Empatia: a arte de ver o mundo com os olhos dos outros

Ei José, na minha vida já se passaram pessoas que me deram amor, que sorriram para mim quando precisava, que me indicaram caminhos, que seguraram minha mão e me impulsionavam, mesmo quando dizia que não conseguiria. Houve aquelas que não acreditaram em mim, que disseram que não seria capaz e que deveria desistir, aquelas que me repreenderam, que me podaram os sentimentos e que me trocaram por outras pessoas, outrora, conhecia as sonhadoras, que me faziam voar e explorar novas versões da vida. Os cosmos conspiram para que as pessoas se encontrem e resgatem algo com as outras, por isso, tantas vidas são cruzadas todos os dias. Nestes acasos, encontrar-se com a empatia é ter a capacidade de explorar aquele alguém como ele realmente é, escolhendo ajudar ao invés de julgar e o fazendo entender o que ele deseja e procura no mundo.

Muitas pessoas confundem empatia com simpatia, no primeiro caso, estamos tentando fazer uma conexão emocional com alguém, enquanto a segunda está diretamente ligada a maneira como você trata uma pessoa com naturalidade. A empatia é a capacidade de sair do seu umbigo, olhar para o outro e conseguir pensar como ele. Este é um processo intenso que exige presença, coragem e doação. Mas, que ao mesmo tempo, tem o poder de transformar o mundo em um lugar melhor.

Por que devemos praticar a empatia? 

  • Você será capaz de entender melhor as necessidades das pessoas ao seu redor;
  • Você entenderá melhor a percepção que cria nos outros através de suas palavras e ações;
  • Você vai aprender como motivar as pessoas ao seu redor;
  • Você lidará melhor com a negatividade dos outros e entenderá suas motivações e medos;
  • Você entenderá as partes silenciosas da sua comunicação com os outros;
  • Você terá menos conflitos interpessoais para lidar no trabalho e em casa;
  • Você será capaz de prever com maior precisão as ações e reações de quem interage com você;
  • Você convencerá de forma mais eficaz as pessoas a respeito de seu ponto de vista;
  • Você será um líder melhor, um melhor seguidor e, mais importante, um amigo melhor.

Como posso praticar a empatia?

Oito bilhões de corações percorrem esse universo, com vidas distintas, obstáculos profundos e uma vontade de falar infinita. Na maioria das vezes, tudo que uma pessoa precisa é de alguém para ouvir atentamente o que ela tem a dizer. No mundo atual, as pessoas conversam com você cinco minutos e se sente no direito de julgar e achar o que é melhor ou pior para sua vida. Sem ao menos, conhecer as experiências de vida ou de trabalho que te levaram àquela visão de mundo. Ouvir, considerar a motivação por trás do orador e compreender a bagagem do próximo, são os três passos fundamentais para colocar-se no lugar do outro. Isso pode parecer muito óbvio, mas a partir do momento que for colocado em prática, verás rapidamente os benefícios provocados pela empatia. Abra sua mente, escolha fazer a diferença, transforme, mesmo que por um segundo, a vida de quem está ao seu redor e precisa de você.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

40 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *