Falta de confiança no relacionamento, o que devo fazer?

Navegamos em busca do desconhecido, das respostas dos enigmas dessa trajetória, dos amores que palpitam o coração. As buscas intensas as vezes são dispensáveis, somos coadjuvantes nesta história, na espera dos momentos certos. Quando é para ser as coisas se tornam fáceis, preenchem nossa alma e consente que a gente viva intensamente. Ter alguém para amar é algo que todo ser almeja, pensar que em algum lugar, de alguma forma, existe alguém perfeito pronto para compartilhar desse universo conosco é algo fascinante. Quando a gente conhece alguém e sente que aquela conexão acontece, tudo que queremos é que aquele instante não tenha fim, infelizmente o grande vilão dos relacionamentos são os pensamentos negativos, eles se fazem presentes para criar dúvidas, desconfiança e medo, tendo o poder até de afetar a relação se não agirmos da maneira correta.

Os relacionamentos atuais são divergentes, onde o para sempre dura menos de um mês. Não é fácil conviver com alguém distinto de nós, essa é uma tarefa árdua, que exige paciência, confiança e amor. Nem sempre vamos concordar com a opinião do nosso parceiro, somos pessoas com criações diferentes, que pensam de formas distintas e que viveram a vida toda com alguns pensamentos. Todo ponto de vista é válido, essa troca de informações, pensamentos e opiniões podem agregar para quem somos, menos quando essa discussão é gerada pela falta de confiança. Diversos fatores reais ou emocionais podem levar uma pessoa a não ter confiança no seu parceiro, as situações reais são relacionadas a experiências de traição, mentiras, fofocas, decepções vividas que não foram superadas, dentre outros. Em outros casos, a desconfiança floresce de processos emocionais relacionados a medos e inseguranças internas, em outras situações o próprio cônjuge cria momentos de ciumes, para testar ou até para provocar o parceiro.

Durante nossa vida, inúmeras pessoas farão parte da nossa história, algumas deixarão boas lembranças e outras aprendizados. Os desamores e as desilusões criam uma barreira entre nós e o próximo, uma parede tão forte que não conseguimos enxergar que nem todo mundo é igual, que há inúmeras pessoas incríveis neste mundo em quem podemos confiar e compartilhar novas experiências. Esteja sempre atenta, mas jamais se recue a ponto de não confiar em ninguém, dê uma nova chance para si mesma, perder oportunidades por conta de um peso do passado é um erro.

A falta de autoconfiança normalmente está associada à crença de incapacidade, um pensamento que desenvolvemos durante a infância. Questione-se sobre o que faz você acreditar que não é capaz e descubra seus principais valores e qualidades, compreenda os fatores que dão origem a sua insegurança e redefina suas experiências negativas, aprendendo a confiar mais em suas qualidades, mudando não só sua auto-estima, mas a forma que você observa a vida. Uma pessoa que acredita em si, transforma o ambiente que vive, ela se ama como ela é e isso basta.

Compreender a origem da falta de confiança é o primeiro passo para vencê-la. É preciso identificar se a desconfiança está relacionada ao relacionamento ou a você mesmo. Caso seu parceiro realmente dê motivos para você desconfiar dele, converse a respeito e avalie se realmente vale a pena continuar com o namoro. Criar situações que podem causar ciumes no nosso companheiro não agregará em nada, muito pelo contrário, essa atitude pode prejudicar o namoro. Por outro lado, caso você identifique que o problema está em sua autoconfiança e você não consegue confiar em ninguém, é preciso se desenvolver emocionalmente para resolver a questão, processos terapêuticos são uma ferramenta que trabalham com esse sentimento de maneira profunda e que podem ajudar neste processo.

Independente do motivo da sua desconfiança, nunca se esqueça que no meio de tantas pessoas seu parceiro te escolheu. Compartilhar a vida com alguém é uma escolha que ninguém faz por nós, a gente decide. Se este relacionamento te faz feliz, se seu cônjuge demonstra respeito, fidelidade e lhe prova em gestos simples que o que ele mais quer é estar contigo, jamais permita que pensamentos negativos afetem de alguma maneira seu relacionamento. Se o parceiro ideal ainda não apareceu, esteja sempre preparada, se esbarrar em alguém, derrame amor e aproveite as experiências proporcionadas por essa vida.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

56 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *