10 coisas que você faz por conta da sua ansiedade e as pessoas não percebem

Eu não estou ansiosa, eu sou ansiosa. Está é, basicamente, a minha resposta diária para todo mundo que pergunta:  com o que tanto você está ansiosa? Ser ansioso é estar ininterruptamente com a cabeça apreensiva, quer tenham motivos para isso ou não. É sofrer duas vezes quando de fato algo ruim acontece. Mas também antes de acontecer, apenas pela pequena possibilidade de que, talvez, quem sabe, por acaso, aconteça. Ser ansioso é ter medo do futuro o tempo todo e, por isso, não conseguir seguir até ele. O relógio interno que temos funciona diferente do resto do mundo. Não é simples estar à mercê do acaso, ainda mais quando o desconhecido é tão apavorante, diria que é como viver em uma tempestade mesmo em dias de sol.

Infelizmente, ainda nos falta uma cultura que entenda o quanto a ansiedade pode chegar a um nível debilitante. Precisamos falar sobre situações que são complicadas e limitantes para quem sofre. Saiba quais são os dez hábitos comuns das pessoas ansiosas, mas quem está ao redor não percebe que seja por conta de momentos de ansiedade.

Recusar convites quando você realmente gostaria de aceitá-los, não importa o quanto você estava animado antes para encontrar aquele amigo, quando o dia realmente chega, só te é possível dizer não. Você não quer ser um peso para ninguém, então a sua melhor escolha é desmarcar.

Ficar obcecado por coisas que ninguém se importa, você entra numa onda de obsessão, seja com aquela conversa que tem dias atrás, ou com a maneira como alguém te olhou na semana passada. Talvez esteja pensando demais numa mensagem que seu namorado não te enviou, preocupando-se se mandar um “oi” irá perturbá-lo. Seja o que for, é difícil para pessoas não-ansiosas te entenderem porque não estão afetadas como você está.

Você constantemente teme que o pior aconteça em todas as situações. Antes de encontrar alguém, você se convence de que tudo será um desastre. Se vai viajar, pensa nos acidentes. Quando acaba adoecendo, entra em pânico com o fato de que há algo muito errado contigo. São listas de coisas que parecem bobagens, mas para você são medos reais.

 As conversas que você teve jamais acabam na sua cabeça. Você busca evitar o confronto, pois isso piora sua ansiedade. Quando há uma discussão ou até mesmo uma conversa adorável para a outra pessoa, na sua cabeça tudo está sendo investigado minuciosamente em busca de um motivo para te fazer se sentir mal. Isso pode te devorar por dentro, mas lembre-se:  tudo isso é a sua ansiedade.

Você fica ainda mais preocupado consigo mesmo se alguém pergunta se está tudo bem. Durante um ataque se alguém te pergunta se está tudo bem e mostra alguma preocupação, isso algumas vezes piora sua ansiedade. É claro que fazem por bem, querendo te ajudar. Porém na sua cabeça nesse momento você imagina que “se eles estão perguntando se estou mal, é porque estou terrivelmente mal mesmo a ponto de nem disfarçar.” Mas quem disse que você precisa de um disfarce?

Você se sente culpado quando alguém não responde imediatamente. Seja seu melhor amigo ou alguém pouco importante, é muito estressante quando não te respondem. Geralmente pessoas que não são ansiosas, ligam pouco para isso. Mas contigo, caso não te respondam sente que a culpa é sua. Você sente como se tivesse feito algo muito errado, mas às vezes só está conversando com alguém preocupado com outras coisas.

O futuro é o seu maior gatilho. Por isso, odeia quando as pessoas te perguntam sobre os planos para o ano. Seja terminar um curso semestral ou a faculdade, tudo que requer pensar no amanhã te parece assustador. É ruim quando  outras pessoas estão falando sobre o futuro delas, pois isso te faz sentir incapaz de conquistar coisas relevantes.

Você constantemente compara sua vida com as de outras pessoas da sua idade. No feed do seu Instagram várias pessoas da sua idade estão conseguindo o emprego dos sonhos, o carro do ano, indo à festas todo fim de semana e isso te deixa muito mal. Mesmo sem querer se comparar com os outros, sua ansiedade te retirar o melhor que há em ti.

 Você repete todos os seus erros e gasta mais tempo remoendo isso do que refletindo numa solução. Um erro no trabalho ou na faculdade, pronto. Isto irá arruinar vários dias seus. Você se esforça bastante para fazer tudo certo, mas quando envia acidentalmente algo, esquece de um detalhe no que está fazendo e é alertado disso, sofre. Porque a sua reação aos seus problemas geram problemas na sua cabeça ainda maiores.

Em alguns dias você fica exausto demais para sair da cama. Existem dias que a sua ansiedade está muito maior. Você não consegue fazer outra coisa a não ser ficar deitado e chorar. O mundo parece demais e talvez o melhor seja tirar uns dias de descanso. A ansiedade pode de fato debilitar alguém tanto quanto qualquer outra doença. Apesar de muitas pessoas não entenderem (como não entendem sobre diversas outras doenças), você sabe que precisa de ajuda profissional.

Se você se identificou com esses tópicos, procure um psicólogo o quanto antes. Ter uma saúde mental equilibrada é tão importante quanto respirar. E independente do tipo da sua ansiedade, você poderá contê-la e terá uma vida muito mais tranquila e feliz!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

52 Replies to “10 coisas que você faz por conta da sua ansiedade e as pessoas não percebem”

  1. Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤️..

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Hannah! ❤

  2. Eu não tenho ansiedade, mas é interessante prestar atenção nesses tópicos, para tentar ajudar quem tenha.

    Beijo!
    Cores do Vício

  3. É, eu tenho ansiedade e descobri a 2 anos atras, quando estava prestes a completar 15 anos. Estava preocupada com a festa, e porque eu estaria me formando no ensino fundamental e além dos professores, meus pais também colocavam pressão para eu passar nas provas para entrar em uma escola melhor no ensino médio e tal. Dai eu não consegui ir para a escola por 1 mês quase que inteiro, quando eu estava me preparando para ir para a escola, meu coração começava a acelerar e eu ficava nervosa, tremendo e não sabia o que era, sentia dores de cabeça, ânsia de vomito e tudo de ruim que você possa imaginar, foi um mês terrível para mim. Mas quando eu descobri, eu comecei a fazer meditação e me ajudou, tipo MUITO, quase que 100% , até hoje eu faço e me sinto muito mais confiante.
    Um beijo grande e muito GORDO
    https://thaissgalbiero.blogspot.com

    1. Passei por uma época bem difícil na escola por conta da ansiedade também, e até hoje sinto que ela me limita quando vou tentar algo novo. Mas tudo muda quando buscamos ajuda e aprendemos nos controlar quando estamos em crise! ❤

  4. Nossa, como me identifiquei com essa postagem. Dá vontade de enviar pra minha lista de amigos pra ver se eles passem a me compreender um pouco. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://www.paisagemdejanela.com

    1. Não tem nada pior que ser ansiosa e ainda ser julgada por ser ansiosa, né? Muitas pessoas falavam que era coisa da minha cabeça, que eu deveria tentar mudar e não é bem assim.

  5. Nossa, mas eu me identifiquei muito, até fiquei em choque aqui 😮
    Esse seu post foi bem bacana Kaila!
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Luana! ❤

  6. Eu também sou ansiosa,e me identifiquei bastante com o seu post.

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    1. Fico feliz por você ter gostado, Rafaela! ❤

  7. Acho que estou me tornando uma pessoa ansiosa, me identifiquei com algumas coisas.
    Obrigada por textos sempre maravilhosos, e obrigada pela dica.

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com

    1. Obrigada você por sempre estar aqui, Vacieni! ❤

  8. Que excelente reflexão Kaila! 🙂 Infelizmente sinto que me encaixo em muitos desses problemas…

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Fico feliz por você ter gostado, Inês! ❤

  9. de 10 coisas, eu faço 6 🙁
    me sinto muito mal por causa disso tudo, levo tudo ao extremo e fico pensando demais nas coisas

    1. Busque ajuda, Bruna. Sinto muito isso e sei o quanto a ansiedade nos limita. Mas podemos controla-la! ❤

  10. Gosto tanto deste tipo de post, dá bué animo!
    Parabéns !
    Beijinhos, http://damselme.blogspot.com/

    1. Fico feliz por vocês terem gostado, meninas! ❤

  11. Muito bom esse tipo de post pra alertar quem está passando por isso e muitas vezes não sabe identificar. É importante diagnosticar os sintomas e procurar ajuda profissional.
    Bjus!

    galerafashion.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Adriana! ❤

  12. Não sofro de ansiedade, mas gostei muito do seu post vou indicar para alguns conhecidos.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. Fico feliz por você ter gostado, Janaína! ❤

  13. Tem duas que me definem demais. Começando por esperar o pior das situações, ficar revivendo conversas ou pior, ficar me martirizando imaginando outras mil respostas que eu poderia ter dado.

