Minha Casa Minha Vida: Como foi nossa experiência?

Aos sete anos, ganhei minha primeira bicicleta, em um piscar de olhos já estava em cima dela pedalando sem parar, não demorou muito para meu primeiro tombo acontecer, sem saber como reagir apenas deixei ela lá, corri para a casa e me escondi no banheiro. Em algum momento da nossa trajetória, precisaremos enfrentar circunstancias ruins, daquelas que nos deixará sem reação, neste instante, só pediremos por um refúgio, um pequeno espaço que permita que todos os barulhos se desfaçam, a negatividade tem a entrada recusada, assim como os julgamentos. Com portas e janelas, eles guardam memórias, formam famílias e permitem que quem os habita crie um mundo somente deles, tornando-se não somente nosso lar, mas nosso melhor abrigo.

O sonho de ter um lugar para chamar de seu está na lista da maioria – se não, de todas as pessoas. Há dois anos moramos no mesmo apartamento, ele se tornou nosso maior conforto, segurança e refúgio, porém, por outro lado sabemos que no dia de amanhã sentiremos a necessidade de encontrar um espaço para chamar de nosso. Alguns meses desse ano foram dedicados para realizar esse sonho, que estava tão perto e se tornou tão distante. Buscamos imóveis a venda, novos e usados, exploramos terrenos e pensamos em construir uma casa do zero. Entre as opções, o Minha Casa Minha Vida era o mais acessível e viável para nós, sem pensar duas vezes, fomos atrás de cada detalhe.

Tudo começou quando encontramos um imóvel usado à venda, o bom preço era seu maior atrativo, principalmente por ser uma casa praticamente pronta, apenas com o fundo para terminar. Ao chegar até uma correspondente da Caixa para fazer uma simulação, recebemos somente boas notícias. Nossos papéis estavam certos, o valor que precisávamos seria disponibilizado, a forma de pagamento ficaria exata, até que o proprietário do imóvel disse que a casa não poderia ser financiada, já que ele não tinha todos os papéis que o banco precisava. Tudo bem, não ficamos felizes em saber que não daria certo, mas acreditávamos que aquilo aconteceu por um motivo e que se não deu certo, coisas melhores estavam por vir. Sabíamos que a oportunidade estava ali, diante dos nossos olhos, resolvemos tentar outra opção: o terreno e construção.

Como não temos experiência com construção, optamos por ir até outro correspondente da Caixa, que entregaria a casa pronta para nós. Explicamos a situação, entregamos nossos papéis prontos para a aprovação e esperamos a resposta do banco. Dias depois, mais uma surpresa, nosso financiamento condicionou, ou seja, o valor disponibilizado diminuiu e a entrada beirou os 30 mil. Eles alegaram que isso aconteceu por termos comprovado a renda através de extratos bancários. O correspondente da Caixa, disse que tentaria encontrar uma nova alternativa, já que todos os nossos papéis estavam certos, o nome estava limpo, não teria porque dar errado. Esperamos mais de dois meses, indo todos os dias até a casa dele, sempre escutando que ele estava indo atrás para no fim, escutar que não deu certo. O Minha Casa Minha Vida tem como intuito levar a possibilidade de todos ter um lar, mas na maioria das vezes, na prática pode ser muito diferente. Durante a simulação e até conseguirmos todos os papéis necessários, foi criada a ilusão que aquilo estava muito próximo de nós, depois da aprovação só percebemos o quanto é difícil conseguir esse benefício, mesmo sem nenhuma restrição, mesmo com todos os papéis prontos e com a oportunidade ali.

Ficamos cara a cara com duas oportunidades imperdíveis, mas que não dependia somente de nós para se tornarem reais.  A esperança consumiu nosso ser, esperamos ansiosos por mais de três meses por uma resposta, os empecilhos eram mínimos, se fosse para ser, seria. Mas, não aconteceu. E a gente continua na espera, sem pressa, sabendo que o nosso refúgio está sendo planejado e quando ele estiver pronto para ser nosso, será exatamente como deve ser. Não somos donos do tempo, seguimos um trajeto que pensamos ter controle, mas não temos. Aguardo pelo dia que estarei sentada no mesmo sofá, rodeada de caixas pronta para uma mudança, escreverei o quanto foi bom esperar, porque nada acontece por acaso e se uma coisa não deu certo, erga a cabeça e entenda que aquilo não era para ser seu. E que isso não quer dizer que você não merece ter ou que nunca vai acontecer, só que precisamos esperar o tempo Dele.

 E vocês, já tiveram alguma experiência parecida? Compartilha comigo!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

53 Replies to “Minha Casa Minha Vida: Como foi nossa experiência?”

  1. Se não deu certo agora, é porque tem coisa melhor na frente lhe esperando. 🙂

    Beijo!
    Cores do Vício

    1. Sem dúvida, tudo no tempo Dele. ❤

  2. Nossa, quanta burocracia, mas vai dar certo tenho a certeza, é preciso ser paciente…
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    1. Sim, tenho certeza que tudo vai acontecer como deve ser, dá melhor forma.

  3. Oi Kaila
    pode ser frustante, mas quando tiver que ser SERÁ!
    Vcs n estão esperando cair do Céu, estão trabalhando, planejando, só esperando uma oportunidade. A chance só n vem pra quem se acomoda!
    Então, com fé, logo vc voltará com notícias boas!

    Quando o meu sogro faleceu, ele já tinha dividido o que tinha e cada filho ficou com seu canto. O nosso não foi o melhor, mas reformamos e estamos esperando a chance pra vendê-lo, por ora está alugado. E com o aluguel de lá, alugamos uma casa maior com mais conforto pra nós, com um pouco mais de espaço pro Arthur brincar!

    Bjoooos

    1. Fizeram uma excelente escolha, amo onde moro, lembro que quando namorava dizia para o Gu que um dia moraria aqui, e estamos onde sempre quis. Mas, sinto que é limitado, para duas pessoas é ideal, mas quero ter mais espaço quando tivermos filho. Por exemplo, se optar por uma cesária, não irei poder voltar para a casa, já que aqui não tem elevador, são esses detalhes que me incomodam.

  4. Exatamente isso, uma hora acontece.
    😉

    Bjim…
    >>blog Usei Hoje<<
    > Instagram<

  5. Puxa Kaila. que saco hein? Mas confia, vai sair, se Deus quiser vaai dar tudo certo! <3 Beijoos
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Não foi ruim por não ter dado certo, acho que foi frustante pela esperança que as pessoas davam, sendo que já sabiam que não daria certo, sabe? Mas, na hora certa vamos entender o porque aconteceu isso.

  6. Uma hora vai dar certo e vai ter o ap ideal para vocês
    bjs

    1. Se Deus quiser! ❤

  7. É temos que pensar assim, eu estou querendo adotar um gato desde agosto, vou sempre em feirinhas de adoção, mas nunca consigo, talvez ainda não esteja na hora, mas sei que assim que estiver, vai aparecer um para mim, assim como você espera ter sua casa. Não podemos força aquilo que não é para ser.
    Um beijo grande e muito GORDO
    http://thaissgalbiero.blogspot.com.br/

    1. Na hora que as coisas estão acontecendo é difícil percebemos o aprendizado daquele, mas saiba que tudo tem um motivo, o que é para ser seu, vai ser. ❤

  8. Oi, Kaila!
    Não sabia muito bem como funcionava o programa. Seu texto foi bem esclarecedor.
    Beijos
    Balaio de Babados

    1. Os correspondentes explicam bem certinho como funciona o programa, mas como todo financiamento, é bem burocrático e as vezes não dá certo. Fico feliz por você ter gostado, viu?

  9. No nosso caso foi anos de muita procura por uma casa pronta, mas elas sempre tinham problemas e ou eram mais caras.
    Umas com infiltrações grandes, outra era em cima da casa de outra pessoa, outra não tinha garagem. A gente fica muito desapontado né?
    Ai há uns três anos começamos a construir em um terreno que tínhamos, a casa ficou pronta em quase 3 anos e estamos morando nela, mas não ta totalmente pronta tem que fazer churrasqueira área de garagem e tivemos problemas com os pedreiros que nunca terminavam ai resolvemos mudar do jeito que tava e ir concluindo depois.
    Acho que quando a gente tem sonho e leva um não foi dessa vez desanima, mas só nos torna mais fortes em acreditar que o nosso dia vai chegar.
    Beijos!
    Pam

    1. Esses passos grandes são os mais árduos e mais recompensadores, no fim tudo dá certo e vemos o quanto valeu a pena.

  10. Nossa, não sabia que era tão difícil conseguir um lar nesse programa. Deve ser como conseguir o Fies hoje nos tempos de crise né?
    Mas, tudo no tempo de Deus né? Ás vezes a gente não entende certos acontecimentos, mas eu acredito que seja para o nosso bem. Quem sabe Deus não está te preparando uma casa 10X melhor que essa!
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    1. Sim, isso que estávamos vendo no programa antigo, com as mudanças ele ficou ainda mais difícil, já que agora eles financiam apenas 50% do valor do imóvel ou construção.

  11. pensamento positivo que vai dar certo 🙂
    bj http://diadebrilho.com

  12. Nunca passei por algo assim, que pena que vocês perderam duas oportunidades.
    Bem triste e frustrante. Mas há de vir algo melhor.
    kisses

    1. Sem dúvida! ❤

  13. Com certeza tem coisa muito melhor para vocês vindo por aí ♥ Também não vejo a hora de ter minha casinha e tenho fé em Deus que tudo dará certo. Beijos
    Charme-se

    1. Vamos conseguir, na hora certa, você vai ver!

  14. Amei!!!

    Estou adorando visitar esse blog maravilhoso, sempre tem posts legais.

    Parabéns!!!

    Posso compartilhar esse post no meu facebook?

    Quero compartilhar com as minhas amigas!

    1. Fico muito feliz em saber que você está gostando, podes compartilhar sim. 😀

  15. Imagino tudo isso, mesmo nao tendo experiencia. Tenho certeza que muita coisa boa esta por vir e que vocês se encontrarão!
    Um lugar pra chamar de seu , é um sonho!!

    Beijos da Nah
    http://www.oxifalei.com.br

    1. Sim, logo todos nós vamos ter o prazer de dizer essas palavras..

  16. Tens toda a razão, se ainda não aconteceu é porque algo muito melhor estará guardado para vocês e esse dia vai chegar. 🙂 Boa semana.

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Obrigada Inês! ❤

  17. Acredito muito nisso: “nada acontece por acaso e se uma coisa não deu certo, erga a cabeça e entenda que aquilo não era para ser seu. E que isso não quer dizer que você não merece ter ou que nunca vai acontecer, só que precisamos esperar o tempo Dele.” e tenho certeza que quando for pra dar certo dará e a casa de vocês será linda e cheia de amor, assim como deve ser <3

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. Muito obrigada Váh, fico muito feliz por você ter gostado! ❤

  18. Tenho certeza de que o momento de vocês vai chegar e vai ser tudo que vocês imaginam. Acredito nisso também, que tudo tem o momento certo de acontecer.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br

    1. Muito obrigada, Mari!

  19. Ás vezes colocamos muita expectativas no que desejamos Kaila e não está errado não é um sonho e quando pensamos falta só mais um pouco ai voltamos ao inicio novamente, continue perseverando, na hora certa vocês irão conseguir!!
    Beijosss
    http://www.silalmeida.com

    1. Sim, não podemos desistir nunca! Obrigada Sil.

  20. Tb ganhei minha 1ª bike aos 7, mas não desisti com os tombos. Do q desisti foi do patins, após cair a 1ª vez, rs.

    Olha, deixar nas mãos de Deus é a melhor coisa. Ele sabe o momento certo. Inclusive, estude bem se realmente vale a pena financiar ou ir morando de aluguel e juntando o dinheiro. A youtuber Fernanda Calheiros explicou bem isso, dá uma procurada nesse vídeo dela.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Obrigada pela indicação, já vou ver o vídeo! ❤

  21. Kaila se não foi dessa vez é porque não era a hora, mas nunca deixe de acreditar Deus tem algo muito melhor pra você, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    1. Sem dúvida! ❤

  22. Gostei de você ter compartilhado a sua experiência.
    big beijos
    http://www.luluonthesky.com

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu?

  23. Oie! As vezes as coisas não acontecem do jeito que a gente espera, ou apenas leva um pouco mais de tempo, mas sempre é pra acontecer algo melhor na hora certa. Essas coisas de banco são complicadas, ainda mais nessa época de crise, imagino que estejam dificultando pra todo mundo. Mas relaxa, daqui a pouco dá tudo certo 😀

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    1. E como dá, tudo acontece por um motivo! ❤

  24. Aqui também tem o Minha Casa Minha Vida, todos falam bem sobre o preço acessível e conforto da casa. Queria um dia poder ver as casas a venda desse projeto. É um bom custo x benefício. Quando estiver tudo pronto, posta pra gente ver?

  25. Quando não dá certe algo sem penso que não era pra ser.
    Então com certeza terá coisa melhor por vir.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. Sem dúvida Jana!

  26. Nega uma sai, tudo é no tempo de Deus! Relaxa
    Beijos

    http://www.estiilocarol.com/

    1. Sim! Basta acreditar. ❤

  27. César Augusto says: Responder

    Com o Perdão da palavra o minha casa minha vida é uma mer…muito ilusório fora os profissionais horríveis os chamados correspondentes bancários que eles indicam. Mais no tempo de Deus tudo dará certo. Amei o post.

    1. E como dá. Fico feliz por você ter gostado! ❤

Deixe uma resposta