Sua zona de conforto é um lugar lindo, mas nada cresce lá..

Vivi na mesma casa por dezesseis anos, tinha um destino certo nas férias, andava com a mesma turma, gostava de usar as mesmas roupas, por mais que uma vontade infinita de explorar além dos horizontes se fizesse presente, me satisfazia em me manter no mesmo lugar. Até que percebi, que permanecer na zona de conforto era apenas uma forma de proteção, de ter tudo sob controle e de evitar problemas. Afinal, há quanto tempo aqueles hábitos rotineiros faziam parte da minha vida? Eles já eram conhecidos, era mais fácil aceita-los, do que enfrentar o incerto. No apego ao conhecido, criamos nossos laços, mergulhamos em nossa zona de conforto e afogamos nossos próprios sonhos.

Zona de conforto significa uma série de ações, pensamentos e comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não a causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. Lembre-se de que a zona de conforto é diferente para cada pessoa, imagine a seguinte metáfora: para alguns, a meditação é uma forma de sair dessa comodidade, enquanto para outros, para isso é necessário saltar de uma ponte em bungee jumping. O objetivo não é se tornar um viciado em adrenalina, mas entender o que cada pessoa é realmente capaz de fazer ao escapar desse cenário. Velejamos por um mundo intenso, onde se manter no meio termo pode parecer assustador, mas é preciso saber que podemos avançar nossos limites e depois voltar a um estado confortável para relaxar. E quando você começar a gostar novamente da tranquilidade, terá em sua bagagem momentos criativos, produtos, inspiradores e desconfortáveis fora da sua zona de conforto.

Estranhamente, nove de dez pessoas dizem sonhar em fazer muitas viagens pelo mundo. Mas, se sentem acuadas até numa viagem caseira, tão logo o avião sai do chão e já querem saber quando vão pousar, onde está a mala, em qual quarto do hotel vão ficar, onde visitar, qual roupa usar, elas exploram uma viagem inteira aflitas pelo que irá acontecer, sendo incapazes de deixar as coisas fluírem com naturalidade. Em vinte quatro horas, quantas coisas planejamos? Por conta disso, quantos momentos se passaram em branco por receio? Quantas desculpas arrumamos todos os dias apenas para permanecermos nessa zona de conforto?

 

Na rotina se impõe a lei do menor esforço, pois precisamos que seja assim. Apenas as situações excepcionais exigem o melhor de nós mesmos, é neste momento que descobrimos que podemos fazer muito mais do que acreditávamos que conseguiríamos. Quando você instala um único ponto de vista sem se dar conta, muitos ângulos da realidade, talvez mais proveitosos ou interessantes, começam passar despercebidos. Sair da zona de conforto permite aproximar-se de novas formas de olhar e de ver sua vida. Alcançando uma maior flexibilidade em suas apreciações e em seu modo de viver.

Abra sua bagagem e reflita sobre os momentos que você fechou os olhos e decidiu arriscar: quais memórias você conquistou? Quantos obstáculos que você pensava que não conseguiria enfrentar, foram superados? Seria possível descrever essa sensação de liberdade? Lembre-se disso todas as vezes que você se sentir preso em sua própria comodidade, pense que você está descrevendo um conforto vago e não um reconforto de uma vida plena e com verdadeira liberdade. Permanecer ou eliminar essa zona de conforto da sua vida é uma escolha exclusivamente sua.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

52 Replies to “Sua zona de conforto é um lugar lindo, mas nada cresce lá..”

    1. Fico feliz! ❤

  1. Oi Kaila
    Mt interessante seu post
    Eu confesso que morro de medo de sair da minha zona de conforto
    depois que fui mãe isso piorou…
    mas é algo que tenho que trabalhar!!!

    Bjooos

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Fe! ❤

  2. Marisa Raquel Rocha Fonseca says: Responder

    Tudo é difícil e complicado até tomarmos a coragem de ir. A vida é mesmo isso! Vi em tempos um video protagonizado pelo Will Smith sobre este tema. Ganhei muita coragem! beijo
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    1. Precisamos atravessar um obstáculo todos os dias e sempre buscar por novos horizontes, não é fácil, mas vale a pena. ❤

  3. Adorei o texto!! Reflexivo.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    http://www.fashionjacket.com.br

    1. Que bom que gostou, fico feliz.

  4. Eu amei o título.. e cara muito verdade o que você fala de planejar a viagem..
    Eu tenho amigas que fazem planilhas sobre a viagem, com o que fazer em cada hora do dia.. incluindo até banho/ café/ leitura.
    Eu não consigo ser assim, eu gosto de ir e aproveitar, eu gosto de mudar e ter algo novo todos os dias.
    kisses

    1. Já planejei muito os meus dias, desse nível igual suas amigas, mas entramos uma bolha de limitações, porque se um detalhe não sai como o planejado, ficamos perdidas. E não temos controle sob tudo, devemos apenas viver e explorar cada segundo.

  5. Simplesmente AMEI 😀

  6. Amei o post! Nossa, é mto dificil sair da nossa zona de conforto, ne?! Eu sempre tento um pouco, as vezes com sucesso, outras nao. Mas nao podemos ficar na inercia pra sempre!
    Arrasou!
    Beijos

    1. Fico feliz por você ter gostado Giuli!

  7. Que texto lindo!
    Eu precisava desse poste hoje, muitas vezes temos medo de sair da nossa zona de conforto, mais muitas vezes valeria muita pena más nós temos medo. Obrigada por esse texto maravilhoso e hoje você me fez refletir um pouco. Muito obrigada mesmo!

    Daiane.
    Rosa Rouse

    1. Fico muito feliz em lhe trazer as palavras na hora que estava precisando! Eu que agradeço, viu?

  8. Eu acho que a vida são fases, tem hora que eu amo a zona de conforto, tem horas q me impulsiono para sair delas. Um eterno, equilibrar e desequilibrar harmônico.
    bjs

  9. Adorei o texto Kaila!
    Beijooo
    Jake
    Blog Jake Badulake

    1. Fico feliz Jake! 😀

  10. Kaila, esse post é para mim!
    Eu sou muito assim, não quero sair da minha zona de conforto, mas é bem isso que você disse, para crescer e viver coisas novas é necessário sair…
    Arrasou, vou me esforçar pra seguir seus conselhos.
    beijinhos
    Blog Entre Garotas

    1. Dê um passo todos os dias, não se limite, explore novos horizontes! Fico feliz por você ter gostado. ❤

  11. Eu tenho mania de me acomodar, de me contentar com pouco… é sei que isso é bem ruim porque tenho tantas metas e vontades…
    Ótimo post, muito bom pra gente ler e se animar de ir atrás do que queremos! 🙂

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. Já fiquei assim, tudo estava tão bom daquele jeito que um outro lado do universo parecia não existir. Fico extremamente feliz por ter gostado do post!

  12. Mais um belo post. Confesso que por vezes tenho muita dificuldade em deixar a minha zona de conforto. 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Fico tão feliz por você ter gostado Inês! ❤

    1. Obrigada Ge! 😀

  13. Oie
    Adorei a reflexão sobre o assunto, é bom se arriscar, às vezes até uma demissão nos faz sair da zona de conforto e se lançar em algo novo. É bom arriscar.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    1. Pois é, algumas coisas na nossa vida acontecem e logo ficamos arrasados, mas nos esquecemos que aquilo pode ter acontecido para nos tirar do comodismo e para abrir os nossos olhos!

  14. Ótimo texto! Confesso que em relação a viagem eu gosto de planejar bem e faço até agenda, mas é para aproveitar ao máximo do local, visitando num mesmo dias várias atrações de uma região. Porém sem marcar horário pra nada.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Que bom que gostou Anete, fico feliz! 😀

  15. Eu morro de medo de me arriscar, pois sou super controladora e tenho medo das coisas não darem certo, mas já tem um tempinho que estou tentando ser mais autêntica e desencanar. Não é um processo fácil mas espero um dia não ter medo e sair totalmente da minha zona de conforto! 🙂
    http://www.corujasemasas.com.br/
    Beijos! <3

    1. Tenho certeza que vai conseguir e não tenha dúvida, que será libertador! ❤

  16. Eu vivo saindo da minha zona de conforto, se sinto que estou ficando muito acomodada tento logo mudar!

  17. Textos sobre ‘zona de conforto’ sempre me fazem refletir muito. Ás vezes minha ansiedade me pressiona a agir quando as coisas não mudam quando quero, ou me deixa paralisada quando tudo muda rápido demais. O que me impulsiona a aceitar os desafios é que eu quero saber o que acontece ‘no outro lado’. O que vou aprender? De qual maneira isso irá me fortalecer? Ter interesses múltiplos ajuda bastante, pois posso explorar diferentes áreas da minha vida e não tenho a impressão de fazer sempre as mesmas coisas 🙂

    1. Sempre tive medo de me arriscar, mas minha vontade de conhecer esse outro lado sempre prevaleceu, e mesmo com medo, mergulha de cabeça e descobria que tinha sido minha melhor escolha.

  18. O que dizer de um texto tão bom, tão reflexivo. Nossa, ajudou muito. Pensamentos novos.
    Xeruh

    http://www.kleidenaira.com.br

    1. Muito obrigada Kleide, fico extremamente feliz por você ter gostado!

  19. Eu tenho muito esse defeito, não gosto de nada novo ou diferente! Não gosto de sair da minha zona de conforto, arrasou no post
    Beijos

    http://www.estiilocarol.com

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu?

  20. Amei seu conselho, a vida nos obriga sair da zona de conforto.
    big beijos

    1. Que bom que gostou Lulu, fico muito feliz! ❤

  21. Oii!! Eu venho pensado muito na zona de conforte esse ano. Sempre me pergunto se estou fazendo o meu melhor ou o que posso sabe? Assim eu consigo me manter motivada a aceitar novos desafios. A zone de conforto é enganosa e faz a gente perder muito tempo. Muito legal seu post. Beijo

    1. Fico muito feliz por ter gostado Rebeca, a comodidade nos faz ter a sensação que está tudo bem, que nada precisa ser mudado, mas na verdade, está apenas nos enganando e nos limitando.

  22. Fernanda de Oliveira Brito says: Responder

    Olá Kaila,
    Gostei muito do texto, bem reflexivo.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Fe! ❤

  23. Adorei esse post! Veio em momento certo, acho que não poderia ser um momento melhor pois eu estou sendo obrigada a sair da minha zona de conforto todos os dias. Gostei muito do post, de verdade <3

    Carol Justo | pink is not rose

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado Carol! ❤

  24. Oie Kaila
    Que post maravilhoso, eu estava mesmo precisando ler algo a respeito e parece que vc adivinha pensamentos 🙂
    Vou favoritar aqui, seguir seus conselhos e me arriscar mais!
    Obrigada 🙂
    Bjs Luli
    https://Café com Leitura na Rede

    1. Obrigada Luli, fico feliz em levar as palavras na hora certa. ❤

Deixe uma resposta