Vida a dois: onde morar depois do casamento?

Com oito anos queria ser professora, com onze veterinária, aos dezessete quis seguir a carreira de enfermeira e agora com quase dezenove me prendi ao universo virtual, encontrei uma pessoa incrível para compartilhar a vida comigo e junto com ele adotamos um lindo cachorro. Quem diria que a menina sonhadora que queria ser professora passaria por tantas mudanças, não é? E são nessas constantes transformações que percebemos que nenhuma escolha é simples, todas elas possuem consequências e aprendizados. Entre as decisões que tomei, sair de casa foi a mais complexa, esse caminho me transformou e me mostrou que as linhas tortas que invadem nossa vida são as melhores experiências que poderíamos viver.

Fomos viajar para Porto de Galinhas em Julho de 2015 e durante uma conversa a confirmação que nós queríamos para sempre surgiu, neste momento decidimos que quando chegássemos em nossa cidade faríamos de tudo para morarmos juntos o quanto antes, porém as coisas não foram tão fáceis. Na época só o Gu trabalhava, estava finalizando meus estudos e sabíamos o quanto sustentar uma casa era árduo, foi quando chegamos a conclusão de que moraríamos com meus pais até as coisas melhorarem, e assim foi. Compramos alguns móveis e já estava tudo certo, até que os planos mudaram. Ouvimos alguns conselhos, tivemos inúmeras conversas e chegamos a conclusão: quem casa, quer casa, não é? Foi quando as buscas por um lar começaram.

E hoje com quase três anos morando juntos e com quatro meses de casada tenho certeza que essa foi a melhor decisão que poderíamos ter tido. Quando escolhemos morar com o nosso parceiro temos três opções: morar dentro do mesmo imóvel que nossa família, comprar uma casa ou alugar. Morar com a nossa família ou com a do nosso parceiro é extremamente complicado, quando temos nossa casa vemos o quanto nossa privacidade é importante e ter alguém de fora morando conosco é bem desconfortável, tanto para nós quanto para a pessoa. Por exemplo, se o Gu tivesse ido morar comigo na casa dos meus pais ele estaria se infiltrando na rotina de um lar totalmente diferente, tendo assim que conviver não só comigo mas com o meu pai, minha mãe, meu sobrinho e minha irmã, não teríamos nossa privacidade, não faríamos nossa própria rotina, não teríamos liberdade, além disso teríamos que ajudar financeiramente um ambiente que tem o custo alto por morar várias pessoas. Na maioria das vezes fica inviável para o casal comprar uma casa, com os altos custos do casamento e com a mobília da casa fica completamente inviável. Então, vale pensar em alugar um imóvel, mesmo que seja um lugar pequeno.

Não me vejo morando com mais ninguém hoje, criei uma nova rotina ao lado do meu parceiro, fiz meus horários, me adaptei ao meu lar, podemos andar de pijama o dia todo, preparar as refeições que mais gostamos, ver televisão e lavar a louça na hora que quisermos, não precisamos ouvir palpites ou julgamentos, somos donos das nossas próprias rédias e não tem sensação melhor que essa. Lembre-se que agora você está formando sua própria família e ela exige um espaço para ser cuidada e para florescer. Cada família é de um jeito, cada pessoa age de uma maneira, basta analisar o que é realmente positivo e viável para o casal antes de fazer qualquer escolha. Independente de qualquer coisa, busque sempre por uma vida leve, feliz e repleta de energias positivas, não importa o lugar, o tamanho do espaço ou com quem vivemos, a única coisa que importa é quem somos.

Qual foi a experiência de vocês ao sair de casa? Qual seria a melhor escolha? Compartilha com a gente! 😀

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

78 Comentários

  • Alessandra Canofre

    Eu adoro ler tuas experiências, eu tbm sempre fui sonhadora, queria ser professora, cantora, dançarina do Faustão kk mas principalmente, sempre sonhei em ter uma casa linda e uma família perfeita. Infelizmente na realidade que vivo hoje, não posso comprar uma casa perfeita, mas o nosso apartamento apesar de pequeno será perfeito, do nosso jeito.
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

  • Váh

    “nenhuma escolha é simples, todas elas possuem consequências e aprendizados.” adorei essa frase, pura verdade!
    Eu acredito que a melhor opção depois de casar ou resolver morar junto com seu parceiro e ter o próprio cantinho dos dois. Deve ser muito bom poder lavar louça a hora que quiser, arrumar a bagunça quando der essas coisas haha, claro que vem junto uma baita responsabilidade, mas acho que a experiência e o crescimento dos dois é gigantesco né não?

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

  • Regiane Nepomuceno

    ♥♥♥ Que poste mais lindooo Kaila. Amei ver um pouquinho essa realidade do casal e principalmente acredito que cada um tem que ter um cantinho só para o casal igual vc disse um lugar que ninguém precisa palpitar na vida do casal e que tenham liberdade.
    Sonhando com esse dia em minha casinha com my love. *-*
    Deus abençoe vocês a cada dia mais.

    beijos
    La Rosa Blanca

  • AMANDA ALMEIDA

    Oi Kaila,
    Concordo com você, quem casa quer casa,ter seu espaço, suas coisas. Gostei de ler um pouco sobre sua história, de certa forma nos faz pensar um pouquinho quando passarmos por algo semelhante.
    bjus
    Amanda Almeida

  • Luli

    Olá Kaila
    Aaaaaiinnnn eu tb já quis ser Vet, mas sofro muito com o dodói dos pets, choro até desidratar :/
    Concordo plenamente com você, nada como ter o nosso cantinho, o nosso espaço e a nossa privacidade.
    São fundamentais para a boa convivência entre o casal e tb com a família diminuindo os pitacos e abrindo espaço para o respeito mútuo.
    Acho fantástica sua maturidade tão novinha, na sua idade eu só pensava em namorar e ia bem ruinzinha de notas na faculdade rsrs
    Parabéns pelo post.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    • Kaila

      Acho que eu amadureci muito rápido, as coisas fluíram muito rápido na minha vida, mas agradeço, pois hoje sou mais madura, mais responsável e sei dar valor ao que é certo, sabe? Fico feliz por você me acompanhar Luli, amo suas mensagens.

  • Thayse

    Eu só morei fora de casa no intercâmbio, ainda vivo com meus pais, pois acho que morar sozinha gera um bocado de gastos e não vejo necessidade em me afundar em dívidas agora, prefiro guardar minha grana e fazer minhas viagens… cada um com suas prioridades, né? 😀 Mas achei bem interessante sua visão e você ter relatado toda a experiência de vocês!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

  • Fernanda

    Olá Kaila,
    Adorei ler o seu post.. eu gostaria que o meu relacionamento fosse assim como o seu. Mas, quando você namora alguém de outra cidade é um pouco complicado. Pois ambos, tem os seus serviços e alguém terá que abrir mão para viver ao lado da pessoa amada. Mas, em época de crise econômica não estou conseguindo encontrar um trabalho decente para ir viver ao lado dele e isso acaba me angustiando e por ser ansiosa desconto na comida. Desculpa por sempre desabafar.. xD
    Um beijo,
    http://www.purestyle.com.br

    • Kaila

      Que bom que gostou Fe, fico feliz. Amo seus desabafos! A vida sempre nós proporcionando essas peças, né? Tudo dará certo, e no momento ideal vocês viverão juntos! ❤

  • Juliana

    Amei seu relato Kaila! Morar com sogros ou pais depois de casar deve ser mesmo difícil viu . Não passei por isso mas foram outras etapas. Meu pai casou novamente depois de 5 anos que minha mãe faleceu. Foi morar com a mulher no apto dela.
    Ficamos eu e meu irmão e a namorada dele já morava conosco. Aí eu comecei a namorar e fiquei noiva. Meu irmão casou e se mudou e meu noivo veio morar comigo pra eu não ficar sozinha em uma casa gigante.
    Vendemos a casa e meu pai deu a minha parte da herança em um apartamento onde moro com meu marido e minha filha.
    Cada história é construída de uma forma .
    Beijão

    http://Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

  • FERNANDA LUCENA

    Em 2009 íamos noivar, mas minha mãe precisou fazer uma cirurgia, decidimos adiar o noivado. Infelizmente minha mãe faleceu e os planos mudaram, fomos morar juntos. Dois meses depois fomos convencidos pelos meus sogros a ir morar com ele, foi a PIOR decisão que tomamos. Já estava mal por ter perdido minha mãe e de repente me vi numa casa com horários impossível de seguir, cobrança de pra onde vai, não quero que vá, não faz isso, não faz assim…
    Quase entrei em depressão, até que me dei um prazo de 1 semana pra arrumar um lugar! Consegui uma casa de 1 quarto numa vilinha, tudo mt simples mas depois que fui pra lá só tive paz. Fazia o que queria, se queria, quando queria…não devia satisfação pra ning, apesar da minha sogra querer se meter SEMPRE!
    Antes dizia pra minha mãe: vou casar e morar aqui. Ela dizia: Não vai não! Você vai casar e viver sua vida, todos nós precisamos de privacidade, eu amo o Fabiano, mas não quero vcs aqui!
    Eu me chateava, mas hoje entendo perfeitamente!
    Eu n aconselho, há quem viveu uma boa experiência, eu n posso dizer o msm!!!

    Bjoooooooooooos

    • Kaila

      Quantas coisas você passou Fe, tenho certeza que sua mãe está orgulhosa da mulher que você se tornou! Que você só tenha felicidade e paz na sua vida! ❤

  • Silvana Crepaldi

    Olá, Kaila.
    Acho que todos deveriam ter o seu cantinho sim. Acho que não dá muito certo morar com parentes principalmente. Eu moro com minha mãe e não sei se consigo acostumar com outra pessoa na casa se me casar pro exemplo. Já temos nossa rotina hehe. Esses dias fui dormir na cama dela e nem ela nem eu dormimos. Cada uma já se acostumou a dormir sozinha hehe.

    Prefácio

  • simone

    Amei seu texto e me identifiquei muito no final, ” ficar de pijama e lavar a louça na hora que quer’ rsrrs, a gente aqui mora de aluguel e já nos acostumamos muito um com o outro. Eu particularmente amo morar com ele <3. Mas se Deus permitir quero uma casa própria. Beijos
    Charme-se

  • Gabriela Dahmer Coitinho

    Amo demais a forma como tu escreve, é inspirador. Nunca morei com algum parceiro, mas sei como é pelos meus irmãos. Meu irmão, quando se casou, foi morar num apartamento com minha cunhada, mas depois de um tempo, foram morar na casa dos pais dela, porém, no segundo andar, onde é só deles, como se fosse um apartamento, sabe? Deu super certo para eles, pois assim eles tem a privacidade de que precisam, mas quando dá qualquer problema, é só descer as escadas que estão ali, na casa dos pais dela. Já minha irmã, morou um bom tempo com o marido, então resolveram fazer a própria casa, e hoje, faz uns 5 anos que moram sozinhos, com a privacidade de que precisavam e se dão super bem também. Como você disse, é um assunto delicado e de que precisa muita analise e conversa para resolver.

    Beijos,
    Última postagemBlog Gaby DahmerFanpage

  • Anete Oliveira

    Que bom que convenceram vcs a não morarem com ng, pois talvez nem estariam + juntos. E admiro mt vc, tão novinha já casada e cuidando de um lar. Eu ainda não saí de casa, apesar de já ter cera idade, pois não tenho vontade de me casar. Até quero morar sozinha, mas meus pais já são idosos e acabo me preocupando por deixá-los, pois a saúde deles já não é das melhores.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    • Kaila

      Pois é, acho que não estaríamos mesmo, já é difícil viver a dois, imagina com alguém metendo o bico? Muito obrigada, fiquei muito feliz com seus elogios! ❤

  • Adriana Leandro

    Quem casa quer casa. Não tem nada melhor que ter o nosso cantinho e poder fazer o que bem entender. Morar com os pais é como invadir um espaço que já está estabelecido e sempre tem alguém pra se meter na vida do outro.
    Bjus!

    galerafashion.com

  • Raquel

    Morar junto deve ser um constante teste de paciência, pra se adaptar à nova vida, mesmo que seja com uma pessoa que a gente gosta. Deve também ser uma maravilha *-* Eu quero muito casar daqui uns 5 anos e morar junto, mas perto da casa da minha mãe. Junto com a família deve ser beeem complicado mesmo, e acho que antes de tudo vou fazer um test drive pra ver se vai dar certo hahaha

    Beijinhos, bom fim de semana 🙂
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

  • Maiele Luz {Blog Sonhada Vida}

    Oi Kaila! Que romantico o seu relato ♡ que bom que voces decidfiraam ter um cantinho so de voces! Parabens pelo casamento tambem! Eu nao sabia! E eu mudei de pais e casei e certamente que jamaaaais na vida asceitaria nao ter um cantinho nosso. Como vc disse, e toda uma novas dinamica a ser criada e isso tudo e maravilhoso! Beijinhos!

  • Tay Ribeiro

    Acho que antes mesmo de casar tem que procurar comprar a casa própria ou alugar, essa liberdade ainda mais no começo do casamento é fundamental para deixar o laço mais forte e viver sem ninguém dando palpite na relação
    Acredita que eu não sabia que você era casada? Parabéns e felicidades
    Beijos

  • Thifany Monteiro

    Que experiência incrível. Eu sinceramente estou surtando com tudo isso…. Faculdade, emprego, ter uma casa para morar com meu namorado, ainda é bem cedo pensar nisso mas antes cedo do que tarde demais. Mas vamo que vamo, não pode parar haha

  • Jamile

    Estou com o meu marido há 12 anos (casada há 8 anos) e quando fomos morar juntos, fomos para a casa dos pais dele. Ele como sendo filho único o pai dele pediu para morarmos com eles. Durou 2 anos 4 meses, com muitas brigas com a sogra (sim, a velha história de sogra, mas nesse caso a briga era com todo e não só com a nora, kkk), até que compramos nossa primeira casa. Não era como queríamos, mas pelo menos era nosso canto. Moramos nela durante 5 anos, até que finalmente a vendemos e compramos um lugar que finalmente satisfez todos os nossos sonhos (tamanho, bairro, etc). Realmente quem casa quer casa, mas às vezes precisamos abrir mão de algumas coisas e “engolir” alguns sapos para que as coisas consigam acontecer. Paciência ainda é a chave do sucesso!

  • Beatriz

    Excelente texto! Caí nessa de morar no terreno dos meus pais (Só mora minha mãe atualmente, pq são separados) e só Deus sabe o quanto sou infeliz por isso, não pq minha mãe é ruim, é pq, como vc perfeitamente disse, a casa é uma extensão da mulher e a pior coisa do mundo é a gente não se sentir dona da nossa casa. E ela como mãe, se oferece pra lavar, passar nossa roupa, oferece comida, Se aceitar então, ela quer deixar na minha geladeira todo dia. Fora que essa condição foi completamente imposta pelo meu pai, que segundo ele, a gente não precisava de mais privacidade do que aquilo, nem morar em outro lugar e ele inclusive na época estava reformando apenas um quartinho pra gente morar, sem nem falar com a gente, simplesmente pq ele decidiu e pronto, mas não conseguiu reformar e cedeu a outra casa, inclusive mais tarde fechamos uma porta que dá passagem da “nossa” casa pra da minha mãe e ele simplesmente mandou tirar, pq pra ele não havia necessidade. Como nós éramos imaturos financeiramente na época que casamos, não juntamos dinheiro para não cair nessa situação, e as consequências psicológicas não são nada boas. Quase caí em depressão e até hoje não consigo lidar com esse trauma, que convenhamos que chega a ser uma humilhação, por culpa nossa mesmo. Hoje penso que deveria ter adiado o casamento e ter feito de tudo para não cair nessa situação, por causa da falta de respeito e tmb para mostrar que nós é quem temos que decidir. Graças a Deus hoje temos uma outra cabeça e daqui a alguns meses vamos alugar nosso cantinho. A tentação de ficar mais um tempo e juntar dinheiro pra comprar o que é nosso é grande, mas eu prefiro conquistar com as nossas próprias pernas. Bjus e desculpa o desabafo rsrs..

    • Kaila

      Eu entendo perfeitamente como você se sente, mesmo morando de aluguel e em uma casa longe da minha mãe, deixei alguns parentes me dizerem o que fazer e isso atrapalhou demais o meu casamento. Não é fácil se impor, mas é necessário. Senta com os seus pais e realmente coloque limites, um casal precisa de espaço, já não é fácil conviver com alguém que teve outra criação, que tem uma rotina diferente, imagine com terceiros na relação? Entenda que agora você está construindo a sua família e não se arrependa das decisões que tomou, sem elas não teria aprendido e nem pensaria da forma que você pensa hoje. Você só deve agir diferente daqui em diante.. ❤

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *