Trabalhar por conta própria: vantagens e desvantagens
Mariana segue uma rotina fixa, todos os dias se levanta no mesmo horário, trabalha em um escritório 8h por dia e usufrui do aconchego do seu lar para descansar. Na mesma cidade, reside Fernanda, uma sonhadora que tem como desígnio viajar e experimentar as comidas típicas de alguns países. Já para João, alguns meses parecem anos, isso porque ele está em uma contagem regressiva para finalizar a faculdade. Na imensidão desse universo, a presença dos sonhos é inevitável, alguns maiores, outros mais simples, mas, nenhum inalcançável. Há mais de um ano, nosso país começou enfrentar um verdadeiro caos, nossas vontades passaram a não depender apenas de nós, não conseguir lidar com barreiras rotineiras, como manter as contas em dia ou sentir estabilidade no emprego, se tornou o maior pânico da população. Circunstâncias básicas que deveriam ser simples, estão cada dia mais distantes.
Há seis meses, enfrentamos uma das maiores aventuras de nossas vidas: não ter emprego fixo, viver em uma casa com contas fixas e ter acabado de se casar. Esses três fatores poderiam ter transformado esse instante em um pesadelo, se não tivéssemos olhado pelo lado bom daquele acontecimento. Não foi fácil decidir trabalhar por conta e juntos, já que uma casa e um relacionamento acarreta muitas responsabilidades, unir todos esses fatores com um trabalho em conjunto, seria desafiador. Mas, escolhemos arriscar. Atualmente, trabalhamos com assessoria digital, agenciamento e com as mídias do Minuto de Bobeira.
Olhar tudo o que aconteceu com bons olhos e estar preparados para viver essa nova fase foi fundamental para conseguirmos observar todas as vantagens desse novo momento. Nosso cotidiano se transformou por completo, percebemos isso depois que os nossos horários ficaram completamente flexíveis. Toda aquela rotina que a gente seguia foi desconstruída e até hoje não construímos uma regrada, já que o nosso trabalho é incerto. Um dia escrevemos textos, no outro fazemos fotos, precisamos ir em banco, pagar contas, responder e-mail, entregar trabalhos, etc. Essa flexibilidade é positiva até certo ponto, se não soubermos administrar o nosso tempo nosso trabalho não rende, e esse é o ponto negativo de não ter horários.
Explorar todos os minutos do dia juntos, fez com que a gente compreendesse a rotina que cada um tinha antes. Ele de trabalhar fora, de se preocupar com as contas e seguir horários, enquanto eu, cuidava das particularidades do blog e da nossa casa. Eram dois universos diferentes que se uniam quando estávamos juntos. Estávamos abertos para conhecer e dividir essas tarefas, hoje tudo é compartilhado, desde os serviços domésticos até as responsabilidades externas. Realizar essas ações fez com que a gente criasse um elo mais forte, nas horas boas é fácil estar acompanhado, nas difíceis apenas as pessoas verdadeiras permanecem. Ver quem é quem com nossos próprios olhos foi o maior aprendizado que podíamos ter, com isso, passamos a dar mais valor um para o outro e consequentemente, o companheirismo ficou mais intenso. Os momentos de lazer ficaram mais frequentes, como nossa rotina é flexível é fácil encaixar algum momento de descanso entre os afazeres do dia.
Entre tantas vantagens, alguns fatores permanecem iguais aos de um trabalho fixo, como por exemplo: as responsabilidades, cobranças e correria. Em alguns momentos pode ser até pior, visto que tudo o que acontece ao nosso redor é um compromisso exclusivamente nosso, qualquer erro, um prazo não cumprido, um artigo mal escrito é responsabilidade sua. Não tem para onde correr ou quem culpar, promovendo assim um comprometimento maior com qualquer serviço aceito.
As correrias do dia a dia e o stress do trabalho se unem, se não soubermos lidar com essa situação grandes atritos podem acontecer. Essas preocupações se dobram quando o assunto é o salário, quando você escolhe trabalhar por conta própria na bagagem vem o dilema de não ter um salário fixo, nem todo mês é satisfatório, as contas irão chegar, você irá as observar e não terá dinheiro para arcar com todas elas, por isso, é tão importante saber investir cada valor conquistado.
E para finalizar, prepare os ouvidos, especulações sobre o seu trabalho e palpites são frequentes. Algumas pessoas não são capazes de entender que trabalhar por conta pode ser uma escolha e não falta de oportunidade. Já ouvimos coisas do tipo: Nossa, como você paga suas contas sem fazer nada o dia inteiro? Mas você não faz nada, porque seu dia é tão corrido?
Pelo menos duas vezes por semana escutamos uma dessas perguntas ou algo parecido. Grande parte das pessoas imaginam que a gente fica em casa o dia todo, sem fazer nada, apenas assistindo televisão. Espero que esse pensamento não seja tão rotineiro na vida das pessoas que escolheram trabalhar por conta, que seja apenas culpa da cidade pequena que moramos. Com altos e baixos, provações e aprendizados, nossa vida segue da forma que tem que ser, sempre leve e trilhando pelos caminhos do bem..
Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!
46 Comentários
lua soares
Eu trabalho com meu marido, na mesma empresa, uma mesa do lado da outra. Realmente tem seus prós e contras, mas eu gosto muito de poder ter ele do meu lado o dia todinho rs
Beijos
Blog Lua Soares
Kaila
Sim, confesso que gosto bastante também!
Dany
Eu ainda não sou casada. Trabalho fora e tenho um trabalho paralelo junto com meu namorado.
Não ficamos o dia todo juntos. Imagino que, por isso, vejo somente o lado positivo da coisa.
Gostei do post. Bom refletir.
bjO
Dany
Blog Breshopping da Dany
Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
Kaila
Fico muito feliz por você ter gostado Dany! ❤
Dani Ramos
Eu conheço uma pessoa que trabalha com o marido dela e sei que ela gosta…mas deve ter vários prós e contras mesmo. Particularmente, nunca vivi essa experiência..
Dani Ramos
https://donaengenhosa.com.br/
Kaila
É bem diferente, mas se saber conciliar dá para fazer tudo acontecer dá melhor forma possível..
Lucimar da Silva Moreira
Para algumas pessoas trabalhar juntos é uma boa e para outras não, mas acho legal os dois trabalharem juntos, naquela harmonia, mas também podem surgir pequenos problemas, mas aí o casal tem que conversar, Kaila bjs.
http://www.lucimarmoreira.com/
Kaila
Sim, diálogo e paciência é a chave! ❤
Leidiana Pereira
Adorei saber as vantagens e desvantagens. hehe
Eu acho que seria legal trabalhar com nosso amor, mas ao mesmo tempo complicado, porque acho que seria “meio grude”. haha
Beijos. ♥
Diário da Lady
Kaila
Fico muito feliz por você ter gostado Le!
O diário da Inês
Para trabalhar em casa e a dois é realmente preciso fazer uma boa gestão e haver muito amor, pois são 24 sobre 24h juntos! 🙂
—
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Kaila
Sim, paciência e diálogo são essenciais também.
Nessa
Oie
Penso que tudo depende da pessoa e do casal, mas tem pessoas que não dá certo. Adorei as dicas.
Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Kaila
Pois é. Fico feliz por você ter gostado! ❤
Pâmela
É isso mesmo saber administrar o tempo as horas faz diferença.
Sei como é isso .
Gostei do post.
Beijos!
Pam
Kaila
Fico muito feliz por você ter gostado Pam! 😀
Pathy Guarnieri
Sempre tem seu lado positivo e negativo da coisa kkkkkkk.
Beijo!
Cores do Vício
Kaila
Sempre!
Janaína Santos
Já trabalhei com meu marido que era meu namorado/noivo na época e não é sempre fácil não.
Beijos
Jana Makes Esmaltes e Cia
Instagram
Facebook
Kaila
Sim, depende muito do casal, da personalidade e do momento, em alguns casos não é nada fácil mesmo. Toda convivência é difícil, principalmente unindo com tantas responsabilidades.
Mari Dahrug
A situação é parecida aqui em casa. Eu e meu marido também trabalhamos em casa e por conta, embora que com coisas diferentes. Tem prós e contras,mas não me vejo mais na vida antiga, trabalhando longe de casa e tudo mais (embora a gente nunca saiba o dia de amanhã né?).
Beijos
Mari Dahrug
https://www.rabiskos.com.br/
Kaila
Pois é, me sinto assim também. Se um dia precisar, estou pronta. Mas, confesso que gosto muito da flexibilidade do home office.
Priscilla
Eu imagino como deve ser, mas é importante saber administrar. Sempre haverá um lado positivo e nagativo, rs. Beijos :*
Kaila
Sim, tudo na vida tem..
Anete Oliveira
Sério que tem gente q acha q vcs não fazem nada pq trabalham em casa? E essas pessoas fazem algo além de cuidar da vida dos outros? É cada uma…
Beijos.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Kaila
Sério Anete, escutamos tanta coisa e é frequente, viu? Dá vontade de fazer essa pergunta mesmo..
Raquel
Acho que gente pra criticar sempre tem né? O que importa é que está dando certo pra vocês e vocês estão felizes. O segredo é ter muitaaaa organização e respeito, mas se trabalhassem fora de casa também. E saber a hora de relaxar! Coisa boa ter horários flexíveis 😀
Beijinhos
tipsnconfessions.blogspot.com
Kaila
Para apontar o dedo e criticar tem mil. Obrigada Raquel!
Sofia Veloso
Gostei de saber um pouco mais
Beijinhos
CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
Compras & Recebidos / Rosegal Sale Post / fashion-halloween-zaful
Tem post novos todos os dias
Kaila
Fico feliz! ❤
Luana
acho que o pior são as pessoas se metendo… o resto se dá um jeito!
xoxo
Guria do Século Passado
Kaila
Essa é a pior parte mesmo.
Juliana
Tudo na vida tem seus pós em contras. Acho que cabe a cada um fazer dar certo e pode sim dar muito certo !
Beijos
http://Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br
Kaila
Pois é!
Giorse Silva
Tudo na vida tem seu lado positivo e negativo, basta os dois lados enxergarem isso e tirarem proveito da situação… crescer de um lado e ganhar um aprendizado do outro!
Boa reflexão…
Beijos…
>>Blog da Gio<<
Kaila
Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤
Michele Lima
Oi Kaila, acho que trabalhar com o marido é um grande desafio mesmo, mas que bom que vocês que conseguem. Confesso que amo o meu, mas acharia muito difícil trabalhar com ele hehehehehe
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Kaila
No começo pensava que seria bicho de sete cabeças, porque somos dois cabeças duras, mas me surpreendi.
Amanda Carol
Amei suas perspectiva sobre o assunto, eu nunca iria dar certo trabalhando com o meu marido sou muito ciumenta, não ia rolar
Beijos linda
http://www.estiilocarol.com/
Kaila
Pensava que não ia combinar com ele também e me surpreendi, viu? ❤
Gabriela Dahmer Coitinho
Devo dizer que vocês são um casal e tanto e que compreendem a dificuldade que 24h juntos pode causar, mas conseguem contornar os problemas, continuar se amando e vivendo em harmonia. É o tipo de relacionamento que muitos buscam ter mas não se esforçam para tal. Admito que eu não sei se conseguiria, sou daquelas que enjoa fácil e com a rotina só pioraria. Eu gosto de ter meus momentos a sós comigo mesma, então, trabalhar com um companheiro seria uma missão quase impossível. Mas admiro o que vocês tem e conseguiram fazer, são raras pessoas que conseguem organizar tudo de forma que auxilie e facilite a vida a dois. PARABÉNS!
Beijos,
Blog Gaby Dahmer ♥
Kaila
Muito obrigada Gaby, de coração. Intrigas acontecem, vontade de ter um espaço nosso, mas tudo é equilíbrio. Eu era igual você, enjoa tão fácil, me surpreendi tanto com o meu relacionamento.
Aline Amorim
Mesmo com alguns pontos negativos, acho que trabalhar com o marido deve ser algo muito bom. Beijos
Kaila
E como é Aline! ❤
César Augusto
Não me vejo mais fora do meu lar, ao lado da minha família foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Amo trabalhar com o Bart e você meu amor.
Kaila
De nossas vidas. Também amo!