Qual é a frequência de postagem ideal para o meu blog?

O que antes era apenas um hobby hoje se transformou no trabalho de muitas pessoas, a blogosfera se renova todos os dias, exigindo responsabilidade, compromisso e novas inspirações aos criadores de conteúdo. Há quem diga que este é um trabalho fácil, que basta ficar na frente do computador por horas para ganhar reconhecimento. Ah, se soubessem que a realidade é bem diferente do que todos imaginam, somente quem habita esse universo entende o que é realizar esse trabalho, paciencioso e árduo, mas que ao mesmo tempo consegue ser completamente gratificante e prazeroso.

 Uma dúvida frequente para os iniciantes é a frequência e horário que as postagens devem ser feitas e o quanto isso pode influenciar o leitor. Cada blog é singular e funciona de uma maneira, o que pode funcionar para um, pode não funcionar para outro. Na maioria das vezes as pessoas confundem qualidade com quantidade, muitos blogs produzem um alto número de conteúdo, porém, com pouco filtro e qualidade.

Tenha em mente que um blog de sucesso é formado por vários fatores e se um não vai bem, todo o resto não funciona da maneira correta. Do que adianta ter textos extraordinários se o layout não é funcional? Qual o propósito de postar todos os dias se os conteúdos não possuem qualidade ou uma boa ortografia?

Um blog é uma mídia, assim como uma estação de rádio, um canal de televisão ou um jornal diário. Precisamos ser atrativos e donos de bons conteúdos. Se análise e veja o que você pode proporcionar ao leitor, se você possui tempo para produzir posts todos os dias, faça. Caso não tenha essa disponibilidade, faça o número que conseguir, desde que seja com qualidade e repleto de inspiração, faça de corpo e alma, deposite amor em cada linha escrita, jamais escreva apenas para ter um novo post.

Crie uma frequência de posts de acordo com sua rotina, seus visitantes acharão estranho se você postar duas vezes numa semana, oito vezes na seguinte, uma vez na terceira semana e novamente quatro vezes na próxima. Uma das formas de manter uma audiência fiel é justamente fazer com que ela entenda a periodicidade de posts do blog, com essa regularidade seus visitantes podem saber com qual frequência e em qual horário deverão visitar o site. Isso elimina o risco de alguém visitar o seu site e ficar frustado por não encontrar nada novo, quando era isso que ele esperava.

Realmente, um número maior de posts pode aumentar o tráfego, porém há um conceito chamado ponto de saturação, que nada mais é que o limite máximo de publicações que valem a pena ser postadas em um determinado espaço de tempo. Em outras palavras, é quando você obtém performance máxima de sua audiência, e que postar a mais não vai aumentar seus resultados. Nessa hora, você deve analisar constantemente seu site, sempre que você aumentar a frequência de posts, comece a analisar as estatísticas novas.

Você obteve mais acessos ao passar de 1 post por semana para 1 post por dia? Se sim, experimente aumentar a quantidade de postagens e faça uma nova análise. Refaça a pergunta: você obteve mais acessos ao passar de 1 para 2 posts diários? Se os acessos não aumentaram o tráfego é porque o ponto de saturação foi atingido.

Como cada blog é único e possui características distintas é impossível afirmar um número concreto de postagens em tal espaço de tempo. Você deve entender seu caso e tirar o máximo de proveito, respeitando suas limitações estruturais e editoriais. Não publique mil posts por dia sem cuidado algum, mantenha seu foco, sua personalidade e seu amor pela escrita, jamais escreva sem inspiração ou sem motivação, mantenha sua qualidade e colha resultados repletos de orgulho e dedicação.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

122 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *