Seja filtro e não esponja

E ela cansou de ser metade, de se afogar nas barreiras que a impediam de transcender, de não velejar e não poder descobrir o objetivo real da sua existência. Entendia que as descobertas internas poderiam ir além e que cada pessoa carregava um universo dentro de si. Mas, ao respirar fundo, percebia que sua missão ainda estava oculta, um aviso interior lhe mostrava que sua missão era maior que aquilo que ela vivia, entretanto, como poderia reconhecer essa incógnita que revive a magia da vida? Um furacão de pensamentos invadiu sua mente e lhe fez reviver momentos em que ela permitia que suas energias fossem sugadas por outras pessoas ou pelo acaso, que opiniões e comportamentos alheios lhe magoou tão profundamente, que está dor espalhou-se em sua alma e se transformou em culpa, tornando-a refém de sua própria empatia e altruísmo. Por que isso aconteceu? Porque ela preferiu ser esponja, ao invés de ser filtro.

O que torna um remédio um veneno é sua dose, e são essas doses exageradas que prejudicam alguns fatores da nossa história. Amadurecer não significa deixar de sentir, de ser empático, de permitir que os sentimentos difíceis tomem conta de você. Significa um aprendizado libertador, que é: creditar na sua conta apenas aquilo que te pertence, e o que for do outro, deixar ser depositado na conta do outro. Em algum momento, é preciso soltar o cordão imaginário que nos prende ao outro e que nos faz acreditar que somos o centro do universo e que tudo que acontece no mundo tem o objetivo de nos atingir.

Eliminar esses pensamentos, faz com que a gente olhe para o outro sem complacência, pena ou piedade, e o observe com empatia e compreensão. Compreendendo que todo mundo sofre as consequências das suas ações, sejam elas boas ou más. E mais que isso, entender que a maneira como cada um é tem um porquê, e isso é lindo e duro em uma medida que você jamais vai entender, porque não foi vivido por você. E é exatamente aí, que a magia da vida faz moradia. Geralmente, não temos certeza sobre o que estamos dizendo quando falamos sobre a vida. Sabemos apenas que ela começa com o nascimento e termina com a morte. No meio dessa passagem, somos responsáveis por preencher o espaço, até então, vazio. Somos responsáveis por desenhar nossa própria história e julgá-la feliz ou triste.

Então, escolha ser filtro: filtre as emoções e energias ruins e as transforme em sentimentos bons. Não seja esponja, que suga tudo ao redor e acumula dentro de si. 

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

54 Replies to “Seja filtro e não esponja”

  1. Oi, Kaila!
    Eu tento ser filtro e cortar da vida o que me faz mal. Até agora acho que estou indo bem hahahha
    Beijos
    Balaio de Babados

    1. Está no caminho certo, não tem nada melhor que eliminir tudo de ruim da nossa história..

  2. Sentimentos que guardamos fazem muito mal pra gente. É realmente importante filtrar tudo e guardar só o que for bom. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    1. Com certeza! ❤

  3. Por muito tempo me culpei por várias coisas, eu percebi que isso estava me machucando e me fazendo sofrer, o tempo passou e hoje não me culpo mais por isso, não sinto magoa, nem ódio dessas pessoas porque eu sei que hoje elas estão pagando as consequências dos seus maus atos. A vida nos ensina muita coisa, muitas vezes nem percebemos.

    Beijos.
    Rosa Rourse

    1. Tudo tem o tempo certo, precisamos passar por alguns obstáculos, para aprendermos e nos tornarmos mais fortes. ❤

  4. “… percebia que sua missão ainda estava oculta, um aviso interior lhe mostrava que sua missão era maior que aquilo que ela vivia”
    Que trecho bonito! Seus textos sempre são tão bons, sempre me fazem refletir.
    Eu tô tentando ser filtro e não esponja dos meus próprios pensamentos. Não é fácil, mas tentar já é algo né não? 🙂

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. Fico tão feliz com seus comentários, muito obrigada Váh! Com certeza, tente todos os dias, até tornar isso rotineiro e perceber que tudo ficou mais fácil..

  5. César Augusto says: Responder

    Que post sensacional, adorei as dicas devemos somente absorver o que é bom, o resto filtrar.

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, viu? ❤

  6. Encontrei por acaso esse seu blog (ontem a noite), e decidir fazer dos seus textos a minha rotina diária de leitura!
    Parabéns pela qualidade, seja na boa escrita e até mesmo na profundidade em que toca o leitor.
    Pouco te conheço e já gosto de você 🙂
    Te desejo um 2018 repleto de Luz e coisas boas!
    Com carinho,

    Lalá

    1. Não tem nada mais gratificante que ler isso, sabia? Fiquei muito feliz Laysa, muito obrigada! ❤

  7. Adorei o texto, tem muito a ver com o que vc escreveu outro dia sobre lixo emocional, mas nesse caso é saber separar o do outro e não absorver essa negatividade 😉

    Beijos!
    Camila

    http://www.sejabelissima.com.br

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, é bem interessante o caso do lixo emocional, as vezes, a gente nem percebe que carregamos dentro de nós, o nosso e o dos outros, né?

  8. Não existe pessoa (eu acho) que escreve melhor que você, eu amo os seus textos! <3
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Meu coração explode de alegria ao ler comentários assim, muito, muito obrigada Lu!

  9. Oie
    Gostei muito desta comparação filtro e esponja, acho que na maioria das vezes acabo sendo esponja, e preciso aprender a filtrar mais as coisas. Adorei a reflexão.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    1. Na maioria das vezes, somos esponjas e nem percebemos, né? Só nos damos conta, quando aquela carga emocional do próximo transborda. Precisamos trabalhar isso diariamente!

  10. “Amadurecer não significa deixar de sentir, de ser empático, de permitir que os sentimentos difíceis tomem conta de você. Significa um aprendizado libertador”
    ” E mais que isso, entender que a maneira como cada um é tem um porquê, e isso é lindo e duro em uma medida que você jamais vai entender, porque não foi vivido por você. E é exatamente aí, que a magia da vida faz moradia.”

    gostei de como você soube escrever sobre liberdade e a característica linda que é cada um estar vivendo, visse? <3 espero lembrar de voltar mais vezes ao seu blog!

    eu não consigo filtrar sozinha o que deve ou não estar dentro de mim, sinceramente. mas não quer dizer que eu não lide com isso todos os dias! tenho me surpreendido e amado o que o Amor tem feito em mim, o quanto Jesus não é só uma historia, mas alguém que se importa com esses sentimentos e decisões que aparentemente são "não importantes" pra apresentar em sociedade; eu tenho me aventurado em perceber que o que tem valor e não se apaga com o tempo, é tão lindo que é eterno, e são as próprias pessoas – e o amor puro e verdadeiro amadurecido nelas mostra o quanto o Reino do Céu é espontâneo e lindo, fofo, bão demais. amei você ter me feito pensar sobre isso, obrigado pelas palavras!

    1. Muito obrigada Sabrina, serás sempre muito bem vinda por aqui! Fico extreamente feliz por ter te causado essa reflexão, viu? ❤

  11. Que reflexão maravilhosa para começar BEM o ano Kaila. Gostei demais. Sejamos todos mais filtro e menos esponja. 🙂

    1. Muito obrigada Camila, fico tão feliz por você ter gostado! ❤

  12. Só de ler o título já amei, adorei a tua reflexão! 🙂 Eu ando a tentar ser mais filtro e menos esponja. 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Fico tão feliz por você ter gostado Inês! 😀

  13. Thais Pereira Terra says: Responder

    Ótimo texto! Eu antigamente era totalmente esponja e hoje sou filtro, a melhor coisa que já aconteceu em minha vida!

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    1. Exato, fazer mudanças internas transforma tudo ao nosso redor, é surpreendente.

  14. Que texto maravilhoso tento ser mais filtro pois a esponja não é nada bom gostei muito da reflexão bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Que bom que gostou Lu, fico tão feliz! ❤

  15. Que amor esse texto, amei essa parte do “Compreendendo que todo mundo sofre as consequências das suas ações, sejam elas boas ou más. E mais que isso, entender que a maneira como cada um é tem um porquê, e isso é lindo e duro em uma medida que você jamais vai entender, porque não foi vivido por você.” A gente nunca sabe pelo que as pessoas estão passando então realmente só temos que fazer o nosso melhor e não virar esponja, apenas filtrar e seguir! Obrigada pela mensagem <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    1. Fiquei tão feliz com seu comentário Thayse, obrigada. Somos muito vagos para compreender as coisas intensas desse universo, tudo vai muito além e é muito desconhecido, e as vezes, reagimos diante de situações que não somos capazes de entender, e tomamos atitudes erradas. Seguir, entender que nunca vamos conhecer de verdade a realidade do próximo e saber que em tudo há um aprendizado, são lições que transformam nossa vida em um caminho leve..

  16. Que texto sensacional, gostei bastante! Vai ser algo que pretendo carregar pra vida, acho que ando muito esponja, sugando tudo o que tem a minha volta e realmente acumulando. Não sou assim sempre, mas nessa época tá difícil. Preciso praticar pra esse ano ser mais filtro e só absorver o que realmente é necessário para a minha vida <3.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    1. Fiquei tão feliz por você ter gostado Carol, obrigada! ❤

  17. Adoro o texto e todas as fotos que você utilizou para complementar tão bem as suas palavras.
    Ótima reflexão!
    beijão
    Karina Pinheiro

    1. Muito obrigada Karina, fico muito feliz por você ter gostado, viu? 😀

  18. Sábio texto Kaila. Durante anos fui esponja dos problemas dos outros e ficava mal. Agora resolvi ser filtro e filtro o que realmente vale a pena.

    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Lulu! ❤

  19. Nossa! Que texto lindo!
    Lendo esse texto me fez pensar, eu preciso melhorar isso em mim, ser filtro é bem melhor, mas nem sempre eu consigo, rsrs.

    Beijinhos da Jacky.
    http://www.estilosaefeminina.com.br/
    https://www.youtube.com/jackytompson
    https://www.instagram.com/jackytompson/
    https://www.instagram.com/estilosaefemininablog/

    1. Muito obrigada Jacky, fiquei tão feliz por você ter gostado! ❤

  20. Amei esse post.
    Complementando com algo que meu pai disse que irá adotar esse ano. “Existem dois tipos de problema, o meu e o seu, e eu vou preocupar apenas com o meu”. Hahahaha
    Beijos

    1. Adorei as palavras do seu pai, hahaha.

  21. Que lindas palavras, Kaila…
    Mas fiquei ainda mais apaixonada pelas imagens..

    Dani Ramos
    https://www.donaengenhosa.com.br

    1. Obrigada Dani, fico muito feliz por você ter gostado viu?

  22. Oi Kaila, tudo bem?
    Ótima reflexão! Parabéns pelo texto. 😉
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    1. Oi Pri, tudo bem e você? Fico muito feliz por ter gostado! 😀

  23. Oi! Adoro esses textos nos blogs e amei o seu, realmente temos que ser filtros. Ótima reflexão. Bjos <3

    Click Literário

    1. Fico tão feliz por você ter gostado Rackel! ❤

  24. É uma luta constante, sabe? Tentar ser filtro. Fui esponja desde que me lembro por gente e sou, mas sempre tentando ser filtro, vai que dá certo uma hora, né? Fico torcendo por mim mesma o tempo inteiro! O texto é ótimo!

    Talo de Maçã
    Vídeo Novo!

    1. Isso é uma luta diária, que é extremamente necessária. Você está no caminho certo!

  25. Aprendi a lidar com esses sentimentos quando eu fiz terapia me ajudou muito, a não absorver determinadas coisas que me incomodavam, hoje consigo ver tudo de uma outra maneira mais leve e penso que se eu não fiz nada o problema é apenas de quem está tentando me atingir!
    Beijos Kaila!
    http://www.silalmeida.com

    1. Exatamente, Sil! ❤

  26. Tai gostei… bora tentar né não?!
    😉

    Bjim…
    ♡Blog
    ♡Instagram

    1. Depois compartilha comigo sua experiência! ❤

Deixe uma resposta