Quer sentir-se melhor consigo mesmo?

Ela que pensava que conhecia a vida, percebeu que seus dias se tornaram uma incógnita em um piscar de olhos. O universo se movimentava e sua essência fazia morada permanente em um mesmo lugar: os instantes eram monótonos, dispensava qualquer ato que pudesse tira-la da calmaria, vivia em um piloto automático, desconhecia as pessoas ao redor, não entendia o significado das escolhas que fazia. Mas, como poderia compreender qualquer coisa sem ao menos se conhecer? De uma forma falha, tentava preencher esse vazio com minuciosidades vagas. Passamos anos bloqueando sentimentos e situações difíceis da nossa história, simplesmente esperamos a tempestade passar e seguimos como se nada tivesse acontecido, no entanto, as nuvens se carregam e precisam se esvaziar em algum momento. O auto conhecimento se interligou com meu percurso, nossos destinos se cruzaram e iluminaram minha melhor versão, que junto com todo bloqueio, estava oculta.

Velejamos dia a dia com nosso próprio sonho pessoal, conscientes ou no modo automático, eles se manifestam, conduzindo-nos como se fossem um guia. Em algum momento da nossa história, percebemos que os problemas precisam ser encarados de frente, que situações desconhecidas precisam ser exploradas, mesmo que isso signifique ficar preso em um beco sem saída. Dentro de nossa busca pelo bem-estar e crescimento interior, vive nossas metas, propósitos e a materialização dos nossos desejos pessoais, o auto conhecimento é a chave para torna-los possíveis. Falar sobre nós mesmos, em algumas ocasiões, é complexo. Nós sentimos que nos conhecemos e que sabemos a respeito de nós próprios, mas são raras as vezes que paramos para pensar, refletir e escrever sobre nossos ideais.

Imagine-se na frente de um espelho, cara a cara consigo mesmo, se você se perguntasse: quem sou eu? Qual seria sua resposta? Você saberia dizer quem você é neste momento e quem quer chegar a ser? Eu não estou falando sobre o “eu” que os outros exigem que você seja ou, muito menos, as atitudes “corretas” para se adaptar e se conformar com o que a sociedade aceita. Eu estou falando sobre o seu “eu“ verdadeiro, o “eu“ que quer autenticamente se expressar, demonstrar suas qualidades especiais e originais ao mundo.

E se lhe perguntassem sobre a linha da vida? Como seria classificada a sua? Essa ferramenta permite que você crie uma linha horizontal que representa a sua vida. Nesta linha, você deve marcar um ponto médio que representa o agora. Em seguida, inclua as diferentes situações e experiências vivida no passado, dessa maneira, você se torna consciente daquilo que considera relevante em sua vida.

Sinta conscientemente as emoções, como tesouros, já que o poder delas em nós é imenso. Escute suas emoções, elas podem contribuir e revelar muitos detalhes sobre nós mesmos, sobre outras pessoas ou diferentes situações. Entender o seu estado emocional, é a chave para conhecer quais são as emoções que se repetem em seu dia a dia, ou a origem delas, entre outras manifestações, poderá fazer com que você tenha um maior autoconhecimento em qualquer fase de sua vida que deseje. 

Porque o auto conhecimento é importante?

  • Ele te faz entender melhor suas forças e fraquezas.
  • Ele te ajuda a compreender melhor aspectos da sua personalidade que você não compreendia ou não aceitava;
  • Ele cria formas de intensificar suas forças na direção que você quer;
  • Você fica mais confiante de si;
  • Ele abre os teus olhos e te faz ficar de olho em suas fraquezas, tornando-te um melhor profissional, líder e empreendedor;
  • Ele te ajuda entender melhor sua vocação profissional, aliando-as com os cargos que você mais tem afinidade;

“Descubra quem você realmente é e doe cada particularidade do seu eu verdadeiro ao mundo. Só você consegue tornar sua vida extraordinária.”

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

46 Replies to “Quer sentir-se melhor consigo mesmo?”

  1. Kaila, que post ótimo! É bom para refletirmos sobre nós mesmos, né?

    Beijo!
    Cores do Vício

    1. Obrigada Pathy, fico feliz por você ter gostado! ❤

  2. Oi, Kaila!
    Esse texto caiu como uma luva nessa época do ano, que é repleta de reflexões.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    1. Obrigada Lu! ❤

  3. Se hoje me perguntasse para mim quem sou eu ? Sim, eu poderia dizer quem sou eu, em meio a tantos problemas, dificuldades que já passei, por tudo isso eu sei quem eu quero me tornar, se eu parasse para pensar, o que eu pensava antes é totalmente diferente do que eu penso hoje, eu ainda tem uma história da minha vida pra contar, só quem sabe que eu passei, sabe que eu já superei muitas coisas.

    Beijos.

    Rosa Rourse

    1. Ninguém conhece mais nossa história como nós mesmos, saber dizer quem somos é algo extraordinário! ❤

  4. Que post incrível Kaila!
    Eu sempre me pergunto isso, e quase sempre não consigo responder. É difícil mesmo conseguir se analisar e descobrir quem somos realmente, acho que cada dia mudamos, nos adaptamos, e pensar e se auto-conhecer é muito importante, mas é tão difícil!
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Canal Patty Lye | Instagram

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado Patty! ❤

  5. Nossa, Kaila! Essa postagem conseguiu me deixar inspirada a escrever mais novamente. <3 Muito obrigada por ter me ajudado indiretamente, haha. 🙂 Parabéns!

    Beijão!
    http://www.controversios.blogspot.com

    1. Muito obrigada Caroline, fico extremamente feliz por você ter gostado e por ter te ajudado de alguma forma! ❤

  6. Tenho feito muito esse exercicio de auto conhecimento ultimamente, acho que foi os 30 que me trouxeram essa reflexão. Muito importante!

    Beijos
    Camila

    http://www.sejabelissima.com.br

    1. Faz toda a diferença, a gente reconhece os verdadeiros valores externos e internos! ❤

  7. Maravilhoso o seu post… é para refletir. Auto-conhecimento é primordial. Acho que você vai curtir o que escrevi lá no meu espaço.

    Beijo e até mais \o/
    Antonia /Concatenando Ideias
    http://concatenardeideias.blogspot.com.br/

    1. Que bom que gostou, fico muito feliz Antonia. ❤

  8. Ótimo post, Kaila. Essa reflexão sobre quem somos é extremamente importante para vários aspectos da vida.

    Um beijo!
    Hey, Maria! | Fanpage

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado Ray!

  9. Que dicas maravilhosas! Reflexão importante!
    Ótimo texto e fotos.
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    1. Obrigada Gabriele, fico feliz que gostou! ❤

  10. Sou completamente de acordo com tudo o que escreveu, a verdadeira aprendizagem e crescimento, é sabermos estar sozinhos e sentirmo-nos bem na nossa companhia, conhecermos quem somos e quem queremos vir a ser, fazer sempre uma auto-análise, uma introspecção, faz-nos tão bem.

    MRS. MARGOT

    1. Exatamente, fico muito feliz por compartilhar dos mesmos pensamentos..

  11. Mais uma excelente reflexão que nos deixa a pensar em nós, gostei! 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, Inês! ❤

  12. É um exercício fundamental, conhecer a nós mesmos é muito importante,e não tão simples quanto parece né? Adorei a reflexão.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    1. Não é mesmo, é super intenso. Fico feliz por você ter gostado! ❤

  13. Kaila, confesso que esse é um assunto que me interessa muito justamente porque eu acredito não me conhecer tão bem sabe e agora lendo seu post muita coisa fez sentido, como, por exemplo, a falta de confiança que tenho em mim, talvez seja só que questão de me autoconhecer.

    Beijos,
    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    1. Exato, digo isso por experiência própria, buscar pelos caminhos do bem e pelos ensinamentos interiores me fez ver o mundo com outros olhos e a maior mudança foi ter me aceitado como sou, ter ficado mais segura e mais confiante. ❤

  14. Acho que consigo responder quem sou eu sim. E nunca tinha lido sobre essa linha da vida, bom conhecer.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Fico muito feliz por você ter gostado! 😀

  15. Thais Pereira Terra says: Responder

    Adorei o texto! Uma forma que eu uso para me conhecer melhor e entender as coisas que se passam na minha vida é tirar o tarô pra mim mesma.

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    1. Que bom que gostou, fico extremamente feliz viu? ❤

  16. Que texto maravilhoso, quando passei a me conhecer melhor eu passei a me aceitar do jeito que sou e a me entender mais, é muito bom pra vida e para alma ♥
    Charme-se

    1. Aconteceu o mesmo comigo! Fico feliz por você ter gostado, viu? 😀

  17. Cesar Augusto says: Responder

    Texto maravilhoso, achei lindo as dicas, pois, devemos se auto conhecer para ser pessoas melhores e nos ajudar sempre. Amo seus textos.

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, viu?

  18. Realmente temos que conhecer a nós mesmos mais do que qualquer outra pessoa.
    os relatos de uma jornalista

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, viu?

  19. você e suas boas reflexões. Precisava ler isso, aliás gosto muito de ler isso no fim de ano, me dá forças para os próximos meses <3
    bj http://diadebrilho.com

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado, viu? ❤

  20. Muito bom esse post excelente para fazer uma boa reflexão.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. Que bom que gostou Jana, fico muito feliz! 🙂

  21. Sabe kaila eu tava precisando de um post assim, ultimamente tenho me deixado um pouco(muito) de lado… E tô começando a me recompor aos poucos, sabe um post legal pra você fazer? Indicando livros relacionado ao tema autoestima, bem estar, amor próprio sabe?

    Muito sucesso amiga…♥️

    Beattrizsilva.wordpress.com ♥️

    1. Fico tão feliz por você ter gostado Beatriz, já anotei sua dica! ❤

Deixe uma resposta