    Beijos,
    Gaby Dahmer

    1. Essas duas coisas são as que tenho mais intensas, fico pensando e imaginando mil coisas o tempo todo!

  14. Oi, Kaila!
    Eu sofro de ansiedade e tento muito fazer com que isso não interfira na minha rotina.
    Beijos
    Balaio de Babados

    1. Não é fácil, mas com ajuda podemos melhorar! ❤

  15. Eu sofro de ansiedade mas até que me identifiquei com poucas coisas nessa lista. Acho q o pior pra mim é a preocupação com o futuro e tbm sempre imaginar coisas ruins acontecendo.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Sinto outras coisas que deixei de fora da lista, como suar muito quando vou fazer algo novo, fico gelada e entro quase em pânico. Acho que imaginar tantas coisas ao mesmo tempo é a pior parte.

  16. Eu sofro de ansiedade há anos e tomo remédio tem muito tempo, hoje está mais controlada mais mesmo assim me vejo em tantos sintomas aí =(

    1. Acho que mesmo conseguindo ameniza-la, sempre vamos sofrer com os sintomas, né?

  17. ótimo post!
    acho interessante conversar com um psicólogo!
    eu preciso me organizar e ir em um, às vezes eu quase piro!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    1. Procurar um profissional é essencial!

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  18. Eu fico muito obcecada com minhas atitudes, as vezes passo dias pensando em um gesto ou algo que falei há dias atrás. Exaustão também é algo que me domina, hoje ainda é terça e me sinto pesada! Ansiedade é um problema que tenho carregado
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com

    1. Me sinto exausta também, mesmo sendo uma segunda-feira agitada ou uma sexta-feira a noite. E as vezes, a pior parte é que a gente se culpa ainda mais por não estar sendo produtiva, dando o nosso melhor ou por estar se sentindo assim.

  19. Tudo o que você diz é meu tormento em várias épocas da minha vida, infelizmente. É um estágio ruim e cruel demais pelo qual muitos passam, um dos mal do século. Infelizmente :/.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    1. É o mal do século mesmo, por sorte ainda é um assunto mais tratado hoje do que antigamente. Temos aonde recorrer! ❤

  20. Oi, Kaila!
    Nossa, eu sou a rainha de criar conversas em minha mente e de pensar sempre o pior. Digo que é para não me decepcionar se acontecer algo ruim, mas sei que isso é só uma desculpa.
    Beijinhos.

    1. Infelizmente arrumamos desculpas para tudo o que sentimos. É quase auto tortura!

  21. Kaila que saudades do seu blog menina, perdão pela sumida, mas eis que voltei.

    Maravilhoso post descobri com ele que sou muito ansiosa porque faço quase tudo kkkk

    Beijos
    La Rosa Blanca

    1. Saudade de você por aqui, Regiane! Bem vinda de volta! ❤

  22. Seus tema para texto como sempre são maravilhosos! Parabéns pelo texto, é exatamente assim, ansiedade é algo que mexe demais com o ser humano! Ótima dica e ajuda!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, viu? ❤

  23. Olá Kaila
    Ahhhh quem nunca sentiu pelo menos duas ou três dessas alternativas?
    E como é sofrido, tenso mesmo.
    É importante ajuda profissional e autoconhecimento. Com o tempo e algumas alternativas vamos desenvolvendo autocontrole.
    Eu sofria muito por antecipação, a tal da preocupação, “pré ocupar” , ocupar a mente por antecipação. Na maioria das vezes não acontecia.
    Mas as vezes meu coração ainda dispara!
    E infelizmente tenho insônia 🙁
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Felizmente há muitas formas de controlar a ansiedade, mas acho que eliminar ela de vez nunca conseguimos. É uma batalha para a vida.

  24. Nossa entrei aqui no seu blog muito por acaso, e estou muito feliz porque seu post fala muito sobre quem eu sou e nem eu mesmo entendia rs muito obrigada !!

    beijinhos!!

    1. Bianca, não sabe como me sinto grata por ler isso. Muito obrigada você! ❤

  25. Ter uma vida equilibrada é essencial. Gostei dos pontos ressaltados.
    Bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    1. Fico feliz por você ter gostado, Emerson!

Deixe uma resposta