Ser assertivo é ser egoísta?

Há alguns anos atrás, minha história trilhou uma nova etapa, constituída por novos aprendizados e amadurecimento. Entendi que para seguir os caminhos da minha essência precisava entender o que era a assertividade. Essa é uma ideia baseada na igualdade, onde os seus interesses e o de outras pessoas podem ser significativos na mesma frequência. Uma pessoa assertiva consiste no modo seguro e confiante de agir. Talvez alguém possa pensar que dizer não é coisa de pessoas más, e que quem faz isso está sendo egocêntrico. Entretanto, em alguns momentos estabelecer limites é necessário, entender que oferecer o que não é alcançável, faz com que a gente perca o controle da nossa própria vida, consequentemente, sentiremos raiva por fazer coisas que na realidade não queremos, por conta de manipulações e chantagens emocionais dos outros.

Conquistar essa segurança em si mesmo para poder dizer não sempre que for necessário, não é simples. Principalmente, por muitos verem essa ação como um ato egoísta. Entenda, ser uma pessoa assertiva não se trata de ser um egoísta que ignora as necessidades dos demais, e sim de encontrar um equilíbrio entre os dois extremos: o de dizer sempre sim e o de dizer sempre não. Devemos interpretar as vontades do nosso ser, que assim como os outros, deve ser respeitado e ouvido. Precisamos ter consciência dos nossos fundamentos, da nossa escala de valores para saber quais coisas desejamos fazer e quais não, tendo em mente sempre que não somos responsáveis pelas circunstâncias que acontecem, que problemas são frequentes e que nem sempre somos donos da solução.

Esqueça o medo e a sensação de culpa ao negar determinadas situações, a melhor forma de superar o medo é afrontando as situações que nos assustam. E com relação à culpa, é mais um tema social que aprendemos, mas se temos consciência dos nossos fundamentos, poderemos dizer “não” baseados claramente em algum motivo, e isso nos dá a segurança de que precisamos. No momento em que valorizamos de verdade nossas razões, não atuando de maneira precipitada, já não sobra lugar para sentir culpa, pois a decisão que tomamos foi de acordo com nossas convicções.

Pessoas pouco assertivas se afastam de qualquer tipo de controvérsia e precisam agradar sempre, até o ponto em que não realizam seus próprios desejos e necessidades. Acreditam que, para serem aceitos pelos demais não podem negar nada, e no fim das contas acabam sempre fazendo coisas que não querem e que vão contra seus princípios. Sua motivação é o medo da rejeição e a falta de confiança em suas próprias ideias.

É de extrema importância ressaltar que esse é um perfil muito diferente daquele pessoa que decide, de forma consciente e voluntária, dedicar sua vida a ajudar o próximo, resignando suas necessidades em algumas ocasiões. Nesse caso, se trata de uma escolha livre e pessoal, e como resultado, a pessoa se sente profundamente satisfeita e feliz.

Essas pessoas são contrárias ao que descrevemos acima, pessoas pouco assertivas sacrificam seu próprio bem estar, baseando-se em medos e inseguranças, algo que, não gera nada além de uma grande insatisfação pessoal, seja no trabalho, com a família ou amigos. Por qual motivo deveríamos render nossas vontades? Será que seus desejos devem ser substituídos por deveres, responsabilidades e circunstâncias que não são responsabilidades suas por medo de dizer não?

Em qual situação você já quis dizer não e não falou por insegurança? Compartilha com a gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

52 Replies to “Ser assertivo é ser egoísta?”

  1. Já fiz muito disso quando adolescente. Ainda bem que parei e agora digo não sempre que quero.

    Beijo!
    Cores do Vício

  2. Passei por isso , bem parecido mesmo! Acho que na verdade todo mundo tem sua fase né?
    Inlcusive, ainda tenho dificuldade as vezes. mas tento continuar.

    Excelente texto.

    Beijos da Nah
    http://www.oxifalei.com.br

    1. Sim, precisamos passar por essa fase. Fico feliz por ter gostado! ❤

  3. acho que todo mundo passa por uma fase meio assim, o bom é amadurecer e ir aprendendo a se expressar

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    1. Esses aprendizados são necessários..

  4. Kaila,
    acredito que todas passamos por esta fase, uns passam mais rápido e outros mais lentamente… Acredito que ao sermos assertivas, estamos nos respeitando e não sendo egoistas..

    bjus

    Blog: ALQUIMIA DAS CORES
    Facebook
    Instagram

  5. Vixi, já fui muito assim, ainda bem que consegui mudar

    Bjim…
    >>blog Usei Hoje<<
    > Instagram<

    1. Não tem nada melhor que aprender respeitar nossas vontades..

  6. Arrasou nos texto!! Adorei

    Bjss

    Blog Linda Menina

    1. Obrigada lindona! ❤

  7. Kaila o texto tá ótimo, eu era muito assim, não sabia dizer não e acabava frustrada pq fazia coisas que na verdade não queria fazer porque não conseguia negar.
    Hoje ainda tenho um pouco de dificuldade com isso porque acabo colocando a necessidade dos outros acima da minha. Eu tento me doutrinar a cada dia pq isso é uma luta diária no meu caso.

    1. É uma luta diária mesmo, porque achamos que ao fazer isso estamos magoando quem realizou o pedido.

  8. Olha, até um tempo atrás eu não sabia dizer não… agora aprendi. E não acho que seja egoísmo não. Acho que isso é respeito ao que queremos ou sentimos. Respeito a nós mesmo sabe ?

    Beijo.

    | O Blog Que Não é Blog |

    | O Blog Que Não é Blog – Instagram |

    | Cores das Amigas – Instagram |

    1. Sim, concordo plenamente.

  9. Eu ainda sou assim, em algumas situações :/ preciso melhorar bastante! Beijos
    http://www.blogbelezamake.com

    1. E vai, a vida tem fases e aprendizados. ❤

  10. Eu não tenho problemas em dizer não, se é necessário eu falo.
    Minha mãe é aquelas pessoas que só fala ‘sim’ sempre digo pra ela que precisa existir um equilíbrio. Aliás, equilíbrio é tudo nessa vida.
    Boa reflexão Kaila 🙂

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. E como é Váh! Fico feliz por você ter gostado.

  11. Kaila, muitas vezes a assertividade é confundida com egoísmo e até, por vezes, com arrogância. Mas concordo que são termos que não se devem confundir. Temos mais é que lutar por aquilo em que acreditamos e não nos deixar demover pelo medo do que os outros possam achar. Boa semana. 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Essa comparação é tão vazia, mas muito comum. Porém, precisamos levar nossas vontades em consideração sempre!

  12. Eu amo os seus textos Kai, porque eles me ajudam de certa forma que é incrível. *-*
    Uma coisa que tenho que aprender é dizer os meus nãos, eu não consigo me equilibrar as vezes ou impor as minhas vontades, é sempre a subordinação em alguns casos e sei que isso não é bom, ainda mais quando vem os parasitas querer “montar nas suas costas”. =/
    Eu prometo para mim mesma tentar mudar isso.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    1. Muito obrigada Le, fico feliz em te ajudar com minhas palavras.

  13. com o tempo a gente passa a liberar os nãos muito mais facilmente.. é libertador hahah! adorei o texto! 😉 beeeeijo

    1. É libertador mesmo Lo! Fico feliz por você ter gostado. ❤

  14. na adolescência tinha muito disso. Hoje me sinto bem melhor em relação a isso é ótimo hahah
    bj http://diadebrilho.com

    1. Libertador, não é? ❤

  15. Infelizmente já fui muito assim, de querer agradar as pessoas, mas era por medo. Hoje em dia eu sou mais eu,me preocupo mais com meus princípios e minhas convicções.

    1. Está mais que certa! ❤

  16. Durante muito tempo na minha vida tive medo de dizer não. Hoje eu não tenho vergonha de expor meus sentimentos e o que realmente sinto sabe? A gente tem que saber valorizar o que é bom na nossa vida.
    big beijos
    http://www.luluonthesky.com

    1. Está mais que certa, realizar essas escolhas e respeitar nossas vontades é libertador!

  17. Olá Kaila
    Excelente texto, como sempre.
    Acho que nunca tive problema em dizer não, mesmo na época da adolescência, sempre procurei manter o equilíbrio.
    Quando digo não, digo o motivo, então se recuso o convite para uma festa é porque preciso estudar, se não aceito pitacos na minha vida é porque não são críticas construtivas e por aí vai, mas creio que para quem tem dificuldade deve mesmo ser complicado.
    Excelente semana pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Luli! ❤

  18. Nossa faço muito isso de dizer sim ás vezes querendo dizer não, mas tô aprendendo é preciso mudar por essas atitudes nos prejudicamos pelos outros!
    Beijoss
    http://www.silalmeida.com

  19. Nossa difícil eu dizia sim a algumas pessoas da família, mas aprendi com a vida.
    Digo não sempre que tenho vontade independente da pessoa, acho que dizer sim pra tudo e todos por medo sufoca a gente sabe?
    Beijos!
    Pam

    1. Sim, por muito tempo recusar algo não fazia parte da minha vida e isso sempre me afetava..

  20. Na verdade não tenho nenhum problema em dizer o não quando é preciso.
    Gostei muito do seu post excelente texto.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Jana! ❤

  21. Eu sou assim, mas demorei bastante pra ser e, principalmente, entender que era melhor para mim. Pois, de nada adianta ficar dizendo sempre sim para os outros e nos deixarmos em segundo plano sempre. Há momentos da vida em que devemos sim dizer não, e não existe nada de errado ou egoísta nisso.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    1. Pois é, nossos gostos merecem consideração.

  22. é um post para a gente refletir né? eu amo esses textos aqui.. eu nunca disse não pra ninguém então acaba que eu fico sendo egoísta comigo mesma, se tem uma coisa que eu não sei falar é não, mesmo quando necessário, infelizmente, não tenho esse equilíbrio..
    beijinhos
    Blog Reflexo Brilhante

    1. Muito obrigada Ranielle, fico extremamente feliz por saber que gosta das minhas escritas.

  23. Não tinha conhecimento sobre o significado dessa palavra amore. Adorei sabeer Xeruh

    http://www.kleidenaira.com.br

    1. Fico feliz! ❤

  24. Ah eu sempre disse não quando não queria, acho muito necessário se não as pessoas abusam da nossa boa vontade entre outras coisas
    Beijos linda

    http://www.estiilocarol.com/

  25. Nossa em muita situaçoes, acho que é um medo que a gente tem, é muito difícil, porque as pessoas acabam nos chamando de grossas, egoístas…. Isso acaba nos afetando 🙁
    Um beijo grande e muito GORDO
    http://thaissgalbiero.blogspot.com.br

    1. Sim, as vezes concordamos por medo e receio de magoar o próximo. Mas, afetamos a nós mesmos.

  26. César Augusto says: Responder

    Dizer não é dizer sim para você em primeiro lugar, e as vezes isso é necessário e completamente libertador. Já disse sim muitas vezes querendo dizer não porém a situação específica não me lembro mais, pois, hoje sou livre e so faço o que sinto vontade. Amei o post.

    1. Fico extremamente feliz por você ter gostado!

Deixe uma resposta