10 dicas para a introdução alimentar do seu bebê

O tic tac do relógio não cessa, os dias se iniciam e logo chegam ao fim, o tempo voa. Sem que a gente perceba, as crianças crescem. Mas não crescem todos os dias, de igual maneira: crescem, de repente. Um dia seu filho sentará ao seu lado e dirá uma frase de tamanha maturidade que você se questionará: cadê aquele cheirinho de leite sobre a pele? Cadê a pazinha de brincar na areia, os primeiros sapatinhos e aquela naninha que ele não vivia sem? Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos, eles cresceram sem que esgotássemos neles todo o nosso afeto. E você sentirá falta e pensará que poderia ter ido mais vezes a cama dele ao anoitecer, que as brincadeiras poderiam ter sido mais longas e que as noites em claro não eram tão cansativas como você pensava, você pensa que poderia ter feito mais. Por isso, é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que elas cresçam.

Uma boa introdução alimentar é fundamental para que, no futuro, o pequeno desenvolva uma alimentação mais equilibrada e saudável. Por esse motivo, o período de amamentação pode ser também um momento para toda a família refletir sobre seus hábitos alimentares e se informar, para se preparar para os primeiros passos da introdução alimentar do pequeno. Paciência e persistência são a chave da introdução alimentar para bebês, por isso, selecionei alguns conselhos que podem ser essenciais para você que entrará ou estava vivenciando essa fase:

Ofereça a maior variedade de alimentos naturais possível para seu bebê, principalmente de frutas e verduras, mesmo aqueles alimentos que não são comuns ao consumo da família. Apresentação e sabores são importantes. E se seu bebê não aceitar um alimento não desista. Tente apresenta-lo novamente em diferentes preparações: se ele não gosta de banana, prepare-a com aveia, no bolo de banana ou até como banana chips.

Ninguém quer comer todo dia comida com a mesma cor e textura não é mesmo? Os bebês não são diferentes. Mude a apresentação, não misture os sabores e aromas, deixe ele conhecer um por um e não esconda um alimento em outro. 

Não se preocupe em salgar os alimentos, bebês não conhecem e nem precisam viciar nesses sabores como nós. O sal deve ser evitado no primeiro ano de vida. A recomendação é que a criança consuma 350mg de sódio por dia. Os alimentos já tem quantidade de sódio suficiente para atingir este limite. Se quiser adicionar algum tempero na comida do seu bebê opte por ervas básicas e leves, como o alecrim, o coentro e o tomilho.

Disponha de algum tempo e paciência para as principais refeições com a criança, esse momento deve ser agradável. Permita que seu filho pegue, amasse, cheire, prove e crie uma intimidade com o alimento. Você pode usar alguns utensílios que irão te auxiliar e tornará esse momento ainda mais especial, como um prato, talher ou copo do personagem favorito dele e babadores para evitar que a bagunça fique ainda maior. Na loja Meu Amorzinho você encontra modelos diversificados, com diferentes funções e que além de auxiliar a mamãe, cria uma distração positiva para a criança, ao contrário dos celulares e tablets.

Quando iniciada a introdução alimentar, é preciso oferecer água a criança ao longo da refeição. Se ela não tiver vontade de bebê-la, deixe um copo cheio com o líquido sempre à mostra para ele matar a sede e adequar a hidratação ao nível da amamentação.

Não determine a quantidade de alimento ao bebê, cada organismo é de um jeito e o melhor é testar o quanto o seu bebê está disposto a se alimentar. A criança determina a quantidade que ela quer comer. Os pais, a qualidade do alimento.

Bebês menores de 2 anos não podem e não devem comer açúcar, de jeito nenhum. Também não precisam de  corantes e aditivos presentes nos industrializados em geral (sucos de caixinha, iogurtes industrializados, biscoitos, chocolates, refrigerantes, sorvetes, achocolatados, farinhas de mingau, salsicha). Aprenda a ler rótulos e excluir tudo isso da vida do seu bebê. São alimentos sem nutrientes, que atrapalham a construção do paladar, promovem uma falsa sensação de saciedade e ainda atrapalham a absorção dos nutrientes. A maioria tem a errada sensação de que são coisas de crianças e que elas precisam comer isso na infância, mas criança precisa mesmo é de nutrientes para atingir o melhor desenvolvimento físico e intelectual. Aproveite enquanto seu filho não sabe pedir e abuse dos alimentos naturais.

Esses são apenas alguns conselhos para a introdução alimentar do seu filho, mas lembre-se que nenhum deles é regra, por isso é importante ter o acompanhamento de um nutricionista especializado no assunto para tratar de todas as individualidades do seu filho e da sua família.

Compartilha com a gente se você já é mamãe: qual era o alimento favorito do seu filho?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

54 Replies to “10 dicas para a introdução alimentar do seu bebê”

    1. Fico feliz por você ter gostado, Isabel! ❤

  1. Não conheço a loja, mas as mamães de plantão irão adorar.

    Beijo.
    Cores do Vício

  2. Olá Kaila tudo bem???

    Minha sobrinha acabou de passar por essa fase e com ela a introdução do salgado foi mais chatinha, mas agora já come de tudo…

    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.com/

    1. Oi Debora, tudo bem e você? Sempre tem alguns alimentos que são difíceis as crianças aceitarem, né? Mas, é fase.. com o tempo elas experimentam e incluem aquilo que não gostavam nas refeições! ❤

  3. Caramba, que apuração maravilhosa, Ka! Não fazia ideia de diversos desses pontos e estou sentindo que enriqueci o meu futuro por ler cada pedacinho desses alertas. Obrigada por mais essa lindeza!

    http://www.semquases.com

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Vanessa! ❤

  4. Oie
    Adorei o post, ótimas dicas.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Nessa! ❤

  5. Amei as dicas, eu não sabia. Estou doida para ter um baby hahah, não vejo a hora
    Charme-se

    1. Ah Si, sei que logo Deus trará essa benção para a sua vida. Você será uma super mãe! ❤

  6. Muito legal Kaila, as mamães vão amar! <3
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Luana! 😀

  7. Que gracinha esses itens, acho que torna muito mais divertida a hora da alimentação dos pequenos. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://www.paisagemdejanela.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Paula! ❤

  8. Eu adorei as dicas Kai, se eu tivesse um anjinho, com certeza faria ele experimentar muitas frutas e legumes, além de sucos naturais e comidinhas bem leves e saudáveis.
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Le. Quando for mãe quero dar o mínimo de industrializado, e fazer mais coisas na cozinha. Não é fácil por conta da correria, mas vou tentar, rs. ❤

  9. Olá Kaila
    Excelente post.
    Puxa tem várias coisas que eu não conhecia e nem imaginava, um verdadeiro dossiê para os pequenos.
    E esses pratinhos são a coisa mais fofis desse mundo.
    Vou lá conhecer a loja.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Luli! ❤

  10. Dica muito importante para as mamães 🙂

    1. Fico feliz por você ter gostado, Monique! ❤

  11. Oi Kaila

    ai que amorzinho esse post!
    deu nostalgia hehehehee
    Arthur sempre foi bom de boca, até hoje come que é uma beleza!
    Ele sempre gostou muito de sopa, macarrão.
    De fruta ele ama uva, banana e melancia.

    Bjoooos

    1. Fico feliz por você ter gostado, Fe! ❤

  12. que fofo esses itens, as mamães vão amar!
    bj http://www.diadebrilho.com

    1. Que bom que gostou, fico feliz Wanessa! ❤

  13. Óptimas dicas e com essas peças lindas a hora da refeição até fica mais bonita e fácil! 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Fico feliz por você ter gostado, Inês! ❤

  14. São ótimas dicas! Não tenho bebês para testar, mas conheço umas mamães de primeira viagem que vão até gostar do post! =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Hanna! ❤

  15. Silvana Crepaldi says: Responder

    Olá, Kila.
    Ótimas dicas. Eu tinha uma amiga que a filha dela tinha seis anos e nunca tinha tomado açúcar. Como nunca comeu não sentia falta hehe. O problema é que elas querem comer o que os pais comem e se os pais não são muito saudáveis hehe.

    Prefácio

    1. Fico feliz por você ter gostado, Silvana. É incrível, né? Meu marido tem uma priminha e ela não come nada errado e nada com tempero e ela olha as outras coisas e nem pede, nem poe na boca, nada. Não conhece e não sente falta. As vezes, quando eles comem até estranham, né?

  16. Ótima dicas para as mamães e papais!!!

    Dani Ramos
    Blog: https://donaengenhosa.com.br/
    Loja: https://www.elo7.com.br/donaengenhosa

    1. Fico feliz por você ter gostado, Dani! ❤

  17. Conselhos maravilhosos Kaila. Toda mamãe tem essa preocupação, de prover o seu bebê com tudo de melhor que existe no universo dos alimentos. Certíssimas elas! 🙂

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Camila! ❤

  18. Estilo simples says: Responder

    E sempre bom arrumar alguns artifícios para fazer as crianças se alimentar .https://estilossimpless.blogspot.com

  19. Que post bacana Kaila, em breve sei que vou pesquisar muito sobre essa temática, pretendo arrumar um filho este ano…. Se tudo abençoar em outubro, bem eu vejo que isso é bem delicado né e que as mães ficam muito receosas, eu sigo a camila to blackllist e vejo a rotina dela ela tem abordado muito esse tema no seu IG, vou mandar sua postagem pra ela!
    Beijão!

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    1. Ah Si, sei que Deus vai te trazer sua benção e que você será uma mãe incrível! Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  20. Juliana Ferreira says: Responder

    Maravilhosa demais essas dicas, gostei muito.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Juliana! ❤

  21. Leticia Santos Olegario says: Responder

    Adorei a dica, quando a criança cresce com um habito alimentar saudável é melhor para o crescimento e desenvolvimento , e a saúde também é melhor no futuro.
    beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Leticia! ❤

  22. Ótimas dicas para as mães e pais.
    O açúcar não faz bem pra ninguém.
    Bjus!

    galerafashion.com

    1. Que bom que gostou Adriana, fico feliz! ❤

  23. Ótimas dicas para as mamães.
    big beijos
    http://www.luluonthesky.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Lulu! ❤

  24. Ahhh que amor esse post! Ele veio direto pra mim!
    Adorei também o nome da loja hehe
    Eu já comecei a introduzir os sólidos para o Fe com a orientação do pediatra dele. Por enquanto ele tá adorando as frutinhas.
    Eu adorei o pratinho de sapinho, senhor me ajuda a não ficar no 0 quando entrar nesse site.

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Jéssica. É tudo muito lindo na loja! ❤

  25. Ótimas dicas, de fato é importante um cuidado redobrado nessa fase. Muito fofos os potinhos!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Mari! ❤

  26. Silvana Almeida Souza says: Responder

    O bom que quando minha filha era bebê conseguia variar bastante os alimentos pois ela aceitava hoje em dia em mais difícil!
    Amei conhecer a loja e os produtos infantil!
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Sil! ❤

Deixe uma resposta