Moda consciente: saiba como cuidar das suas roupas para que elas durem mais

De repente, meu endereço não era mais o mesmo, minha rotina não era mais a mesma, eu não era mais a mesma. Se desligar do caminho que sempre se trilhou para conhecer uma nova versão da vida é uma das decisões mais difíceis que precisamos tomar na vida, mas totalmente necessária para explorarmos um mundo que não conseguimos explorar dentro da casa dos nossos pais. Nunca consegui me entender, era como se alguma peça do meu quebra cabeça tivesse se perdido de tal forma que não conseguia encontra-la de jeito nenhum. Quando trilhei um percurso diferente, longe da vida que estava acostumada, percebi que nenhuma peça estava perdida, apenas não conhecia o quebra cabeça por completo. Não sabia que poderia sobreviver as dificuldades, não sabia que poderia enfrentar o mundo de frente, não sabia que as responsabilidades se triplicavam, nem que poderíamos mudar tanto em tão pouco tempo, não sabia que até o óbvio vira motivação quando percebemos que podemos ir além. Não sabia, até que o mundo me ensinou.

Quando sai de casa não sabia cozinhar, não sabia limpar e nem pensava em lavar roupas. Em meio a comidas que não deram certo, roupas encolhidas e tentativas de fazer coisas que nunca me imaginei fazendo, minha casa se tornou um poço de histórias. O lado ruim de tudo isso é que não li nenhum texto cheio de conselhos para me ajudar, mas o lado bom é que aprendi todas as coisas que pareciam ser impossíveis para escrever um texto como esse.

Consumo consciente não é ir até uma loja, comprar o necessário e depois não zelar por aquilo que se adquiriu. Talvez seja óbvio para alguns, mas tenho certeza que para maioria não é: cuidar da roupa está interligado com o consumo consciente. Quando você segue direitinho as instruções de manutenção, suas peças duram mais, fazendo com que você não tenha que comprar substitutas tão cedo. É uma relação direta: quanto maior o ciclo de vida, menor a necessidade de consumo. Então, pega sua caderneta e anote todas essas dicas para manter sua roupa com cara de nova por mais tempo:

Sabe aquela blusa linda que você comprou mais que na primeira lavagem encolheu? Então, isso aconteceu por causa da temperatura da água. As máquinas de lavar mais modernas têm a vantagem de apresentar regulagens de temperatura e de quantidade de água. Tecidos de fibras sintéticas ou de fibras mistas devem ser lavados com água fria, para evitar que a fibra seja impactada pelo calor e que a peça encolha.

Camisas de seda, peças de lã e tricô requerem um cuidado maior, portanto, a lavagem a mão é a ideal para esse tipo de peça. Esse tipo de lavagem não agride tanto a fibra e a coloração da peça quanto na máquina. Recomenda-se o uso de sabão em barra como o de coco ou de outros com compostos suaves e naturais.

Eu sei, as peças brancas quase te fizeram desistir de aprender lavar roupa, não é? Elas fizeram isso comigo também. Roupas brancas ficam amareladas e mancham com muita facilidade, o uso do alvejante pode ser recomendado para trazer a tonalidade original de volta. Utilize este tipo de produto com moderação e não deixe agir por mais de uma hora. Por ser um produto químico, o seu uso frequente pode prejudicar a peça. Para potencializar a sua ação, deixe a peça exposta ao sol enquanto o alvejante age, já que o efeito da luz ajuda ainda mais no clareamento.

Você usa sabão líquido ou sabão em pó?  Prefira o sabão líquido ao sabão em pó na máquina de lavar. O sabão líquido dilui melhor em contato com a água, enquanto o sabão em pó cria resíduos.

Sabe aquele pedaço de pano, que a gente (eu!) normalmente corta porque incomoda? Pois é, ele vem cheio de informação útil sobre a lavagem – se a peça se dá bem ou não com amaciante, se deve ser lavada em água fria ou quente, se pode ir na secadora. Quem nunca colocou uma camiseta na secadora e tirou uma babylook que atire a primeira pedra.

 Guarda-roupa com muita umidade precisa tomar um arzinho de vez em quando. Escolha um dia de sol, esvazie todo o seu guarda-roupa e deixe a luz entrar. Mofo mancha, estraga a roupa e ainda é péssimo pra saúde.

Você sabia que as marcas recomendam colocar duas vezes mais produto do que realmente é necessário para as roupas ficarem limpas? Diminua as quantidades de sabão em pó e amaciante. Além disso, busque substitutos naturais para os produtos industriais (eles causam menos dano e são mais ecológicos!). Sabão em pó pode ser trocado por sabão de coco ralado, amaciante pode virar vinagre branco com álcool… E por aí vai.

Você seca suas roupas no cabide? Secar as roupas no cabide pode ser mais prático porque elas ficam menos amassadas. Mas os especialistas não recomendam essa prática em nenhum caso, pois deforma a modelagem da peça.

Investir em um bom ferro de passar a vapor é a chave para preservar suas roupas. A água umedece a fibra e ela não é tão impactada pela alta temperatura. Além disso, o vapor preserva e engoma melhor o tecido, além de amaciá-lo.

Compartilha com a gente: qual é seu truque infalível na hora de lavar as roupas?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

66 Replies to “Moda consciente: saiba como cuidar das suas roupas para que elas durem mais”

  1. Oii Kaila, parabéns pelo seu post. Achei interessante. Eu estou tentando me acostumar a pendurar a roupa em cabides e tal.. mas confesso que rola uma preguicinha. Nossa eu sempre corto a etiqueta com as instruções!!! Acho que minha dica seria usar alcool liquido ou bicarbonato de sódio pra lavar a roupa branca. Já aprendi também que jamais deve se colocar água sanitária porque isso sim que amarela haha Beijo

    1. Fiquei imensamente feliz por você ter gostado, Rebeca. Essa dica do bicarbonato não falha, uso sempre.

  2. Oi Kaila,
    confesso que cuido pouco das minhas roupas 🙁

    Adorei as dicas!

    Bjooos

    1. Fico feliz por você ter gostado, Fe! ❤

    1. Fico feliz por você ter gostado, Pathy! 😀

  3. Amei as dicas! Meu truque na hora de lavar roupa, é que dependendo da peça, ela não vai de jeito algum para a máquina, só é lavada na mão. Isso ajuda na vida útil dela. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://www.paisagemdejanela.com

    1. Esse truque não falha, tem peças que não podem ser lavadas na máquina de jeito nenhum. Fico feliz por você ter gostado, Paula! ❤

  4. Minhas roupas duram anos, sério!
    Tenho roupas novas desde quando eu era criança.
    Minha mãe é mega cuidadosa na lavagem/secagem das roupas e olha que ela nunca leio um post desses antes.
    Achei todas as suas dicas bem úteis!!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Váh. ❤

  5. Oi Kaila, tudo bem?
    Adorei as dicas, muito úteis! Mas vamos combinar: as dicas pra lavagem poderiam vir de outra forma que não naquelas etiquetas chatas que incomodam. 😛
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    1. Oi Prih, tudo bem e você? Poderiam mesmo, rs. ❤

    1. Fico feliz! ❤

  6. Eu adorei as dicas Kai, adorei saber que é melhor usar sabão líquido que o sabão em pó, sendo que usamos mais o último. hehe
    Vou seguir mais as dicas que você publicou.
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Le! 😀

  7. Kaila que post lindo! Amo quando vejo que existem mais pessoas que se importam com Moda Consciente. Sobre as dicas que você passou, amei todas.
    Se você gosta deste assunto procura ler o livro Moda & Sustentabilidade- Um Design Para Mudança, tem resenha no meu blog sobre ele. Lá tem dicas ótimas e você vai amar.
    Beijo,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Marcela. Vou anotar para ler! ❤

  8. Gostei imenso das tuas dicas. A maioria já sabia pois minha mãe levou anos a colocar isso na minha cabeça haha. Beijinho

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu?

  9. Kaila boas as suas dicas, temos que cuidar das nossas roupas para que elas durem por muito tempo, fazendo assim estamos ajudando o nosso planeta, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Que bom que gostou Lucimar, fico feliz! ❤

  10. Ih Kaila, eu perdi um monte de roupa quando fui morar sozinha, justamente por não saber lavar direito… Aprendi na marra. Hahaha! Dicas maravilhosas. <3

    1. Eu também já perdi várias roupas, hahaha. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  11. Eu uso alguns desses artificios, deixo porta do guarda-roupas aberta, utilizo produtos concentrados para lavagem, pois entende-se que consomem menos água para sua fabricação. Ainda vou aderir aos de coco. Aos poucos eu chego lá.

    :**
    In.Material
    @in_material

    1. Faz toda a diferença, né?

  12. Miriã Mikaely Caetano dos Santos says: Responder

    Oi, Kaila
    Eu não sou muito de prestar atenção nessas coisas até porque eu e minhas duas irmãs dividimos todas as roupas, então demora muito pra gente comprar novas ou pra se livrar das antigas, mas vou anotar suas dicas sobre a lavagem pra fazê-las durar mais.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    1. Se usar as dicas me diz o que achou depois. ❤

  13. Gostei bastante das dicas,apesar de eu não morar sozinha,minha mãe me deu algumas dicas interessantes,principalmente no que diz respeito a roupas coloridas.

    http://www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  14. Daniella Dias says: Responder

    Ih amiga, acho que faço tudo errado! rsrs…
    Mas gostei das dicas!
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    1. Que bom que gostou Dani, fico feliz!

  15. Eu procuro seguir as instruções da etiqueta, acho que isso faz a peça durara bastante, e até lavar na mão algumas é melhor.
    Quando compro algo novo, já separo algo antigo para doação.

    Zíper Chique

    1. Hábitos simples fazem toda a diferença, né? ❤

  16. Que poste maravilhoso.
    Bem explicado, ótimas informações e dicas.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    1. Fico feliz por você ter gostado, Gabriele! ❤

  17. Oi, Kaila

    Excelentes dicas. Essa de que o amaciante poderia ser substituído por vinagre eu não sabia, vou pesquisar mais sobre isso.

    Beijos
    – Tami
    https://www.meuepilogo.com

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Tamires! ❤

  18. Juliana Ferreira says: Responder

    Também tive que aprender sozinha tudo e assumo que hoje quando vou comprar roupas prefiro as menos complicadas rs

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    1. Compro muitas roupas que não precisa passar, facilita muito!

  19. Gostei muito das suas dicas, Kaila.
    Algumas roupas nunca devem ir na máquina de lavar. Eu tenho uma blusa que era maxi camiseta e que virou um cropped. kkkk. Lavando e aprendendo.
    Bjus!

    galerafashion.com

    1. Já fiz isso também, hahahaha. É muito chato quando isso acontece! Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  20. Uau adorei esse post que ótimas dicas.
    Como tenho renite faz muito tempo que uso somente sabão líquido é realmente são muito melhores.
    Beijos
    http://www.janamakesesmaltesecia.com.br/

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Jana! ❤

  21. DICAS SUUUUUPER VALIOSAS, Kaila!
    Muita coisa que tu citou eu nem sabia… Como, por exemplo, que as máquinas novas tem regulagem de temperatura de água, muito prático isso. Já sobre o sabão líquido é como fazemos aqui em casa. Do mofo também, porém o apartamento que moramos, no inverno, época mais crítica e que mais dá mofo, não pega sol nenhum, já no verão pega sol o dia inteiro. O que sempre fiz foi ligar o ar condicionado no quente ou na ventilação, que já é mais quente. Na casa eu tirava as roupas com cabide e colocava elas no sol por alguns minutos. Mesma coisa com coisas de cama… Não gosto de colocar alvejante nas roupas brancas, aliás, maioria das peças vem com contra indicações para isso. Eu nunca corto as instruções de lavagem e secagem, mas também raramente sigo elas kkk.

    Beijos,
    Gaby Dahmer

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Gaby! ❤

  22. Quantas dicas ótimas! Prefiro lavar as minhas roupas na mão para não estragar.
    http://www.achatadebatom.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Cristiana! ❤

  23. Que dicas boas! Eu sempre lavo as roupas na mão, apesar de demorarem mais pra secar eu vejo que duram muuuito mais porque a máquina aos poucos alarga e deixa elas mais desbotadas. Pra máquina só vão coisas mais pesadas tipo toalhas e peças jeans ou de moletom x)

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    1. Que bom que gostou Raquel, fico feliz! ❤

  24. Oi Kaila,

    Adorei as dicas.
    Quase desisti de tudo pelas roupas brancas rs.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    1. Fico feliz por você ter gostado, Jessica! ❤

  25. Oi Kaila! Legal o seu post. Eu gostei muito das dicas, principalmente o do vinagre, eu já tinha ouvido falar. Beijos

    https://www.blogger.com

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Glaucia! ❤

  26. Oi Kaila! Legal o seu post. Eu gostei muito das dicas, principalmente o do vinagre, eu já tinha ouvido falar. Beijos

    https://garotadoscremes.blogspot.com

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Glaucia! ❤

  27. Amei as dicas, eu já perdi muita roupa lavando errando. Só que hoje consigo me virar bem.
    Uma dica também é comprar aqueles saquinhos para lavar roupa, dura bem mais as roupas lavadas na máquina
    beijos

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Tay! ❤

  28. quanta dica legal! não sabia de várias coisas! adorei a do cabide!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    1. Que bom que gostou Luana, fico feliz! ❤

  29. Ótimas dicas! Quanto ao uso de cabides na hora de secar, só uso em algumas peças que sei que não irão deformar.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Fico feliz por você ter gostado, Anete! ❤

  30. Gostei do post. Não é realmente ir na loja e comprar apenas o necessário, e sim também saber cuidar desse necessário. As vezes a roupa encolhe por N motivos, mas nem sempre é apenas a fibra do tecido ou a pré lavagem que poderia ter sido feita no tecido antes da confecção, as vezes é mesmo por erro na lavagem. Desbotamento por erro de alvejante. Gostei do post, principalmente por ser bem informativo.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    1. Fico feliz por você ter gostado, Carol! ❤

Deixe uma resposta