Blogosfera: porque números não são tudo?

Apreciando a dimensão desse universo conseguimos observar o quão pequeno somos, nossa magnitude é baseada na frequência da nossa essência, estamos em um grande precipício, onde nossa escolha é ser luz ou escuridão. Escolher ser uma criadora de conteúdo é aceitar uma vida constituída por incógnitas, optamos por não ser uma gota no meio de tantas outras perdidas no oceano, de alguma forma, no meio de oito bilhões de pessoas queremos ser e proporcionar a diferença na história de alguém. Infelizmente, vivemos na corda bamba dos números, nosso valor é definido a partir do número de seguidores que possuímos, mesmo indo além das estatísticas. Será que vale a pena se dedicar e ser apreciada por apenas pelos nossos números? Se fossemos uma empresa, qual seria nossa visão?

Imagine-se de olhos vendados, em um percurso desconhecido onde de alguma forma você precisa encontrar o destino correto no meio de tantos outros, o que faria? Essa incerteza é comum entre as criadoras de conteúdo, sem manual de instruções, vivemos as cegas procurando o melhor caminho para alcançar nossos objetivos. Aos olhos das empresas quanto mais seguidores atingirmos melhor será os frutos para a mesma, acredite, se basear nesse pensamento é um dos erros mais cruciais que uma marca comete ao investir em divulgações.

Suponha-se que sou uma grande marca de produtos de beleza em busca de influenciadores para apresentar meus produtos. Acabo de me deparar com o perfil do Whindersson Nunes, com mais de 14 milhões de seguidores, que hoje é referência no mundo humorístico. Em seguida, conheço 15 perfis de criadoras de conteúdo com grande referência no universo da beleza, com 30 mil seguidores em seu Instagram. Se tenho uma marca relacionada ao mundo da estética, qual seria minha escolha mais obvia? Embora o Whindersson tenha um alcança incalculável, ele não possui nenhuma identificação com o mundo feminino. Já as influenciadoras, são reconhecidas pelo seu talento e por abordar assuntos que de alguma forma transforma o dia de uma mulher, mesmo com números tão diferentes, essas criadoras de conteúdo estão cara a cara com o público que minha marca se identifica, sendo mais interessante para minha empresa.

Essas criadoras de conteúdo é meu exemplo para o que chamamos de influenciadores locais, uma grande tendência do marketing de influência. Os influenciadores locais têm uma audiência muito menor que os grandes influenciadores, entretanto, olhar apenas para os números é pedir para desperdiçar uma grande oportunidade de atingir o público mais provável de consumir sua marca.

Colocar como prioridade o números de seguidores das nossas redes sociais é uma grande bobagem, que infelizmente, muitas criadoras de conteúdo cometem. Por conta disso, infinitas mídias alcançaram os famosos seguidores fantasmas e se esqueceram do mais importante: o bom conteúdo. Priorizar seu conteúdo e sua influência é uma das chaves mais preciosas para atravessar grandes portas da blogosfera. Reveja seus ideais, ficar frente a frente com seu público alvo e buscar por interação, terá como resultado afinidade e prestigio entre você e seu público. Os números são um destaque, que marcas sábias analisam por último, outros fatores como a dedicação, conteúdo e fidelidade entre o criador e o público são grandes detalhes que pouquíssimos influenciadores tem como foco. Reflita!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

72 Replies to “Blogosfera: porque números não são tudo?”

  1. Post bem bacana, Kaila. Bem claro e explicativo!
    E é o que eu acho, independente de número, faça seu trabalho bem feito, que sua hora chegará. ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    1. Sim, uma boa interação e um público fiel faz toda a diferença! ❤

  2. Oi, Kaila!
    Adorei seu texto. Realmente números não são tudo. Conheço blogs pequenos e maravilhosos.. infelizmente as editoras e afins não valorizam isso.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante

    1. Infelizmente cada empresa possui uma necessidade, algumas vão pelos números, outras pelo SEO, outras pelo conteúdo. O importante é lembrar que há espaço para todos e que um trabalho bem feito será reconhecido! ❤

  3. É bem isso, números hoje podem ser comprados de tantas formas.. a galera precisa avaliar o conteúdo mesmo.
    kisses

    1. Antigamente esse mundo era mais real, hoje há diversas maneiras de se adquirir algumas vantagens sem esforço algum e a compra de seguidores é uma delas.

  4. Eu amei a reflexão, e concordo, números não são tudo. Eu prefiro o contato com o público e leitor do que apenas um status de número, mas sem platéia.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    1. Pois é, não adianta ter cem mil seguidores e dez comentários na foto. Os números são essenciais, mas esse calor do público é muito mais!

  5. Que texto! Que reflexão, às vezes a gente fica desanimada né por que tudo eles olham números, não olham conteúdo, ninguém apoia ou investe na gente o que é mais difícil de tudo.. mas eu amei seu texto.. beijinhos!
    Blog Reflexo Brilhante

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, saiba que cada empresa tem uma necessidade e explora sites diferentes, não são todas que visam apenas os números.

  6. eu gosto bem mais do conteúdo do que números. Tem muita gente com milhões nas contas e pouco engajamento e isso funciona pra qualquer pessoa que gosta de mídias/crescimento/sucesso entre outras categorias.
    Boa reflexão!
    bj http://diadebrilho.com

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  7. Adorei o post Kaila, pura verdade, números não são tudo <3 beijos
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Que bom que gostou Lu, fico muito feliz!

  8. muito bom o seu artigo

    1. Muito obrigada, viu? ❤

  9. Super concordo ainda mais quando a gente vê aquele certo produto que não tem nada a ver com a pessoa influenciadora. Não tem a cara nem o perfil.
    Beijos!
    Pam

    1. Sim, alguns situações se tornaram muito forçadas, por isso é tão importante realizar um trabalho com personalidade.

  10. CAROLINA XAVIER GONÇALVES _ says: Responder

    amei o post, isso é verdade números não são importante e sim o conteudo
    beijos http://www.blogdaxavier.com/

    1. Fico feliz por você ter gostado! 😀

  11. Amei o texto, dá realmente para refletir se numeros são tudo ou não!
    Um beijo grande e muito GORDO
    http://www.thaissgalbiero.blogspot.com.br

    1. Que bom que gostou Thais, fico feliz! ❤

  12. É verdade, não bastam apenas os números, no que se refere a parecerias eles irão apostar nas pessoas que se direccionam para os seus produtos. Bom fim de semana Kaila. 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Fico feliz por você ter gostado Inês! ❤

  13. Realmente, números não são tudo. E exemplificou isso mt bem. Sou bem + a qualidade do que a quantidade.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Pois é Anete! ❤

    1. thank you! ❤

  14. Oi Kaila, o triste é ver que tantas empresas grandes ainda caem nessa armadilha do número de seguidores. Adorei o post e a reflexão!

    1. Sim, infelizmente hoje isso é uma grande ilusão, pois muitos perfis possuem seguidores fantasmas por pensar que só serão reconhecidos se tiver números altos.

  15. Mew, falou tudo em. Ameiiii o post como sempre.
    Realmente números de seguidores, é consequência de afinidade da pessoa com o influenciador. Obrigada mais uma vez pelo belo post amore. Xeruh!!!

    http://www.kleidenaira.com.br

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  16. Amei demais este post e concordo com tudo que falou. Lembro que no início, quando comecei a trabalhar com divulgação no insta, eu tinha pouquinhos seguidores, uns 20k que tinha conseguido por conta de páginas de garotas que divulgavam meu perfil. Aí algumas marcas, mesmo pequenas, começaram a fazer parcerias comigo. Eu criei um certo vínculo com elas, os donos delas, e lembro que muitas vezes conversamos sobre isso, da mesma forma que já conversei e dei inúmeras vezes dicas para iniciantes nesse ramo. Infelizmente é algo que acontece muito. E muito influenciador deve pensar nas propostas que recebem, pois as vezes acabam perdendo muitos seguidores por estar divulgando algo que não condiz com esse público, nem com a própria pessoa. Sinto saudades de ter tempo de investir nisso, saudades de gostar de investir tempo nisso também, rs. Agora é tudo diferente e quase não dou bola pro meu perfil, com isso, não faço mais parcerias por lá, e a cada dia perco mais seguidores, pois não posto mais, nem com a frequência que postava e nem com a criatividade que tinha, kkkk.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    1. Adoraria ver você se dedicando nesse espaço novamente, seu trabalho é lindo, mas entendo que hoje você deve fazer o que te faz feliz.

  17. Adorei! Deu vontade de te abraçar! Tão bom ver que ainda tem pessoas que tem a reflexão certa… Concordo 100% com você!

    http://www.mayaravieira.com.br

    1. Muito obrigada May, fiquei tão feliz com seu comentário! ❤

  18. Ameiii o texto! O que interessa é darmos sempre o nosso máximo, que tudo correrá pelo melhor <3

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Sofia!

  19. Oi, Kaila!
    Adorei seu post! Realmente é muito melhor priorizar um bom conteúdo para o público alvo do blog do que um grande número de seguidores.
    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    1. Fico muito feliz por você ter gostado! ❤

  20. Acho que conteúdo de qualidade sempre vai estar acima dos números, embora eles também sejam necessários pra atingir uma gama maior de pessoas… as empresas devem ter um trabalhão pra decidir quem escolher e ter retorno com isso. Enquanto isso, nosso trabalho é produzir conteúdo de qualidade e verídico! 😀

    Bom domingo!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    1. Sempre Raquel, focar no nosso trabalho, conteúdo e se dedicar ao nosso público é gratificante.

  21. Oi Kaila! Adorei a reflexão, só números é uma bela besteira, qualidade tb importa, estou bem cansada de passar em sites grandes, famosos e não ver um conteúdo decente, infelizmente…

    Bjs, Mi
    O que tem na nossa estante

    1. Pois é Michele, enquanto tantos outros menores produzem conteúdos espetaculares, por isso os números se tornam um mero detalhe.

  22. Faz muito sentido, Ka <3

    mariasabetudo

  23. adorei mesmo o que escreveste querida!! 🙂
    e concordo plenamente prefiro ter 300 subscritores que me seguem pelo meu bom trabalho e dedicação do que 10000 que me seguem só por seguir
    continua assim
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    1. Pois é Ivânia, fico feliz por ter gostado! ❤

  24. Olá querida
    Eu não me considero uma influenciadora. Acho essa palavra meio estranha. Eu sou uma criadora de conteúdo. Crio meu conteúdo baseada nas minhas experiências, e também no que acredito que pode chamar mais atenção. Não podemos ser hipócritas e dizer que não ligamos para números, mas eu priorizo meu conteúdo, meus leitores que acabam se tornando amigos.
    Entendo seu ponto e acho que muitas empresas realmente seguem isso, de ver quem tem a ver com a marca, mas muita gente nem liga, quer somente números.

    Vidas em Preto e Branco

    1. Sim, os números são o que mais chamam a atenção, mas se as empresas pesquisarem a fundo aqueles perfis muitos não são tão valiosos assim, tornando outros com números menores muito melhor.

  25. Adorei o que tu escreveu! É bem isso mesmo, e olha, acho que quando a gente foca em trazer um bom conteúdo de verdade pra quem nos acompanha, outros leitores fiéis acabam aparecendo por consequência, né? É aquilo, prefiro ter pouquinhos seguidores que realmente curtem o que eu posto do que ter milhares de seguidores e parcerias que só estão lá por estar.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    1. Muito obrigada Gabs! Sim, a consequência de um trabalho bem feito é essa, consequentemente seu público aumenta, de uma maneira fiel e real.

  26. Oiii!
    Concordo em partes com o teu texto, não podemos ser hipócritas em dizer que números não influenciam,pois os números influenciam muito no mundo dos blogs e canais, porém o conteúdo importa muito e é isso que faz seguidores voltarem e se identificarem com você (até mesmo marcas). Não podemos nos apegar em números ao ponto de deixarmos de trabalhar porque eles não estão crescendo ou então largar a dedicação porque eles crescem, Tudo é ponto de vista.
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    1. Sim, concordo com o seu ponto de vista, inicialmente os números são chamativos, e muitas parcerias podem ser fechadas com eles, se a marca não alisar o trabalho daquele influenciador a fundo. Irei lhe dar um exemplo, comecei a trabalhar como agenciadora digital de uma apresentadora e blogueira, ela tinha mais de 30 mil seguidores no Instagram, quando analisei a fundo a página dela vi que ela tinha menos de 200 impressões semanais. Nem sempre canais com números altos alcançam um público realmente fiel, tornando assim a parceria um ato vago, pois a empresa não terá o retorno esperado se aquele espaço não tiver leitores fieis!

  27. Concordo com o post. Muitas empresas e marcas deveriam lê-lo.
    Algumas blogueiras acabam por priorizar os números por que dessa forma acreditam que serão mais bem vistas pelas possíveis parcerias. E com certeza, acredito que além de números, o importante é o engajamento, seguidores fantasmas não levam ao objetivo principal de divulgação da empresa.
    Beijo Kaila!

    1. Sim, e hoje são incontáveis os perfis com seguidores fantasmas.

  28. Amei o post! Hoje em dia o povo só está preocupado com números.
    Bjs, <3
    http://WWW.JUNTASEARRUMADAS.COM

    1. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  29. Super concordo. Não dá pra se vender por marcas por um conteúdo que não nos identificamos. Números não são tudo pra mim pra acreditar no trabalho de alguém.

    Beijos

    1. Pois é! Fico feliz por você ter gostado, viu?

  30. Excelente post, o mais importante é o conteudo

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Paty! ❤

  31. Números são tudo hoje em dia Kaila principalmente pra muitas empresas, quem não tem fica até em desvantagem.
    Embora eu não ligue pra números acho que o retorno vem de maneira quando nos dedicamos mais!
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

    1. Números são importantes, mas não devemos focar apenas neles. Algumas empresas não visam somente eles, eu por exemplo, trabalho no marketing de uma loja que contrata vários blogs pelo SEO, mesmo que eles não tenham tanta visualização. Então vai do ponto de vista de cada marca!

  32. Realmente ter influência no seu nicho é muito mais importante que ter números. Posso ter 30 leitores FIÉIS ao meu conteúdo ao invés de mil leitores que, por assim dizer, não estão nem aí. Espero que as empresas abrem os olhos pra esse tipo de coisa.

    http://www.sextadimensao.com/

    1. Sim, hoje vejo que as empresas estão mais atentas com isso, já que muitos perfis andam comprando seguidores.

  33. Nossa, que post maravilhoso! Sem dúvidas quando assunto é marketing, números de seguidores são as tais métricas de vaidade, que existem mas não influenciam diretamente no impacto e resultados. Acabei de conhecer seu blog e to apaixonada pelo seu jeito de ver o mundo.
    beijos.

    1. Muito obrigada Amanda, fico muito feliz por ter gostado! ❤

  34. César Augusto says: Responder

    Que texto excelente, números não são tudo. Tem muito mais coisas além de números e você sempre mostra isso nos seus textos cheios de amor.

    1. Muito obrigado meu amor, fico feliz por você ter gostado! ❤

  35. Que ótimo post! Os números realmente não são tudo, o importante é o engajamento que você tem. Mas vou te dizer que tem várias empresas que só buscam números, né? Esses dias vi em um grupo do Facebook de fotografia algumas pessoas que representavam certas marcas/agências, e pediam perfis do Instagram com mais de 20k, 100k, enfim. Isso é uma pena, pois às vezes nós, que somos menores, não somos tão valorizados como deveríamos..

    Beijos =)

    Letras na Gaveta

    1. Sim, os números são o primeiro atrativo, porém empresas que realmente investem em trabalhos de qualidade visam outras coisas. Já vi tantos Instagrans com milhares de seguidores sem engajamento, enquanto outros com 100 mil alcançavam muito mais pessoas.

Deixe uma resposta