Pensamentos negativos: como lidar com eles

Há dias que acordamos sem ao menos querer, observamos as horas passar, os sentimentos chegar, as pessoas partir, e as dúvidas ficar. Diversos fatores colaboraram para a nossa entrega aos pensamentos ruins ou negativos, eles são todas as sensações desagradáveis que sentimos, tais como o medo, a raiva, a incerteza, a tristeza e a angústia. Os mesmos entram sem permissão na nossa cabeça e se sobrepõe a todos os outros sentimentos, causando uma grande confusão interna, repleta de medos, perguntas e insatisfação. Na maioria das vezes os pensamentos indesejados são frutos de uma percepção distorcida ou limitada da nossa realidade. Sabemos que o mundo não é nenhum mar de rosas, o que nós esquecemos é que ele é o que proporcionamos à ele, se despejarmos negatividade isso retornará a nós, mas se emitirmos boas vibrações, ele florescerá.

Os pensamentos negativos são um problema comum, o grande obstáculo é que ele não afeta apenas o ritmo da nossa vida, como atinge nossa saúde, aumenta nosso estresse e nós impede de buscar oportunidades pessoais e profissionais que melhorem nossa vida. Ao substituir os pensamentos negativos por ações positivas, podemos vencer o estado de espírito que nós impede de alcançar a verdadeira felicidade. Por isso, antes de dizer ou pensar algo negativo pare e pense no valor que aquilo estará te agregando, se for para o mal, apenas omita aquele pensamento e pense em uma solução melhor.

Nossas palavras tem uma forma extraordinária sobre a nossa vida, por isso, ao acordar faça uma lista de cinco palavras extremamente negativas que você utiliza com frequência, tente se pegar as usando durante o seu dia, e quando isso acontecer imediatamente substitua-as em seus pensamentos por termos menos extremos. ”Horrível” pode se tornar ”infeliz” ou ”não tão bom como eu esperava”. Conforme o tempo for passando, você eliminará certas palavras e pensamentos da sua mente, transformando e deixando seus dias ainda melhores.

Aprenda com as suas experiências negativas, encontrar o lado positivo de uma situação adversa ajuda a ver as más experiências como menos extremas. Por exemplo: imagine que seu computador parou de funcionar, pode ser o momento perfeito para você descansar ou para dar um tempo à si mesma. Beba uma água, tome um café, respire e solucione o problema. Da mesma maneira que devemos enumerar nossas palavras ruins, devemos listar as coisas boas que acontecem ao longo do nosso dia, elas não precisam ser incríveis, ações simples podem transformar nosso dia a dia, o simples cheiro de uma boa xícara de café ou o som da nossa música favorita, renova nossos sentimentos.

Procure dar valor as coisas significativas que acontecem ao seu redor, agir dessa maneira faz com que uma base alto-astral permaneça presente em você, deixando mais difícil para a negatividade tomar conta. Diga e agradeça o tempo todo pelas coisas boas que estão acontecendo na sua vida, ria, relaxe. Mesmo que você possa estar ocupado, preocupado com algo ou triste, simples coisas podem fortalecer o seu bom humor e sua mente. Por isso, coloque uma música para tocar, use roupas aconchegantes e ajuste a iluminação, essas são maneiras das quais você pode utilizar para amenizar os sentimentos de desemparo associados ao estresse.

Ao final do dia todos nós devemos tirar um tempo para desestressar, encontre um lugar tranquilo e confortável, pode ser seu quarto, sua varanda ou sua sala de estar. Tranquilize sua mente, reveja mentalmente o seu dia e identifique fatores que ocorreram ao longo dele, observe as coisas positivas que você experimentou e seja grato por cada uma delas.

E não se esqueça, se você se sente oprimido pelas suas experiências negativas, além de praticar os exercícios de pensamento positivo, você pode se beneficiar muito ao conversar com um terapeuta.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

66 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *