Shih tzu: como cuidar do cãozinho em apartamento?

Há inúmeras coisas extraordinárias neste universo, uma delas são os animais, donos de uma alegria contagiante, uma proteção única e lambidinhas insubstituíveis, eles conquistam nosso coração de uma forma rara. Meus pais sempre foram apaixonados por cachorros e pássaros, os pequenos sempre estiveram presentes na minha vida, já adotamos inúmeros bichinhos e todos eles nós marcaram de alguma forma. Quando eu e o Gu viemos morar juntos a vontade de ter um cachorro só aumentou, foi neste momento que o Bart entrou nas nossas vidas.

Assim como nós cada animal é singular e especial da sua maneira, o Bart tinha apenas um mês quando cruzou nosso caminho, essa foi minha primeira experiência com um animal de raça, pesquisamos e esperamos muito até tomar a decisão de cuidar de um animalzinho. O shih tzu se adapta bem a locais pequenos como apartamento, eles não gostam de ficar em locais longes do dono, sua principal função é de companhia. Esse foi um dos motivos pelos quais escolhemos a raça, outro animal poderia não se adaptar ao apartamento.

Como ele cresceu no apartamento que moramos não tivemos nenhum problema com sua adaptação, o shih tzu tem a personalidade marcante, amigável e sem sinal de agressividade, esses cães são excelentes companhias para as crianças e adoram brincar, os mesmos são sociáveis até mesmo com estranho, recebendo bem as visitas. Além disso, eles adoram aprender coisas novas, porém, se você prefere não ensinar nada e torná-lo um cãozinho mimado, está tudo bem, ele assim o será. Neste caso as consequências são previsíveis: Você terá um cachorrinho que vai querer colo e atenção total. Mas em compensação, se você quiser trabalhar com ele, terá uma grande surpresa ao ver como eles respondem bem ao treinamento. A raça é ativa e alerta, mas não gosta de ambientes barulhentos. É extremamente fácil conviver com um shih tzu, pois se você quer brincar, ele brinca. Se você quiser descansar, trabalhar ou tiver que deixa-lo sozinho, é só deixar vários brinquedos interessantes que ele se vira bem.

Mesmo sendo um animal fácil de lidar, o shih tzu é melindroso e necessita de cuidados diários, seus pelos precisam de cuidados frequentes para evitar que embaracem, seus dentes precisam de escovação regular e recomenda-se não deixa-lo exposto a altas temperaturas, além disso, os mesmos são mais sensíveis a fungos e precisamos ficar sempre atentos com suas lágrimas ácidas, que podem causar assaduras em seu rosto. Vivaz, extrovertido, brincalhão, alerta, leal, corajoso, ativo, inteligente, afetuoso, independente, amigável e gentil são apenas algumas das características dele. Mude sua vida com a presença desse grande e leal amigo.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

90 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *