Como planejar e economizar nas compras do supermercado

Um dos maiores gastos da casa é referente as compras do supermercado e sem um planejamento ideal podemos ficar no vermelho por conta disso. Minhas primeiras compras foram completamente erradas, meus erros aconteciam porque eu não sabia o que realmente era consumido e usado na minha casa, nem a quantidade de itens necessários. O resultado disso era um gasto alto sem ter os produtos essenciais para nossas refeições e limpeza da casa. Se você está passando por isso, não deixe de anotar todas as dicas abaixo! 🙂

Há duas maneiras de organizar as compras do mês, a primeira é comprando os itens básicos para o mês inteiro (arroz, café, sal, feijão), e as frutas, verduras e carnes semanalmente. Já a segunda opção é a que mais funciona na minha casa, deixamos uma lista na cozinha e assim que um item termina anotamos, normalmente nós vamos ao supermercado quando um produto indispensável acaba, assim aproveitamos e já compramos tudo que está anotado. Desta forma, investimos apenas no que realmente é consumido por nós.

Uma das dicas que mais sigo é não ir ao supermercado com fome, além de atrapalhar a hora de calcular a quantidade de produtos que realmente precisamos, sempre caímos na tentação de comprar algumas bobeiras que podem deixar a conta muito mais cara.

Estipular um valor máximo para gastar é essencial, para conseguir manter as contas em dia precisamos ser regrados e ter limites. Se você sabe que seu limite vai ser extrapolado, dê prioridade aos itens  mais essenciais.

Fique atento com as promoções, em geral os produtos que são colocados na promoção estão sempre perto de vencer e os mesmos só valem a pena se você for utilizar logo. Na maioria das vezes, prefiro investir em produtos de limpeza ou itens que possuem um prazo de validade maior, se o item for vencer em breve, prefiro não comprar.

Verifique sempre a validade dos produtos, normalmente os produtos que estão perto de vencer ficam na parte da frente das prateleiras, verificar a data de validade de cada item precisa ser uma prioridade na hora da compra. Durante minhas primeiras idas ao supermercado não conferi as datas e acabei perdendo diversos produtos, consequentemente também perdi o dinheiro gasto neles por um grande descuido meu.

Prefira comprar na segunda quinzena do mês, a maioria dos consumidores costumam fazer suas compras no início do mês, se você é um desses, saiba que na segunda quinzena há uma queda normal de vendas e as empresas ficam mais propícias a fazer promoções para melhor o fluxo de consumo.

Levar as crianças ou não? Se você for sem as crianças ao supermercado, você evita a pressão para comprar produtos supérfluos, já que os pequenos são alvos fáceis para o marketing. Tudo no supermercado é feito para você gastar mais: a claridade, nenhum relógio à vista, música e os corredores longos. Chocolates, chips e doces costumam ser colocados ao alcance dos pequenos e consequentemente os mesmos irão se sentir tentados a pedir aquele item aos pais.

Se possível pague todas as suas compras no débito ou à vista, tente não jogar essa grande despesa para frente, deste modo você evita sustos futuros no cartão de crédito ou o efeito bola-de-neve nas dívidas.

Qual é a sua dica na hora de organizar e economizar nas compras do supermercado? Compartilha conosco!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

90 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *