? Concordo super. A gente cria muitas expectativas pra tudo, inclusive casamento. Não me arrependo de estar casada, amo meu baby e somos felizes (na medida do possível, a gente também briga bastante kkkkkkk) mas só em arrependo de me iludir um bocadinho rs

    http://www.nandadoria.com.br

    1. Eu não tinha essa imaginação e nem sabia o que pensar, acho que foi por isso que não estranhei muito, mas muda muita coisa mesmo!

  31. Ka, estou me preparando psicologicamente pra isso! Adorei esse texto!

    mariasabetudo

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, Sté! ❤

  32. Oi, Kaila!
    Eu namoro há quase 7 anos e não sou muito iludida quanto a essas coisas.
    Nós já conversamos sobre casamento algumas vezes e queremos morar junto por um tempo antes de casar. Nós dois somos um pouco diferentes e nos demos muito bem até hoje… Mas cada um na sua casa. Vamos ver como vai ser, né? haha
    Beijinhos.

  33. Todos os tipos de relações têm seus ônus e bônus, não? É complicado equilibrar as coisas, mas acredito que deva valer a pena.

    🙂

  34. Gostei da ideia da listagem, só fiquei confusa se esses pontos foram os que mudaram para você depois do seu casamento. Ou se foi apenas uma reflexão mesmo, com experiências suas e dos outros. Como eu ainda não sou casada não sei o que efetivamente mudaria pra mim. rs
    Mas, espero que mude muito sim, mas que eu saiba- junto do meu esposo- fazer mudar para melhor, mesmo com as coisas chatas que inevitavelmente não tem como abrir mão (como brigar e ficar junto na mesma casa rs).
    Beijos
    http://www.vestidadeceu.blogspot.com.br

    1. Os pontos foram mistos, algumas coisas aconteceram comigo e outras foram listadas por coisas que ouço com frequência. ❤

Deixe uma resposta