Cirurgia pé plano: como foi minha experiência?

Desde pequena sentia fortes dores nas minhas pernas, após uma caminhada ou por ficar em pé, elas só pioravam, acarretando também alguns inchaços na região do tornozelo. Com oito anos, fui diagnosticada com o famoso pé plano ou chato, que indica a deformidade oriunda do achatamento de um ou mais arcos do pé. O médico sugeriu que usasse uma palmilha e que com uso constante, logo o problema se resolveria. Mas, isto não aconteceu. Quando tinha doze anos, voltamos em alguns médicos e todos disseram a mesma coisa: este é um caso cirúrgico. Neste momento, percebi que não poderia fugir do inevitável. Em alguns casos, o pé plano não interfere na vida cotidiana, mas, em casos mais sérios como o meu, isso pode ocorrer. Meus pés não tinham sua curvatura, fazendo com que meu corpo compensasse isso de formas que causavam dores intensas. Após as consultas, a cirurgia foi marcada para trinta dias depois.

Esse caso já havia sido diagnosticado na minha família, inclusive, tenho parentes que precisaram fazer o mesmo procedimento. Tirei opinião com eles. Havia duas opções: realizar a cirurgia de um pé, e após a recuperação, fazer o outro, ou fazer os dois de uma vez. Escolhi realizar o procedimento dos dois pés de uma só vez, para evitar uma nova cirurgia e recuperação. Após alguns exames, havia chegado o dia da cirurgia. Vesti as roupas, e fui levada de maca para a sala de cirurgia, colocaram um soro e alguns fios, que mostravam meus batimentos em uma tela. Em seguida, aplicaram a temida injeção da anestesia raquidiana, mas não senti nada. No início da cirurgia, perceberam que ela não havia feito efeito, e optaram pela anestesia geral. Acordei cinco horas e meia depois na sala de recuperação. Sem dores, e sendo observada de tempos em tempos por uma enfermeira. Após uma hora e meia, estava no quarto. No outro dia, tinha recebido alta e estava pronta para ir para casa.

Como a cirurgia foi feita nos dois pés a recuperação é mais delicada, já que eles não podem ser apoiados. O primeiro dia foi o mais complicado, conforme ia passando o efeito dos remédios, sentia dores intensas. Mas, ao tomar os remédios novamente, elas se omitiam. Quinze dias depois, os pontos foram retirados. Quarenta e cinco dias depois, tive permissão para colocar os pés no chão novamente. De imediato, meus movimentos não voltaram, era como se a força que tinha nas pernas tivesse desaparecido durante esse período, fiz fisioterapia por um mês e voltei andar normalmente. Apesar da longa recuperação e por ter ficado de cadeira de rodas por mais de um mês, fazer a cirurgia de uma só vez foi uma escolha certa. O inchado sumiu definitivamente e as dores me visitam esporadicamente quando não uso os calçados ideais para o meu tipo de pé.

Para atenuar as dores, é necessário atenção ao investir em um calçado, as anabelas, botas que tenham um pequeno salto e o tênis se tornaram indispensáveis no meu armário. E de sapatos de qualidade, a Lu Fashion Store entende. Há mais de 10 anos eles trabalham com produção e vendas de calçados no atacado em grandes quantidades. Em 2015, eles expandiram a marca no mercado online, oferecendo produtos de qualidade, conforto, elegância e preço baixo. A Lu Fashion Store tem uma missão a ser cumprida: Proporcionar ao cliente os melhores produtos, novidades, preços e variações para que tenha a melhor relação possível com cada pessoa ou empresa que a lu atende. Em um ano, eles atingiram mais de quinze mil clientes em todo Brasil. E como a escolha dos calçados ficou rigorosa por aqui, selecionei os meus seis  favoritos da loja para que você possa sentir esse conforto em seus pés também.

Compartilha comigo: qual sapato foi o seu favorito? Caso vocês tenham alguma dúvida sobre a cirurgia, responderei nos comentários!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

66 Replies to “Cirurgia pé plano: como foi minha experiência?”

  1. Nossa Kaila que interessante, nunca tinha ouvido falar nessa operação. Que bom q deu tudo certo
    Bjs

    1. Jura? Fico feliz por você ter gostado!

      1. Gostaria de saber qual médico fez a cirurgia.

        1. Boa noite Angela, tudo bem? Tive alguns problemas em minha recuperação, como três pontos necrosados, que não me deixam dizer quem fez a cirurgia. Pois não quero ter o risco de outras pessoas passarem pelo mesmo. Fui orientada a fazer coisas que me levaram para consequências que poderiam ter ser agravado. Minha experiência citada foi extremamente positiva, quanto recuperação, dores, mas foi mais lenta por conta das coisas que ocorreram. Se caso tiver que fazer, pesquise muito e se informe bastante, tanto sobre a cirurgia e principalmente sobre o pós operatório. ❤

