Por que você deve parar de se comparar com os outros?

Entre os cosmos, existem as pessoas que vivem cada segundo como se fossem os últimos, velejam as utopistas e aquelas que exploram tanto seus próprios passos, que se esquecem que outros também caminham. Essas pessoas não reparam na sua forma de andar, em seu corpo ou no seu cabelo, ao contrário daquelas que cruzam o universo dos outros, elas entendem o verdadeiro valor de um segundo, e não o perdem em outro caminho a não ser no seu. Quantas vezes deixamos de lado instantes significativos para prestar atenção nas atitudes alheias? Quantas vezes deixamos de olhar para nós mesmos para reparar em alguém próximo? Esqueça o que o outro pensa ou o que o outro faz, sua história só pode ser escrita uma vez para viver na realidade do próximo e esquecendo-se de si.

Eu já fiz e você também: olhamos para o que os outros estão fazendo e desejamos que aquilo aconteça na nossa história. Ou, de maneira oposta, desprezamos aquilo que eles estão fazendo e os julgamos. No primeiro caso, a gente desdenha nossa própria vida, e no segundo, uma sensação cruel de superioridade se faz presente. O que há em comum? Nenhum dos casos nos faz feliz. Sou uma usuária ativa no Instagram, então vejo muitas fotografias todos os dias: pessoas indo para festas, viajando o mundo, na praia, se exercitando, conhecendo pessoas famosas.. em geral, compartilhando lados bons de suas vida. Rotineiramente, explorar esse tipo de foto com uma certa frequência abre espaços para que alguns questionamentos comecem surgir:

Por que você não está comendo comidas tão bonitas? Por que não está viajando ou praticando esportes, ou fazendo qualquer outra coisa além do que está fazendo agora? Por que você não tem um corpo melhor?

Obviamente, essas são comparações injustas. Visto que essas pessoas que consideramos tão incríveis, não postam os lados cotidianos ou obscuros de suas vidas, eles não compartilham sobre suas ansiedades, tédio, hábitos negativos e inseguranças. O que vemos nas mídias sociais é apenas uma seleção de melhores momentos. Mas, mesmo que fizéssemos uma comparação de igual para igual – seus melhores momentos contra os melhores momentos deles – qual seria a razão disso? Porventura, nossos instantes precisam ser melhores do que os das outras pessoas? Esses momentos determinam nossa felicidade? Será que a vida se trata de melhores momentos, do melhor cabelo ou da roupa mais bonita?

Felicidade é apreciar o que está na nossa frente, e não em desejar que você estivesse fazendo outra coisa, sendo diferente de quem você é. Encontramos a beleza da vida quando prestamos mais atenção nela. Não preciso usar roupas mais bonitas que as suas ou deixar o meu cabelo tão cacheado como o seu para tornar minha vida extraordinária, preciso apenas não querer ser melhor que ninguém: ame quem você é, onde você está, e o que está fazendo. As comparações não nos tornam mais felizes, elas criam apenas batalhas internas.

Conseguir se liberar totalmente dessa mentalidade de comparação e do olhar julgador e preconceituoso que temos contra as outras pessoas, nossa vida seria transformada de uma forma intensa, iriamos perceber o grande segredo sobre as pessoas: elas são incríveis. Todas elas: eu, você, seus familiares, amigos, as pessoas que você não gosta, aquelas que você nem conhece. Não existem duas pessoas iguais: cada uma tem uma história, uma essência e uma maneira de ver a vida. Estamos tão acostumados em julgar as características particulares como ”boas” ou ”ruins” que acabamos nem enxergando mais quem as pessoas realmente são – quem nós somos. Faça o que fizer, não se compare com os outros. Afinal de contas, você é raro – e tudo que é raro é incomparável.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

38 Replies to “Por que você deve parar de se comparar com os outros?”

  1. Graças a Deus isso é uma coisa que parei de fazer quando saí da adolescência. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    1. Época de escola é a pior, né? Depois que sai, muita coisa mudou.

  2. Eu já passei da fase de me comparar com outra pessoas e nunca estar satisfeita com meu jeito e meu corpo.
    Mas ao longo do tempo fui aprendendo a me aceitar. E isso tem sido um exercício diário, pois sempre me deparo com fotos perfeitas, corpos maravilhosos….
    Beijos

    1. Depois que a gente alcança uma idade, acho que isso começa mudar, né? Na adolescência essa comparação é mais intensa.

  3. Oi Kaila,
    Que texto lindo, você disse tudo com uma delicadeza… É isso mesmo se comparar com o outro é destrutivo, somos únicos!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    1. Muito obrigada Line, fico tão feliz por você ter gostado! ❤

  4. Oi, Kaila!
    Como sempre, você com um texto maravilhoso.
    Até um pouco antes do intercâmbio, eu era de me comparar com todo mundo. Mas hoje em dia, isso já é passado #amem
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    1. Muito obrigada Lu, fico muito feliz por você ter gostado! ❤

  5. Oi Kaila!
    Hoje em dia é muito fácil ficar nos comparando, eu mesma me comparo várias vezes, por achar que eu tinha que ser igual aquela pessoa, mas na verdade não sou essa pessoa, cada um tem seu jeito, todo mundo é diferente, mais é difícil entendermos isso. Eu estou tentando não me comparar mais, isso está me deixando triste e me machucando. Obrigada por esse texto lindo Kaila!

    Um super beijo e tchau.
    Rosa Rouse

    1. Eu que agradeço por você ter lido Dai! Espero que minhas palavras possam te encorajar para eliminar essas comparações da sua vida.

  6. Monyque Evelyn says: Responder

    Exatamente isso. Sempre vejo textos lindos aqui, parabéns 😀

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    1. Muito obrigada Monyque! ❤

  7. Kaila quando era adolescente eu fazia muito isso, mas hoje graças a Deus não faço, temos que ser nós mesmo, Deus fez cada um de um de um jeito, vamos nos amar Kaila bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Depois que a adolescência passa, muita coisa muda, né? E para melhor! ❤

  8. NOSSAAA!!! QUE TEXTO FOI ESSE??? Peguei até um lencinho aqui pq olha, bateu no coração!!! Parabéns!!! Obrigada!!!

    1. Obrigada sua linda, obrigada você, por estar aqui! ❤

  9. Lindo o seu texto!! É mania que nós temos de sempre estarmos nos comparando com os outros! Temos que aprender a sermos nós mesmos, independentemente das consequências! Amei!

    Beijinhos

    1. Obrigada Fernanda, fico muito feliz por você ter gostado! ❤

  10. Que maravilhoso, somos seres tão singulares que é impossível alguém ser igual ao viver algo igual a outro. Isso que torna tudo melhor na vida, a autenticidade.
    Beijos

    1. Exatamente! ❤

  11. Ótimo texto, achei bem interessante
    confesso que não tenho costume de me comparar aos outros, acredito
    que cada um tem seu tempo, e no momento certo as coisas acontecem!

    beijos

    Vem me visitar – Feminices cor de Rosa

    1. Fico muito feliz por você ter gostado! ❤

  12. Completamente de acordo! 🙂 Não nos podemos comparar com o que vemos nas redes sociais, as pessoas só mostram as coisas boas da vida. 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Exatamente Inês!

  13. Nunca tive isso de me comparar com os outros e fico feliz por isso.
    Adorei seu post Kaila muito bom.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. Que bom que gostou Jana, fico muito feliz.

  14. Olá Kaila!
    Como sempre um texto delicado e sensível.
    Olha taí uma coisa que não faço sabe porquê?
    A vida da gente é tão corrida, tão repleta de possibilidades e com tantas nuances e vertentes, que a gente não tem tempo nem pra dar conta da nossa vida e compromissos que náo sobra espaço para comparações.
    Depois o que serve pra um de repente não faz a cabeça de outras pessoas e felicidade é uma coisa muito particular.
    Amei seu post.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Obrigada Luli. Esse texto se encaixa perfeitamente em nossa adolescência, acho que é a fase que mais nos comparamos com outras pessoas, né? Depois isso passa não importar..

  15. Belo texto! Felizmente parei de me comparar com os outros há certo tempo e isso é ótimo.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Que bom que gostou, fico feliz! ❤

  16. Só fica se comparando com o outro quem é muito inseguro .
    Quero nem saber o que os outros pensam de mim kkkkkkk não pagam meus boletos mesmo .
    Beijos

    http://Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    1. é exatamente por isso que isso acontece muito na pré e na adolescência. Depois de um tempo, isso não faz mais parte da nossa vida.

  17. Oi Kaila, tudo bem? Eu tb acho essas comparações injustas, acho que a gente é mais feliz quando para de vigiar a vida dos outros. Como sempre excelente texto!

    Bjs, Mi
    O que tem na nossa estante

    1. Oi Michele, tudo bem e você? Pois é, fico feliz por você ter gostado! ❤

  18. Chocada com esse texto, com verdades absurdas. Nossa amore, tu arrasa. Amei o texto, a reflexão, a dica. Obrigada em. Xeruh linda

    http://www.kleidenaira.com.br

    1. Muito, muito obrigada sua linda! Fico muito feliz em ter leitoras como você. ❤

  19. César Augusto says: Responder

    Seus textos são maravilhosos, sempre que leio me sinto ótimo. Realmente não devemos nos comparar a ninguém, pois, somos únicos e cada um de nos possui uma peculiaridade que nos torna especiais.

    1. Muito obrigado, fico tão feliz em ler mensagens assim! ❤

Deixe uma resposta