Quer que algo dê certo? Não conte a ninguém!

Em termos simples, pode-se dizer que compartilhar significa dar algo de nós aos demais. Esse dar algo pode ser: uma parte do nosso alimento, uma ilusão pessoal, sentimento de amor para outra pessoa ou alguma de nossas conquistas. Assim, o conceito compartilhar envolve necessariamente a intervenção de dois ou mais sujeitos, normalmente um partilha e o outro recebe, ou então uma troca acontece eles. Mas, pensando bem, será que realmente vale a pena jogar ao vento nossos sonhos que há tanto tempo estavam esperando para se tornarem reais? Lembra-se de quando os poetas diziam que a felicidade resiste para aqueles que a guardam para si? Porque felicidade exposta é a mesma coisa de jogar tudo para o alto, como um sopro, o sorriso se apagou.

Minha alma já teve sonhos, daqueles que eram tudo e de repente se tornaram nada, porque foram compartilhados com pessoas vazias de mais para entender aquela magia. Outrora, me contentava em seguir os caminhos apontados, aqueles que as pessoas insistem em dizer que é o correto, mesmo sabendo que nossas riquezas ficarão para trás, simplesmente seguimos, que perca de tempo, não? As vezes, é difícil compreender que são poucas as coisas que devem ser ditas, a sintonia do próximo nem sempre é constituída por sentimentos bons, tornando aquele ato de partilha que deveria ser especial, em nossa maior frustração.

Faça uma rápida retrospectiva mental da sua vida: quantos planos você já deixou para trás por conta da opinião dos outros? Queria aprender um idioma e parou no meio do curso (ou sequer começou)? Começou a guardar dinheiro para fazer uma grande viagem e depois de alguns meses desistiu? Deu início a um negócio de forma modesta mas perdeu a vontade de continuar? Abandonou a dieta e a academia?

Não é tão grave desistir de um projeto ou outro o longo da vida, as circunstâncias mudam, nosso interior se transforma e às vezes, é preciso deixar algumas coisas para trás para seguirmos em frente. Mas, reflita sobre o porque dessas ações acontecerem, elas partiram de você ou de algo que você escutou?

Alguns sonhos são distantes, mas jamais impossíveis de serem alcançados. Quantas vezes ao compartilhar uma notícia importante, um novo desejo ou uma nova meta, você ouviu: ah, mais você não vai conseguir ou então: ah legal, mais acho que você deveria fazer tal coisa. Automaticamente, as pessoas tendem a pensar primeiro nas coisas ruins e depois – se é que pensam, que aquilo é positivo. Sonhar é preciso, sonhos podem se tornar reais, nossa alma é feita deles.

Por isso, se quiser evitar decepções guarde seus sonhos, metas e planos para o futuro em uma caixinha especial. Evite falar sobre eles até que se realizem. Nenhum de nossos projetos é perfeito, na verdade, eles possuem inúmeros pontos fracos por meio dos quais podem ser facilmente destruídos.  Se o objetivo é seu, entenda que és o único que deve estar verdadeiramente interessado em realizá-lo. Pare com essas ideias de realizar algo só se estiver acompanhado, a dependência é o vício dos acomodados.

Se o problema é precisar de alguém para te dar ânimo, aprenda a ser uma boa companhia para si mesmo e se auto-incentive. Se não sabe fazer algo, aprenda. Se não consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo, faça uma por vez. Isso não significa que você nunca deve pedir ajuda, muito pelo contrário. Mas precisa estar preparado para ser auto-suficiente e tomar a iniciativa quando não houver ninguém para te ajudar.

”Tão perigosa quanto a inveja é a capacidade do ser humano achar que chegou ao topo. Quando ele acha que pode tudo, começa o fim.”

Desejos para o futuro? Pés no chão, boca fechada, olhar em frente e coração-bússola. Se a gente tem isso e saúde, não há mal que sempre vença. Que o bem prevaleça sempre.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

68 Replies to “Quer que algo dê certo? Não conte a ninguém!”

  1. Ótimo texto, Kaila! Já tem alguns anos que faço uso dessa “dica” e ó, melhor coisa que fiz!

    Beijo!
    Cores do Vícioq

    1. Fico muito feliz por você ter gostado. Demorei para aprender, mais hoje vejo o quanto devemos guardar algumas coisas para nós mesmos.

