Não se culpe por abandonar alguns planos: você não é mais a mesma pessoa de ontem

Aos seis anos de idade, queria morar em uma casa na árvore onde eu pudesse brincar em paz com os meus livros, bonecas e ursinhos de pelúcia. Aos oito anos de idade, queria ser professora. Aos doze, veterinária. Oito anos depois percebi que nenhuma dessas três coisas foram concretizadas. Vasculhando minhas memórias percebi que não me lembro da menina que eu era há alguns anos atrás, minhas lembranças não são mais nítidas, os instantes que vivi nunca foram mais os mesmos, apesar das circunstâncias parecidas. Senti falta daquela menina. Mas não abandonaria minhas metamorfoses para me tornar ela outra vez.

O tic tac do relógio não para, os dias não se tornam mais lentos, a vida corre. O nosso eu de agora, não é o mesmo de ontem, porque a vida precisa caminhar. Somos feitos de pequenos momentos, de pequenas passagens, de pequenos aprendizados. Se permanecermos no mesmo lugar, nossa vida se paralisa. Viver trás experiências, sabedoria e novas formas de enxergar o mundo e as pessoas. Desenvolvemos quem somos a cada amanhecer, somando o que foi bom e descartando o que foi ruim, guardando cada sentimento dentro de nosso coração, para torná-lo cada vez mais forte.

É assim que a gente vai se tornando mais forte, mais seguro, mais gente de verdade. Nossos anseios mudam de foco e passamos a valorizar o que nem imaginávamos, espreitando horizontes outros, com um olhar mais maduro. De repente, a gente sente necessidade de abandonar crenças, lugares e pessoas que não parecem mais ter sentido algum na vida que passamos a querer.

Com o tempo queremos caminhar com passos mais largos, junto a amores fortes, com sentimentos recíprocos, de mãos dadas com gente disposta a torcer verdadeiramente por nós. E, nisso tudo, pode não mais haver espaço para planos e pessoas que queríamos, tempos atrás, manter a qualquer custo conosco. O que parecia vital então não o será mais quem parecia insubstituível nem nos fará mais falta alguma.

Não se culpe por ter que abandonar lugares, planos, pessoas, por querer mais, melhor, por se fortalecer e dizer não.  Você simplesmente estará caminhando junto com o ritmo da vida, que não para, nunca retrocede, jamais lamenta, apenas segue, em frente, seguindo.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

76 Replies to “Não se culpe por abandonar alguns planos: você não é mais a mesma pessoa de ontem”

  1. Eu quero muito seguir em frente mas a vida está sempre me puxando para trás!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    1. Segure as rédeas da sua vida, você é a única que pode mudar os seus caminhos.

  2. Eu acho que conforme vamos “envelhecendo” nossos planos mudam, inclusive com quem fazemos amizade…então é normal mudarmos de ideia ao longo do caminho.
    Gostei da reflexão!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    1. Sem dúvida, Lilian. Mudamos a todo instante. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  3. Eu carrego muito comigo a frase “triste não é mudar de ideia, triste é não ter ideia pra mudar”. Nós precisamos mudar planos e expectativas em nossa vida, afinal estamos em constante evolução. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://www.paisagemdejanela.com

    1. Essa frase é para levar para a vida, né?

  4. Muitas vezes temos que abandonar planos para seguir em frente…

  5. Oiii Kaila

    A gente tem que mudar, eu acho que a vida é isso, mudar, crescer, evoluir, o que não pode é deixar so sonho acabar, deixar aquela desesperança horrivel entrar. Apesar dos momentos ruins, a gente tem que encontrar forças naquela criança interior que todos temos pra seguir acreditando sabe? Seguir sonhando alto. Linda reflexão.

    Beijos

    http://www.derepentenoultimolivro.com

    1. Fiquei imensamente feliz por você ter gostado, Alice. ❤

  6. Mudar de ideia também faz parte da vida!

  7. Oi Kaila
    estou numa fase onde estou tentando ser mais positiva
    ver o lado bom das situações… mas vira e mexe bate aquela bad hehehehe
    ter 31 anos e não ter realizado muitas das coisas que eu acreditava que realizaria até essa idade, não conseguir avançar em tantas coisas que são importantes pra mim…
    me cobro mt e tantas vezes ficou super mal com esses sentimentos e pensamentos!

    Muito bom seu texto!! Pra refletir 😉

    1. Tenho certeza que na hora certa tudo vai acontecer, não pense no que você não conseguiu, pense no que já foi conquistado. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  8. Concorde demais, aconteceu de ter que abandonar algumas ideia e não me arrependo, eu mudei e isso faz parte da vida
    Charme-se

    1. Faz mesmo, Simone.

  9. A vida é uma constante mudança e nós precisamos mudar junto! Gosto da frase: não olhe pra trás, não é pra lá que você vai!
    bjoo

    Tiemi
    RoseBoxBlog

    1. Amei essa frase Tiemi, é para levar para a vida..

  10. Olá Kaila
    Como sempre seus textos me fazem ficar pensativa e como minha Vida se tornou, apaixonada no texto. Parabéns!!!

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    1. Não sabe como fico feliz por ler isso, Kalyne. Obrigada! ❤

  11. Eu amo demais os seus textos, sempre me faz refletir bastante e adorei o que você disse sobre não abandonar quem você é hoje, por mais que as lembranças de quem você já foi sejam boas também!

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Aléxia! ❤

  12. MARAVILHOSAAAAAA.
    Realmente, muitas coisas que quis, hoje não quero mais e a vida é assim de mudanças, de percas, de ganhos e temos que seguir em frente.
    Ameiiii <3 Xeruuh

    1. Fico feliz por você ter gostado, Kleide! ❤

  13. Olá! Amei. Mudar é natural das pessoas, quem não muda não evolui!
    Arrasou!
    Bjaum

    1. Que bom que gostou, fico feliz! ❤

  14. Odeio mudar de planos, mas às vezes é necessário na vida.
    Beijos
    Balaio de Babados

  15. A gente muda com o passar do tempo.
    big beijos
    http://www.luluonthesky.com

  16. Oi Kaila! Vc como sempre com ótimas reflexões! De fato, se a gente muda ao logo da vida, não tem problema mudar os planos tb <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Michele! ❤

  17. Você está completamente certa! Parece que círculos se fecham e precisamos de novas pessoas, novos costumes, novas atividades! E é tão bom quando sentimos que estamos mudando!

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Bruna! ❤

  18. Oi Kaila
    Adorei o texto reflexivo. Eu estou sempre mudando e às vezes a vida nos obrigada a mudar. Tudo que precisamos é de um empurrão às vezes e faz bem.

    Beijinhos
    diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    1. Que bom que gostou Nessa, fico feliz! ❤

  19. Silvana Crepaldi says: Responder

    Olá, Kaila.
    Meu pastor sempre fala que se Deus fosse atender todos os nosso pedidos a gente estava perdido porque mudamos de ideia e planos de um ano para outro hehe.

    Prefácio

    1. hahahahaha, é verdade.

  20. Primeiro: não se culpar é essencial e eu amo ler sobre esse assunto, obrigada Kai. E segundo: amei o post e acho que é realmente isso, não somos os mesmos de ontem e por isso, não devemos ficar mal ou nos culparmos por causa dos planos de ontem. A vida é isso.

    abraço de urso,
    http://www.espelhodoreino.tk

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Erika! ❤

  21. Às vezes a gente desiste de certas coisas, e isso é nossa melhor decisão… Não se culpar por isso é essencial para enxergar que coisas maiores e melhores poderão vir através dessa “desistência”, que na real é uma mudança de planos de acordo com nosso amadurecimento… ótima reflexão.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    1. Fico feliz por você ter gostado, Hanna. ❤

  22. Nunca e bom mudar os planos, mas as vezes e mesmo necessário.
    Beijos

  23. Estamos sempre em constante mudança né? Eu vivia me culpando por abandonar algumas coisas que eu fazia, e meus pais também viviam falando “você sempre abandona e nunca termina nada”, hoje em dia lido melhor com isso, porque sei que não sou a mesma de ontem e nem a mesma de anteontem. Enfim, adorei o post! Boa reflexão.

    1. Meus pais me falavam isso também. Até hoje quando vou ”desistir” de algo lembro disso e tento continuar. Mas, somos uma mudança constante e isso é o que move a vida. ❤

  24. Esse texto fez toda diferença pra mim nesse momento… <3

    Beijos…
    https://www.gosteieagora.com

    1. Fico feliz por isso, Joy! ❤

  25. O tempo é uma máquina trituradora e é preciso seguir em frente…
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

  26. Na vida sempre temos que abandonar algo pra seguir em frente, mais as vezes precisamos abandonar para encontrar o destino certo, Kaila bjs.

    1. Com certeza, Lucimar! ❤

  27. Amei o texto, Kaila! Realmente a gente muda tanto né? E, ainda bem que mudamos! Por mais que eu sinta falta de algumas coisas, hoje elas não fazem mais sentido! Acho que é isso que faz a vida ficar interessante, né? Esse ano mesmo está sendo bem diferente do que eu esperava, odiei isso no início, mas agora estou vendo essas mudanças com outros olhos, conheci outras pessoas e aprendi que mudanças podem ser muito boas! Bjss
    https://thedesencantada.blogspot.com/

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Tuane. Esse ano está me surpreendendo muito também, acho que foi um ano difícil, mas repleto de mudanças positivas.

  28. Na verdade me culpo por quase tudo que faço, me cobro demais! Preciso mudar!
    Beijos
    Lily’s Nail
    Instagram @lilys_nail_

    1. Só você pode mudar isso, nunca se culpe pelos seus atos, se algo que você fez não te deixou feliz, tente não repetir e siga em frente sem olhar para os erros do passado!

    2. Só você pode mudar isso, nunca se culpe pelos seus atos, se algo que você fez não te deixou feliz, tente não repetir e siga em frente sem olhar para os erros do passado!

  29. Hey Kaila! Tudo bem?
    Caramba, eu adorei o seu texto,se encaixa tão perfeitamente na minha vida esses últimos tempos.

    ~ miiistoquente

    1. Oi Thamiris, tudo bem e você? Não sabe como fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  30. Oi Kaila, tudo bem?
    Amei a reflexão! Às vezes, até mesmo por orgulho, não abrimos mãos de planos que não tem mais nada a ver conosco. 🙁
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    1. Oi Prih, tudo bem e você? Não sabe como fico feliz por você ter gostado! ❤

  31. Oi Kaila,

    Adorei o texto.
    Acho que a vida passa muito rápido para ficarmos presas a coisas que não nos fazem bem.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    1. Fico feliz por você ter gostado, Jessica! ❤

  32. Seguir em frente e entender que viver é cometer erros é a melhor coisa e que algumas vezes a vida sai do percurso pra melhores resultados.

  33. Foi indireta pra mim? rs
    Eu nesses últimos 6 meses só ando me culpando por algumas situações que mudaram e que eu ainda tenho que aprender que nada, absolutamente nada será como antes.

    Um beijoo
    Jéssica Andrews Blog

    1. Fico feliz que você se identificou com o texto e que de alguma forma você refletiu. Nunca se culpe, viva um dia de cada vez e aproveite os mínimos detalhes daquele dia, o que passou, passou. Mas, o que acontece amanhã quem decide é você. Viver na culpa ou viver intensamente?

  34. Menina, só o título do post já foi direto pra mim. Estou numa guerra interna muito grande, entre fazer o que quero na vida (me dedicar ao blog), sendo que fui muito podada pelos meus pais a me dedicar a uma carreira que realmente queria e hoje não posso mais correr atrás e deixar meu emprego formal de lado, ainda mais agora que nem conseguir pagar contas vou conseguir mais. Mas existem as cobranças, as críticas e fico me questionando do que é o certo a fazer e me sentindo mal. Não é fácil!

    Bjs!

    1. Fazem dois anos que trabalho com o blog e ainda me julgam, até familiares jogam indiretas do tipo: você não vai estudar, você não vai trabalhar? Sendo que ninguém me ajuda a pagar as contas, hahaha. Faça o que você tem vontade, não viva a vontade do outro, porque quem vai carregar os fardos da sua vida, é somente você, se é para carregar fardos que seja pelo menos fazendo o que se ama. ❤

  35. Ás vezes pra ser feliz ou simplesmente seguir em frente tem que deixar pra trás alguns planos, mas a vida é assim né… A gente planeja mas a vida acaba mudando nossos planos.

    Gostei muito do texto. Beijos Kaila

    https://garotadoscremes.blogspot.com/

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Glaucia! ❤

  36. Meus sonhos não são os mesmos de anos atras, hoje tive que dar um passo para trás para dar dois para frente.
    As vezes seguir em frente sem olhar para trás é a melhor opção.
    Sonhos vem e vão.

    Beijo

    http://www.depoisderoma.blogspot.com.br

  37. Eu dei uma reviravolta na vida, que nunca supunha que seria capaz!! A vida realmente às vezes não nos leva para o caminho que pensávamos que seguiriamos.
    Excelente texto.

    Beijos e uma excelente semana!
    Blog DMulheresInstagramFanpage

  38. Eu estava precisando disso.
    Nos últimos dois anos passei por gigantescas mudanças, desde mudar completamente visual e perspectiva de vida, a trocar de curso na faculdade. E tudo isso vai gerando uma culpinha/remorso do que poderia ter sido e não foi e acumulando-se numa bola de neve.
    Esse texto me fez muito bem.
    Você é muito talentosa!
    Mil beijos!

    Com carinho, Beca;
    Café de Beira de Estrada

    1. Muito obrigada, Beca. Não sabe como fico feliz por você ter gostado! Saiba que independente do lugar que você esteja, não teria lugar melhor no mundo melhor para você estar! ❤

Deixe uma resposta