Meu cabelo é oleoso e agora?

Três anos foram suficientes para modificar minha rotina por completo, antes acordava diariamente as seis horas da manhã, me trocava e logo ia para a escola, ao chegar em casa almoçava e tinha quase todo o dia livre, se não fosse por um detalhe rotineiro: lavava meus cabelos todos os dias no mesmo horário, para mim, era como se fosse uma responsabilidade que não poderia ser descumprida. Meus fios sempre foram oleosos e isso nunca me agradou, ao chegar em casa após a escola já podia perceber o quanto eles estavam sem forma e volume, parecia que nem haviam sido lavados. Busquei entender o que acontecia, sabia que essa era uma forma de proteção contra a quebra e poluição, mas tinha certeza que algo estava errado, após algumas pesquisas, descobri que cometia grandes erros ao cuidar dos meus cabelos e que eles eram responsáveis por tamanha produção de óleo.

Os cabelos oleosos são comuns, principalmente no Brasil, onde o clima é tropical. Eles não só atravessam nossa auto-estima como prejudicam outros fatores do nosso cotidiano. O hábito mais comum das pessoas que possuem os fios oleosos é lava-los diariamente, ficar muito tempo sem higienizar os cabelos pode aumentar a produção de óleo, entretanto, enxaguá-los todos os dias pode ter o mesmo efeito. O ideal é intercalar as lavagens dia sim, dia não e utilizar produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Se você for adepta aos shampoos anti-resíduos, procure usá-los somente uma vez por semana, para não causar o efeito rebote.
Minha maior mania? Mexer nos cabelos o tempo todo e isso é fatal para os fios oleosos. Seja por mania, timidez ou para mudar o lado da repartição, se policie para não movimentar os cabelos. Esse hábito deixa nossos fios com aspecto pesado, acumulando sujeira, suor e a gordura da pele ao longo do dia. Usar o cabelo ou a franja presa podem ser essenciais nos primeiros dias, até perdemos esse costume.
Evite coisas quentes, como a água ou o secador. Essa temperatura alta vai estimular ainda mais a produção de óleo, além de favorecer o ressecamento das madeixas. O segredo é começar o banho com água morna para retirar o excesso de oleosidade da raiz e terminar com água fria, truque perfeito para dar brilho aos fios. Quanto o secador, procure usa-lo dez centímetros de distância da raiz.

Um dos maiores erros de quem possui os cabelos oleosos é escolher produtos que só acentuam essa situação. Por isso, para tratá-los da maneira correta é preciso pedir ajuda a seu cabeleireiro, e juntos, identificarem qual é a melhor linha de cosméticos para deixá-los saudáveis. Se eles forem oleosos apenas na raiz, o shampoo e condicionador deve ser direcionado às madeixas mistas, se forem em todo o comprimento, será preciso achar uma coleção que mais se adapte aos seus fios.

Seu melhor amigo será o shampoo a seco, ele é responsável por salvar o nosso visual em momentos que precisamos estar com os fios bonitos e não temos tempo de lavá-lo e finalizá-lo. Portanto, procure ter sempre um na bolsa para não passar nenhum aperto no seu dia a dia. Mas, não se esqueça, usar o produto de forma exagerada pode surtir o efeito contrário, deixando os fios rígidos e com aspecto opaco.

Seus cabelos são secos, mistos ou oleosos? Qual é sua dica favorita?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

34 Replies to “Meu cabelo é oleoso e agora?”

  1. Meu cabelo é oleoso e sofro com isso. Adorei o post, Kaila. Bem informativo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Pathy! ❤

  2. Kaila o meu é seco, então assim eu só lavo 2x por semana, não uso secador e chapinha, só faço uso desses aparelhos quando quero sair mais produzida, mas normalmente vou com os cabelos seco naturalmente. Quando eu lavo e ele vai secando a aparência fica bem estranha, mas depois de um dia ele ja pega forma. Digamos que meu cabelo vai ficando mais bonito a medida que esta ficando sujo. rsrs

    1. Já tive algumas amigas que tinham cabelo seco e funcionam assim mesmo, precisam de tantos cuidados quanto os oleosos. Mas, são lindos do mesmo jeito!

