Porque ninguém tem o poder de fazer o outro feliz

Velejo em uma constante busca por respostas, entre tantas incógnitas, como seriamos capazes de cessar tantos questionamentos existentes dentro de nós? Se pudesse silenciar apenas um deles seria: por quê insistimos em procurar no outro aquilo que falta em nós? Queremos ser amados, sem amar. Queremos alcançar nossos objetivos, mas só nos queixamos da vida. Queremos ser felizes transferindo para o outro a responsabilidade de nos fazer feliz. De todas as ilusões, a primeira que precisamos eliminar de nossas vidas é essa insistência em achar que o outro precisa nos preencher. O outro é essencial em nossa vida, ele pode nos ajudar, amar e ser alguém especial. O que ele não pode fazer é aquilo que nós mesmos não fazemos por nós. Afinal, não podemos sentir o que o outro sente. Ninguém é responsável por você, só você é. Então, não se coloque nas mãos do outro. Não dependa de que o outro seja, faça ou diga para você se sentir bem e feliz. Sempre que esperar algo de alguém, primeiro faça isso por você.

Você pode fazer alguém sorrir, pode fazer alguém se sentir bem mas, fazer alguém feliz é algo que está fora do nosso controle. Ninguém tem condições de cuidar do outro. Não por maldade, apenas por limitação.  Ser feliz é uma responsabilidade de cada um. É aquele velho ditado que fiz, se você não é feliz sozinho, não será feliz com outra pessoa também. Nossa felicidade vive dentro de nós. Cada qual está aqui para cuidar de si. Não permaneça nesse sonho de esperar um parceiro para suprir suas carências, esperando o dia que não precisará usar suas forças para trabalhar ou para ser feliz, esperando que todos que passem por você o aprovem, aplaudam, sorriam e fale bem da sua pessoa.

Criamos expectativas que jamais serão superadas porque elas refletem não o que gostaríamos de encontrar em alguém, mas sim o que gostaríamos de ser. Parece contraditório, não é? Mas nossos medos, traumas e inseguranças estão enraizados nesse vazio que suga nossa alma, e cria uma falsa sensação de que alguém, em algum lugar, poderá preencher esse vazio e fazer por nós o que nem nós mesmos fomos capazes de fazer: que é nos amar e respeitar antes de esperar isso de qualquer outra pessoas.

Construímos nossos ideais de amigos, familiares, de parceiros, de colegas, sempre baseados nas nossas carências. Queremos que eles sejam do tamanho exato daquilo que mais necessitamos. Ignoramos a realidade e investimos na ilusão. Esquecemos que aquela idealização não existe, porque essas pessoas são reais. Quando a verdade chega, culpamos o outro por não ser o que sonhávamos e não nos fazer feliz. Precisamos entender que temos responsabilidade de sermos inteiros e completos sozinhos. Todos, sem exceção, terão suas faltas, seus próprios vazios, seus próprios medos e suas expectativas. Então, quem sabe, se finalmente entendêssemos que somos os únicos capazes de nos fazermos felizes, poderemos sim encontrar alguém com quem compartilhar nossa felicidade, nossa paz e nosso amor.

Lembre-se sempre: sua felicidade é sua joia mais preciosa, cuide bem dela! Porque o primeiro passo para ser feliz é ser responsável por si mesmo, afinal, ninguém vai fazer por você aquilo que você não faz por si. 

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

44 Replies to “Porque ninguém tem o poder de fazer o outro feliz”

  1. Adorei o post, Kaila! Concordo com você! Só nós mesmos somos responsáveis pela nossa felicidade.

    Beijo.
    Cores do Vício

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, Pathy! ❤

  2. Ah, Kaila, acho que eu estava precisando disso. Passei por umas situações um tanto quanto chatas uns dias atrás e realmente, esse texto fez muito sentido pra mim. A gente pode sempre ajudar, mas nunca se responsabilizar pelos sentimentos de outra pessoa. Não da pra pegar pra gente a responsabilidade de fazer alguém feliz e nem mesmo depositar esses sentimentos nos outros. A felicidade tem que vir de dentro. <3

    Beijo!
    http://www.controversos.com

    1. As vezes, a gente se culpa e pensa que se algo aconteceu é culpa nossa e não é bem assim, não podemos nos entristecer por aquilo que foge do nosso controle!

  3. Concordo plenamente, somos responsáveis por nossa felicidade. É muito ruim depositar esta responsabilidade em outra pessoa, a relação tende a desgastar.
    Charme-se

    1. Fico feliz por você ter gostado, Simone! ❤

  4. falou tudo, é isso mesmo, cada um é responsável pela sua felicidade
    bjs

    1. Obrigada, Carol. Fico feliz por ter gostado! ❤

  5. Eu acredito muito que o maior responsáveis pela nossa felicidade e também pelas frustrações somos nós mesmos. Realmente não devemos colocar nossa direção na mão de terceiros. Nós é que precisamos estar no controle. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://www.paisagemdejanela.com

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, Paula!

  6. Eu já não concordo muito… A nossa felicidade depende muito dos outros e das situações da vida sim. Na verdade acho que cada um entende e sente isso de uma maneira.
    Mas nem tudo nessa vida depende só de nós, na real acho que tudo o que a gente faz envolve outras pessoas, então nada depende só da gente.
    Então fica complicado você estar feliz quando alguém te frustra ou vice-versa, por isso existe a empatia, a gente se colocar no lugar do outro e pensar nossas palavras e atitudes, pra saber se o que a gente acha que não é nada demais vai causar que tipo de efeito e reação na outra pessoa.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. Eu entendo e concordo, as ações externas e de outras pessoas influenciam e muito no nosso sentimento. O que quis expressar nesse texto é apenas que a gente não pode culpar o outro por não ser feliz ou por estarmos frustados, nossa frequência muda quando a gente age e quando a gente busca algo. Se queremos ser felizes, precisamos encontrar essa felicidade em nós. Se quisermos ser amados, precisamos amar e não esperar tudo dos outros, entende? Existem pessoas que ficam em casa, sozinhas em um quarto o dia todo culpando o mundo pelas suas frustrações, mas que não faz nada para mudar aquela situação.

  7. Eu concordo.
    Acho que essa responsabilidade é nossa mesmo.
    Uma ótima semana pra você.
    http://www.pamlepletier.com

    1. Que bom que gostou Pam, fico feliz! ❤

  8. Cresci ouvindo isso que só nós podemos realmente nos fazer feliz e tento sempre aplicar isso na vida, depender do outro para ser feliz nunca vai dar certo.
    Um beijo!

    lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

  9. É verdade, a nossa felicidade está em nós mesmos, e nós somos os responsáveis por ela.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

  10. Olá Kaila
    Como sempre arrasando no post <3
    Um texto perfeito
    Eu acredito que a nossa felicidade está em nossas mãos e devemos sempre colocá-la ao nosso alcance.
    Podemos, como vc bem disse, proporcionar o melhor ao outro, mas não somos responsáveis pela felicidade de ninguém.
    Tb acredito que não precisamos de ninguém que nos "complete" somos completas! Queremos alguém que nos transborde 🙂
    Excelente semana pra ti
    Bjsss Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Ah Luli, muito obrigada! Não sabe como fico feliz em saber que você gostou.

  11. concordo com esse texto que por sinal é algo que já refleti dentro de mim.
    Somos responsáveis pela nossa felicidade, assim como também nossas palavras e atitudes.
    bj http://www.diadebrilho.com

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Wanessa! ❤

  12. Demais Kaila! Somos mesmo os responsáveis pela nossa própria felicidade ~ não adianta jogar essa reponsabilidade para outra pessoa MESMO. Um beijo :*

  13. Que óptima reflexão para começar a semana, concordo contigo! 🙂 Boa semana.

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Fico muito feliz em saber que você gostou, Inês! ❤

  14. A busca constante por felicidade do lado de fora é demais mesmo, aprendi a pouco tempo que podemos ser felizes todos os dias em um autoconhecimento. Felicidade é saber que você está no caminho certo daquilo que deseja, sendo saudável, sendo grato.

    Zíper Chique

    1. Penso exatamente assim, quando compreendemos isso, mudamos tudo ao nosso redor! ❤

  15. Gostamos do texto, realmente apenas nós mesmo somos responsáveis pela nossa felicidade, cabe a nós ir atrás do que nos faz feliz!!!

    beijo

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    1. Não sabe como fico feliz em saber que vocês gostaram, obrigada! ❤

  16. Nossa, Kaila. Ótimo post.
    Eu gosto muito dos seus artigos reflexivos, o do medo do espelho também é incrível.
    Inclusive, gostaria de saber se você aceita artigos de leitoras convidadas, é que meu blog é mais sobre beleza e não dá para “abrir meu coração” por lá. E acho que talvez você gostaria de conhecer mais suas seguidoras.

    Queria compartilhar com as meninas o porque eu excluí meu Instagram e porque eu acho que o Instagram, embora seja uma rede social maravilhosa, muitas vezes traz conflitos com a autoimagem. Entre outros assuntos, porque amo escrever.

    Deixe-me saber! 🙂
    Beijo e vc é demais

    1. Muito obrigada Amanda, não sabe como fico feliz por você ter gostado! Claro, fique a vontade para me enviar seu texto por e-mail: contatokailagarcia@gmail.com

      1. Combinado!
        Te enviarei!

  17. Concordo totalmente e qdo percebi que minha felicidade dependia apenas de mim, minha vida melhorou mt.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Juliana! ❤

  18. Adorei o post excelente amiga.
    Com certeza nossa felicidade só depende de nós mesmo.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. Que bom que gostou Jana, fico muito feliz! ❤

  19. Olá Kaila tudo bem???

    Ótimo post!!! Só nós mesmo para “nos” fazer feliz, não podemos passar essa “responsabilidade” para outra pessoa!!!

    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    1. Oi Debora, tudo bem e você? Fico extremamente feliz por você ter gostado! ❤

  20. Verdade! Ninguém tem o poder de fazer o outro feliz OU infeliz. A gente é que terceiriza uma responsabilidade que deveria ser nossa.

    Beijos!

    http://www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    1. Fico feliz por ter gostado do texto, Gisley!

Deixe uma resposta