Depois de um tempo, o casamento esfria?
Quando era pequena, ficava tentando imaginar como eram os relacionamentos reais, já que minhas únicas referências eram os contos de fada e o final feliz. Depois de alguns anos, pude responder minhas próprias perguntas: o frio na barriga do primeiro encontro é algo que fixa na nossa memória, da mesma forma, que as borboletas que invadem nosso estômago no pedido de namoro se tornam eternas. Contudo, todos esses sentimentos se tornam singelos perto do momento que decidimos compartilhar cada segundo da nossa existência com outro alguém, este instante poderia ser facilmente comparado ao final feliz dos contos de fadas. Tristemente, nesta longa jornada da vida a dois, todos passam por trechos acidentados que podem causar alguns solavancos no relacionamento, felizmente, somos os únicos capazes de transformar as dificuldades e desafios em degraus para se alcançar níveis ainda mais profundos de amor.
Em épocas mais escuras, quando toda luz e brilho do começo parecem desaparecer, como uma chama apagada pelo vento, é interessante refletir sobre a analogia do fogo, que nem sempre o vento apaga, na maioria das vezes, ele serve apenas para aumentar aquela chama, o mesmo pode ocorrer em qualquer relacionamento. Dizem que os vilões mais difíceis de combater na vida a dois é a monotonia da rotina, os dias consumidos por compromissos, o desgaste ou o cansaço. Mas, sinceramente, ao meu ver essas são apenas aquelas desculpas clichês que a gente ama culpar, o único pesadelo do nosso relacionamento somos nós mesmos.
Imagine que seu parceiro chegou exausto do trabalho, vocês trocam algumas palavras e logo ele vai tomar um banho para descansar. Ao invés de preparar uma comida quentinha, ou apenas ir tomar um banho para descansar com ele, não, você tenta imaginar mil situações para encontrar um motivo pelo qual ele estaria quieto: ou ele estava com outra, ou não te ama mais, imagina-se tudo, menos que ele só está cansado. Na maioria das vezes, esses pensamentos tornam momentos bons em ruins, gerando facilmente uma discussão ou um mal estar entre o casal, tornando-nos os únicos responsáveis pelos atritos e situações desagradáveis no nosso relacionamento.
Em dias monótonos, lembre-se de algo que tenha um significado especial para vocês. Presenteie com algum objeto que lembre alguma coisa que vocês fizeram juntos, encontre um filme, lugar ou música que tenha alguma coisa semelhante à sua história. Essa é uma maneira simples e criativa de transformar um dia rotineiro em um instante especial, eliminando os pensamentos e atitudes ruins e reacendendo sentimentos que podem estar adormecidos.
Um relacionamento pode se esfriar facilmente com a falta de comunicação entre o casal, é importante que um seja franco com o outro, para que as conversas sejam produtivas e os problemas sejam solucionados. Quem nunca se sentiu triste ou incomodado com algo e quis que o parceiro simplesmente adivinhasse o que estava acontecendo? Ninguém tem bola de cristal, por isso, não perca seu tempo esperando que o outro perceba algo que você pode facilmente dizer.
Dizem que quando a gente quer, arrumamos tempo para tudo e isso é uma grande verdade. Mesmo que seja difícil, com organização e planejamento conseguimos conciliar casa, os filhos, os compromissos e ainda reservar um tempo para o parceiro. Reavalie suas prioridades e conheça o seu próprio tempo, verás que tudo se torna mais produtivo. Os encantos podem se perder ao longo do caminho – e mais uma vez, porque a gente deixa. Os elogios são esquecidos, assim como as palavrinhas chaves aprendidas no jardim de infância e isso é um fator que pode fazer muita falta no dia a dia, dizer obrigado ou o quanto ele/ela está bonita hoje, leva apenas alguns segundos e faz uma grande diferença.
Substituir hábitos que normalmente seriam consumidos por pensamentos negativos é primordial para manter um relacionamento saudável. Se as brigas se tornaram uma rotina, repense as suas atitudes. Se você é uma pessoa explosiva, vale se esforçar para pensar se uma resposta atravessada realmente vale a pena e se levará a um retorno positivo. E nunca se esqueça da privacidade do casal, os beijos longos e apaixonados podem até ter dado uma enfraquecida, mas é importante trabalhar para que o namoro não esfrie totalmente. Tudo foi construído porque existia um amor incondicional entre duas pessoas, tão grande que foi capaz de construir uma família, formar uma vida juntos e florescer o melhor lado do nosso ser. Se tudo surgiu do amor, união e alegria, porque esquecer esses fatores com o tempo? Acima de tudo, o casal precisa de um tempo a dois, os velhos tempos não precisam passar.
58 Comentários
Pathy Guarnieri
Que bacana esse post, Kaila! O casamento só esfria se ambos deixarem acontecer. xD
Beijo!
Cores do Vício
Kaila
Tudo depende apenas de nós, né? ❤
Marisa Raquel Rocha Fonseca
Acontece mesmo! Muitas vezes parece mais que vivemos com um familiar, não sei se me entende :/ Temos de fazer esforços em conjunto! beijoca
Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin
Kaila
Sim, a gente se acostuma tanto com aquele pessoa que passamos a nos sentir assim e por um lado, acho até bom. Desde que a gente lembre que o casal precisa de um momento juntos, como o início.
Simone
Lindo post, precisamos ter mais calma no relacionamento e nos respeitarmos mais. O casamento pode ser lindo e duradouro mas precisa da dedicação de ambos para dar certo. ♥ Beijos
Charme-se
Kaila
Sim, e essa dedicação precisa ser constante! Fico feliz por ter gostado, viu?
Váh
Acho que diálogo e os pequenos detalhes do dia a dia são essências para manter uma boa e saudável relação, e isso não somente entre casais mas em toda e qualquer relação humana né? E nem é tão difícil, as pessoas é que complicam.
https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/
Kaila
Concordo, é mais fácil do que todo mundo pensa e no fim, é gratificante. Porque alcançamos uma relação extremamente especial!
FERNANDA LUCENA
Oi Kaila
texto interessante
eu dia dia estou tentando mudar algumas coisas no meu casamento
o dia a dia já nos mudou, algumas atitudes dificultaram mts coisas e depois que nosso filho nasceu a coisa complicou um pouco, n por causa da criança, mas por falta de experiência nossa… enfim, td dia é preciso nos lembrar o pq de estarmos juntos, se n, a coisa desanda de vez!
Bjooos
Kaila
Fico feliz por você ter gostado Fe, imagino que depois dos filhos muita coisa muda, porque o casal acaba se dedicando mais para a criança, né? Tenho certeza que com essas mudanças que está tentando promover, vai tornar tudo melhor. ❤
Vacieni
Mais um post super bacana, concordo bem com o que disse e espero que consiga seguir esses “conselhos”
Bjokas da Vaci :*
https://blogpapodeesmalte.blogspot.com.br
Kaila
Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤
Anny
Na minha experiência o que posso dizer é que ambos mudamos. Hoje a gente tem mais afinidade sabe, ja acabou aquele lance de descobrir as coisas. As vezes a gente nem precisa falar nada, o olhar ja basta. Muita coisa muda ao longo dos anos, nem sempre é fácil fazer todas essas dicas que vc citou ai no post. E nem sempre é preciso se ambos se respeitarem e se compreenderem.
Kaila
Sim, concordo que a gente se conecte de tal forma com nosso parceiro que um simples olhar basta, mas acho que por criar tanta afinidade que é preciso buscar maneiras criativas para inovar, porque se não fica monótono demais. Vocês se conhecem tanto, que nem precisam se conhecer mais, e aí o que acontece depois, sabe?
Leidiana Pereira
Eu adoro suas postagens, são sempre incríveis e de aprendizado.
Amei esse post, porque meu sonho é ter um relacionamento duradouro até o fim. ^^
E por mais que o tempo ameace desgastar o relacionamento, devemos lutar contra isso e inovar no amor, além de renová-lo a cada dia.
Beijos. ♥
Diário da Lady
Kaila
Muito obrigada Le, fico tão feliz por você ter gostado! ❤
Anete Oliveira
Gostei da comparação com o fogo. E é bem isso mesmo, o vento faz o fogo mais forte, porém é preciso tomar cuidado pra não nos tornarmos água e apaga-lo.
Beijos.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Kaila
Pois é Anete! ❤
Leslie Leite
Acredito que o casamento pode sim esfriar, mas a culpa disso não é do tempo.
Eu nem tenho muito o que comentar, apenas concordo plenamente com o seu texto, é necessário dar atenção ao seu cônjuge, seja conversando, ouvindo o que ele tem a dizer, presenteando de forma singela, agradecendo ou elogiando… É aquele clichê, o casamento é uma flor que precisa ser regada diariamente com amor e carinho.
Beijo!
Kaila
Sim, precisamos cuidar dele diariamente e entender que somos responsáveis por tudo que acontece. ❤
Elaine
Acho que só acontece se ambos deixarem que esfrie… se tem amor, mesmo que dê uma esfriadinha, logo esquenta .rs
😉
Bjim…
>>blog Usei Hoje<<
> Instagram<
Kaila
Com certeza! ❤
O diário da Inês
Mais um óptimo texto sobre o amor e relacionamentos. 🙂 Eu não acho que com o tempo o amor diminua (embora em alguns casos não só diminui como desaparece), acho que muda e por vezes até pode ficar mais forte, diferente do inicial e para melhor. 🙂
—
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Kaila
Tudo depende de nós, se cuidarmos do nosso relacionamento todos os dias, com certeza, só se torna melhor. ❤
Nessa
Oie
Acho que tudo pode acontecer, mas se existe o amor tudo se resolve. Adorei a reflexão.
Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Kaila
Que bom que gostou Nessa, fico muito feliz!
Karen Ellen
Concordo que o casamento só esfria, se os dois quiserem. Existe jeito pra tudo, é só fazer por onde.
karenellenblog.blogspot.com
Kaila
Exato! 😀
Adriana Leandro
Manter o relacionamento saudável é um grande desafio. É preciso manter um bom diálogo e em muitas situações, se colocar no lugar do outro. Como tudo na vida, é preciso dedicação para que tudo dê certo.
Bjus!
galerafashion.com
Kaila
Sim, é uma troca de sentimentos diária!
Debora Dahl
Muito legal esse post, como sempre ne Kaila! Ontem eu celebrei 4 anos de casamento, e muita coisa muda mesmo.. mas ao mesmo tempo que aquela empolgacao do comeco diminui a amizade e a cumplicidade cresce tanto, que viver ao lado do meu marido e ainda melhor 😀
Bjs
http://www.deboradahl.com
Kaila
Concordo plenamente Debora, enquanto uns sentimentos amadurecem e mudam, outros se tornam ainda mais fortes! ❤
walter
Como foi dito mais acima, tudo depende das pessoas envolvidas. 😉
Blog: O Planeta Alternativo
Kaila
Exato! ❤
Natalia
Adorei as dicas, Kaila.
Realmente tudo depende de nós, tanto para melhorar quanto para piorar as coisas.
Beijos,
Naty
http://www.revelandosentimentos.com.br
Kaila
Que bom que gostou, fico muito feliz! 😀
Paty
O diálogo é tudo para o relacionamento não esfriar
Beijos!
EsmaltadasdaPatyDomingues
Kaila
❤
Sté Maciel
Ka, essa reflexão não vale só pra casamento, né? Eu me vi muito nele, estou há 3 anos namorando e sempre rola algumas inseguranças e as brigas sem motivo que às vezes parecem não ter mais fim. Mas, a gente sempre respira fundo e lembra dos motivos pelos quais nos apaixonamos, isso é muito importante! Amei muito teu texto <3
mariasabetudo ❥
Kaila
Sim, ela se encaixa em qualquer relação! ❤
Fico muito feliz por você ter gostado Sté!
Luiza Helena Vieira
Oi, Kaila!
Como muitos já falaram, só esfria se o casal deixar e concordo.
Beijos
Balaio de Babados
Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos
Kaila
Sim, foi isso que quis trazer pra a reflexão. A gente culpa tanto outras coisas, que se esquece que tudo depende apenas de nós! ❤
Blog Entre Garotas
Kaila linda, eu amei seu texto e suas dicas.
Eu sou dessas que emburra e não fala nada mas estou aprendendo a me comunicar melhor para resolver os conflitos. .. rsrs
Arrasou no post, beijinhos.
Blog Entre Garotas
Kaila
Fico tão feliz por você ter gostado! ❤
Lucimar da Silva Moreira
O casamento não se esfria só se o casal deixar, casamento tem que ser sempre quente, o casamento é como uma planta tem que ser regado todos os dias, Kaila bjs.
http://www.lucimarmoreira.com/
Kaila
Sim, é uma batalha constante. ❤
Vânia
Seu post diz muitas verdades, que pensamos sempre no ruim para nós e nunca paramos para pensar se não houve algo de ruim com a outra pessoa. A empatia ajuda muito, assim como dizer como estamos nos sentindo caso algo estranho se torne corriqueiro.
Zíper Chique
Kaila
Pois é! Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤
Raquel
Acho que morar junto é um constante desafio! Quando se namora e mora separado, a gente só se vê nas horas boas… mas não dá pra deixar o relacionamento esfriar, e depende dos dois. Os anos passam mas o amor sempre pode se renovar <3
Boa semana!
tipsnconfessions.blogspot.com
Kaila
Sim, depois que a gente começa conviver com a pessoa 24 horas, muda muita coisa mesmo!
Michele Lima
Oi Kaila, excelente texto sobre casamento. Estou casada há 5 anos, mas estou meu marido há 15 e acho que a comunicação é mesmo uma das coisas mais importantes em um relacionamento. Adorei a postagem
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Kaila
Nossa Mi, quanto tempo! Fico feliz por você ter gostado! ❤
Silvana Almeida Souza
Com os anos agente vai amadurecendo e a relação também em tudo, então fica mais fácil pra lhe dá, o relacionamento precisa sempre ser renovado com carinho, diálogos e atenção mutua!
Beijosssss
http://www.silalmeida.com
Kaila
Concordo! ❤
Mrs. Margot
Bom post! =)
É muito difícil mesmo não deixar tudo esfriar, fala alguém que vive junto há 8 anos e não há truques ou milagres, acho que tem que haver sobretudo muita comunicação e transparência, fazer coisas inesperadas, programas a dois, viagens, conhecer “mundo” juntos.
MRS. MARGOT
Kaila
Fico muito feliz por você ter gostado, viu? 😀
Priih
Oi Kaila, tudo bem?
Também acho superimportante manter alguns hábitos, especialmente o de elogiar, de cuidar da pessoa, de prestar atenção nos detalhes… pequenas coisas assim são capazes de manter a chama viva. ♥
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Kaila
Oi Pri, tudo bem e você? Fico muito feliz por ter gostado! ❤