  2. Luiza Helena Vieira says: Responder

    Oi, Kaila!
    Menina, não sabia que tinha como corrigir essa problema com cirurgia… Que bom que deu tudo certo na sua recuperação.
    Beijos
    Balaio de Babados

    1. Jura? No começo pensava que só poderia corrigir com as palmilhas, até precisar fazer a cirurgia.

  3. Nossa Kaila, que história a sua, mas fiquei feliz que a sua decisão foi assertiva, e apesar de todo o tempo de recuperação, o resultado foi positivo. Que bom que deu tudo certo ^^

    bjus

    Ariadne ♥
    http://www.devoltaaoretro.com.br

    1. Sim, há males que vem para o bem e esse me ajudou demais. ❤

  4. Oi Kaila
    n sabia desse tipo de problema!
    Que bom q fez td de uma vez e hj a situação é outra!
    Adorei os sapatos, mt lindos!

    Bjooos

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Fe! ❤

  5. acho que td cirurgia tem mesmo esses incômodos, mas é pra um bem maior né! bacana o relato da sua experiencia

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    1. Exato! Fico feliz por você ter gostado.

  6. Olá Kaila,
    Que bom que deu tudo certo na sua recuperação.. e referente aos produtos eu gostei dos tênis!! Ainda não comprei um que eu realmente amasse.. hahah vejo vários mas não garrei amor por nenhum.. vou entrar na loja e ver esses que você indicou.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    1. Fico feliz por você ter gostado Fê, espero que goste dos modelos da loja! ❤

  7. Gostei muito do seu relato sobre esse tipo de cirurgia, confesso que nunca tinha ouvido falar.
    Adorei o tênis achei lindo e parece ser bastante confortável.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Jana!

  8. Nossa, mas que bom que deu tudo certo e você se recuperou bem. É muito importante optar por calçados confortáveis mesmo. Adorei os calçados que você escolheu, uso muito rasteirinha e sandália.

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado Simone! ❤

  9. Eu nunca tinha ouvido falar em casos como o seu e operações assim Kah, mas que bom que deu tudo certo! Mesmo que a recuperação tenha sido difícil e tudo mais… Sobre os calçados da Lu Fashion, bonitos! Principalmente as Anabelas… beijokas gatona!

    1. Lindos demais, né? As anabelas são lindas! Fico feliz por você ter gostado Na! ❤

  10. Puxa, deve ser bem complicado estar tanto tempo sem colocar os pés no chão. Depois é normal que as forças tenham faltado na hora da verdade. Felizmente tudo correu bem e estás recuperada. 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Sim, graças a Deus tudo correu bem e mudou tudo para melhor.

  11. Eu não conhecia um caso como esse. Que bom que deu tudo certo!
    A Anabela Ouro é maravilhosa! Os preços estão ótimos.
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    1. Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  12. Que procedimento complicado, nunca tinha ouvido falar, ainda bem que deu tudo certo.
    Seu blog é uma fofura, amei
    Beijooos

    https://escre-vidas.blogspot.com.br/

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Andrieli, seja bem-vinda! ❤

  13. acho que esse tipo de cirurgia é melhor mesmo fazer de uma vez só!
    amei o nude com brilho!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    1. Sim, deve ser muito ruim passar pelo mesmo procedimento duas vezes. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  14. Caramba, que bom que você se recuperou bem. Amei os tênis e as botas estão maravilhosas.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    1. Que bom que você gostou Ju, fico feliz! ❤

  15. Que legal você falar da sua experiência, vai ajudar muitas pessoas
    http://www.brunavirginia.com

    1. Assim espero, Bruna! ❤

  16. Nossa que situação delicada. Felizmente já está tudo bem!
    Beijinhos

    1. Obrigada, é um mal que veio para o bem! ❤

  17. Minha mãe tem o oposto, muita curvatura. Está usando palmilha 🙁

    :***

    Patty
    Blog Cute Nails
    Fanpage Cute Nails
    Instagram

    1. Jura? Deve ser ainda pior!

  18. Nunca tinha ouvido falar nessa operação! Fico muito feliz por agora estar tudo bem com você, não sabia que você teve que ficar de cadeiras de rodas, fiquei impressionada com sua história.

    Beijos!

    1. Fico feliz por ter contado essa história pela primeira vez para você, quando a operação é feita nos dois pés é necessário o uso de cadeira de rodas, mas é uma recuperação tranquila, que exige apenas muito repouso! ❤

  19. Fico feliz em que tenha tudo dado certo e espero que os momentos de dores tenham sumido pra sempre!
    Eu fiz cirurgia no joelho pra colocar dois pinos e entendo o drama de não poder colocar o pé no chão.
    Muitas alegrias pra 2018!
    A Bela, não a Fera | A Bela, não a Fera no Youtube

  20. Imagino o que você passou no pós operatório. Preciso fazer uma cirurgia para tirar a joanete nos dos pés, mas cadê a coragem? Que bom que tudo deu certo pra você e devido ao meu problema, não consigo usar sapatos de bico fino.

    http://www.blogbelissima.com.br

  21. Muito interessante a cirurgia, não conhecia!
    Que bom que deu tudo certo Kaila.

    1. Fico feliz por você ter gostado!

  22. Hoje recebi essa notícia! Terei que fazer essa cirurgia, tenho os dois pés planos. Há um ano atrás realizei a cirurgia do menisco por conta do pé, agora lesionei o tendão do tornozelo pela mesma causa Muito legal seu relato. Ainda não conversei com o cirurgião sobre o pós operatório. Farei uma consulta em breve, queria saber mais de você sobre a recuperação, tô muito agoniado.

    1. Se pudesse te indicar algo, seria fazer a cirurgia dos dois, se possível. Assim, você passa por tudo somente uma vez. Minha cirurgia foi bem tranquila, tive apenas dois dias ruins, que foram os primeiros, por conta da dor. Mas, tomando os remédios certinho fica tudo bem. Quanto as dores, só senti nos dois primeiros dias, depois não senti mais nada. Foi bem tranquilo mesmo. Se puder, organize um cantinho com livros, filmes e o computador para que você possa fazer algumas coisas durante o dia para o tempo passar rápido, visto que você irá precisar ficar na cadeira de rosas e sem abaixar as pernas durante a recuperação. Se quiser saber qualquer coisa específica, pode me enviar um comentário, viu?

      1. Muito obrigado pelos esclarecimentos!! Breve retorno ao ortopedista. Certeza que vou te perguntar mais algumas coisas kkk. Forte abraço!

        1. Fique à vontade, Alex. Qualquer dúvida estou por aqui! 😀

  23. Olá Kaila!!
    Tenho o MESMO problema!!!
    Só que eu terei que operar o pé direito, pois o esquerdo tem um minimo de curva que já não deixa me causa dores.
    Sinto muitas dores no joelho e nas costas (na região lombar) você também sentia??
    Após a cirurgia você sentiu melhora nesses sintomas??

    1. Jura, Lara? Acredito que a cirurgia em um pé seja mais fácil, porque você não fica tão restrita para fazer as coisas. Não sentia dores nas costas, sentia apenas uma dor muito forte na minha perna inteira, inchado na região do calcanhar e em cima do ossinho do pé ficava totalmente roxo. Depois da cirurgia, quando fico muito em pé ainda sinto minha perna latejar, mas já fui no ortopedista e ele disse que é por conta dos calçados que uso no dia a dia.

  24. Entendo!!!
    Eu por exemplo fazia aula de dança e etc… tive que parar. Você acha que depois da cirurgia vou poder voltar a fazer tudo normal?
    Meu médico disse que minhas dores irão parar e o que me limita muito são as dores.
    Após a cirurgia você percebe a “nova curvatura” do pé?

    1. Então Lara, não tive uma boa experiência com o meu médico, ocorreram várias coisas que dificultaram o meu pós operatório e talvez, o resultado não tenha sido tão satisfatório por ele não ter sido atencioso. Por exemplo, tive necrose em três pontos, porque o médico me disse para não mexer no curativo, sendo que o curativo não pode ficar fechado, deveria ter sido trocado. Mesmo pagando tudo, na terceira consulta na clínica, ele disse que eu poderia andar e não fez um exame para ver se deu tudo certo, se estava tudo realmente bem para que eu pudesse andar e nunca mais me deu assistência, disse que se eu quisesse voltar lá deveria pagar R$ 400,00 por consulta. Apesar de tudo, minhas dores acabaram quase 100%, só sinto que minha perna lateja quando passo o dia todo de pé. Ele me disse que após a cirurgia teria a curvatura no pé, e isso não aconteceu, ele continuou reto. Acredito que você irá sentir muuuita melhora e conseguirá voltar fazer suas coisas normalmente, só aconselho que você converse muito com seu médico e tire todas as suas dúvidas, e confie 100% no profissional que fará essa cirurgia, para que não aconteça esses empecilhos pelos quais passei. Qualquer dúvida pode me enviar, irei amar te responder! ❤

  25. Poxa!!! Sinto mt pelas coisas que aconteceram!!! Entendo suas considerações!!
    Sei que é anti ético falar, até porque entendo isso, mas só pra eu não correr o risco né… seu médico é do rio? Pq o meu é! Ele atende na Barra da Tijuca e em Campo Grande!

    1. Oi Lara, ele não atende no Rio. Fique tranquila! ❤

      1. Que bom então rs
        Estou prestes a fazer a cirurgia, e eu tenho 21 anos. Estou com muito receio da recuperação, mas provavelmente vou operar somente um pé (o direito), pq é nele que sinto dor. Como foi sua recuperação? E de fato, a cirurgia foi válida pra você sentir melhora das dores?

        1. Acredito que se você operar somente um pé sua recuperação será muito mais tranquila que a minha que foi os dois. As dores nos primeiros dias é inevitável, e o incomodo por depender de outras pessoas para fazer algumas também. Mas, é só ter paciência e saber que logo vai passar. Se tranquiliza, não fica nervosa e acredite que vai dar tudo certo. A cirurgia foi muito válida para mim, não sinto 1% das dores que sentia antes!

  26. Ka, achei seu blog por um acaso, tenho o mesmo problema e o meu ortopedista passou uma palmilha, porém ela me deu bolha! E sua palmilha como foi usa-la?

    1. Oi, obrigada pelo comentário, viu? Um prazer te receber aqui! Então, fui bem teimosa e não me adaptei. Minha palmilha era aquela de silicone e só se adaptava com sapatos ortopédicos, tentei colocar nos sapatos que gosto de usar e o resultado eram bolhas atrás de bolhas. Então, não usava.

      1. Aqui é a Rafa de novo, depois de muito tempo tentando eu não me acostumei a usar a palmilha, e agora encontrei uma cirurgia nos estados unidos, será que você poderia dar uma olhada?
        link: https://www.youtube.com/watch?v=kCMfTrOL3ik
        ps: O vídeo é em inglês, mas dá para entender.

        obs: Amanhã vou ao médico e espero que ele passe algo que funcione, pois meus pés tem doido muito! Fico feliz que tenha resolvido seu problema!!

        1. Oi Rafa, tudo bem? Não me acostumei com a palmilha também, quando voltei no médico já era caso cirúrgico. Espero que tudo dê certo para você, não tem nada pior que sentir essas dores.

  27. Eu tambem tenho esse mesmo problema mas tenho apenas 14 anos e gostaria de saber com quantos anos vc fez a cirurgia?

    1. Oi Luana, fiz minha cirurgia com 12 anos.

  28. Gostaria de saber como é a cirurgia? Quebra algum osso? Coloca algum parafuso? O médico indicou para minha filha de 7 anos, mas estou com muitas dúvidas, se pudesse me ajudar. Obrigada

    1. Boa tarde Juliana, tudo bem? Minha cirurgia foi tranquila, vou explicar de uma forma bem leiga, mas meus dois pés tinham o ossinho bem para dentro, tanto que o médico disse que se eu engravidasse meus joelhos iam bater um no outro. Para corrigir o pé plano é preciso quebrar o osso para o colocar no ângulo certo, durante o procedimento foi colocado dois pinos, um em cada pé, que pode ser retirado depois de um ano de cirurgia, se não me engano. Ainda tenho os meus e não me incomodam em nada. Se você tiver mais alguma dúvida pode me enviar, viu?

  29. GABRIEL RESPLANDES MARTINS DE ABREU says: Responder

    Boa noite Kaila, foi muito cara a cirurgia?

    1. Boa tarde Gabriel! O preço da cirurgia varia de acordo com a sua cidade, médico e hospital. Minha cirurgia foi feita há 8 anos atrás, então o preço deve ter mudado muito.

  30. Elisete Lopes says: Responder

    Oi Kaila….minha filha tem 14 anos e quer fazer a cirurgia….o medico passou exercícios e recomendou sapatos adequados ao pé chato….ela esta aborrecida e frustrada….gostaria de saber sua idade na data da cirurgia e se vc acha que devo insistir em fazer cirurgia….tenho medo…ela quer fazer dança….depois da cirurgia e tecuperação total, sua vida voltou ao normal com relação à pratica de esportes ? Muitissimo grata ….bjs

    1. Boa noite Elisete, tudo bem? Fiz minha cirurgia com 12 anos, e também não gostava de usar sapatos ortopédicos. Fazer a cirurgia me ajudou em muitos sentidos: sentia muitas dores e me sentia limitada por isso. Mas também me limitou em outras: por conta do pino, quando corro muito ou pulo, sinto umas fisgadas no local onde está o pino. E não consigo sentir o mesmo equilíbrio de antes. Mas cada caso é um caso, as vezes ela não sente nada! ❤

Deixe uma resposta