  3. Ai, é tão maravilhoso chegar aqui e sempre receber uma variedade de dicas que levam a tamanho autoconhecimento e a cuidados aprofundados. Cada pontinho é uma reflexão sobre valorizar o que temos em nós e saber usar isso a nosso favor da maneira mais entregue e equilibrada possível. Dicas fundamentais, Ka! Lindezas sempre!

    http://www.semquases.com

    1. Ah Va! Não me canso de ler essas lindezas, muito obrigada por todo o carinho! ❤

  4. Meu cabelo é oleoso na raiz e seco nas pontas e se eu passo mais de dois dias sem lavar a oleosidade aumenta 🙁
    Usei shampoo a seco uma vez, mas não gostei do resultado, talvez a marca que não fosse boa.
    Já usei shampoo anti-resíduo, mas também não notei melhora…
    Meu cabelo é meio rebelde hahahahah!
    Gostei das dicas e do post 😉

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. Fico feliz por você ter gostado Váh! Gosto de shampoo a seco para prender o cabelo, sabe? Ele não deixa meus cabelos bonitos como se estivessem limpos. O shampoo anti-resíduo faz uma limpeza profunda nos fios, gosto de usa-lo quando meus fios estão bem sujos ou em dias de hidratação. Esses truquinhos podem te ajudar! ❤

  5. Marisa Raquel Rocha Fonseca says: Responder

    Mistos e horrorosos! Extremamente oleosos na raiz e super secos nas pontas! Tento combater com champoo seco e mesmo assim! beijo
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    1. Os meus são assim e dão um trabalho danado!

  6. O meu é oleoso na raíz e mais seco nas pontas. Mas acumula muito os cheiros e a poluição por isso tenho tendência a lava lo mais vezes porque não gosto nada disso, perde o cheirinho bom rapidamente
    Beijinhos

    1. é bem ruim ter que lavar os cabelos constantemente, não gosto quando os meus fios perdem aquele cheirinho bom também..

  7. meu cabelo é super oleoso, realmente mexer menos no cabelo, nao usar mt produto nem deixar acumula-los tbm ajudam

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    1. Sim, pequenos detalhes fazem toda a diferença.

  8. Oi, Kaila!
    O meu cabelo é misto; oleoso na raiz e seco nas pontas. Sofro demais por causa disso porque depois de dois dias que lavei, ele parece que foi lambido na raiz e a ponta fica sequíssima
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    1. Fica bem ruim, né? Se fico dois dias sem lavar os meus, fica bem feio..

  9. Meu cabelo não é muito oleoso, mas as vezes quando está começando a ficar oleoso eu jogo talco e fica tudo ok hahaha adorei o post!
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Somos duas, hahahaha. Uso sempre talco! ❤

  10. Quando eu usava cabelo liso eles ficavam oleosos mais facilmente, agora usando as madeixas mais onduladas isso parou um pouco, amei a dicas. Beijos
    Charme-se

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu?

  11. Olá Kaila
    Excelente post com dicas super úteis.
    Meus cabelos são muito oleosos!
    Lavo todos os dias e tenho medo do efeito rebote :/
    Mas não aguento deixar passar um dia.
    Hoje me controlo para não mexer tanto nos fios e tenho me esforçado para ter uma alimentação mais saudável e equilibrada sem gordura e sem fritura, pode parecer exagerado, mas acho que melhorou a oleosidade.
    Uma excelente continuação de semana pra ti
    Bjsss Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Se alimentar melhor ajuda e muito Luli! Fico muito feliz por ter gostado das dicas, viu?

  12. Óptimo post para mim que tenho os cabelos oleosos. Infelizmente cometo muitos erros, tomo banho com a água demasiado quente e lavo o cabelo todos os dias. 🙁

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

    1. Que bom que gostou, fico muito feliz! ❤

  13. Nunca usei shampoo a seco, tenho muita curiosidade. Também lavo o cabelo todos os dias, tenho que perder essa mania 😛

    1. Nunca testei o shampoo a seco em si, sempre usei talco, que dá o mesmo efeito! ❤

  14. Oi Kaila, tudo bom?
    Meu cabelo é misto, pra te falar a verdade ele é um cabelo completamente maluco. Em um dia ele acorda super seco, no outro super oleoso e é sempre essa loucura. Vou mostrar esse post pra umas amigas, tenho certeza que vai ajudar muito.

    1. Oi Thaylon, tudo bem e você? Obrigado por compartilhar!

  15. Não tenho cabelo oleoso, mas minha irmã e minha mãe tem e sofrem bastante com isso!
    Vou mostrar o post pra elas <3

    Adorei
    Um beijo enorme <3
    Carla Carrais | http://www.cahcarrais.wordpress.com

    1. Obrigada por compartilhar Carla, espero que elas gostem! ❤

  16. Eu nunca tive costume de lavar os cabelos todos os dias, mas depois que descobri que isso também prejudica, tive a certeza de não fazer. Mas agora, fazendo academia, com o verão chegando, é impossível não lavar quase todos os dias. E, como meu cabelo ainda estão num comprimento pequeno onde fica desajeitado, eu preciso usar o secador, mas isso eu faço em 5 minutos, seco e escovo um pouco. Eu tenho a mania de mexer no cabelo, a minha sorte é que no meu trabalho é obrigatório usar ele preso, então já não posso ficar mexendo, mas se está solto, não consigo controlar, kkkk.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    1. Eu mexo muito nos meus cabelos também, tento sempre prender a franja ou ele todo. Em dias mais quentes, não consigo ficar sem lavar também.

Deixe uma resposta