Motivos pelos quais devemos conhecer a saga Rocky Balboa

Há histórias que se confundem, tantas trajetórias distintas da nossa e ao mesmo tempo tão próximas, seja por uma barreira, uma força interior ou pela essência daquele alguém, são mínimos os fatores que permitem que nossa vida se entrelace com tantas outras. Há 41 anos atrás, os cinemas norte-americanos lançaram um longa metragem protagonizado por um jovem ator sobre Rocky Balboa, um boxeador medíocre da Filadélfia que um dia ganha a chance de lutar contra o dono do cinturão. A escrita foi feita pelo próprio protagonista do filme, Sylvester Stallone, após ver a luta de Muhammad Ali contra o desconhecido Chuck Wepner – este que conseguiu inesperadamente aguentar quinze rounds, chegando inclusive a derrubar Ali em um certo momento da luta. Com seis filmes e um derivado, a história demonstra uma vida comum, com um grande diferencial: um personagem de luz, que motiva, inspira e é admirado por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Essa sequência formou o caráter de diversas gerações desde os anos 70, todos impressionados com o fictício boxeador famoso pelo maxilar de ferro, vontade de aço, ataque feroz e coração imenso. Sem conhecer os filmes, pensamos que ele não passa de um banho de sangue e pancadaria, mas acredite, ele vai muito além disso. No primeiro filme, podemos observar um lutador de boxe sem fama e amador, que ganha a vida trabalhando para um agiota, como seu ”cobrador”. Nas idas e vindas da vida, ele conquista a oportunidade de enfrentar Apollo Creed, o então campeão mundial dos pesos-pesados, que nada mais quer que dar um golpe publicitário. Durante a história, podemos observar o quanto o personagem treinou de modo invencível, com o objetivo de terminar a luta sem ter sido nocauteado pelo campeão, até que rumos inesperados dominam a história.

Acreditar em si mesmo é a primeira lição que o filme proporciona, não importa a roupa que vestimos, onde a gente mora ou se não fazemos tudo da maneira mais correta, por toda nossa caminhada seremos surpreendidos por momentos de altos e baixos, o importante é ser persistente e nunca desistir de realizar seus objetivos. Seja confiante, se descubra, defina seu objetivo e corra atrás dele, Rocky sabia que queria ser o melhor boxeador, ele almejava uma meta e sempre esteve concentrado neste objetivo. Quando pensar em desistir, lembre-se de uma das frases mais marcantes da história: ”Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar”.

Após a luta contra Apollo Creed, Rocky se casa com Adrian, que a essa altura estará grávida. Na sequência, o boxeador prometerá que irá largar os ringues. Mas, os fãs de boxe insistem em uma revanche entre os dois pugilistas. Sem dinheiro, Rocky se vê obrigado a aceitar o desafio e recebe a benção da esposa para lutar. Agora o lutador deve se preparar para o combate do século e decide treinar intensamente, sonhando apenas em terminar a luta sem ser nocauteado pelo campeão.

Sacrifícios são necessários, nada é alcançado sem esforço, para alcançar o sonho de ser um grande lutador, Rocky precisou abrir mão de uma vida comum para se dedicar aos treinos de boxe. Entretanto, nada disso seria valido se ele não colocasse as mãos na massa, precisamos pensar sempre positivo, mas o fundamental é agir. Para alcançar nossas metas é importante não ficar de braços cruzados e esperando que tudo ocorra da forma que a gente espera, precisamos trabalhar e se dedicar, as conquistas são apenas resultados de um serviço bem feito.

Na sequência de filmes, muitas mudanças acontecem, Rocky ganha e perde na mesma intensidade, enfrenta momentos difíceis com sua família, precisa deixar muitas coisas para trás e dizer adeus para pessoas que conviveram com ele em toda essa jornada. Em cada obstáculo, o lutador tinha como mantra ”Só mais um round” e assim seguia, um passo de cada vez, com perseverança, força e sabendo que as tempestades passam na mesma potência que chegam.

E para finalizar, seja sempre verdadeiro, se tem uma coisa que o boxeador buscou em todos esses anos foi ser honesto e fiel as suas convicções. Rocky nunca tentou trapacear para conseguir o que queria, nem usou outras pessoas para alcançar seus objetivos, quem planta o bem colhe o bem, coisas positivas acontecem na vida de quem anda certo, não importa o quanto a vida tome caminhos difíceis, esteja sempre focado nos caminhos corretos.

Vocês já conhecem os filmes do Rocky? Se sim, me conte, qual o seu favorito?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

57 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *