Tarefas domésticas, trabalho, estudo, marido e vida pessoal: como conciliar tudo?

Ao sair de casa me deparei com alguns obstáculos que a maioria das pessoas enfrentam, tais como: horários que não batem, último ano de escola, curso e uma nova rotina completamente diferente. Quando tomei a decisão de sair de casa sabia que as coisas iriam ser bem diferentes do que eu estava acostumada porém, não imaginava que seria tão difícil conciliar todas as tarefas do meu dia a dia. Olhando para trás com a cabeça que tenho hoje, vejo que tudo teria sido bem mais fácil se eu tivesse programado melhor os meus horários e o meu tempo. Por isso, irei deixar algumas dicas que teriam me salvado na correria do meu dia a dia para você que está passando por essa fase de adaptação/mudança.

 

Não vamos conseguir nós adaptar a uma nova rotina de uma hora para a outra, precisamos ter paciência e pensar na melhor solução para todos os obstáculos. No começo, eu não sabia praticamente nada, sabia apenas manter a casa organizada, não sabia passar roupa e fazia apenas o básico no fogão. Além disso, passei a conviver com uma pessoa totalmente diferente de mim e no meio disso tudo, precisava conseguir focar nos meus estudos, já que estava no colegial e fazia um curso técnico de enfermagem. Tinha apenas a tarde livre para organizar a casa, os estudos, cuidar de mim e das nossas refeições. Imaginem! Se você está passando por isso, pega seu caderninho e não deixe de anotar as dicas abaixo. 🙂

Inclua seu cônjuge em sua rotina, esse item não veio em primeiro lugar a toa, em boa parte dos casos, o estresse do dia a dia interfere na família porque achamos que podemos fazer tudo sozinhos e isso é quase impossível. Precisamos do nosso parceiro para nós ajudar a manter tudo em ordem, acredito que se os dois tem responsabilidades fora de casa, ambos precisam dividir as tarefas. Além de ajudar um a entender o lado do outro, isso também fará vocês se unirem ainda mais.

Reorganize seus horários, um dos maiores obstáculos da nossa nova rotina foram os nossos horários, tudo começava bem no início do dia, eu precisava acordar muito mais cedo que o Gu, não conseguíamos almoçar juntos e quando ele chegava do trabalho, eu já estava saindo para ir para o curso técnico que eu fazia na época. Quem mais mudou nessa parte foi ele, que sempre acordou mais cedo para me levar para a aula e sempre dava um jeitinho para me buscar.  Foi uma época bem ruim pois, quase não ficávamos juntos. Organizar os horários é essencial para um dia a dia melhor.

Outra coisa que exige muito tempo e organização é a nossa casa, independente se você mora sozinho ou com o seu parceiro sempre vai ter uma baguncinha diária para você organizar. Por isso, não deixe nada acumular. Se você viu algo fora do lugar não pense duas vezes antes de guardar, retire os lixos diariamente e não corra da louça, o mesmo serve para o pó e para as roupas, não deixe nada para trás. Se todo o serviço leve estiver em ordem o pesado fica muito mais fácil.

Se você tiver a disponibilidade, faça pelo menos uma faxina toda semana, depois que comecei a faxinar minha casa toda semana, tudo ficou tão mais fácil. Nessa faxina gosto de lavar os banheiros, tirar o pó de toda a casa, passar aspirador de pó e passar um bom pano na casa, limpo o fogão e não deixo nenhuma roupa para lavar. Além disso, gosto de passar roupa uma vez por semana também, assim toda semana não temos uma grande quantidade de peças para passar o que torna a tarefa mais rápida e fácil. É claro que esse tópico deve ser adaptado para o seu estilo de vida e necessidade.

Uma das coisas que mais me incomodava na nossa rotina eram nossas refeições, no horário de almoço do Gu eu estava na escola por isso, eu fazia nossa comida todo dia na parte da tarde, assim estava tudo pronto para o almoço e para a janta, já que a noite eu estava no curso. Se fosse hoje, com certeza eu iria congelar as refeições da semana, ao invés de fazer comida todos os dias na parte da tarde eu iria tirar um dia da semana para preparar todas as refeições da semana e iria deixa-las prontas no congelador.  Seria muito mais fácil e prático para nós!

Lista de compras, esse item parece ser algo muito simples porém, seu resultado interfere na rotina diária. É muito importante ter uma listinha para o supermercado, tudo que for acabando, anote. Além de facilitar sua ida ao supermercado, você consegue se organizar melhor e até economizar, já que você vai comprar apenas o que realmente está faltando.

Não deixe de cuidar de você e do seu relacionamento, é muito comum na correria do dia a dia a gente esquecer de reservar um tempo para nós e para o nosso parceiro porém, isso é de extrema importância. Reserve sempre um tempinho para se cuidar, para relaxar e fazer as coisas que você goste. Além disso, nosso parceiro está nessa caminhada conosco, jamais deixe de cuidar e de ter um tempo com o seu cônjuge. 

Se caso você tiver alguma dica para organizar ainda mais o nosso dia a dia, não deixe de contar para mim aqui nos comentários, hein! 🙂

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

74 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *