Brinquedos: saiba como usar no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças

Sou feita de retalhos.. pedacinhos coloridos de cada vida que passa pela minha e que guardo na bagagem. Nem sempre bonitos, nem sempre felizes, mas que acrescentam e me fazem ser quem eu sou. De pedaços de outras gentes que vão se tornando parte da gente a vida se faz. Nunca estaremos prontos, finalizados, haverá sempre um retalho novo para adicionar. Mas, que assim, de retalho em retalho, possamos nos tornar, um dia, um imenso bordado de nós. A infância é uma fase da vida do ser humano em que ele absorve aquilo que vive em seu ambiente e das pessoas que são responsáveis por ele. Essa absorção define os parâmetros mentais com o alimento social que recebeu. Essas vivências formam o alicerce para a construção de sua vida: como você a vê, como sente e como vais e relacionar com o mundo e com as pessoas. Que as infâncias sejam vividas de verdade, assim as crianças se tornarão adultos de verdade com todas as suas peculiaridades de afetividade, valores e ética: esse é o maior bem que podemos semear na infância para vivermos este mesmo bem multiplicado amanhã.

Quando um adulto pergunta a uma criança o que ela quer de presente de aniversário, a maioria já tem uma resposta na ponta da língua: brinquedos. Mas, e se você pudesse usar esse fascínio dos pequenos com o lúdico para ajudá-los em seu desenvolvimento cognitivo e motor? Afinal de contas, qual é o papel desempenhado pelos brinquedos na lapidação das habilidades infantis? Quando uma criança brinca, não está somente se divertindo, ela está aperfeiçoando uma série de habilidades, como raciocínio lógico, atenção, memorização, linguagem, coordenação motora, abstração, adaptabilidade social e resolução de problemas.

Embora para os adultos a maioria dos brinquedos acabe sendo um jeito de manter a criança entretida enquanto eles resolvem ”questões de gente grande”, a verdade é que eles vão bem além disso. À medida que a criança cresce, os brinquedos fornecem oportunidades de aprendizado adequadas ao seu nível de compreensão. Por meio do tato, da capacidade analítica, auditiva e visual, seu filho se desenvolverá enquanto brinca, lapidando funções cerebrais que mais tarde utilizará para interagir com outros seres humanos, tomar decisões e resolver os entraves do dia a dia.

Mas, como posso unir educação com as brincadeiras diárias do meu filho? Foi por compreender essa necessidade que a Brinquedos da Vila –  Livros e Brinquedos Pedagógicos nasceu, criada em 2006, sua missão é oferecer brinquedos e livros de qualidade, com preço justo e muito aprendizado. Reservar um tempo da sua rotina para brincar com seu filho é essencial para o crescimento da criança e para fortalecer os seus laços com o pequeno. Quando os pais demonstram interesse em brincar com suas crianças, criam um momento de aproximação, diálogo e até troca de conhecimentos. Especialmente quando eles já estão na escola e gostam de falar sobre as atividades diárias.

Nos primeiros meses de vida do bebê, o ideal é oferecer brinquedos que o ajudem a adquirir as habilidades motoras mais básicas. Para isso, móbiles de todo tipo, mordedores e bonecos macios são perfeitos. Tudo o que puder ser agarrado, apertado e levado à boca poderá ajudar o pequeno a se desenvolver. Isso porque, pouco a pouco, ele perceberá diferentes cores, pesos, sabores e texturas, desenvolvendo a resposta mais adequada a cada uma dessas variações. Mais tarde, ele passará a nomeá-las.

Até os dois anos de idade, é a idade certa para começar a entender as relações de causa e efeito, por isso, brinquedos de encaixar, com portas e compartimentos que abrem e fecham, ou botões de apertar, são excelentes. Além deles, tapetes para brincar no chão, andadores, carrinhos de empurrar e outros que incentivem o pequeno a se mexer, a sentar-se e a dar os primeiros passos são boas opções também.

Entre dois e cinco anos, depois de dominar a coordenação motora grossa, chegou a hora de refinar essa habilidade. Brinquedos menores (mas sem peças que possam ser engolidas, certo?), lápis de cor, massinha, pincéis e outros com os quais a criança precisa usar os dedos e exercer a criatividade são ideais. Aqui, já é possível introduzir os primeiros jogos mais complexos e com regras: jogo da memória, quebra-cabeças com peças grandes e dominó, por exemplo, contribuem para o desenvolvimento cognitivo e motor.

A partir dos seis anos, o início da alfabetização e o maior domínio das habilidades motoras e cognitivas amplia bastante o leque de brincadeiras de que a criança pode participar. Nessa fase, os brinquedos devem estimular a prática de atividades físicas, (como bicicleta, bolas, jogo de boliche), a socialização (jogos de times ou brinquedos populares na escola, por exemplo) e a criatividade (kits de desenho, fantasias e livros infantis). Quebra-cabeças mais complicados, jogos de tabuleiro e, até mesmo, videogames também são bem-vindos!

No entanto, saiba observar que tipo de postura os brinquedos estimulam em seu filho. Se a maioria de seus brinquedos o encoraja a adotar uma postura passiva (como assistir televisão, por exemplo), converse com ele sobre isso e incentive-o a buscar fontes de diversão mais ativas. Além disso, outros aprendizados podem ser desenvolvidos durante essas brincadeiras, experimente:

  • Criar um horário para começar e acabar a brincadeira, de modo a não atrapalhar a rotina dos pais e nem das crianças.
  • Crie regras específicas para esse momento, como respeitar o outro, guardar os brinquedos no final, não gritar e obedecer os horários.
  • Aproveite para ensinar o pequeno a trabalhar em equipe, lidar com as derrotas, com a competitividade e não trapacear.

Desse jeito, a brincadeira se tornará uma ferramenta de aprendizagem, além de um ótimo motivo para se divertir e passar bons momentos com os amigos e os pais.

Compartilha com a gente: qual foi o brinquedo predileto do seu bebê?

Espero muito que você gostem, um super beijo e até o próximo post!

66 Replies to “Brinquedos: saiba como usar no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças”

  1. Melissa Sousa says: Responder

    Adorei este post, apesar de não ter filhos são excelentes dicas para quem os tem.

    Beijinhos,
    Melissa Sousa | Fábrica de Temperos
    SUGESTÕES DE PRESENTES PARA O DIA DA MÃE

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, Melissa! ❤

  2. Excelentes dicas! Tenho dois sobrinhos, achei uma fofura os brinquedos.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    1. Que bom que gostou Lilian, fico muito feliz! ❤

  3. Meu bebê vai fazer 3 meses em Maio e ele já quer falar, acredita?
    Eu gosto de estimular ele bastante com brinquedos e claro falando com ele.
    Antes de dar a luz eu não sabia que existia tantos brinquedos educativos para os bebês desde os 0.
    Já anotei alguns que você selecionou e adorei o post! 😀
    Jéssica Andrews Blog

    1. Jura, Jéssica? Que lindo! Sim, no site da Brinquedos da Vila você encontra muitas opções incríveis desde os 0. Vale a pena conferir! ❤

    1. Que bom que gostou Monyque, fico feliz! ❤

  4. excelente dicas!!
    Vou compartilhar com as migas que tem nenéns hahaha
    bj http://www.diadebrilho.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Wanessa! ❤

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Pathy! ❤

  5. Olá
    Tudo bem Kaila?
    Adoro suas postagens, são sempre de informações amei amei as dicas.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    1. Oi Ka, tudo bem e você? Muito obrigada, não sabe como fico feliz em saber que você gostou! ❤

    1. Fico feliz por você ter gostado, Vacieni! ❤

  6. Eu adorei as dicas Kai, é bem importante os pais ficarem atentos com certos brinquedos para crianças.
    Adorei as dicas valiosas! *–*
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, Le! ❤

  7. Fantástico aliar brinquedos com o desenvolvimento das crianças ❤

  8. É um assunto bem importante pois precisamos trazer mais do que apenas brinquedos para as crianças. Adorei a ideia dessa empresa, e parecem ótimos os brinquedos.

    1. Que bom que gostou Monique, fico muito feliz!

  9. Adorei os brinquedos dessa loja com certeza vou lá comprar uns para o meu afilhado.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. Que bom que gostou Jana, fico extremamente feliz. Depois compartilha com a gente quais foram suas escolhas! ❤

  10. Óptimo post com dicas bem importantes! 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Inês!

  11. Felipe Lange says: Responder

    que bacana a lista de brinquedos, adorei!
    Blog Entrelinhas

    1. Fico feliz por você ter gostado, Felipe! 😀

  12. Que dicas legais! Eu sou super a favor de brinquedos bem lúdicos que estimulem as crianças, principalmente se forem feitos de madeira ou tecido. Adorei a dica!

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    1. Não sabe como fico feliz por saber que você gostou, Raquel! ❤

  13. Quando eu tiver um filho vou querer estimular ele desde pequeno com brinquedos pedagógicos. Acho essencial para o desenvolvimento da criança
    Charme-se

    1. Sem dúvidas, é fundamental para o desenvolvimento.

  14. Tenho um irmão mais novo e hoje ele já tá grandinho, mas quando era menor, minha mãe sempre optava por brinquedos educativos. Nada melhor do que aprender brincando, não é mesmo?! Bj!!

    1. Não tem forma melhor de aprendizado! ❤

  15. Oi, Kaila!
    Eu não tenho filhos ainda e não tenho nenhuma criança pequena na família. Então posso dizer que meu contato com os pequeninos é bem pequeno. Mas eu sempre penso sobre isso de quando for ter meus filhos, sabe? Já sabia que essa é a fase que devemos ensinar e estimular, pois é um momento de aprendizado mais fácil. Lembro de que quando era pequena, lia muitos gibis e adorava desenhar e pintar. Sem falar que meus pais sempre estavam ao meu lado, pintando e lendo comigo. Quero ser assim com meu futuro filho também haha
    Beijinhos.

    1. Essas memórias são suficientes para te instigar a promover isso aos seus filhos, isso só mostra o quanto aprender brincando marca nossa infância de uma forma extremamente positiva, né? Fico feliz por você ter gostado! ❤

  16. Olá Kaila,
    Tudo bom?
    O post ficou 10, amiga!! Não tenho filhos, mas tenho uma sobrinha fofa na família que adora brinquedos de montar peças, assim como também gosta de Dinossauros e não muito de bonecas estilo a Barbie. Ela gosta de brincar com bonecas grandes e brinquedos que dá para colocar em uma bacia de água. É assim que os meus pais dão o almoço/jantar para ela.. hehehe

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    1. Oi Fe, tudo bem e você? Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado! ❤

    1. Que bom que gostou Nequeren, fico feliz!

  17. Esse post caiu como uma luva, pois uma amiga vai ter bebê agora e preciso pensar em brinquedos para dar!

    1. Fico feliz por ter te inspirado no presente! ❤

  18. Oi Kaila
    Nossa, adorei as dicas, os brinquedos são ótimos. Muitos aí eu nunca tinha visto.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    1. Fico feliz por você ter gostado, Nessa! ❤

  19. Ótimas dicas, para aqueles que tem filhos ou crianças por perto. 😉

    Beijinhos ♥
    https://quaseadultapl.blogspot.com.br/

    1. Que bom que gostou Polly, fico feliz!

  20. Super bacana as dicas para quem quer te filhos, adorei.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    1. Que bom que gostou Juliana, fico imensamente feliz.

  21. Esses brinquedos são mesmo muito bacanas e legal tbm vc ter citado as regras, assim a criança aprende ainda +, pois já vai ter responsabilidades tbm, que é guardar tudo depois da brincadeira.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, Anete! ❤

  22. fofuras esses brinquedos! parecem msm ótimos pro desenvolvimento motor das crianças

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Lívia! ❤

  23. Eu não tenho filhos, mas gostei das dicas de brinquedos. É importante estimular uma brincadeira que a criança fique entretida.
    Bjus!

    galerafashion.com

    1. Não sabe como fiquei feliz por você ter gostado, Adriana! ❤

  24. Que brinquedos maravilhosos!
    Não conhecia alguns, ótimas dicas e poste.
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    1. Fico feliz por você ter gostado, Gabriele! ❤

  25. Que dicas ótimas para as mamães.
    big beijos

    1. Que bom que gostou Lulu, fico feliz! ❤

  26. Acho importantíssimo o incentivo a brinquedos na infância, bem como nos nossos tempos. Hoje em dia o mais simples parece colocar a criança na frente da TV ou de um celular e parece que tá feito, mas não. Brinquedos educativos sempre serão a melhor opção!

    Beijos

    1. Exatamente, Clarissa. Acho que os brinquedos lúdicos marcam a infância de forma positiva, e estimula o desenvolvimento do bebê. Enquanto o celular e a televisão, por melhor que sejam para distrair os bebês, não agregam em nada.

    1. Que bom que gostou Karina, fico feliz!

  27. Olá Kaila
    Ah que post fofo! Me traz memória afetiva, meus brinquedos favoritos eram um dinossauro que fica iluminado de noite, desenhos e livros
    Minha irmãzinha gosta de vídeo game e celular.
    Quero que os gêmeos aqui, que fizeram 2 anos em março, tenham mais contato com brinquedos lúdicos e criativos.
    Vou favoritar o post e visitar a loja.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Quando tiver filhos, quero muito que eles apreciem esse tipo de brinquedo ao invés de celular. Acho que marca tanto a infância, né? Fico feliz por você ter gostado, Luli!

  28. Olá Kaila tudo bem???

    Adorei o post!!! Super explicativo e informativo. Acho muito importante usar esses brinquedos com as crianças!!!

    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    1. Oi Debora, tudo bem? Fiquei extremamente feliz por você ter gostado! ❤

Deixe uma resposta