8 coisas que acontecem em toda festa de fim de ano

Tem gente que tem cheiro de flor quando ri. De passarinho quando canta. De sol quando acorda. Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso em uma tarde de verão, sem preocupação, relógio ou agenda. Ao lado delas, a gente se sente tomando sorvete na praça,  melando os dedos com algodão doce da cor mais doce que tem para escolher. O tempo é outro. E a vida fica com a cara que ela tem de verdade, mas que a gente desaprende a ver. Tem gente que tem cheiro do colo de Deus. Ao lado dessas pessoas, entendemos que anjos existem e que alguns são invisíveis. As festas de fim de ano marcam mais um ciclo, elas são o começo de tudo que pode acontecer no próximo ano. Seja em família, unida, distante, que o espírito de boas energias esteja sempre conosco e que este marco não seja visto como fim, mas como recomeço.

Mesmo com tantos preparativos, ninguém sabe realmente como o fim de ano vai ser, algo pode não sair como o planejado, podemos optar por outra roupa ou errar no presente de alguém, mas de uma coisa, todas as famílias  sabem: aquela prima da sua avó, que todo mundo chama de tia, aquele tio mais velho que sente a necessidade de fazer uma série de perguntas que são praticamente as mesmas para todo mundo e aqueles parentes que moram longe da sua cidade, sem dúvida, estarão presentes, até porque, normalmente, eles só se reúnem com a família no fim de ano. Nestas reuniões, é comum um ou outro parente não poder ir. Mas, isso não quer dizer que eles se esqueceram da família, o telefone não para de tocar com pedidos de feliz natal ou ano novo, e adivinha? Sua mãe quer que você fale com todos eles, mesmo que você nem faça ideia de quem esteja na linha.

maxresdefault (2)

Quando as festas de fim de ano passam, percebemos como exageramos na comida. As mesas fartas ficam completas com nossos pratos favoritos e tradicionais de Natal, o mesmo acontece no ano novo, e sempre aproveitamos muito. Mas, qual família não aproveita tudo que sobrou nos próximos dias? Comemos tanto, que só queremos ver aquelas comidas novamente no fim do próximo ano.

Mas, nada se compara aos parentes que ficam o ano todo preparando piadas sem graça e perguntas inconvenientes para o fim do ano: como vai a faculdade? Em qual período você está? E os namorados? Nossa, mais já largou? Você engordou uns quilinhos, não foi? E por aí vai.. quais foram suas respostas desse ano?

Além de receber os parentes distantes, ainda precisamos presenteá-los no amigo secreto. O jogo, que começou como uma tradição em países do norte da Europa caíram no gosto dos brasileiros, tanto que virou uma tradição natalina comum. Tão comum que não basta participar de um só, além do tradicional amigo secreto da família, ainda temos o da faculdade, do trabalho, dos amigos. E mesmo com tantos, a probabilidade de você ganhar um presente realmente bom é muito baixa. Quando não for algo que você não quer, vai ser cuecas e meias.

E o que são as reuniões de família sem as pequenas intrigas e fofocas? Provavelmente, teve aquela tia que reclamou da comida e quem fez se chateou, sua avó deve ter soltado uma frase que causou silêncio absoluto, os parentes que aparecem só no fim de ano repararam na roupa de cada um, e sempre tem aqueles que não socializam com ninguém, causando aquele clima.

O que seria de nossos últimos dias do ano, sem as piadas do ”só no ano que vem”? O tão esperado 31 de dezembro chegou e já vem alguém dizendo: parei de beber, agora só no ano que vem, ou, só vou tomar banho no ano que vem. Essas só não são piores que a do pavê.

E para finalizar o ano com chave de ouro, sempre vai ter alguém que vai reclamar dos fogos. Réveillon é sinônimo de fogos de artifício, toda festa tem os seus. No momento da contagem regressiva, todos os convidados estarão olhando para cima para acompanhar o espetáculo de luzes. No entanto, sempre vai ter alguém para reclamar e dizer: no ano passado foi melhor, poderia ter sido diferente, mais já acabou?

giphy (1)

Um novo tempo pra nós. Um ciclo termina. Um novo ciclo se inicia. 

Compartilha com a gente: o que sempre acontece nas festas de fim de ano no seu lar?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

36 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *