A incrível geração de fotos sorridentes e travesseiros encharcados

Sua vida nunca será tão perfeita como a que sua blogueira preferida mostra no feed do Instagram, porque vida perfeita não existe. Suas fotos não são iguais as daquela atriz que você ama. Seus stories não são tão movimentados. Porque todos aqueles feeds que você segue, curte e assiste são criados apenas com os instantes felizes da vida. As redes sociais ocultam os problemas financeiros, a casa desarrumada, o corte de cabelo que não deu certo, a briga com o namorado, as inseguranças, a sensação de que tudo que você faz não é suficiente ou o dia ruim. Um céu limpo ganha estrelas, as imperfeições são apagadas no photoshop, as fotos são realçadas com infinitos efeitos. As vidas ficam perfeitas, o feed impecável, mas a vida continua vazia daquilo que não conseguimos substituir: a aceitação.

É ilusão acreditar que a felicidade é mais constante e certa para aqueles com o feed de notícias mais farto de viagens, convites, curtidas ou popularidade. É engano imaginar que a importância ou o valor de alguém pode ser medido pelo termômetro das curtidas ou descurtidas. Talvez tentemos, nas redes sociais curar feridas antigas de momentos da nossa história de vida nos quais nos sentimos excluídos ou sós. De repente podemos nos sentir populares, amados, queridos, parabenizados no nosso aniversário por mais de 300 “amigos”. Passamos a viver as relações de forma superficial, um pé aqui e o outro já pensando em um lugar que possa ser melhor, andando sempre no raso.

Sem paciência ou vontade de grandes mergulhos, quando um relacionamento parece começar a querer se aprofundar e exigir mais de nós, simplesmente apertamos um botão, e que venha o próximo. E o próximo. E o próximo… De superficialidade em superficialidade, vamos conduzindo nossa vida em busca da vida perfeita, do ângulo ideal e do feed impecável.

Alguns permanecerão sempre na superfície, pulando ondas, fugindo de seu vazio existencial, trocando de relacionamento a cada obstáculo, acreditando ingenuamente que um dia encontrarão um diamante bem a seus pés, sem que tenham que lutar por ele. Outros, os corajosos, os heróis, escaparão da sedução da superficialidade e terão a coragem de se aprofundar. Abrirão mão das falsas infinitas escolhas e escolherão mergulhar em um relacionamento de verdade, e farão o que for necessário, enfrentarão monstros e dragões. Lutarão pelos seus sonhos. Eles deixaram a foto perfeita para trás para se entregar as simplicidades da vida. Esses sim, preencherão o vazio com a luz da sua própria alma.

Ninguém é cem por centro bem resolvido. Ninguém fica impecável vinte e quatro horas por dia. Corpo perfeito não existe. Relacionamentos perfeitos não existe. Pessoas perfeitas não existem. Em um momento ou outro, cada um de nós enfrenta suas próprias batalhas, seus próprios monstros e fantasmas. Acreditar que é possível viver sem tédio, contrariedade, aborrecimento e insatisfação produz ainda mais descontentamento, e gera indivíduos ressentidos com a realidade e incapazes de enfrentar frustrações.

Há muitas coisas boas por trás desta nova comunicação humana, e há outras que não são tão boas assim. O pior das redes sociais pode ser que nos desconectamos de nós mesmos, que a nossa história seja contada por falsos instantes e não por experiências verdadeiras, que são as que dão o verdadeiro valor as nossas lembranças. Não permita que sua realidade suma, enquanto você busca a realidade ilusória do feed do Instagram do outro.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

47 Replies to “A incrível geração de fotos sorridentes e travesseiros encharcados”

  1. Nossa Kaila, que demais o seu post! Eu gostei bastante, tem muitas pessoas que mostram uma felicidade exagerado no feed e não é nada disso na realidade, triste! :/
    beijos
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Luana! ❤

  2. Perfeito, Kaila! Eu fico muito triste que não são todos os seres humanos que conseguem enxergar a realidade. Não são todos que conseguem combater seus fantasmas, nem se levantar após um tombo.

    A juventude hoje em dia tem se transformado em algo tão vazio e deprimente (nem todo mundo, claro), que me pergunto onde foi parar a alegria em ser adolescente!

    Lindo post. Vivendo um momento bem tenso em minha família por conta de personalidade fraca… e seu post vem mostrar que ainda tem gente lúcida por aí.

    :*
    In.Material
    @in_material

    1. Tudo mudou, as crianças não são mais as mesmas, os jovens não são mais os mesmos, nós não somos mais os mesmos. Mas, em nós vive os aprendizados passados, as essências, as brincadeiras na rua, a vida sem o celular, uma vida fora da tecnologia. Estamos ficamos perdidos, se aproximando cada vez mais do que não importa.

  3. Muito bom seu texto!
    Essa é a realidade de agora! Até parece competição!
    Bjoo

    Tiemi
    RoseBoxBlog

    1. Triste realidade, né?

  4. Daniella Dias says: Responder

    Tem toda razão Kaila!
    A realidade virtual, né? rsrs…
    Acho que o segredo é saber diferenciar e viver mais o que se tem!
    😉
    bjOO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    1. Com certeza, Daniella. ❤

  5. Nice post
    and I love your pics.
    Thanks for sharing your thoughts
    with us.

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    1. thank you, dear! ❤

  6. Vou te colocar numa caixinha e Kaila haha Amo seus posts. Sempre tão bons, reflexivos, tocantes. Obrigade e de novo, muito obrigada. Xeruuh!!

    http://www.kleidenaira.com.br

    1. Ah sua linda, não sabe como fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

    1. Fico feliz por você ter gostado, Wanessa! ❤

  7. Adorei o post pois é exatamente isso que acontece nos dias de hoje. Ninguém é perfeito.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista

    Fanpage

    Instagram

    Estamos em Hiatus de Inverno, mas tem post novo no JJ. Retornaremos dia 09 de agosto, mas não deixaremos de acompanhar seu blog.

    Até mais, Emerson Garcia

    1. Fico feliz por você ter gostado, Emerson.

  8. Silvana Almeida Souza says: Responder

    Kaila esses feeds perfeitos não me engana todo mundo tem problemas ninguém é perfeito, mas também as redes sociais como instagram virou modinha feed organizado as pessoas mostram uma realidade que não vivem só pra manter as aparências.
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

    1. Refleti sobre isso exatamente baseada no meu feed do Instagram. Não tenho foto descabelada, sem maquiagem e nem posto stories sobre os meus problemas. Mas, eles acontecem, todos os dias empecilhos rondam os meus dias. Mas, pelo Instagram ninguém vê. Mas eles existem, existem no meu, no seu e no dia de quem nos lê. É importante saber que vidas perfeitas não existem.

  9. Essa geração realmente é bem levada pelo que transparecem e pelo que os outros acham. Acho que a gente tem que passar a realidade, mas também não fazer as redes sociais um poço de tristeza, umas fotos felizes de vez em quando já está bom x)

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    1. Ninguém quer ver tristeza, mas todos precisam saber que ela existe. Ocultar todos os problemas cria a ilusão da vida perfeita e infelizmente muitas pessoas acreditam que ela existe.

  10. Oii estava navegando em seu blog e encontrei diversos artigos interessante como este, alias estou adorando conhecer este blog.
    Parabéns !

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Vanessa! ❤

  11. Concordo muito com seu texto, infelizmente esse é o século 21. Pessoas felizes nas fotos e em entre 4 paredes total tristeza
    beijos

    http://www.estiilocarol.com

    1. Triste realidade.

  12. Thais Pereira Terra says: Responder

    Gostei muito da postagem de hoje! Acho que as pessoas estão mais preocupadas em parecer bem e não ser ela mesma.

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    1. Fiquei imensamente feliz por você ter gostado, Thais! ❤

  13. Eu amei seu texto porque li muitas verdades. Sobre redes sociais, se a pessoa não tem a cabeça boa para compreender que aquelas fotos/stories são só pequenas parcelas da vida do outro, pode causar muito sofrimento. Acreditar na perfeição pode levar dor a muita gente já que ela nunca vai conseguir alcança-la.
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Marcela! ❤

  14. Realmente nas redes sociais as pessoas postam muitas coisas mas na maioria das vezes não é aquilo que realmente é apenas uma ilusão, no fundo é só tristeza, Kiala bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Problemas existem. Brigas existem. Nada é perfeito, né?

  15. Que texto mais real! Infelizmente a facilidade da informação também trouxe esse lado não positivo.
    http://www.achatadebatom.com

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Cristiana! ❤

  16. Oi, Kaila!
    Esse é um assunto bem difícil pra mim, pois eu sou dessas do travesseiro encharcado hahaha mas sem o feed impecável. Aliás, desde que parei de me ver de uma forma que eu gostava, as fotos foram diminuindo e ficando apenas para momentos importantes. Estou tentando mudar isso, mas é difícil e precisa de muito trabalho ainda.
    Beijinhos.

    1. Nem tudo é perfeito, vivemos em conflito com nós mesmos por algo que não vai mudar. A opinião dos outros não muda nossa realidade. Sabe quem muda? Nós! Tudo o que você detesta, tudo o que te tira uma lágrima pode ser mudado apenas por você, sei que não é simples, mas sei o quanto é difícil viver sem estar feliz com a vida, com nós, com tudo. Você é tão linda, tão forte. Merece ter uma vida preenchida de sonhos, de tudo aquilo que você tem vontade, uma vida cheia de você, assim, do jeitinho que você é!

  17. wow! que texto!
    é muito verdade! atualmente, a maioria vive de aparências!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    1. Fico feliz por você ter gostado, Luana! ❤

  18. Que texto incrível Kaila.
    Adorei essa reflexão, é mesmo verdade muitas pessoas mostram o que não são nos feeds isso é ruim como disse se isso ocorre perdemos nossa identidade e nossa história.
    Beijos
    http://www.janamakesesmaltesecia.com.br/

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Jana! ❤

  19. Que texto maravilhoso.
    Ótima reflexão!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    1. Fico feliz por você ter gostado, Gabriele! ❤

  20. Muito maravilhoso teu post… e real!

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Joy! ❤

  21. Sempre perfeitas suas reflexões..

    Beijo
    😉
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|

    1. Obrigada, Gessica! ❤

  22. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Demasiados rótulos. Demasiada pressão para estamos sempre bem e no top. Chama-se Sociedade…
    Beijokitaz

    http://www.devaneiosdemissl.com

    1. Exatamente, Miss.

  23. A realidade não dita! O rotulo imposto pelo ser humano.
    A propaganda que muitas blogueiras fazem e que na verdade não vivem.
    Adorei Kaila,
    Sempre trazendo a verdade a tona.
    Você é diferenciada.

    Beijo
    http://www.depoisderoma.blogspot.com.br

Deixe uma resposta