Crise financeira: como controlar os gastos desnecessários?

O dinheiro perde cada vez mais o valor, as contas ficam mais caras a cada dia que passa, o salário não aumenta e a situação piora cada vez mais. Nos dias de hoje as pessoas precisam trabalhar o dobro, fazer bicos e se sobrecarregar para manter as contas mínimas de uma casa. Quando morava com meus pais não sabia que era tão difícil manter uma casa, mesmo sem luxo nenhum, passamos a ter muitas contas fixas. Principalmente, se você tem que pagar um aluguel, um financiamento, um carro, os móveis.. a situação acaba sendo assustadora.

economia-de-tempo_23-2147502430

Quando a gente sai de casa e conquista nosso cantinho no começo tudo é mais difícil, as contas são bem maiores. A gente precisa pagar os móveis, fazer instalações na casa, pagar água, luz, mercado e muito mais. Depois de um ano a gente passa a não ter tantos móveis para pagar, quase não precisamos mais mudar nada na casa e isso alivia muito no fim do mês. Porém, muitas coisas hoje estão com os preços bem mais elevados, por isso eu e o Gu precisou rever todas nossas contas e cortar alguns gastos desnecessários que estávamos tendo. Hoje vou dar dicas para você que precisa passar por esse processo. 🙂

Anote e veja todas as suas contas, ter sempre um caderno com todas suas contas é essencial, assim a gente sabe o tanto de dinheiro que entra e sai da nossa casa. Quando a gente possui essas anotações fica bem mais fácil ver onde estamos errando e mudar essa situação.

Quais gastos desnecessários a gente possui e como mudar essa situação? 

Analise todas as contas que você tem, anote tudo que é essencial e o que pode ser mudado. Vou dar dois exemplos para vocês:

Pagávamos um pacote de Tv a Cabo que o preço era bem salgado, decidimos cortar alguns canais que a gente não assistia e que não iria fazer falta, pegamos um pacote menor e economizamos R$ 120 reais por mês.

O mesmo fizemos com nossa internet, tiramos nossa internet antiga e fizemos um plano em outra empresa, hoje a gente tem internet mais rápida e telefone, por R$ 20,00 a menos do que a gente pagava só pela internet, que era bem mais lenta por sinal.

São esses detalhes que fazem toda a diferença no final do mês.

Evite comer tanto fora, isso é uma das coisas que mais gastamos dinheiro. Se você estuda ou trabalha fora, comece a levar suas refeições de casa, evite sair todos os dias do final de semana, se você namora ou mora junto com seu parceiro comece a fazer refeições a dois, cozinhe mais com seu parceiro, isso é uma coisa que poupa muito dinheiro também.

Coisas pessoais, meu maior erro era gastar muito em coisas que não eram realmente úteis. Sempre comprava várias roupas que no fim, eu nem usava. Produtos de maquiagem, decoração, doces, era outra coisa que eu comprava demais e no fim nem faz tanta falta e ainda leva todo nosso dinheiro. Hoje seleciono bem mais os produtos que eu compro, invisto em coisas de qualidade e que realmente vou usar. Antes da compra, avalie se ela é tão necessária quanto parece.

Cartão de crédito, pode ser nosso aliado e nosso pior inimigo. Precisamos saber gastar no cartão de crédito, muitas pessoas apenas por ter limite no cartão acabam torrando tudo e no fim se surpreendem quando a conta chega. Eu e o Gu usávamos o cartão para tudo e no fim, as faturas sempre nós prejudicava. Agora usamos ele apenas quando é realmente necessário.

Lojas Virtuais, amo comprar em lojas virtuais, acho que a variedade e as opções de produtos são incríveis. Porém, comprar em sites virtuais da uma sensação de que não estamos gastando dinheiro, pois é uma coisa que fazemos sem sair de casa, com nosso cartão, a gente nem percebe o quanto estamos gastando.

Supermercado, não o deixe virar uma super conta. Principalmente no inicio do casamento enchemos nosso carrinho de coisas congeladas, barras de chocolate, chips, nutella, leite condensado, bombom e todas essas guloseimas.. Porém, isso triplica sua conta no supermercado!

34fb1eeca38c4f57a8925aacd9c1196b

Essas são algumas dicas que podem ajudar você na crise financeira, se você tiver algum conselho compartilha com a gente nos comentários! 🙂

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

112 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *