Renovação: o fim de um ciclo e minhas bagagens de 2017

Dois mil e dezessete se iniciou e não demorou muito para se tornar marcante, ele simbolizou o que já era eterno em um momento: o meu casamento. Com novos planos, sonhos mais coloridos e com mais união, interligamos nossa vida como uma só. Em poucos meses, fomos surpreendidos pela instabilidade financeira, naquele ápice ficamos perdidos, mas entendemos o significado daquele fase depois que conseguimos alcançar nosso trabalho como autônomo. Quando nossa vida possui equilíbrio, qualquer minuciosidade desaparece, você está rodeado de pessoas, tem a possibilidade de ir em lugares novos, sair nos fins de semana, de comprar uma roupa legal, porém, quando uma turbulência como essa atinge nossa história, você acaba percebendo infinitas coisas de uma só vez, e a mais grandiosa delas é que é simples fazer parte de alguém que te proporciona boas coisas, mas na hora de lutar por aquela pessoa, é mais simples não fazer mais parte da vida dela. Esse ano foi árduo para muitas pessoas, mas ao invés de remoer tudo de ruim, o ideal é refletir sobre cada negatividade e positividade e colher de cada barreira uma lição e a mante-la viva nesse novo ciclo.

Pessoas que me abraçaram nas horas boas, me viraram as costas quando precisei. Pessoas que nunca sonhei, me ouviram e me disseram as palavras certas. Pessoas que compartilharam suas vidas comigo, desapareceram. Enquanto, outras que nem conhecia, se tornaram raras. E tudo bem, essa inconstância é aprendizado, ela foi responsável pelas mudanças interiores que adquiri e que me fizeram amadurecer tanto, ao invés de despejar rancor pelas devastações, agradeci pelas conquistas, mesmo na dor, manifeste a gratidão, pois quando o sol voltar, você vai entender o porque de cada instante e como ele foi essencial na sua trajetória.

Entendi que tomar o trabalho, problemas e responsabilidades de outro alguém, é vago. Insistir em aconselhar quem não escuta ninguém além de si mesmo, é inútil. O amor possui limites, requer não, requer concessões, requer reciprocidade. Você não pode fazer nada para alguém que não queira, que não valoriza quem você é. Entendi que dizer não é preciso e na maioria das vezes, pode ser libertador. Dizer não para uma pessoa, pode ajudar a preservar sua saúde mental e te manter em paz. Dizer não para uma oportunidade, também pode ser algo positivo, principalmente se ela não for compatível com os seus ideais e não for acrescentar algo bom em sua vida.

Compreendi que o certo e errado são relativos, defender os nossos valores, ideais e propósitos é magnífico, mas precisamos ouvir o que os outros têm a dizer. Todo mundo, que você conhece pessoalmente ou não, tem algo para compartilhar e ensinar. Esse contato com pessoas com pensamentos opostos, faz com que a gente reveja nossos ideais e conceitos. As vezes, tudo que a gente precisa é pensar fora da caixa.

Velejar pelas memórias do passado é algo precioso, é como abrir nossa bagagem e explorar um mundo que foi tão especial. Mas, viver apenas do que passou é um erro. As pessoas mudam, as vontades passam, os planos se metamorfoseiam. Por mais, que o que passou tenha sido bom, é preciso entender que as coisas mudam e que nem sempre isso é ruim. Não se culpe caso algo especial tenha sido esquecido, os ciclos passam e é normal as coisas serem diferentes, não viver de passado não significa queimar suas memórias, significa apreciar o que foi bom e se motivar para criar instantes tão marcantes como os do passado, dessa vez com pessoas que se manteve do seu lado, que compartilham suas vidas com você, que realmente aprecia o que você é, elas lhe proporcionaram momentos marcantes, mas dessa vez, de um novo ângulo, esteja aberto para isso.

E todos os meus erros, acertos e auto conhecimento, foram compartilhados por trezentos e sessenta e cinco dias com vocês, leitores do Minuto de Bobeira. De tudo que se tornou eterno, o nome desse espaço está em um dos primeiros colocados. Partilhar das minhas experiências, da minha escrita e da minha essência, me fizeram querer ser uma pessoa melhor, ver que minhas palavras alcançam pessoas que precisam, é algo extraordinário. Obrigada por todas as vezes que acessou meu site para ver um post novo, por todas as vezes que escreveu uma mensagem para mim, saiba que sou extremamente grata pela sua presença. Obrigada para as marcas parceiras, que investiram e acreditaram no meu trabalho. Obrigada por se tornarem minhas inspirações e minha motivação.

Darei uma pausa nas postagens do Minuto de Bobeira neste fim de ano, mais no dia 03 de Janeiro, voltaremos com posts novos todos os dias. 

Qual foi o maior aprendizado que você teve nesse ano? O que te surpreendeu? Compartilha comigo!

Espero muito que vocês aproveitem cada segundo com as pessoas ao seu redor, que você possa tranquilizar o seu coração após essa longa batalha, que os dias de festa sejam renovadores e inspiradores para seu novo ciclo e que a história dele seja linda..

83 Replies to “Renovação: o fim de um ciclo e minhas bagagens de 2017”

  1. César Augusto says: Responder

    Amei o post, você sempre com palavras mágicas, já estou sentindo falta dos seus textos magníficos. O que mais me marcou foi saber que na dificuldade eu tenho uma mulher maravilhosa, igual nunca vi em toda minha vida e isso foi especial para mim afinal só temos um ao outro. Que venha muitos posts novos em 2018.

    1. Fiquei tão feliz com seu comentário, muito obrigado meu amor, sabe o quanto és especial para mim.

  2. Esse ano foi um grande aprendizado, aprendi que existe sim a verdadeira amizade, quando achamos não devemos deixar ir, aprendi que existe pessoas mais falsas ao seu redor do que você imagina e aprendi que devo esquecer os momentos ruins do meu passado e focar no meu presente e no meu futuro.

    Gostei muito do seu poste! Obrigada por compartilhar com a gente seus aprendizado, que nos inspiram e nos ensinam. Aproveite muito esse tempo que você estiver fora do blog, porque a vida é tão curta, temos que aprende a viver o hoje, porque o amanhã não volta e o futuro não pode chegar.

    Beijos!
    Rosa Rourse

    1. Exato, a gente fica tão fixado em certas coisas que outras passam e a gente nem vê, fico muito feliz por você ter gostado, viu?

  3. “Mesmo na dor, manifeste a gratidão, pois quando o sol voltar, você vai entender o porque de cada instante e como ele foi essencial na sua trajetória”
    “Todo mundo, que você conhece pessoalmente ou não, tem algo para compartilhar e ensinar. ”
    Achei lindo esses trechos! 2017 foi um bom ano, acho que temos que olhar e dar mais importância para as coisas boas e levar de aprendizado o que foi ruim não é mesmo.
    Feliz Natal Kaila pra você e sua família e que 2018 seja maravilhoso para todos nós, amém! ♥

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. Muito obrigada Vá, não tenho dúvidas que ele será, par todos nós! ❤

  4. Que massa nega.. o meu casamento foi em 2016.. realmente 2017 foi um ano de muito aprendizado.
    Beijos

    http://www.estiilocarol.com

    1. Deve ter sido muito especial! ❤

  5. O meu aprendizado desse ano foi que dei valor a muitas coisas , fiz novas amizades boas esse ano, não tem nada melhor do que ter amigos sinceros, Kaila desejo um feliz natal e um excelente ano novo bjs.

    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Não tem mesmo, e os amigos verdadeiros são raros..

  6. Oie
    Adorei seu texto reflexivo. Meu ano também não foi fácil, tive que sair do trabalho para poder concluir as cadeiras da faculdade e fazer estágio obrigatório, não foi facil. Mas agora estou rumo a formatura e bem ansiosa.
    Te desejo um ótimo fim de ano e descanso. Adoro seu blog, seus textos sempre bem escritos.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    1. Tudo acontece como deve ser, pensar assim me fortalece. Sei que grandes coisas estão por vir!

  7. Foi mesmo um bom ano! 🙂 Desejo-te umas boas festas e já agora férias! 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Obrigada Inês! ❤

  8. Acredito que a gente pode tirar aprendizado de qualquer coisa, sabe?! Inclusive dos erros, das dificuldades e tals… Esse ano não foi tão ruim mas também não foi uma maravilha (foi muito monótomo, rotineiro, e eu não gosto disso). Mas, já foi, passou, tá acabando! O que me resta fazer agora é dar o meu melhor e acreditar que 2018 vai ser um ano bom e que eu possa aprender e tirar uma lição dele.
    Beijos!
    http://www.boas-depapo.blogspot.com
    instagram.com/blogboasdepapo

    1. Exato, penso assim também. Tenho certeza que esse novo ciclo será surpreendente! ❤

  9. Olá Kaila!
    Amei o teu post, nossa quanta coisa te aconteceu esse ano né? Quer dizer com todos nós rsrs
    Você se casou, meus parabéns que em 2018 essa união se firme cada vez mais. Tenha um feliz Natal flor, com muito amor, paz e União e um feliz ano novo também, até mais.
    Te espero em meu blog!
    Beijos
    Desvendando Segredos

    1. Obrigada Talyta, foi um ano difícil, mas que valeu a pena! ❤

  10. Tu escreves muito bem! Este foi um ano bem cheio, e concordo que as mudanças nem sempre são ruins. Aliás, a maioria é maravilhosa e servem pra agitar a vida e por as coisas no lugar.
    Um Feliz Natal e uma ótima virada de ano! Até 2018 😀

    Beijos!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    1. Muito obrigada Raquel! Um excelente 2018! ❤

  11. Tu escreves muito bem! Este foi um ano bem cheio, e concordo que as mudanças nem sempre são ruins. Aliás, a maioria é maravilhosa e servem pra agitar a vida e por as coisas no lugar.
    Um Feliz Natal e uma ótima virada de ano! Até 2018 :DD

    Beijos!
    tipsnconfessions.blogspot.com

  12. Nossa, que texto lindo, quanto aprendizado! Meu ano foi cheio de altos e baixos mas fico feliz de ver que o saldo foi positivo e que sempre vale a pena seguir, mesmo nos dias difíceis. Desejo um ano cheio de realizações e sucesso pra ti e pro teu blog!

    Feliz Natal e Feliz Ano Novo também!

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    1. Muito obrigada Thayse, fico tão feliz por você ter gostado. Esse ano será, para todos nós!

  13. Que texto lindo, amei! Um natal e ano novo cheios de coisas boas para você e que 2018 traga ainda mais aprendizados e experiências incríveis.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    http://www.fashionjacket.com.br

    1. Fico tão feliz por você ter gostado! Um ano iluminado e cheio de conquistas para você. ❤

  14. Olá Kaila
    Foi um ano cansativo, mas que deu bons resultados.
    Aprendi que posso me organizar e ser disciplinada (era muito bagunceira), aprendi que felicidade as vezes está nas coisas mais simples da vida, que muitas vezes precisamos dizer para nós mesmas que a semana tem 7 dias e não 5 e um Fds, que gentileza e generosidade devem ser espalhadas e compartilhadas e que respeito é absolutamente necessário sempre.
    Aprendi bastante tb aqui no seu blog!
    Um Feliz, abençoado e iluminado Natal e que 2018 seja pleno de saúde, paz, alegrias, amor e sucesso.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Muito obrigada Luli, tem noção de como fico feliz em ler isso? Um feliz no novo!

  15. Meu 2017 foi tenso, mas 2018 vem aí. Será muito melhor!
    Um Feliz Natal!

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    1. Tenho certeza que será! Obrigada.

  16. Belas Palavras Linda! Gostei muito do seu texto!!!! <3
    Que seu 2018 possa ser abençoado! tudo de bom para nós neste novo ano!
    Um feliz natal linda e um ano novo de muita paz!

    http://www.heylou.com.br

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, viu?

  17. Essas reflexões de final de ano são essenciais pra a gente começar o ano seguinte melhor, né? 2017 pra mim também foi um ano de muito aprendizado e também um ano de muitas coisas boas, apesar de tudo. Espero que 2018 nos traga ótimas energias!

