5 filmes de guerra que você deveria assistir

Somente aqueles que nunca deram um tiro, nem ouviram os gritos e os gemidos dos feridos, é que clamam por sangue, vingança e mais desolação. A guerra é o inferno. Essas palavras tão marcantes foram ditas por Gen William T. Sherman, há mais de 126 anos. Por mais que a gente se esforce para imaginar, nunca seremos capazes de entender um por cento da frieza, crueldade e situações que acontecem nas guerras. Os números de mortos assustam, mas analisar o quão cruel um ser humano consegue ser é algo que domina nossa indignação. A humanidade já viveu alguns momentos dramáticos no campo dos conflitos humanos, nas lutas entre nações ao longo da história. Alguns destes períodos foram retratados em grandes produções cinematográficas ao longo dos séculos XX e XXI, tais obras tão especulares que deveriam ser assistidas por todos.

Dentre tantas histórias espetaculares, selecionei cinco que até agora foram as minhas favoritas. Em cada produção eles tentaram demonstrar da forma mais realista possível os momentos da guerra e o pós guerra, as histórias marcantes de quem enfrentou esse período e as sequelas permanentes como uma cicatriz na alma destes grandes heróis, que além de exemplo, são uma grande motivação para superarmos obstáculos tão singelos da nossa vida, que perto das grandes guerras não são nada.

1. Código de Guerra 

Em 8 de dezembro de 1941 os Estados Unidos declararam guerra ao Japão. Durante vários anos o exército norte-americano esteve envolvido em uma difícil batalha no Pacífico, onde lutava pela posse das diversas ilhas que cercam o Japão. Durante a batalha, o exército japonês tentava de todas as formas descobrir o código usado pelos americanos para a transmissão de suas mensagens em segredo. Em 1942 vários soldados navajos foram recrutados e treinados para que sua língua nativa fosse usada como código durante a guerra. Um destes soldados é Ben Yahzee (Adam Beach), que tem como guarda-costas o sargento Joe Enders (Nicolas Cage). Enders tem como missão proteger o código de guerra, conhecido por Yahzee, a todo custo dos inimigos japoneses, mesmo que para tanto seja preciso matar o soldado que protege.

2. Até o Último Homem 

Durante a Segunda Guerra Mundial, o médico do exército Desmond T. Doss (Abdrew Garfield) se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas, porém, durante a Batalha de Okinawa ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 homens, sendo condecorado. O que faz de Doss o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana a receber a Medalha de Honra do Congresso.

3.O Resgate do Soldado Ryan

Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, capitão Miller (Tom Hanks) recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.

4. Sniper Americano

Adaptado do livro American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History, o filme conta a história real de Chris Kyle (Bradley Cooper), atirador de elite das forças especiais da marinha americana. Durante cerca de dez anos ele matou mais de 150 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação na Guerra do Iraque.

5. Lágrimas do Sol 

A.K. Waters (Bruce Willis) é um dedicado e fiel tenente da Marinha, que recebe como missão ir até as selvas da Nigéria e resgatar a médica missionária Lena Hendricks (Monica Bellucci). Ao chegar ao local com sua unidade, Water precisa lidar com a imposição feita pela doutora: ou é levada juntamente a outros 70 refugiados de guerra, que seriam deixados na fronteira com Camarões, ou ficará onde está. Em dúvida entre cumprir sua missão e prestar ajuda humanitária aos refugiados, Waters decide atender ao apelo de Hendricks e levá-los com sua unidade. Porém logo a Marinha descobre que entre os refugiados está um homem procurado pela milícia rebelde nigeriana, o que põe toda a missão em perigo.

Vocês já assistiram algum desses filmes? Qual foi seu favorito? Compartilha com a gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

58 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *