Valorize quem permaneceu mesmo quando você não tinha nada para oferecer

Jamais imaginei que minha vida se interligaria com tantas outras, no fundo do meu ser existe um poço infinito de gratidão por ter conhecido tantas histórias, essências e virtudes, mas, também existe o desagradecimento por ter valorizado a partida de alguns, ao invés de enaltecer a presença daqueles que ficaram, mesmo quando não havia nada para oferecer. Centralizamos nossa atenção em tudo que não está dando certo ao nosso redor, em quem não chega com verdade, em quem ama sem vontade, em tudo o que foi ruim. Mas, e tudo aquilo que permaneceu, que suportou as batalhas e se manteve presente? Tão simples amar alguém que é uma representação exata e ideal dos nossos anseios, que preenche nosso vazio e que faz tudo por nós. Mas, quando a maré se torna avassaladora, é difícil permanecer por perto quando os ventos sopram ao contrário, é difícil amar quando o outro tem problemas e a gente precisa ser muralha ao invés de barreira, quando o inverno chega e você precisa ser aconchego, precisa ser abrigo, difícil é amar o outro quando a tempestade vem e parece não querer cessar, quando o café esfria e você não sabe como esquentar.

Somos feitos de escolhas e elas precisam ser feitas todos os dias. Confiamos em quem não deveríamos, somos sinceros com quem não poderíamos, amamos quem não nos merecia. E a gente sofre, se culpa e se sente a pior criatura desse mundo. Isso é tão comum, porém, demorar-se demais no terreno obscuro da tristeza e das lamentações nunca será benéfico a ninguém. Só há um jeito de sair da escuridão: precisamos enxergar o que é bom, as escolhas certas que fizemos, os momentos felizes que vivemos e para o que permaneceu junto com verdade. Independente de quem seja, não vale a pena lutar contra ventos e marés por uma pessoa que não move nem um dedo por nós, que ficou quando era fácil demais, mas que não suportou ficar presente quando as coisas não eram favoráveis.

Enquanto, reconhecemos aqueles que insistem em partir, ficam ocultos aqueles que acreditam em nosso melhor, que nunca desistiram de nós, que permaneceram ali, pertinho, dividindo todos os afetos. Ninguém foge da constatação de que muitas pessoas somente procurarão em nós algo que lhes satisfaça, fingindo gostar de nós enquanto tivermos algo a lhes oferecer. Assim que passarmos por dificuldades, sejam financeiras ou emocionais, elas se afastarão, pois então não teremos mais nada que possa ser usado em beneficio delas mesmas. Inclusive sofreremos isso por parte de muitos de quem jamais esperávamos.

Aprecie aqueles que expressam seu amor nos pequenos detalhes, em abraços apertados, sorrisos sinceros, em piadas sem graça só para te fazer melhor. O amor se encontra nos pequenos detalhes, naqueles que a gente nem percebe e sem querer deixa passar. Por mais que esteja exausto e decepcionado com o mundo, com a vida e com as pessoas, reúna suas forças e seja grato por ter percebido quem realmente fica ao seu lado de coração aberto, sem segundas intenções. E, mesmo que lhe reste somente uma pessoa verdadeira, lembre-se: essa será a primeira a vestir uma armadura e ir para a batalha contigo, porque ela se mantém pelo que tu és, não por benefício próprio.

Ei, que tal enviar um obrigado neste momento para aquele alguém que sempre se manteve por perto?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

56 Replies to “Valorize quem permaneceu mesmo quando você não tinha nada para oferecer”

  1. Com certeza valorizar as amizades e companheirismo verdadeiros, de coração, é a base para a felicidade plena 🙂

  2. Silvana Almeida Souza says: Responder

    Valorizar e ser grato com aquele que está sempre nos ajudando precisa fazer parte do nosso cotidiano!
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

  3. Amo esses seus textos reflexivos..

    Beijo
    😉
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|

    1. Fico muito feliz em saber disso, Gessica! ❤

  4. Essas são as pessoas que precisamos valorizar, quem está perto sempre. ♥ São verdadeiros amigos e companheiros, graças a Deus eu tenho pessoas maravilhosas assim.
    Charme-se

    1. São pessoas assim que a gente tem que colocar em um potinho e dar muito valor! ❤

  5. Realmente, temos que valorizar muito nossas verdadeiras amizades
    Blog Entrelinhas

  6. Oi Kaila

    que maravilhosa essa reflexão!
    Muito importante ser grato e deixar o outro saber que vc se sente assim!

    Bjooos

    1. Que bom que gostou Fe, fico imensamente feliz! ❤

  7. Precisava muito ler esse texto. A maturidade vai nos mostrando que nossas amizades devem passar por uma peneirada. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://www.paisagemdejanela.com

    1. Fico feliz por você ter gostado, Paula! ❤

  8. Que lindo esse texto, que mensagem bonita, sério. É tão difícil a gente parar e reparar nisso, a gente encara as coisas com normalidade e as vezes não dá o devido valor e agradece as pessoas incríveis que nos ajudam e estão do nosso lado, mesmo quando nem a gente acredita na gente mesmo. A vida tem seus momentos complicados e sozinho é sempre mais difícil enfrentar as coisas :/

    Beijos,
    brilhodealuguel.com

    1. Não sabe como fico feliz em ler isso, Thayse. Porém, fico mais feliz ainda por você ter gostado!

  9. Nossa Kaila, que texto lindo e verdadeiro! Realmente nós demoramos para enxergar quem realmente está do nosso lado, e temos aquela fé na pessoa que mais não quer o nosso bem, mas quando a ficha cai e percebemos… temos que valorizar aquelas pessoas que nos mantêm firme quando estamos no momento mais ruim da vida. Boa reflexão!
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com.br/

    1. Muito obrigada Luana, fico imensamente feliz por você ter gostado, viu? ❤

  10. Texto maravilhoso!! Sempre digo, é encontrar alguém para habitar o seu castelo é fácil, difícil é dar valor para quem te ajudou a construí-lo…

    Bjukas!
    Unhas&Tudo ♥

    1. Muito obrigada Gigi, não sabe como fico feliz por você ter gostado!

  11. Meu Deus, que tiro no meu coração. Palavras tão bem arranjadas e repletas dos melhores significados. Eu venho percebendo a importância real da gratidão desde um tempinho atrás, mas é sempre bom ler e reforçar o que a gente acredita. Vou agora mesmo mandar mensagem para quem sempre está do meu lado, haha.

    Abraços!

    Lysonjeada

    1. Não sabe como fico feliz em ler comentários como este, Lysia. Se ao menos uma pessoa mandasse mensagem para aqueles que ela ama, já faria os meus dias felizes! Somos a diferença, e qualquer ação positiva pode alcançar grandes resultados! ❤

  12. Amei o texto! Concordo com tudo, apesar de algumas vezes ser trouxa e valorizar quem talvez nao mereça…
    Beijos

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, Giuli! 😀

  13. Belo texto acho essencial sabe?
    A pessoa ta ali quase sua vida toda, um obrigada, uns abraços fazem diferença.
    Eu pratico muito isso em casa com a minha mãe e com amigas, adoro receber e dar abraços.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com

    1. Muito essencial, as vezes a gente cobra tanto dos outros, de si mesma e não percebe que a diferença está naqueles pequenos detalhes. Tudo é tão simples!

  14. É nos momentos menos bons da vida em que se descobre quem realmente é amigo! 🙂 Bom fim de semana Kaila.

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Exatamente, Inês!

  15. Que bonito esse texto Kaila! Valorizar quem está sempre por perto é essencial, né? Temos que praticar mais isso. : )

    1. Não sabe como fico feliz em saber que você gostou, Camila! ❤

  16. Olá Kaila
    Que texto espetacular e quando tá verdade nessas palavras.
    É tão fácil estar junto quando tudo vai bem, né non?
    O difícil é permanecer lado a lado quando as coisas não fluem como desejamos.
    E são exatamente essas pessoas que merecem e devem ser valorizadas.
    Com o passar dos anos, e mediante algumas derrapadas, vamos aprendendo a reconhecer e agradecer.
    Gratidão tb a você por sempre nos inspirar.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Não sabe como fico feliz por você ter gostado, Luli. Infelizmente, demoramos para ver quem realmente esteve conosco, né? Mas, que bom que a gente percebe, que a gente vê e tem tempo para acolher quem sempre esteve ao nosso lado. Gratidão a você, pois nada disso aqui teria sentindo sem vocês que me acompanham! ❤

  17. Vou roubar você pra mim e colocar numa caixinha, pq você sempre com esses posts que sempre servem pra mim no momento exato, com o tema do momento em minha vida. Ameiii esse post, como todos os outros. Xeruh!!

    http://www.kleidenaira.com.br

    1. Ah Kleide, não sabe como fico feliz e grata por ler isso, de coração. Gratificante saber que minha escrita lhe ajudou! ❤

  18. Verdade, falou tudo nossa amei esse post, parece que você escreveu pra mim rsrs,
    muito legal 🙂
    beijos
    carinapahim.blogspot.com.br

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, Carina! ❤

  19. A gente precisa valorizar mais quem está por perto e nos faz o bem.
    Bjus!

    galerafashion.com

  20. Que lindo! Vou lá agradecer a eles mais uma vez <3

    http://www.mayaravieira.com.br

    1. Que bom que gostou Mayara, fico feliz! ❤

  21. Achei o texto maravilhoso, temos que cada vez mais valorizar as pessoas que estão do nosso lado.
    http://www.achatadebatom.com

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, Cristiana!

  22. Porque, afinal, são essas pessoas que realmente querem estar com a gente né?! E não tem espaço para quem estar perto só por interesse 🙂

    1. Pois é, e elas amam quem somos. ❤

  23. Ka, que texto lindo e inspirador!

    mariasabetudo

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Sté! ❤

  24. Realmente precisamos agradecer e a valorizar as pessoas que ficam com a gente até nos momentos ruins, não precisa ser casado para dizer “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença” não é mesmo!
    Um beijo grande e muito GORDO
    http://thaissgalbiero.blogspot.com.br/

    1. Pois é, Thais! ❤

  25. Adorei a reflexão.
    Infelizmente muitos não valorizam, apenas caem na real quando perdem.

    Tenha uma ótima semana.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    1. Que bom que gostou Natalia, fico muito feliz! ❤

  26. 😉

    Bem legal o texto. Vou mandar o meu muito obrigada para as pessoas que se mantiveram perto!

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    1. Fico imensamente feliz por você ter gostado, Amanda! ❤

  27. Olá Keila tudo bem???

    Temos que valorizar quem nos valoriza e aprender isso não é fácil… Nos prendemos em sorrisos falsos e frases bonitas…

    Gostei muito do texto!!!

    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    1. Oi Debora, tudo bem e você? Fico muito feliz por você ter gostado! ❤

  28. Seus posts aparecem sempre em um momento que vivo algo semelhante: tenho uma pessoa que se aproxima de mim somente quando precisa de um favor / alguma coisa. Infelizmente, ela repete este comportamento com outras, ‘se aliando’ com pessoas que ela já disse diversas vezes que não gosta / não concorda com atitudes (dizia que não conseguia ficar nem no mesmo ambiente) quando é conveniente e obterá benefícios. Relevei MUITA coisa mas, literalmente, me libertei. Hoje, esta pessoa tem a minha educação / respeito pois um ‘bom dia’ não nego para ninguém, mas evito aproximação… ela, diferentemente, parece não entender, visto que me procura quando tentou tirar proveito de outras pessoas e não conseguiu. Se você ouvisse esta história de alguém diria que eu devo oferecer muita coisa, né? Você ficaria assustada se eu te disse que são coisas mínimas, como uma informação, que leva uma pessoa a ficar pulando de galho em galho (rs)?

    Enfim, a gente tem que se valorizar e valorizar quem nos valoriza… e aprender a dizer não, não fazer coisas contrárias ao que queremos pois um ou outro pode não gostar. Viver em função do que os outros pensam / ditam é muito ruim, né?

    :***

    Patty
    Blog Cute Nails
    Fanpage Cute Nails
    Instagram

    1. Entendo como é isso, o pior é que sempre tem alguém assim perto de nós, triste realidade! Fico feliz em escrever textos que se interligam com o que você está vivendo, viu? ❤

Deixe uma resposta