Como superar o bloqueio criativo na hora de escrever?

Sempre gostei de me expressar através das palavras, quando não escrevo parece que um turbilhão de mensagens, palavras e frases ficam rondando meus pensamentos até serem libertados. Criar novos conteúdos, usar belas palavras e transmitir mensagens positivas pode ser desafiador, precisamos ter tudo no lugar: a mente, o corpo e a inspiração. Mesmo com as palavras em mente, o assunto definido e as imagens selecionadas é difícil elaborar e transmitir o aprendizado ou a mensagem que estamos buscando, na maioria das vezes isto acontece por conta do bloqueio criativo.

O bloqueio criativo sempre existiu, ele foi descoberto quando escritores não conseguiam mais criar, como se a criatividade tivesse um estoque finito. Alguns fatores agravam essa situação, sendo eles: problemas psicológicos como depressão, ansiedade, infelicidade, exagero da autocrítica e falta de motivação interna, são os motivos mais comuns em pessoas que estão sofrendo com o bloqueio criativo. Tenha uma coisa sempre em mente: se seu trabalho não está fluindo como você gostaria simplesmente pare, relaxe, durma e tente outra vez depois. Você pode ficar horas forçando a sua mente, exigindo que ela execute tal função, porém, na maioria das vezes isso não funciona, pode até realizar mais será um trabalho pela metade, sem a verdadeira mensagem que você quer transmitir.

Concentre-se em coisas que te façam bem, por exemplo, assistir um vídeo ou ouvir sua música favorita. Faça o mesmo com seus pensamentos, procure pensar coisas boas e que estejam relacionadas aos assuntos que você pretende abordar. Preciso escrever muitos artigos durante a semana e nem sempre estou inspirada ou criativa, meu truque infalível nessa hora é focar em algo que aconteceu na minha vida, pode ser um momento da sua infância, do seu relacionamento ou algum aprendizado, use aquele sentimento para transmitir o que você tanto procura.

Você se torna criativo quando acredita ser, se toda vez que você sentar e começar a escrever, criar ou desenhar, pensar que não vai conseguir, aquilo se tornará realidade, nossos pensamentos possuem uma energia inacreditável sobre nossas ações, eles motivam e movem nossas vidas, por isso, blinde seus pensamentos de energias ruins, acredite, confie e saiba que você pode superar suas próprias expectativas, somos e vamos muito além, precisamos apenas confiar e correr atrás diariamente. Junte todas as suas forças e mostre que você é capaz daquilo e muito mais.

Coloque seus pensamentos em ordem, se mesmo assim o bloqueio criativo permanecer, escreva os pontos principais do seu texto, crie um rascunho e vá elaborando sua escrita aos poucos, diminuindo as distrações e focando cada vez mais no seu conteúdo. Não existe uma solução específica para o bloqueio criativo, cada um de nós possui sua própria combinação de fatores que podem levar a um, se conheça, se explore e com o tempo você vai descobrir e eliminar os fatores que estão te afetando.

O que você faz quando o bloqueio criativo surge? Conta para mim! 😀

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

108 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *