Trabalhe para viver ao invés de viver só para trabalhar

As vezes, acordava e percebia que meu pai já havia saído para trabalhar, todos os dias ele deixava o café pronto e só voltava horas depois. Aos domingos, a Fórmula 1 era indispensável e sempre que podíamos visitávamos um lugar diferente. O tempo poderia ser chamado de metamorfose, ele é responsável pela mudança drástica de alguns seres. Minhas lembranças de infância são tão protegidas porque o mundo de hoje me assusta, antes as pessoas trabalhavam para ter a condição de ter uma vida melhor, hoje elas vivem para trabalhar, porque nenhum dinheiro parece ser suficiente para preencher o vazio interno que existe dentro delas, por mais que elas ganhem, sempre querem mais. Correm atrás de uma vida que nunca será delas. Entendas, um dia o corpo se despedirá desse universo, as conquistas alcançadas serão mantidas na terra. Mas, a alma se manterá viva com a essência que você construiu.

Observar tantas pessoas com pensamentos distintos, me faz questionar o sentido dessa vida, será que existe ideais certos ou errados? Não sei qual é minha missão aqui na terra, mas sei que Ele não permitiu que a gente viesse para um mundo tão maravilhoso, repleto de lugares espetaculares, pessoas singulares, comidas exóticas, para vivermos em um cubículo, todos os dias das 9h às 18h, sendo obrigados a não ver outro mundo a não ser aquele. Minha história não é tão extensa, ela é preenchida por apenas 19 janeiros. Nunca trabalhei em uma multinacional, nunca ganhei um salário de dar inveja e ainda não me formei. Mas, posso dizer que minha alma está tão feliz, quanto as dos meus amigos que passaram no vestibular, se mudaram de cidade ou estão em empregos fixos.

Quando estava no último ano de escola, ficava envergonhada por não saber o que dizer quando me perguntavam o que queria ser, hoje só posso dizer: livre para ser quem eu quiser ser. Nessa história curta, meus passos são seguidos com o coração, estou no lugar que preciso estar, minhas escritas atendem pessoas que precisam, uso do meu trabalho para ajudar o próximo, transmito minhas experiências e o melhor de mim. Quando admirei o meu trabalho, compreendi que se prender a um currículo para ser bem sucedida é uma grande perda de tempo.

Ei, você não é a empresa que trabalha, tão pouco o salário que você ganha. Você é o que você vive. As pessoas que você conhece. Os filmes que você assiste. Os lugares que você visita. O bem que você faz. As experiências que você têm. As vezes, trabalhar de ajudante de cozinha, juntar o dinheiro e viajar o mundo, vale mais que lutar por uma promoção no emprego. Se desafie, faça um trabalho voluntário, presenteie uma criança no natal, escreva um livro, mesmo que ele não seja publicado, lute por uma causa que você acredite, mesmo com o mundo inteiro te achando uma louca, plante uma árvore, seja livre. Insano é quem aceita aos 20 e tantos anos, ficar preso no trânsito para trabalhar, cruzando o caminho das mesmas pessoas, de frente para o mesmo computador.

Uma pessoa que começa a trabalhar aos 20 anos só conseguirá se aposentar, em média, aos 55 (sem levar em conta que a reforma da previdência, com certeza, aumentará este prazo). Isto quer dizer que dedicamos os melhores anos de nossas vidas ao trabalho. Portanto, é importante que reflitamos se vale a pena nos tornarmos escravos do trabalho. Será que nossa atividade profissional não está exigindo mais de nós do que deveríamos oferecer?

Diante disso, gostaria de lhe fazer uma proposta: trabalhe para viver, não viva só para trabalhar. O trabalho deve ser um meio para atingirmos nossos objetivos, não nossa única meta de vida.  Não há como negar que ele é uma grande fonte de realização pessoal e que devemos nos dedicar muito para que as atividades que o compõem sejam sempre bem feitas. Porém, o problema ocorre quando nos esquecemos do lazer, da família e da espiritualidade. Pare e diga: qual é sua prioridade?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

82 Replies to “Trabalhe para viver ao invés de viver só para trabalhar”

  1. Que texto maravilhoso, estava refletindo mais ou menos sobre isso com minha mãe ontem..
    Beijo
    😉
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|

    1. Muito obrigada Ge! Fico muito feliz por ter gostado.

  2. Adorei o texto, Kaila! Muito bom!

    Beijo!
    Cores do Vício

    1. Que bom que gostou, fico muito feliz! ❤

  3. Amazing photo <3.
    fashion–twins.blogspot.com

  4. Olá Kaila, gosto muito quando traz esses textos mais reflexivos, tempos atrás me questionei muito se a vida é só isso mesmo, trabalhar, trabalhar e trabalhar, acaba que quando você só vive para isso, além de ter a sensação de que o vazio nunca é preenchido você cai em uma rotina desmotivadora. Por isso é sempre bom a gente parar e repensar as prioridades. Ótimo texto!

    bjus

    Ari ♥
    http://www.devoltaaoretro.com.br

    1. Sim, principalmente para aquelas pessoas que não trabalham com o que gosta, é ainda mais torturante. Fico muito feliz por você ter gostado! ❤

  5. Eu concordo com vc em termos! Afinal que mundo chato se todos pensarmos igual certo? Eu entendi bem a colocação que vc quis transmitir e nesse ponto eu concordo que devemos trabalhar e não nos escravizarmos, até porque sim as vezes a gente deixa passar momentos incríveis na vida, mas nem sempre é por causa do trabalho. Quando eu tinha 20 anos e olha já faz tempo rsrsrs, muito antes disso eu ja trabalhava mas por escolha sabe, eu nunca gostei de ser dependente dos meus pais, mas isso sempre foi uma coisa minha. Eu sempre trabalhei muito porque queria sair, comprar roupas e tals como toda adolescente. Mas hoje eu ainda continuo trabalhando muito, mas por outros motivos, quero dá o melhor para os meus filhos, ter uma casa com a minha cara e olha que isso é bem complicado porque eu tenho gostos apurados kkkkkkk. E eu já deixei de fazer muita coisa em prol deles, filhos e maridos. Cumpro hoje uma carga horária de 9 hrs de trabalho e depois afazares doméstico, mas uma coisa é certa, viajo sempre que posso.. realizo sonhos e conquisto coisas pra mim e pros meus. E muitas amigas me perguntam como eu arrumo tempo pra escrever no blog, e ler meus livros e eu falo que não sei explicar como eu faço… É difícil sim, mas a gente tenta certo? Viver uma vida plena, mesmo quando a gente trabalha feito um camelo por falta de opção. Acho que é isso rsrsrs, escrevi demais flor, perdão!

    1. Concordo contigo em todos os pontos citados, todo trabalho é saudável, se for levado como você, aproveitar, viajar e querer dar uma vida boa para os filhos. Mas, tem algumas pessoas que trabalham o tempo todo, só querem mais e mais e não aproveitam nada, sabe?

  6. Luiza Helena Vieira says: Responder

    Oi, Kaila!
    Realmente a sociedade bota uma pressão pra trabalhar, trabalhar e trabalhar que esquecemos de viver.
    Beijos
    Balaio de Babados

  7. Excelente título. E texto também, mas acho que o título resume bem, sabe?
    Hoje em dia muitas pessoas optam por viver para o trabalho e deixam a vida passar. Dai ficam se perguntando: quando foi isso? Como não vi aquilo? Perdi tempo… enfim, e tudo quando já é tarde demais.
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    1. Pois é, e a vida passa tão rápido.

  8. Amei o seu texto. É exatamente assim que temos que fazer, nem sempre dá mais é isso que temos q alcançar

    Bjss

    Blog Linda Menina

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  9. Amei!!!

    Suas postagens são excelentes, estou amando visitar esse blog maravilhoso.

    Parabéns!

    1. Muito obrigada! ❤

  10. Amei o texto, ficou lindo e super proveitoso, a gente trabalha muito e vive pouco.

    1. Que bom que gostou Aline, fico tão feliz!

  11. Lembro bem da minha infância também, meu pai assim como o seu sempre que podia fazia passeios com a gente. As coisas vão mudando tanto, você tem que lutar pra que o dinheiro não se torne seu dono. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    1. Sim, essa é uma briga diária. Infelizmente, muitos caem na tentação do que o dinheiro pode proporcionar.

  12. Olá Kaila
    Simplesmente perfeito seu texto!
    Como já te disse antes é incrível a maturidade que vc tem sendo tão novinha.
    Devemos siiiiim equilibrar a balança trabalho/viver porque trabalho é importante, claro, mas a vida não é só trabalhar, ela está aí pra ser vivida e como vc muito bem disse: o que fica no final das contas são as pessoas que amamos, os lugares que conhecemos, o bem que fizemos, as emoções que vivenciamos e isso não tem como ser contabilizado.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    1. Muito, muito obrigada Luli. Fico muito feliz por ter esse conceito sobre mim! ❤

    1. Muito obrigada Ana! ❤

  13. Aqui em Portugal estão sempre a mudar a idade da reforma, agora é aos 67 anos. Muitas pessoas trabalham a vida inteira sem aproveitar nada da vida. Eu tento aproveitar ao máximo e irei aproveitar enquanto puder! 🙂 Bom fim de semana.

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Tento aproveitar ao máximo também, dinheiro serve para muita coisa, mas não é tudo.

  14. Seus textos sempre me fazem pensar bastante, ameei <3 beijão
    http://www.blogbelezamake.com

    1. Obrigada Luana, fico feliz por ter gostado! ❤

  15. Ótima reflexão!
    Também penso da mesma forma.
    bjos,
    Blog Let´s go, Girls!!

    1. Que bom que gostou, fico muito feliz! ❤

  16. Essa frase realmente deve ser dita todos os dias como uma mantra, trabalhar para viver, e não viver de trabalhar! No final, o que se leva são os momentos, não os projetos!

    1. Concordo plenamente!

  17. Texto maravilhoso Kaila, o importante é estarmos bem sempre, se não, nada vai adiantar
    http://www.blogdaju.com.br
    Beijoos!

    1. Fico feliz por você ter gostado Ju! ❤

  18. Adorei o texto!!! Eu sou exatamente a pessoa que pensa que devemos trabalhar para viver e não me conformo com pessoas que vivem para o trabalho, principalmente qdo já são de mais idade e ricas, podendo simplesmente curtir a aposentadoria.

    E já q vc falou em escrever um livro, o jeito q vc escreve bem, deveria escrever e publicar um.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Uau, que privilégio ler isso, sempre tive vontade de escrever um auto ajuda, juro! Fico feliz por você ter gostado, viu? ❤

  19. Sem dúvida um texto para refletir. Mas é verdade que hoje em dia as condições parecem ser diferentes e que o dinheiro nunca chega.

    1. Sim, o momento que estamos vivendo não está nada fácil, o melhor a se fazer é respirar fundo e viver da melhor maneira, dentro das nossas possibilidades.

  20. Nós somos as experiências que vivemos.
    Vou mandar esse texto pro marido.. pra ver se ele se liga que precisa viver mais.
    Ele trabalha até as 10 da noite todos os dias, e de sábado também trabalha..
    Vejo ele rapidinho a noite.
    kisses

    1. Deve ser tão corrido Gih, é necessário analisar se realmente vale a pena ou não. A vida passa tão depressa!

  21. Definitivamente meu trabalho toma mais de mim do que posso dar, porém, quando aprendi a aceitar que é um mal para um bem no futuro, comecei a gostar mais do que faço e entender que, por causa deste emprego, do meu salário que ganho suado todo mês, estou correndo atrás de sonhos e objetivos que no futuro não muito longe, poderei ser mais feliz ainda. Mas, mesmo assim, exercer esta função lá não me impede de ser feliz e grata por tudo. Tenho um emprego para pagar minhas contas, faço um curso que eu queria a algum tempo, se tudo der certo ano que vem começo facul de PP para entender melhor sobre a carreira que quero ter, faço academia e trabalho no blog, que é algo pelo que vivo, este amor por compartilhar coisas , sentimentos e experiências. Daqui um tempo estarei vivendo e trabalhando somente dele, conquistando mais e mais objetivos.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    1. No futuro, quando alcançar seus objetivos vai ver o quanto valeu a pena se sacrificar hoje. Precisamos correr atrás dos nossos objetivos, são eles que nós motivam.

  22. É complicado falar de trabalho pois sem ele não teria-mos condições de nos manter, já passei a experiência de trabalhar em período integral por umas 9 horas e viver sem tempo e hoje trabalho por conta própria e me vejo da mesma forma sem tempo pra nada!
    Não há mágica , mais vale sim os momentos que levamos na memória com os nossos e quando temos uma folguinha aproveitamos cada momento!
    Beijoss amei o texto!
    http://www.silalmeida.com/

    1. Estava falando sobre isso com meu marido hoje, as contas nunca acabam, precisaremos correr atrás das nossas coisas sempre, o que não podemos é viver somente em torno disso. Trabalhar é uma coisa que tudo mundo precisa, só não podemos viver a mercê disso. Precisamos escrever uma história, viver momentos, aproveitar a família, os filhos, errado é só pensar em ganhar e sempre querer mais.

  23. Arrasou no texto como sempre amiga, gostei muito.
    E concordo plenamente, devemos trabalhar com o que gostamos para sermos mais felizes.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  24. Gostei muito do texto e concordo demais com você. Estou cursando a faculdade, mas quando me perguntam o que vou fazer da minha vida, apenas respondo: viver. Nenhum trabalho vai me segurar a ponto de viver para trabalhar!

    1. Está mais que certa! Fico feliz por ter gostado.

  25. Adorei o seu post reflexão!
    Infelizmente, essa é a realidade de muitas pessoas, viver para trabalhar e pagar contas. =/
    Eu espero um dia poder trabalhar para viver, mas com o país desse jeito, será difícil.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Le! A situação que estamos vivendo não está nada fácil, espero que todos os brasileiros pensem nisso ao votar no ano que vem.

  26. É verdade, temos que saber administrar nosso tempo

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    1. E como temos, ele voa!

  27. Nossa, que texto lindo! Realmente hoje as pessoas vivem para preencher o vazio dentro delas com dinheiro e é tão triste ver tanta gente perdendo o tempo sem a famíla e sem os amgos so no trabalho… eu li um livro uma vez que falava realmente sobre isso tempo e trabalho!
    “O presente” da mesma escritora de “P.S eu te amo” é um livro lindo e me fez refletir bastante!
    beijinhos
    Blog Reflexo Brilhante

    1. Muito obrigada Ranielle, não sabe como fico feliz em saber que você gostou! Já anotei a dica do livro. ❤

  28. Tenho buscado trabalhar para viver da melhor forma possível, mas este mundo é cruel por vezes já me vi vivendo para trabalhar.
    Charme-se

    1. Sim, principalmente na situação que estamos vivendo isso está sendo tão comum.

    1. Obrigada Gabriele! ❤

  29. Adorei o texto Kaila! Hoje em dia as pessoas vivem só pra trabalho, e isso gaz mal as vezes. Concordo com tudo que você falou!
    http://www.boas-depapo.blogspot.com

    1. Fico muito feliz por você ter gostado Laissa!

  30. Essa é uma reflexão bem necessária nos tempos atuais. Não é a toa que cada vez mais tem surgido os profissionais de “coaching” para ajudar a superarmos o mal de não avaliarmos como estamos levando nossas vidas, como estamos lidando conosco nesse ritmo intenso da busca pelo dinheiro e pelo status que o trabalho pode dar. Quando realmente estivermos dispostos a nos conhecer, descobrir nosso real desejo nesse mundo e o que nos faz feliz seremos, então, seremos capazes de termos uma vida melhor. E vamos descobrir que pouco tem a ver com dinheiro.
    Beijos
    http://www.vestidadeceublogspot.com.br

    1. Concordo plenamente contigo!

  31. Parabéns pelo texto Kaila, vale a reflexão!
    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    1. Fico feliz por você ter gostado Lulu!

  32. Otima reflexão. Você escolheu bem as palavras e as imagens.

    https://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/

    1. Muito obrigada Júlia, fico feliz por ter gostado!

  33. Oi Kaila
    Esse pensamento é algo que mais gera discussão aqui em casa. Pelo seguinte motivo, eu me recuso a trabalhar em algo que eu não goste, de segunda a segunda só pra ter um salário final do mês. Eu tenho um filho. Um marido. Uma casa. Uma vida. Sonhos. Eu sei, sonho não enche barriga, mas eu sou do tipo que acredita que é possível tornarmos nossos sonhos uma fonte de renda, sabe? Eu me lembro sempre dos meus pais me dizendo pra trabalharmos com algo que gostamos. Meu pai diz assim: Passamos a maior parte da nossa vida trabalhando. Pelo menos, que a gente faça algo que gosta.

    Vidas em Preto e Branco

    1. Concordo plenamente contigo e com o seu pai. Me recuso a trabalhar com o que eu não gosto também, acho que a gente passa mais tempo no trabalho que em casa e ainda vamos fazer algo que a gente não gosta?

  34. Oi, Kaila!
    Ultimamente tenho pensado muito nisso que você falou nesse post.
    Não sei se é da nossa cultura, pelo menos aqui em SP, mas eu vejo todo mundo se sacrificando demais pelo trabalho e esquecendo de viver. Eu sempre pensei que não seria uma dessas pessoas, mas é tão difícil, né?
    Quanto mais eu conheço o mercado de trabalho que escolhi me inserir, vejo que parece impossível trabalhar apenas de segunda a sexta e ganhar o suficiente para levar uma vida tranquila.
    Isso me preocupa e me deixa muito ansiosa com apenas 23 anos. Acho que vou enlouquecer bem rápido hahaha
    Beijinhos.

    1. Sim, depois que sai de casa vi o quanto é difícil ser independente e cuidar do nosso próprio nariz, principalmente com o momento em que estamos vivendo. Infelizmente, muitos precisam se sacrificar no trabalho para tentar manter as contas em dia.

  35. Por isso que quando eu não me sinto feliz em um atual emprego, fico incomodada, desencadeia várias coisas como estresse, ansiedade e etc, logo dou um jeito de sair. Porque isso não me faz bem. “Ah mas então você não precisa de dinheiro, porque se precisasse mesmo aguentaria”, sinceramente, o dinheiro não compra minha saúde. A minha saúde é o reflexo de como levo a minha vida. Enfim, adorei o post!

    1. Concordo muito contigo, você está certa, saúde a gente só tem uma. Fico feliz por ter gostado!

  36. Adorei o texto, ótiam reflexão!

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    http://www.fashionjacket.com.br

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  37. Oi Kaila, adorei o tema do post! Viver escravo do trabalho é uma coisa horrível, só posso concordar com você em tudo! Não adianta nada ganhar dinheiro e não conseguir aproveitar a vida!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

  38. Esse texto só disse verdades. Eu sempre pensei em trabalho como uma forma de atingir meus objetivos, exemplo: trabalho para viajar <3
    Beijos.

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

  39. Sempre quando me perguntavam, quando eu era menor, eu falava uns duas profissões, mas hoje posso dizer que sou livre pra ser o que me faz bem e hoje em dia não sou nada daquilo que eu disse que queria ser. Sigo a vida, fazendo algo que gosto, que no momento não me dar rios de dinheiro, mas eu sei que vou evoluindo a cada minuto e um dia posso sim tornar o que faço hoje a minha principal renda, para que me ajuda nos meus sonhos. Xeruh minha flor. 😀

    http://www.kleidenaira.com.br

    1. Está tão certa, aproveite cada segundo como se fosse o último.

  40. César Augusto says: Responder

    Post maravilhoso, penso sempre em viver minha vida da melhor maneira possível afinal fiquei perdendo 6 anos da minha vida num lugar horrível. Hoje graças a Deus sou plenamente feliz e vivo da melhor forma que existe… sendo livre.

    1. Fico muito feliz por você ter gostado! ❤

Deixe uma resposta