    Um beijo!
    Hey, Maria! | Fanpage

    1. E como são Ray. Tenho certeza que ele trará!

  18. Aprendi também isso, que dizer “não” para algo que realmente queremos dizer não, é melhor pra nós mesmas. Ainda não parei para pensar em todo o meu ano, porque é muita coisa e eu esqueço fácil, haha! Mas é isso então, feliz Natal e um próspero ano novo!!! Fico no aguardo da volta do blog 😉

    1. Boas festas Thami, que esse ano seja maravilhoso, para todos nós!

  19. Adorei o post, realmente 2017 foi marcado por grandes emoções e acontecimentos, espero que em 2018 eu consiga melhorar em algumas coisas.
    Beijos bom natal
    http://www.bellapagina.blogspot.com.br

  20. Oi Kaila, tudo bem?
    Adorei o post e as reflexões!
    Também fico pensativa nessa época. O bom do fim de ano é isso, né? Fazer um balanço do que rolou e se preparar pro futuro.
    Beijos e Feliz Natal,

    Priih
    Infinitas Vidas

    1. Sim, todo fim de ano é reflexivo, gosto muito. Fico feliz por ter gostado, viu?

  21. Esse ano foi bem tenso para a maioria das pessoas né? Mas que legal que se casou e mesmo passando por momentos tensos se mantiveram juntos! Meus amigos foi algo bem assim também, me afastei de muita gente e ganhei muitas amizades maravilhosas, fiquei perto de pessoas que eu achava que nem ligavam pra mim e por aí vai.
    Meu maior aprendizado foi que tudo vem no seu tempo e que devemos curtir cada momento porque tudo isso é único!

    1. Sim, foi um ano bem complicado. Mas, acho que foi um ano de descobertas internas.

  22. Ótimo texto!
    2017 realmente foi um grande ano…grandes mudanças, grandes aprendizados.
    Com certeza 2018 nos prepara muitas coisas boas!

    Boas festas,
    Beijos

    1. Que bom que gostou, fico tão feliz! ❤

  23. Kaila,

    Uaaaaau
    que texto maravilhoso!!
    2017 foi um ano intenso por aqui!!

    Boas festas, bom descanso e até 2018!!!

    Bjooos

    1. Muito obrigada Fê, fico tão feliz por você ter gostado!

  24. Texto lindo! E é na hora da dificuldade que realmente conhecemos os verdadeiros amigos, pois a maioria dos q acreditamos serem nos dão as costas.

    Aprendi bastante esse ano tb, inclusive que posso ser forte qdo a vida me machuca.

    Descanse mt e feliz 2018!!

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Os verdadeiros amigos podem ser contados no dedo de uma só mão, o último ano foi de muito aprendizado!

  25. A vida é mesmo um ciclo, e a durante todo o percurso a gente aprende bastante coisa, que legal nesse período você ter encontrado pessoas que te ajudaram, ouviram e disseram palavras certas. Eu aprendi e conquistei bastante coisa esse ano, uma delas é meu nova espaço de trabalho, começar um novo ciclo em um novo ambiente é tudo de bom^^

    bjus

    Ari ♥
    http://www.devoltaaoretro.com.br

    1. Imagino o quanto você esteja feliz com essa conquista, sei que será um ano grandioso para todos nós! ❤

  26. Que postagem linda, Kaila! Seus posts sempre me ajudam a refletir um pouco. E realmente, esse ano foi recheado de coisas inesperadas, idas e vindas, decepções e acertos. Aprendi em 2017 que por mais que a vida seja complicada, sempre é possível tirar um minutinho pra descansar e refletir e que é *muito* melhor quando a gente tenta enxergar as coisas de uma maneira positiva, né? Muiiiito mesmo! Hahaha Um feliz ano novo pra você e muito sucesso no ano que vem! Vou estar por aqui acompanhando!

    Beijo!
    https://controversios.blogspot.com.br

    1. Muito obrigada Caroline, fico extremamente feliz por você ter gostado! Um feliz ano novo para nós. ❤
      Obrigada por tornar meu sonho real, sua presença é muito importante!