  2. Eu aprendi a não contar mais nada para ninguém sobre meus planos para o futuro. Antes que costumava ser um livro aberto e as pessoas ficavam como sempre, julgando e dando opiniões. Ótimo texto para refletir.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    1. Sim, sentimos uma necessidade intensa de compartilhar, mas isso é pedir para se chatear, nem sempre as pessoas recebem as noticias bem, mesmo sendo boas.

  3. Kaila, tudo bom?
    Faz tempo que aprendi isso…Melhor ficar entre meu travesseiro e eu..rs

    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    1. Oi Dani, tudo bem e você? Não tem nada melhor..

  4. Oie
    Achei ótima esta dica, adorei o texto.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    1. Que bom que gostou, fico muito feliz! ❤

  5. Marisa Raquel Rocha Fonseca says: Responder

    Estes seus posts são sempre tão bem escritos e verdadeiros! Os melhores segredos são os que são assim mesmo mantidos! beijoca
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    1. Muito obrigada Ma, fico extremamente feliz por você gostar dos meus textos! ❤

  6. Eu to no chão com aquela frase ali. Infelizmente apanhei muito para entender o assunto desse texto. Hoje sei que é bem melhor guardar pra mim mesmo, para realizar o que desejo.

    Beijos da Nah
    http://www.oxifalei.com.br

    1. Demorei muito para aprender e passei por umas boas, hoje não compartilho quase nada. Só o que deve ser dito, na hora certa!

  7. Kaila vc me lembrou algo que aconteceu comigo no começo do ano quando resolvi fazer a festa de 15 anos da Gaby. Nossa nunca me decepcionei tanto com algumas pessoas sabe, eu vi gente criticar de uma forma como se estivesse saindo do bolso delas o valor da festa. Criticaram minha vontade e para dizer a verdade nem levaram em consideração que além de tudo isso era o sonho de uma mãe… Fiquei muito magoada e resolvi que a partir daquele momento todas as coisas que eu fizesse ficaria guardadas comigo. So falou depois de feito agora. E olhe lá

    1. Não se surpreenda, as pessoas amam apontar o dedo quando estamos fazendo algo que nos deixa feliz, no fundo, acho que isso é um teste da vida para ver como nos saímos diante dessas situações, o melhor é aproveitar cada momento intensamente antes de compartilhar com alguém.

  8. Ótimo texto como sempre, é como minha mãe diz, quanto menos pessoas souberem, menor a chance de dar errado. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    1. Isso mesmo! ❤

  9. Oi, Kaila!
    Menina, esse texto lembra muito os conselhos da minha mãe sobre ficar calada sobre algumas coisas hahahaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    1. Então.. e a gente ainda não ouvia, né?

  10. Palavras lindas, mesmo! Concordo com absolutamente tudo. Desde novinha eu sempre gostei muito de compartilhar meus planos com as pessoas, me empolgava e acabava falando. Depois percebi que isso não era legal, e as coisas acabavam nem acontecendo, me deixando frustrada. Agora, meus planos maiores eu guardo pra mim e só conto pra pessoas realmente importantes quando realizo.

    Beijos!

    Letras na Gaveta

    1. Automaticamente, parece que aquilo não dá certo para aprendermos, né? Sempre dava errado comigo quando eu compartilhava na hora errada.

  11. O Silencio é ouro
    bjs

  12. Quando eu era mais nova eu me importava muito mais com a opinião dos outros, ao ponto de fazer cirurgias pra corrigir o que não me incomodava (mas que os outros diziam ser feio).
    Hoje eu não mudo meus planos ou opinião por conta de outras pessoas.
    Mas demorei MUITO mesmo pra aprender isso.
    kisses

    1. É absurdo o que mudamos para agradar os outros, sem perceber, que eles sempre irão reclamar de tudo.

  13. Nossa, amei sua postagem!
    Aprendi a não contar nada sobre meus sonhos e planos e minha primeira experiência sobre isso foi na auto escola, quando fui fazer minha prova prática. De lá pra cá, aprendi que felicidade sem platéia dura mais.
    Beijos!

    http://www.prosadedesigner.com

    1. E como dura Rayane. Fico muito feliz por você ter gostado, viu?

  14. Amo posts assim <3 Pra falar a verdade eu também penso dessa forma, porém vira e mexe eu me vejo compartilhando meus sonhos com todo mundo. Parece que fico tão empolgada que não consigo guardar só pra mim. Preciso aprender a ser uma pessoa mais reservada especialmente em relação as minhas metas. Às vezes é melhor não falar nada e só deixar acontecer primeiro.
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    1. Fico muito feliz por você ter gostado! Viver e depois dizer é raro.

  15. Adorei seu conselho, isso eu tive que aprender com o tempo, pois, muitos querem mais ver nosso fracasso que nosso sucesso. =/
    E quando comecei a fechar a boca em vários quesitos, as coisas foram fluindo na minha vida.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    1. É assim que acontece mesmo..

  16. É um ótimo conselho eu já me ferrei muito por causa disso, mas ás vezes a gente faz sem querer porque fica empolgada com os sonhos e ai quando vê já falou sabe?
    Eu tento o máximo guardar tudo pra mim porque quando a gente fala acaba não acontecendo mesmo e tem muita gente invejosa por ai.
    Beijos!
    Pam

    1. Sim, já revelei muitas coisas no impulso. O melhor é tentar se controlar e deixar as coisas acontecerem.

  17. Dicas e palavras importantes, vale muito pensar e refletir na vida!!
    bjoka http://diadebrilho.com

    1. Fico muito feliz por você ter gostado!

  18. Ai meu Deuuuuus. o que fazer com essa menina. Maravilhosaaa. Ameio post. <3 Xeruh

    http://www.kleidenaira.com.br

    1. Obrigada sua linda, fico muito feliz por você ter gostado!

  19. Oi Kaila!
    Concordo com vc. Acho que guardar nossos planos com a gente é a melhor coisa. Sei que às vezes nós estamos tão felizes e empolgadas que temos vontade de sair falando com todo mundo, mas, infelizmente, sou da opinião de que as pessoas querem te ver bem, mas nunca melhores que elas. Então prefiro ficar com a boca bem fechadinha! hehe
    Beijos!

    Mais Uma Página

    1. Pois é, as coisas acontecem exatamente assim, quando mais você estiver por baixo, mas as pessoas gostam.

  20. Mais um texto super acertado! E tenho ouvido muita gente a dizer o mesmo, que não devemos contar nossos planos nem sonhos. 🙂

    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    1. Obrigada Inês, fico muito feliz por você ter gostado!

  21. Amei o texto, eu não costumo contar meus planos pra praticamente ninguém, algumas coisas conto pros meus pais apenas e dependendo do que até evito tbm.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu?

  22. Amei o texto!! Não poderia concordar mais <3

    beeeijo :*

    1. Fico muito feliz por você ter gostado, viu? ❤

  23. Concordo plenamente, eu nunca conto logo tudo

  24. Esse post é exatamente o que eu venho pensando. As vezes conto uma coisa boa pra alguem e a pessoa levanta que aquilo nao dará certo, e carrega tudo de energia negativa, no fim, nao da certo mesmo – mas por causa dela!
    To voltando a ter mais fé em mim e me meus planos, seu texto tá perfeito!
    Beijão!
    dezoitoemponto.com

    1. Muito obrigada Samira, infelizmente, nem sempre as pessoas querem o bem das outras e tentam ofuscar qualquer plano ou desejo.

  25. Queria muito ser assim, mas não consigo! Pra mim não adianta ter algo e não poder contar pra ninguém, não gosto nem que me contem segredo hahaha mas concordo que se ninguém sabe, ninguém fica incomodando e nem cobrando depois! Um dia consigo ficar quietinha 😡 haha

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    1. Acho que cada um tem uma experiência e um circulo de pessoas, sabe? Tem algumas que valem a pena compartilhar! ❤

  26. Falou tudo, já me frustrei demais por ficar perto de pessoa vazias e que nada me acrescentava. Já deixei sonhos de lado, quase desisti de outros, mas hoje em dia eu me distanciei desse tipo de pessoa. Acredito que nosso melhor amigo é quem deve saber de tudo, Deus <3
    Charme-se

    1. Sem dúvida Si! ❤

  27. Oi Kaila, eu acho que vc tem toda razão. Várias vezes dei importância demais a opinião dos outros, pessoas que nao sabem ficar feliz com a felicidade alheia e com o nossos sonhos! Melhor a gente guardar nessa caixinha especial mesmo, super concordo com vc!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    1. Sim, as pessoas menosprezam o que é bom para as outras.

  28. Oi Kaila, tudo bem?
    Sou nova aqui e super amei teu blog, o layout, os posts, é tudo do jeitinho tao organizado e facil de compreender. Parabéns.

    Sobre o post: Eu concordo com você, eu mesma já deixei de fazer muita coisa por conta da opinião dos outros e por outro lado já conquistei muita coisa que me fez tao feliz sem que os outros soubessem.

    Beijos
    http://www.20-primaveras.blogspot.com.br

    1. Oi Malu, tudo bem e você? Fico muito feliz por você ter gostado, de coração. ❤

  29. Que texto maravilhoso Kaila, bem a realidade não é mesmo? Quantos sonhos deixamos pra trás por causa de opiniões alheias…

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com.br

    1. E como é Vacieni. Fico feliz por você ter gostado!

  30. Oie,
    Ótimo texto! Puras verdades!
    Eu sempre tive essas sensação de que quando contava meus planos as coisas começavam a dar errado, mas não pelo opinião dos outros, por alguém me dizer que eu não ia conseguir, mas sim pela sensação que de algumas pessoas emanavam uma energia negativo tão pesada sobre aquilo que as coisas começavam a desandar. Acredito no poder das palavras, nas energias das pessoas e a inveja pode nos destruir.
    Hoje vivo minha felicidade selado, meus planos secretos e quando me perguntam porque estou tão feliz, digo que acordei assim.
    Beeijo!

    1. Melhor fala, hahaha. Amei Grazy! ❤

  31. César Augusto says: Responder

    Amei o post disse tudo, quantas vezes compartilhei algo e me decepcionei, então hoje compartilho com quem me quer bem e tento viver mais eu mesmo meus sonhos.

    1. Está mais que certo, fico feliz por ter gostado!

  32. Quando falo aqui em casa que quero ser engenheira, sempre escuto, você não vai conseguir, com os passar dos anos eu não digo quais são meus sonhos, porque eu sei que eles vão falar isso, eu aprendi ficar de boca calada pra não estragar o que vai se realizar, poucas pessoas sabem quais são meus sonhos, mais essas pessoas me incentivam a continuar a caminhada e não desistir.

    Amei seu poste! Beijos, tchau!
    Rosa Rourse

    1. Não desista mesmo, ninguém sabe qual caminho é melhor para você, somente você mesma! ❤

  33. Tamara Lucelia Santos Imir says: Responder

    Olá adorei o texto! Acho que uma dica legal pra quem ainda não consegue guardar muito as metas e os desejos, é pelo menos contar somente pra quem já conquistou algo parecido..por ex: Quero muito passar num vestibular dificil, então de repente só conto pra quem já passou também. Outro ex: tô juntando dinheiro pra casa própria, então só quem já conseguiu pode saber de alguma forma…porque há energias psiquicas até inconscientes de quem não tem aquilo ou acha mto dificil pra si ou não tem coragem pra lutar e quando sabem do seu plano, como elas mesmas não conseguiram ou não lutam por suas ideias, acabam vibrando negativamente pelo outro…Um abraço e mais uma vez ótimo texto!

    1. Amei demais a sua dica, isso ajuda muito! Seguirei seu conselho. ❤

  34. Juliana Santos says: Responder

    Ameiiii Kaila, ultimamente tenho pensado muito nisso e assino em baixo do seu post!! Tenho muitos planos pro futuro e sempre fui muito reservada mas de um tempos pra cá, comecei a me observar e observar os outros e questionar. Observo quanto as pessoas jogam energias negativas em sonhos alheios e a partir de hoje minha boca vai ser um túmulo sobre novos planos que estão surgindo. Não precisa ir muito longe pra alguém alguém tentar te desanimar, exemplo disso é minha irmã que quer fazer medicina falou para toda família e eu só escutando o povo da própria família falando “isso não tem futuro”, “nunca imaginei você fazendo isso” “Você é mole” e tudo mais. Dá uma raiva. Dei um toque nela pois me imagino no lugar dela e de todas as pessoas que tem sonhos e acabam desanimando por comentários alheios. Pessoal o jeito é fechar a boca. Contar? Só pra quem é expert no assunto que a gente quer dominar e que pode ajudar e olhe lá. Bjs Kaila<3

    1. Fico feliz por você ter gostado, Juliana. Infelizmente os julgamentos vêm da onde menos se espera, o melhor é guardar para gente mesmo!

Deixe uma resposta