  27. oieee
    ótimo texto!
    adorei as palavras, precisamos ser gratos com aqueles que nos ajudaram.
    Tenha um ótimo ano novo!
    beijão
    Karina Pinheiro

    1. Fico muito feliz por você ter gostado! ❤

  28. Seu 2017 com certeza foi de grandes acontecimentos e aprendizados e que 2018 te proporcione isso também. Em 2017 aprendi a “me virar” sozinha, sempre fui muito dependente dos meus pais e de quem estava por perto mas em 2017 acabei descobrindo minha capacidade de ir além sem precisar me agarrar aos outros.
    Boas festas!
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    1. Passei por algo parecido e não foi fácil me desprender de algumas pessoas, mas necessário. Tenho certeza que 2018 será extraordinário! ❤

    1. Fico tão feliz!

  29. Mesmo na dor, manifeste gratidão. Minha mae sempre me ensinou isso… Soa bonito né? Mas é bem difícil as vezes… Continuemos em evolução!

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br

    1. É árduo, mas necessário. Gratidão dá sentido para vida!

  30. 2017 foi um ano de aprendizagem, espero que 2018 seja maravilhoso para você!
    Beijos!
    pequenomundodasresenhas.blogspot.com

    1. Ele será, para nós!

  31. Adorei o post. Bom descanso
    os relatos de uma jornalista

    1. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  32. Um feliz ano novo para você e sua família…Que 2018 seja ainda mais especial e cheio de realizações!!!

    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    1. Ele será, para nós Dani!

  33. Oi! Boas festas e bom descanso. Que 2018 seja maravilhoso. Bjos ❤

    Click Literário

    1. Obrigada Rackel, tenho certeza que ele será!

  34. Nesse ano muitas coisas boas e ruins também aconteceram. Eu melhorei o meu ‘não’ e isso realmente foi muito libertador. Deixei de lado muitas coisas que não acrescentavam em nada na minha vida e aprendi a lidar com o meu passado. Enfim, cada acontecimento na minha vida em 2017 virou um aprendizado.

    Blog Conceito AbertoFacebook Page

    1. Mudanças como essas, são libertadoras mesmo.

  35. 2017 foi estranho e cheio de aprendizados. Concordo muito com o que você disse, principalmente com essa relação entre amar e a necessidade de dizer não. É difícil, mas preciso e a gente tem que aprender a lidar com isso.
    Que 2018 lhe traga bons ventos, novas aventuras e finais felizes.
    :*

    1. Que assim seja Fê! ❤

  36. Que post mais lindo e cheio de lições, a cada ano que passa aprendemos coisas novas através de erros e acertos na nossa vida.
    Um beijinho e um feliz ano novo lindona!
    Blog Entre Garotas

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu?

  37. Ai, quero te apertar, Ka! Quantas reflexões intensas e fundamentais sobre os ganhos das perdas e sobre caçar porquês enquanto faz para ir além. Você sempre transborda, traz verdades que tocam e nos faz borbulhar com novos olhos. Lindezas!

    http://www.semquases.com

    1. Muito obrigada Van, fico tão grata com seus comentários!

  38. Também acabei dando uma pausa, não 100%, mas diminui o ritmo e agora to de volta rsrs. Faz bem pra renovar as energias né? Vim desejar um ótimo ano novo pra você, que seja um ano maravilhoso e abençoado.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

  39. Essa resiliencia de entender que os problemas tambem nos ajudam de alguma forma é o que mais dói aprender. 2017 não foi um ano bom para mim, mas com toda certeza me ensinou muitas lições!
    Que 2018 seja melhor para todos nós <3
    Beijos
    Camila
    http://www.sejabelissima.com.br

    1. As maiores lições são as mais difíceis, não tenho dúvida que esse novo ciclo será muito melhor! ❤

  40. Meu maior aprendizado foi caminhar com as próprias pernas e fazer coisas que sequer eu sabia fazer. Aprendi valorizar os amigos que não me deixaram cair no fundo do poço e me afastei dos oportunistas.
    Feliz 2018!
    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    1. Grandes aprendizados, Lulu! ❤

  41. Que post lindo, adorei demais. Esse ano foi de muita aprendizagem para mim e consegui fechar ele com chave de ouro. Um Feliz Ano Novo e um ótimo 2018

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, viu? Um feliz ano novo também! ❤

  42. Adorei o post Kaila, meu 2017 foi incrível! Espero que seu ano seja maravilhoso <3 beijos
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Fico tão feliz por você ter gostado, Luana! ❤

Deixe uma resposta